algas? repentino!


Recommended Posts

Ola muito boa noite.

a cerca de 3 dias acrescentei 10 litros de agua (por causa da evaporação) ao meu aqua (250l).

fiz a mistura num balde q so uso para os aquarios e deixei repousar um dia.

 

no dia em que acrescentei a agua estava tudo bem, no dia seguinte os peixes desapareceram e as rochas mortas começaram a ficar cobertas por uma camada castanha.

 

as alterações recentes foram:

 

Alteraçao da marca de sal (... para Instant Ocean da aquarium systems)

Escumador novo (improvisado)

Disposição das rochas

Acrescentei rocha viva com 2 corais pequeninos, a rocha que acrescentei pode parecer ridiculo mas pesava 200gramas, foi mm so pela graça dos corais

acrescentei tambem a saida do tubo da reposicao de agua do filtro um pedaço de mangueira só para a agua nao me salpicar o chao.

 

 

Observações:

 

O aquário é novo, tem àgua salgada desde meados de julho e esteve sempre a funcionar só com filtro e areão ate setembro.

qd comprei rocha viva comprei tambem rocha morta e o senhor da loja deu me 2 peixinhos de estuario so para iniciar o ciclo. molinésias penso eu, nao me lembro do nome.

 

Como podem perceber pela minha conversa eu sou um leigo na matéria e percebo da fisico-quimica dos aquários mas ando neste hobby desde junho.

tirei fotografias ao aqua, se alguem quiser ver para me ajudar eu envio por email.

 

agradeço desde já a ajuda e qualquer ponto que eu nao tenha falado que seja importante ao diagnóstico, perguntem-me.

 

Rafa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito ter uma certa descrição mais detalhada do setup do aquário... Se o podesses colocar talvez te podessem ajudar melhor.

 

Como por exemplo como é esse escumador improvisado? Houve com certeza um desiquilibrio muito grande quando lhe mexeste.

 

Que mistura fizeste para a água de reposição? Não percebo o que queres dizer com mistura... Visto que a água de reposição ser doce.

 

Abraço

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito ter uma certa descrição mais detalhada do setup do aquário... Se o podesses colocar talvez te podessem ajudar melhor.

 

Como por exemplo como é esse escumador improvisado? Houve com certeza um desiquilibrio muito grande quando lhe mexeste.

 

Que mistura fizeste para a água de reposição? Não percebo o que queres dizer com mistura... Visto que a água de reposição ser doce.

 

Abraço

 

 

Ola.

Eu fiz agua salgada e acrescentei ao aquario. é errado fazer isso????

 

é um escumador muito simplea, apenas um tudo de plastico cilindrico com um final conico, ligado a uma bomba de ar com pedra difusora um reservatorio no cimo para a agua suja.

 

tenho um filtro da eheim ecco 300, 4 lampadas de 39w, 8 horas diarias o aqua nao apanha luz solar directa.

 

nao percebo o que possa ter causado o desequilibrio para isto ter acontecido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A título de curiosidade não és de Linda-a-Velha não? E nao vais à loja do Bruno?

 

A água que evapora, é apenas "doce", o sal continua no aquário, ou seja quando adicionaste água salgada, ele já tinha a salinidade acima do que devia, e aumentaste ainda mais.

 

Se estiveres a pensar ter corais eu diria que precisavas de um filtro mais "profissional", visto que o aquário leva uma litragem bastante considerável.

 

Quanto ao filtro... Nos aquários de água salgada não se costumam usar esses filtros com matérias filtrantes, visto que o motivo de eles existirem em aquário de água doce, é exactamente conter bactérias que quebram moléculas complexas, transformando-as em nutrientes para plantas e algas, ou seja exactamente o que não se quer, nos salgados.

Apenas se usam contendo rocha viva.

 

Abraço

Editado por minum

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Eu fiz agua salgada e acrescentei ao aquario. é errado fazer isso????

 

é um escumador muito simplea, apenas um tudo de plastico cilindrico com um final conico, ligado a uma bomba de ar com pedra difusora um reservatorio no cimo para a agua suja.

 

tenho um filtro da eheim ecco 300, 4 lampadas de 39w, 8 horas diarias o aqua nao apanha luz solar directa.

 

nao percebo o que possa ter causado o desequilibrio para isto ter acontecido

 

 

 

Sim nuno sou eu, o rafa! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:doofywave: Pois realmente não podia existir mais ninguém com um nome tão parecido, mas como me tinhas dito que o aquario era um pouco mais pequeno fiquei na dúvida. E então como é que a coisa ficou?

Eu vou montar nos próximos tempos, um com 150L mais ou menos, não há dinheiro para mais. Agora tenho apenas um nano com palhaços. Vai postando para aí novidades, que o pessoal vai ajudando.

 

Abraço

assbettaportugal.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Pois realmente não podia existir mais ninguém com um nome tão parecido, mas como me tinhas dito que o aquario era um pouco mais pequeno fiquei na dúvida. E então como é que a coisa ficou?

Eu vou montar nos próximos tempos, um com 150L mais ou menos, não há dinheiro para mais. Agora tenho apenas um nano com palhaços. Vai postando para aí novidades, que o pessoal vai ajudando.

 

Abraço

 

 

epa pois,acabei por comprar um de 250 litros, tens que passar ca em casa para ver. o problema das algas ja esta resolvido. durante uns dias (4 ou 5) dei so 2 horas de luz e mexi o areao todo e agora montei umas lampadas melhorzinhas, 2 azuis e duas brancas novas e vamos la a ver se isto se aguenta.

 

um abraço, e olha pede ao bruno o meu telefone e diz qq coisa, ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais