Rochas Vulcanicas


Recommended Posts

Gostaria de saber se posso usar rocha vulcanica no aquario Marinho

Tenho um aquario de ciclideos com umas bem bacanas

To desfazendo do aqua de ciclideos e quero montar um de agua salgada com corais

fiz um orçamento com rochas sansibar e ficou caro

Gostaria de saber se posso substitui-las por vulcanicas ja que eu tenho aqui.

 

E quantos kg eu preciso.. pra um aqua de 120x040x050

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

a resposta a isso é bastante simples: Não

 

Água salgada é diferente de água doce: os equipamentos e a abordagem é diferente.

 

As rochas usadas em aquariofilia marinha tem importância fundamental para o sistema, pelo que não podem ser substituidas por outras e manter a mesma importância/caracteristicas. As pessoas pagam balurdios para conseguir rocha com qualidades reforçadas e vocês querem colocar algo que tem propriedades inversas. A rocha em aquariofilia marinha são sempre rochas de base calcaria, em especial de base coral, e purosa, e estas duas qualidades são fundamentais. Existem métodos que reduzem a importância da rocha, mas não a elimina.

A esta rocha denomina-se rocha viva. Em água salgada a rocha cumpre várias funções:

  • super-filtragem
  • tratamento de amónia, nitratos e fosfatos
  • estabelicimento do ciclo, ciclo mais eficiente e completo
  • povoa o aquário com bacterias, seres e algas marinhas benéficas (que melhoram a qualidade da água)
  • refugio
  • decoração
  • estabilidade da quimica da água (geral, como por ex, ajuda a manter o pH elevado

no mais famoso e mais usado método de aquariofilia marinha, especialmente para corais, a rocha é de tal forma importante que se tem que usar em grandes quantidades. Podem contrabalancer a importancia e quantidade de rocha com um escumador eficiente (que depende da calibração) e com outro componente fundamental na aquariofilia marinha, a areia.

 

Contudo há variantes mais baratas e formas de completar o aquário de forma mais barata, como comprar uma ou duas rochas vivas e o resto de rocha morta. É praticamente o mesmo, excepto que poderão ter menos diversidade em termos de bacterias, algas e seres, mas nada de grave. Há outras formas baratas de rocha, como o uso de rocha artificial.

 

 

 

idealmente deverá ser usado meio kilo de rocha por cada 4 litros.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais