Quintino

Membro
  • #Conteúdo

    57
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Quintino

  • Aniversário 03/05/1983

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Caldas da Rainha (Leiria)
  • Localização
    Nadadouro

Quintino's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Desde já parabéns pelo aquário. Para além do método de Balling que estás a usar (de algumas fotos que vi) que outros suplementos usas? Estás a usar o Balling Light? Já agora, carvão activo, GFO? Obrigado.
  2. Quintino

    Cristal Lagoon

    As biopellets têm que ser adicionadas muito lentamente. Caso contrario e se houverem nutrientes, diatoms e cyanos vão aparecer. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Só ao fim de 2 mêses de biopellets é que comecei a ter um decréscimo significativo dos Nitratos e as diatoms começaram a desaparecer. Até lá fui sempre limpando a areia e algumas rochas sempre que possível. Durante este processo, tive alguns SPSs que se deram mal... Há quem diga para acrescentar bactérias e adicionar GFO para remover possíveis fosfatos que ajuda...
  3. Desde já obrigado pela identificação. Tenho andado à procura do nome há já algum tempo. Pelas imagens que encontrei no google, parece de facto a Corynactis mas a versão transparente. A minha única preocupação com ela, e daí eu chamar-lhe aiptasia embora seja diferente, é que parece ser uma praga como as aiptasias. Recentemente dei-me ao trabalho de levantar algumas pedras e encontrei uma série delas escondidas atrás das rochas. Desde que tenho o aquário (há cerca de 1 ano) que tenho morto as que encontro com Aiptasia X from Red Sea. Contudo uns dias depois aparece sempre outra (normalmente mais do que uma) na zona onde matei alguma. Se isto não é uma praga o que é então? Vão-se multiplicar até eu ter disto por todo o lado? Obrigado. Com os melhores cumprimentos, André Quintino.
  4. Boa tarde a todos. Tenho tido no meu aquário, umas quantas coisas destas que são diferentes daquilo a que normalmente se chama aiptasia. Têm um corpo central com uma série de tentáculos e na ponta de cada tentáculo têm umas bolinhas ao contrario das aiptasias. Contudo parecem propagar-se como tal, nascem nos sítios mais escondidos e com pouca luz. Gostaria que alguém me confirme o que é. Obrigado, Com os melhores cumprimentos, André Quintino. A que apanhei nesta foto tem cerca de 4 ou 5mm.
  5. Olá Afonso e desde já obrigado pela informação. Quando comecei por ler a informação do link que me deste, conclui logo que se trata de uma pericelis sp, pois a primeira vez que eu vi esta lesma ela estava precisamente a atacar um turbo, foi assim que apanhei a primeira. Isto vem explicar o meu já largo investimento em turbos e cerites, que não param de morrer. Pois bem, para já vou ficar atento ao meu ultimo turbo, se continuar vivo por mais uns tempo, penso que será seguro comprar mais uns turbos e cerites. Uma vez mais obrigado pela informação. Com os melhores cumprimentos. André Quintino.
  6. Encontrei esta lesma no meu aquário durante a noite a passar de uma rocha para outra. É a segunda vez que encontro uma e a retiro. Nunca vi nenhuma durante o dia. É extremamente fina, com uma textura identica à dos polvos, com uma agilidade e velocidade espantosa. Segue um video que fiz (de notar que quando a apanhei tinha sensivelmente 8cm de cumprimento, com uma forma oval). Como nunca vi nada assim, apanheia e lixo. Agradecia informações a quem saiba de que lesma se trata. Obrigado.
  7. Boa tarde a todos. Aproveito para partilhar um problema que estou a ter com o meu aquário que começou por ser um reef e que agora mais parece um aquário de algas verdes. Tenho o aquário desde Maio, e segundo os testes que tenho andado a fazer, os parâmetros parecem-me bem: (Testes Salifert) Kh = 7,7 Ca = 420 Mg = 1310 pH = 8,3 NH4 = 0 NO2 = 0 NO3 = 0 Si = 0 PH4 = 0 Quando comecei a ter problemas de algas, aumentei a circulação no aquário (2x Vortech MP40W ES), diminui a iluminação para 7 horas diárias (8 lâmpadas T5 de 80W), das quais 4 estão ligadas 6 horas e as restantes 4 estão ligadas 7 horas. Adquiri também peixes que comem algas: Salarias fasciatus, Siganus vulpinus, Ctenochaetus strigosus, Zebrasoma flavescens, Paracanthurus hepatus, Acanthurus nigricans e mais hermitas e turbus, e por fim até arranjei uma Dolabella auricula, que coitada não consegue dar vazão. Enfim, tudo isto e os tufos de algas