MrOverclock

.Membro Ausente
  • Content Count

    141
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4
  • Country

    Portugal

MrOverclock last won the day on April 20 2019

MrOverclock had the most liked content!

Community Reputation

26 :)

About MrOverclock

  • Rank
    Membro Júnior

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Coimbra (Coimbra)
  • Localização
    Figueira da Foz

Recent Profile Visitors

364 profile views
  1. Eu tinha ideia que os de mochila fossem mais pacíficos, mas também nunca tive nenhum. Talvez seja uma ideia errada. No meu aquário do betta tenho um interno com o caudal no mínimo porque era o material que tinha encostado e a tampa deste aquário também não permite ter um de mochila.
  2. Mantem o aquário de 60L sem medos! Sempre é bem melhor que o de 10, acho que ninguém vai discordar disto. Agora ... Se no futuro aparecer um negócio porreiro, ou alguém que se quer desfazer de um aquário maior é aproveitar para fazer o upgrade e, quem sabe, aproveitar o de 60 para iniciar um aquário tropical. É apenas a minha opinião. 60 pode não ser o ideal, mas é certamente melhor que 10. Se aguentaram tantos anos em 10L, devem aguentar mais uma tempos com 60L até aparece uma boa oportunidade. Já agora, percebi bem? Desligas o filtro à noite?
  3. Também tenho Bettas e só quero salientar duas coisas. O filtro pode ser quase qualquer um, mas há que ter em atenção que os Bettas preferem águas mais calmas ou até mesmo paradas, por isso é que os filtros de mochila são bons, não criam tanta corrente. Os peixes, na generalidade, aguentam relativamente bem mudanças não muito bruscas de temperatura desde que seja de água quente para mais fria, basta pensar que na natureza também chove e a chuva é mais fria, ao contrário é mais complicado portanto muito cuidado ao passar o betta dos 17 para os 25 graus. Eu além de seguir o que o Álvaro sugeriu acho que desligava o termostato umas horas antes e voltava a ligar quando o beta já estivesse no recipiente dentro do aquário novo a fazer a climatização à água nova. Estou a torcer por esse novo aquário. Os betta não precisam de muita água, mas realmente 2 ou até mesmo 4 litros é muito pouco. Já para não falar na água à nossa temperatura ambiente! Ele merece esse upgrade!
  4. Consigo sim senhor e é simples: não estou a assumir que aquele filtro tenha ceramicas nem estou a assumir que seja viável colocar a esponja no novo. De facto, se o fizesse, o ciclo continuava sem problemas. Quanto a lavar ceramicas, se for com a água do aquário não há qualquer problema. Se se trocar as ceramicas ou lavar com água com cloro, é quase como se fosse outro filtro sem colonia de bactérias
  5. E mais uma coisa: Se a ideia é trocar de filtro, troca já. Porque ao trocar de filtro reimicia-se o ciclo, a menos que tenhas os dois a trabalhar em simultâneo durante algum tempo.
  6. Bem vindo a este hobbie! Deixa-me só fazer aqui uma nota. Compra só as plantas e a comida. Não coloques nenhum peixe sem completar o ciclo. Se a ideia é só adicionar um peixe para acelera o ciclo, ainda assim não o coloques antes dos 20 dias. Eu já experimentei isso e fiquei com peixes doentes na mesma e fartei-me de gastar água em mudas de água para ver se eles não morriam (e não morreram). Colocar um pouco de comida de vez em quando, mesmo sem peixes, também ajuda a acelerar o ciclo, mas sem o perigo de submeter algum peixe a valores elevados de nitritos, nitratos, ou amónia.
  7. Também acho o pH muito elevado. Fizeste alguns troca de água recente? Se não, então está na altura de fazer. Mas com a diferença de pH se calhar é melhor fazer pequenas TPAs com poucos dias de intervalo
  8. Muito bem! Em princípio se mantiverem esses cuidados não deverás perder nenhum peixe. Um à parte: gosto da decoração simples, mas há plantas reais que são muito parecidas com essas e que ficavam aí muito melhor
  9. Muito bem! Mas fixe fixe era colocar essa mesma lã entre a esponja e as ceramicas
  10. Eu quando troco a lã, ela já está muito suja. Se estiver pouco sua as vezes sacudir na água resolve, mas aquilo é tão barato que a maioria das vezes nem tento. A esponja também aloja bactérias, menos que as ceramicas, é certo, mas aloja. Basicamente elas agarram-se a todas as superfícies: esponjas, cerâmicas, areia, pedras, vidro do aquário, até nas paredes do filtro! As ceramicas têm uma maior área de superfície. Devido às suas micro fissuras, as bactérias conseguem alojar-se dentro delas, por isso é que são muito mais eficientes. Mas atenção, que a esponja que vem com esse filtro não me parece nem de perto suficiente para 50L de água com tantos peixes
  11. Para começar podes manter a original, que é o que me parece que ele faz. Mas para futuro, e podes começar já a investigar sobre isso, há umas lãs acrílicas (à venda em lojas de peixes) que eu costumo ter e que é totalmente descartável (não dá para lavar como a esponja) e que não é um substituto da esponja, mas sim um acessório. Ou seja, é uma lã que vai filtrar as partículas mais pequenas. Eu costumo colocar entre a esponja e as cerâmicas para que pequenas impurezas não entrem dentro dos micro orifícios das cerâmicas ocupando o espaço das bactérias. Essa lã ajuda a manter o aquário mais limpo, mas no que te deves focar agora é em criar uma boa colónia de bactérias.
  12. Em relação ainda ao tuning do filtro, vê como este fez, é basicamente como nós estávamos a dizer (passa directamente para os 7 minutos e vês que estão lá as cerâmicas) :
  13. Não laves o filtro no primeiro mês a menos que aconteça algum acidente. Esse filtro só tem esponja? Não uses carvão, isso só serve para remover químicos da água. Usa-se para remover medicamentos e coisas do género. Se ao retirar o carvão ficas com algum espaço livre aproveita para ocupar com pedras de cerâmica próprias para filtros. Vais melhorar muito a performance do filtro. Vais ter muito mais área para alojar as bactérias benéficas.
  14. Atenção que ao trocar o filtro o ciclo recomeça do zero, portanto a trocar convém ser o quanto antes!
  15. A minha opinião acho que é um pouco o resumo do que já aqui foi dito: plantas naturais e troca de água com frequência até fazer 30 dias. Esse filtro para já até dá, desde que vás fazendo depois trocas de água com alguma frequência. Esse líquido da bactérias nunca usei, acho que é dispensável. O que nesta fase deveria ser indispensável é um kit para medir os parâmetros da água, para poder proceder consoante a situação. Depois até podes chegar às conclusão se esse filtro serve ou não consoante os parâmetros que consegues no fim de terminares o primeiro ciclo de azoto.