ALGAS, ROCHA VIVA E PRAGAS
Área especifica para falar de Algas e os seus benefícios, Pragas e o seu controlo e Rocha viva.
Subforums
191 topics in this forum
-
- 3 replies
- 1.7k views
Boa tarde Tenho estado a observar e tenho uns bicharocos a andar pelo vidro do aquário estes bicharocos tem cerca de 1 mm X .05mm mais coisa menos coisa desculpem a qualidade das fotos mas não é fácil tirar fotos a uma coisa tão pequena
-
- 1 reply
- 1.4k views
Boas. Há uns 15 dias começaram a aparecer coisas destas no aquário. Já tenho umas 5 ou 6. Sou um novato (tal como o aquário...) e não faço ideia o que sejam, e em especial se são boas ou más. Alguém me ajuda a identificar? Desde já o meu muito obrigado.
-
- 4 replies
- 1.7k views
Apareceu-me esta coisa, debaixo da rocha, tem crescido... Alguém consegue identificar? é alguma praga?
-
- 11 replies
- 2.6k views
Boas, meu nome é Natacha e espanto-me com a vida que por vezes encontro no meu aqua de agua salgada. Na muda do meu aqua da cozinha para o hall de entrada reparei que a areia do aqua estava cheia de bichos tipo minhocas. Deitei a areia no lixo e fui à praia buscar areia à borlix e por acaso é muito bonita, mais que a anterior. Para meu espanto as rochas têm esses bichos, são minhocas, fazem tubos de areia e depois soltam umas "antenas" e devem absorver nutrientes da agua, whatever. Hoje quando dei artemia congelada aos meus puffers reparei que essas "antenas", tipo fius de linha, vieram todas para fora para agarrar a comida. Fiquei enojada e resolvi tirar fotos. Nã…
-
- 1 reply
- 1.4k views
Olá a todos, preciso de ajuda urgente. Há dois dias, apareceu na minha xénia uma zona só de esqueleto. Ou seja, ai a xénia estava tão retraida que só se via rocha. Apareceu então uma espécie de alga acastanhada que cobre toda essa zona, que mais parece quase como uma ferida com crosta por cima... Será um processo natural de defesa do coral? Ou será que é prejudicial, devo remover esta "capa" de cima do coral? O que me preocupa é que a dita "capa" parece estar a alastrar... Aguardo opiniões. Obgd.
-
- 2 replies
- 3.8k views
Gostaria de saber se posso usar rocha vulcanica no aquario Marinho Tenho um aquario de ciclideos com umas bem bacanas To desfazendo do aqua de ciclideos e quero montar um de agua salgada com corais fiz um orçamento com rochas sansibar e ficou caro Gostaria de saber se posso substitui-las por vulcanicas ja que eu tenho aqui. E quantos kg eu preciso.. pra um aqua de 120x040x050
-
- 8 replies
- 2.2k views
meus amigos! Tenho Aqua Reef, e há uma duvida que tenho ha meses. Moro na praia e tenho uns 50kg de Rocha Natural colhida na praia, a minha pergunta é muito simples: Poderei eu utiliza-la no Reef? se sim que tratamento ou precauções deverei tomar? poderei utiliza-la depois de partida para fazer Rocha Viva Artificial? um abraço a todos agurado as melhores dicas paulo
-
boas malta eu montei meu nanorref de 63 litros ontem e hoje quando a luz se ligou claro que os meus olhos nao pararam de se fixar nas rochas e nas bombas para ver tudo ao promonor,ate que descobri uma coisa,vou deixar umas fotos para me ajudarem....muito obrigado.... bem espero que me ajudem..ja agora so tenho estas 3 fotos mas uma das rochas tem 4 ou 5 destes e ainda tenho outro que tem 1.....se for algo de mau espero que me digam como me posso ver livre delas....mais uma vez muito obrigado....
-
- 8 replies
- 4.8k views
Boas, andava o meu aquário a correr tão bem e de repente....grande stress nos SPS, LPS e moles. Começaram a perder cor, a um ritmo lento, e nas últimas duas semanas RTN em parte dos SPS. Os moles estão todos mirrados (até a praga das Xénias) e as Euphylias quase fechadas. Duas Anthias e 1 camarão também morreram. Claro que estas coisas só acontecem quando estamos fora. Quando cheguei tinha o copo do ATB cheio de água e a sair continuamente pelo topo. Para juntar à festa, quando fui para fora o copo ia já com 1/3 de porcaria. Portanto grande carga repentina no aquário. Por outro lado, ando numa luta há cerca de 2 meses para erradicar de vez diatomáceas/dino…
-
- 5 replies
- 2.2k views
ola a todos Não sei se o que vou perguntar é alguma parvoice mas será possivel ter fosfatos e silicatos no aquario mesmo que os testes não os detectem? Pergunto isto pois fiz ontem os testes de fosfatos e silicatos no meu aquario e o resultado foi zero, mas continuo com o mesmo problema de diatomaceas que teimam em não dar sinais de regressão e como elas usam silicatos e fosfatos para a sua "alimentação" será que os testes dão esse valor porque estão a ser consumidos pelas algas? Tambem fiz o teste de silicatos á agua de osmose que uso e o resultado foi 0 Acham que devo usar algum removedor de fosfatos e silicatos? E carvão tambem será aconcelhavel colocar? Desculpe…
-
- 0 replies
- 2k views
Olá Pessoal Gostaria de Saber o que vcs acham dessa alga fiz a remoção de pedaços das rochas e beleza sumiu tudo tinha 5 pontos da mesma e pareciam chumaços de cabelos Vermelhos agora esta voltando ja localizei 2 pontos, nas fotos estão bem pouco mas quando passa o tempo elas viram umas tochas de fios vermelhos e finos enraizados nas rochas. Agradeço desde já caso tenham alguma informação . Segue a foto ainda dentro do aquario : Este é um pedacinho da rocha de tamanho de 3 graos de feijao com os cabelinhos Valew Galera
-
- 0 replies
- 1.8k views
Boa tarde a todos. Aproveito para partilhar um problema que estou a ter com o meu aquário que começou por ser um reef e que agora mais parece um aquário de algas verdes. Tenho o aquário desde Maio, e segundo os testes que tenho andado a fazer, os parâmetros parecem-me bem: (Testes Salifert) Kh = 7,7 Ca = 420 Mg = 1310 pH = 8,3 NH4 = 0 NO2 = 0 NO3 = 0 Si = 0 PH4 = 0 Quando comecei a ter problemas de algas, aumentei a circulação no aquário (2x Vortech MP40W ES), diminui a iluminação para 7 horas diárias (8 lâmpadas T5 de 80W), das quais 4 estão ligadas 6 horas e as restantes 4 estão ligadas 7 horas. Adquiri também peixes que comem algas: Salarias fa…
-
- 2 replies
- 1.5k views
boas a medio prazo irei adequirir alguns quilos de rocha viva, esta rocha irá para a minha arrecadação para um futuro projecto, estou a pensar em coloca-la numa cx de plastico coberta de água com mais alguns ermitas e nassarios. a minha duvida é : precisa de termoestato, escumador, bomba de circulação e lúz ? desde já obrigado joão paulo
-
- 5 replies
- 1.9k views
Boas, O meu aquário tem estado estabilizado, acabaram-se as algas no areão a muito tempo, mas agora apareceram-me estas algas que não consegui irradiar sem raspar as rochas, e agora parecem estar a querer voltar... Os níveis estão: Temperatura - 27º Densidade - 1024 pH - 8.0 Kh - 7.5 Ca - 420 Mg - 1320 NO2 - 0 NO3 - 0 PO4 - 0 (dificil de medir sem um boooom teste) orp - 340 Os corais, tanto SPS's como LPS's estão com indícios de crescimentos e pontas novas e tudo com pólipos de fora e as cores boas... O sistema tem no aquário 350L brutos + 100L brutos da sump (deve ter uns 400l úteis no mínimo) Ando agora a fazer tpas de 60/70 litros ao fim de s…
-
- 3 replies
- 1.4k views
Boas há uns 2 meses apareceu a dita planta, e desde então apareceram replicas desta por todo o aquário. Alguém que sabe se devo me preocupar, remover algumas ou todas?
-
- 9 replies
- 4.3k views
Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espal…
-
- 0 replies
- 1.4k views
Caros, Estamos a realizar no Instituto Português de Malacologia um estudo de fisiologia de uma lesma do mar que come uma alga cujo nome científico é Acetabularia. Qualquer pesquisa no Google faz aparecer boas fotos. É muito fácil de identificar, pois parece um chapéu de sol. Ora, agora temos muitos juvenis, e comeram-nos o stock inteiro, e a fonte mais próxima está a 1000km no sul de Espanha. Eles guardam parte da maquinaria da alga para fazerem fotossíntese, mas de vez em quando têm de comer... Recordo-me de falar com colegas que ao comprarem rocha viva ou corais, estes vinham com esta alga à volta, muitas vezes indesejavelmente. A pergunta é se alguém tem alguns pés d…
-
- 4 replies
- 2.7k views
boa tarde Se alguem puder identificar isto e dizer como resolver agradeço é que o Aquário da minha sogra está a ficar minado disto: desculpa pela qualidade é que foi com o telemovel Obrigado
-
- 15 replies
- 2.8k views
Boas pessoal Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda. Abraço Nuno Ramos
-
- 0 replies
- 1.4k views
Olá, meu nome é Natacha e ando muito desesperada por ter um aqua de 120 litros de agua salgada à 5 meses e ainda não ter alga coralina. Tenho um lampada de 1 metro blue e duas pequenas de 30w cada brancas (penso ser poucas). Uma bomba de agua de 1800l/hora e um escomador tunze para 200litros. O meu aqua anda todo verde, alga verde por todo lado, estou mesmo farta de limpar os vidros e não ter alga coralina. Deram-me um bocado de calcio nao sei daqs quantas para fazer aparecer a alga coralina (desclpem nao saber o nome, nao me lembro mesmo) e so apareceram umas pintas. Que acham que possa fazer? De momento ando a inserir agua da torneira, mas estou a pensar ir ao mar …
-
- 4 replies
- 3.9k views
Olá boa tarde Como pouco sei de quimica pergunto a quem saiba, ou a quem tem experiencia na utilização do permanganato de potássio no combate ás cianobactérios ou diatomáceas, gostaria que me aconselhassem na dosagem a utilizar, ou se concordam com a sua utilização. num dos tópicos que li sobre o assunto consegui perceber que a dosagem utilizada foi de 2mgr por litro durante 4/5 dias várias vezes por dia em intervalos nunca inferiores a duas horas. como tenho dúvidas nada melhor que perguntar, pois não me tenho dado mal com as vossas ajudas. um abraço e obrigado afonso
-
- 1 reply
- 2.7k views
Boas pessoal. Montei o meu aqua à cerca de 3 semanas e depois de colocar a rocha, as luzes acendiam às 15H e apagavam às 23H. O aquário apanha luz do dia , não directa, porque tem umas cortinas a tapara luz do sol e na zona da sala, só dá sol até cerca das !0H. Meti 5Kg de RM e 5Kg de RV, que vinha toda "nua", apenas com bactérias ( comprada em loja ). Começaram a aparecer um tapete de algas castanhas , mas apenas na RV , nos vidros e na RM não tenho nada. Estas algas são "boas" ou "más" Obrigado Agora reduzi a luz . Acendem às 19H e desligam às 23H, ficando apenas os leds moonlight até às 01H. Obrigado pela ajuda. Comprei esta rocha…
-
- 1 reply
- 1.4k views
Meu nome é Natacha, tenho o aqua infestado com alga verde e no areao e na rocha viva há algas aos fios tipo cabelos farfalhudos. As vezes raspo e vesse a rocha. Mas penso que estou a dar cabo do ciclo da rocha e não o fiz mais. Não acho normal, deve ser da agua da torneira. Estou a pensar ir buscar agua ao guincho. Meu aqua é de 120 litros, tenho 10% de rocha viva, escumador tunze, bomba de agua, apenas um coral dividido por varias rochas a xenia, 4 puffers pequeníssimos, 1 mono, um casal de peixes palhaço e outro que não sei o nome que é ágil como os palhaços de cor azul e amarela. Neste momento passaram 2 meses e agora os peixes palhaços e o azul ja nao sao agressiv…
-
- 1 reply
- 1.5k views
Boas, À cerca de uma semana começou a surgir no vidro do aquário uma coisa que acho ser parecida com uma raiz. O que será? A que se deve? Deixo-vos a foto. Obrigado Abraço Alberto Magalhães
-
- 5 replies
- 3k views
Tenho em 3 rochas algas amarelas florescentes. Não sei se são benéficas ou não, se raspa-las saiem. Agradecia ajuda.
-
- 0 replies
- 1.1k views
Viva. Hoje quando fui fazer uma colecta de agua, trouxe estas algas. Estão agarradas às rochas, algumas totalmente submersas e outras não. Alguem me pode identifica-las e dizer se são uteis aos nossos reef? Abraços.
-
- 2 replies
- 1.4k views
boas, quantos quilos de rocha viva e rocha morta preciso para um aqua com estas medidas: 60x45x35(comp.x larg.x alt.), sendo que quero fazer +- 70%rocha viva e 30% rocha morta. P.s: o aquario irá ter coluna seca cumps
-
- 0 replies
- 1.2k views
Preciso da vossa ajuda urgente, já não sei o que fazer às algas verdes que me impestam o aqua. Porque aparecem em todo lado? Como as combater? Como evitar que apareçam? Obrigado
-
- 1 reply
- 2k views
Boas, Estou a iniciar um aquario de agua salgada, conforme o meu tópico colocado nos primeiros passos. Juntamente com o equipamento veio tambem aproximadamente uns 30 kg de rocha, que não sei se esta viva ou morta, por isso alguem pode me dar algumas dicas sobre como diferenciar ambas. O que posso dizer sobre as rochas até tirar fotografia as mesmas é que algumas estão com a parte que estava voltada para cima coberta de algas verdes (mais para o castanho) o que dá mau aspecto as rochas.
-
Esse pequenos troncos na rocha viva o que são? deixo ficar? fiquei com a sensação que um largava um fio tipo teia de aranha Ofereceram-me estas algas, acham que são benéficas para o meu 1º salgado que ainda está a ciclar, ou vão tornar-se numa praga?
-
- 8 replies
- 3.1k views
Olá boa noite preciso da vossa ajuda, tenho o aquário montado 2ª vez há cerca de um mês a rocha sempre esteve com bom aspecto há cerca de uns dias começou a ficar mais rosada e agora está a ficar branca, não sei o que terá acontecido agradeço a vossa ajuda. aqui ficam duas fotos tiradas á pressa obrigado afonso
-
- 5 replies
- 2.5k views
Boas Nesta ultima semana comecei a ver a pairar no meu aqua 1 ou 2 particulas de cor laranja florescente! hoje descobir no areao junto a uma RV um genero de alga dessa mesma cor . Sabem dizer o que é?
-
sera possivel manter caulerpas em aquarios de agua salobra de alta densidade?agradeço resposta
-
- 6 replies
- 1.6k views
Ola muito boa noite. a cerca de 3 dias acrescentei 10 litros de agua (por causa da evaporação) ao meu aqua (250l). fiz a mistura num balde q so uso para os aquarios e deixei repousar um dia. no dia em que acrescentei a agua estava tudo bem, no dia seguinte os peixes desapareceram e as rochas mortas começaram a ficar cobertas por uma camada castanha. as alterações recentes foram: Alteraçao da marca de sal (... para Instant Ocean da aquarium systems) Escumador novo (improvisado) Disposição das rochas Acrescentei rocha viva com 2 corais pequeninos, a rocha que acrescentei pode parecer ridiculo mas pesava 200gramas, foi mm so pela graça dos corais acrescente…
-
- 3 replies
- 2.3k views
Olá !! Meu aqua está com 5 a 6 meses, todos os parametros da água estão ok, mas há muita alga marrom, nos vidros do fundo , lateral, nos equipamentos.... É um aqua c/ 125 L, 2 peixes e uma xenia, um refugio de 40 L c/ 4 mini paguros... O que pode estar acontecendo??? Abraços !!!
-
Members