crescem e não param de crescer, até que finalmente coloquei em causa o teste de fosfatos da Salifert, quando testei água da torneira sem passar pelo sistema de RO, e o resultado foi zero. Ou a minha água da torneira é muito boa, ou o teste não está bom (e sim, está dentro da validade). Como não tenho forma de fazer nenhum outro teste de fosfatos á minha água e não sei mais para onde me ei de virar, pensei em arranjar algo que me remova os fosfatos, como RowaPhos ou PhosBan, ou então outro qualquer que alguém tenha um bom feedback, de forma a ver se finalmente se dá uma redução de algas, isto se o problema forem mesmo os fosfatos. Gostava também da vossa opinião relativamente a reactores de fosfatos, se devo usar um ou se simplesmente devo meter o saco numa zona com muito boa circulação na sump. Seja como for gostei da ideia do PhosBan Reactor 150, mas onde posso eu encontrar estes reactores cá em Portugal e as resinas anti-fosfatos a bom preço? Obrigado pela ajuda.
  8. A mim não me parece que tenha sido da água, porque tal não aconteceu a mais nenhum peixe, invertebrado ou mesmo coral, parece estar tudo ok, com a excepção deste que cinco dias depois de ter sido adicionado ao aquário, com uma boa aclimatização, morreu. E da forma como morreu parece ser um problema da bexiga. Mesmo assim, aí vão os parâmetros do aquário: Temp: 25,5º Salinidade: 1.023 Ca: 410 Mg: 1320 Kh: 7,7 Si: 0 PO4: 0 NH3: 0 NO2: 0 NO3: 0 Todos os testes são da Salifert, embora eu duvide seriamente do teste PO4, que dá zero, tanto para a água do aquário como para a da torneira. Eu uso ainda um sistema RO de 4 estágio, e o TDS à saída é de 006ppm. Entretanto arranjei outro stigosus, e este até agora está bem, come e nada muito bem. Obrigado pela ajuda malta, espero ter sido um caso isolado.
  9. Obrigado pela ajuda. O peixe foi comprado numa loja, e aparentemente esteve tudo bem durante dois ou três dias, nunca notei alguém stress entre este e os outros peixes, por isso conclui que deva ter sido um problema na bexiga natatória.
  10. Obrigado pela resposta, mas infelizmente o peixe morreu no dia em que coloquei aqui este tópico. O peixe andava óptimo e de um momento para o outro aconteceu isto e morreu. E como era até ao momento o peixe que eu mais gostava, estou a fazer conta de arranjar outro igual, e espero que não volte a acontecer o mesmo. É pena, mas estas coisas acontecem. Obrigado
  11. Boa tarde a todos. Gostaria da ajuda de alguns. Tenho um Kole tang (Ctenochaetus strigosus), que há já dois dias que se esconde de tudo e todos, e simplesmente não sai do buraco. O peixe veio bem, a ratar tudo o que era algas nas rochas, mas agora está assim. Ele tem todas as cores, parece super normal à excepção que agora está no fundo, virado ao contrario mas a respirar lindamente, dá-me ideia que já não vai durar muito. De notar, que todos os outros peixes estão bem, a comer e a nadar alegremente por todo o aquário. Nunca notei qualquer briga entre entre ou outros peixes. Se por acaso alguém conseguir dar alguma ajuda, agradecia. Uma vez mais obrigado aos entendidos.
  12. Desde já agradecia aos entendidos na matéria uma ajuda. Eu tenho um aquário com cerca de 700 litros, e preciso de manter a temperatura do aquário durante estes dias quentes entre os 25,5 e os 26 graus, e como tal estou a pensar arranjar um refrigerador HAILEA 300A recomendado para aquários até aos 800 litros com um caudal máximo de 2500 L/hora. Contudo a minha bomba de retorno debita, segundo a marca, cerca de 3200 L/hora. Eis a minha questão, posso ligar esta bomba a este refrigerador, sendo o único problema uma maior dificuldade de refrigerar a agua, ou esta diferença vai-me estragar o refrigerador? Devo antes pensar no modelo 500A com capacidade até 3000 L/hora, ou comprar outra bomba de retorno, ou mesmo uma só dedicada à refrigeração? Obrigado pela ajuda.
  13. Quintino

    Corais como alimentar

    Boa tarde. Eu tenho alguns corais no meu aquário, como: Euphyllia paradivisa Euphyllia ancora Zoanthus sp. Merulina ampliata Cladiella sp. montipora capricornus e tenho estado a usar o método Balling Light da Fauna Marin, contudo gostaria de saber que tipo de alimento para corais são recomendados e como os usar. Será que a adição de TMC Pro-Coral A- e K+ são bons e suficientes? E devo desligar o escumador depois da adição destes suplementos? Obrigado.
  14. A Aquaplante em Benfica tem de certeza