afonso321 Posted May 25, 2010 Posted May 25, 2010 (edited) Olá boa tarde Como pouco sei de quimica pergunto a quem saiba, ou a quem tem experiencia na utilização do permanganato de potássio no combate ás cianobactérios ou diatomáceas, gostaria que me aconselhassem na dosagem a utilizar, ou se concordam com a sua utilização. num dos tópicos que li sobre o assunto consegui perceber que a dosagem utilizada foi de 2mgr por litro durante 4/5 dias várias vezes por dia em intervalos nunca inferiores a duas horas. como tenho dúvidas nada melhor que perguntar, pois não me tenho dado mal com as vossas ajudas. um abraço e obrigado afonso Edited May 25, 2010 by afonso321 http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Hugo R. Silva Posted May 25, 2010 Posted May 25, 2010 Tens a certeza que será o permanganato de potássio? Isso é normalmente utilizado para parasitas. O que eu conheço para cianos é Eritromicina. Alguns dos meus aquários (shrimps)
afonso321 Posted May 25, 2010 Author Posted May 25, 2010 Olá Hugo oa tarde é verdade também é para parasitas, eu fiquei com cópia do artigo que li aqui no forum e de facto foi o permanganato de potássio que usaram num "Reef" com bons resutados, mas é um tópico já antigo e eu gostava de saber se aguém nestes últimos tempos tenha usado e qual a sua experiência. de qualque modo obrigado pela dica da Eritromicina. um abraço afonso http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
ricardotrindade Posted May 28, 2010 Posted May 28, 2010 (edited) Olá Hugo oa tarde é verdade também é para parasitas, eu fiquei com cópia do artigo que li aqui no forum e de facto foi o permanganato de potássio que usaram num "Reef" com bons resutados, mas é um tópico já antigo e eu gostava de saber se aguém nestes últimos tempos tenha usado e qual a sua experiência. de qualque modo obrigado pela dica da Eritromicina. um abraço afonso Boas, Eu apostava mais em TPA'S de 2 em 2 dias tentando aspirar o maximo de cianos ou diactomaceas, e usar o LIFE-SNOW da oceanlife no periodo nocturno e o ULTRA-LIFE tambem da oceanlife no periodo diurno. Pelo menos comigo foi remédio santo, nunca mais apareceram O permanganato de potassio ou com eritromicina mais tarde ou mais cedo vão voltar a aparecer mais em força. SNOW LIFE Oceanlife Neve é uma mistura de diferentes elementos entre os quais há pó de Cálcio e Magnesio extremamente fino . O diâmetro das partículas varia entre 0,3 e 1,5? m (100x de milímetro). Doseado diariamente, neutraliza ácidos e cria um ambiente hostil para algas e cianobacterias. Pode ser misturado com todos os tipos de comida de coral para trabalhar como um veículo e ser capturado pelos pólipos dos corais. Também é possível misturar isto com Boro de Oceanlife e Potássio para aumentar sua eficácia. Depois de adicionar isto à água que você notará uma névoa branca leve para a qual é absolutamente inócua aos peixes e corais e desapareçe em alguns minuto Dosagem: 1-4 ml por dia cada 100 litros. Melhores resultados se doseado a noite e algumas horas antes ou depois de Oceanlife UltraLife. Agitar muito antes de usar. ULTRA-LIFE O Ultra Life foi especificamente estudado aquários de água salgada. Acrescenta a água uma fonte de (readymade) alimento que estimula a reprodução das bacterias autótrofas e heterotróficas. Desta forma, favorece e rapidamente o alcance do equilíbrio natural e da eliminação de substâncias poluentes como nitratos e fosfatos. As bactérias são um recurso muito importante para o aquárioe para a estabilidade e o bem estar de todo o tanque depende delas. É por isso que é importante a adicao de bacterias ao aquario. Ultra Life é o novo método simples reprodução bacteriana em apenas um produto. O método ultra-Life é perfeito para aquários de corais duros, mas pode ser também usada para corais moles e em todas as situações em que se desejar diminuir o nível de substâncias tóxicas e estabelecer um equilíbrio firme. Utilizando UltraLife, as bactérias irão remover substâncias tóxicas em excesso e manter o aquario mais equilibrado. PS: Nunca deixes de parte saber qual a razão da qual aparecerem essas cianos ou diactomaceas. Abraço Edited May 28, 2010 by ricardotrindade
afonso321 Posted May 28, 2010 Author Posted May 28, 2010 Olá boa noite Ricardo Obrigado pela dica, copiei a informação e guardei-a. Bom de facto já estou com poucas cianos, além de TPA´s tenho aspirado e comecei há dois dias atrás a utilizar o método "Vodka" adicionando diáriamente conforme leitura exausta aqui no forum e que me pareceu bem menos arriscada do que o permnaganato de potássio. Montei este salgado em Novembro (2ª montagem) tenho tentado manter o equilibrio, com manutenção quase diária, não estou insatisfeito pois as cianos aparecem na maiorias dos aquários, agora com mais atenção é tentar iliminá-las . os testes da água estão a melhorar, só não tenho o teste de silicatos, mas fica para breve. Comecei a reduzir na alimentação, pois por vezes deixo-me ir atrás do apetite dos peixes e dou-lhes mais um pouco. bom mais uma vez obrigado darei novamente notícias mais para a frente. um abraço afonso http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Recommended Posts