Água Formosa


Tozé Nunes

Recommended Posts

Ora cá estamos nós para mais uma edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net! Sigam a narrativa aqui, num fórum português que já atingiu a linda idade de 20 anos no passado mês de Março. Numa época onde as redes sociais focam muito na imagem e pouco no texto, com as vantagens e desvantagens que isso representa quando se abdica de um meio em proveito de outro, quando ambos se complementam. Haja vontade para tal! 

 

1 - Nome do Aquário Água Formosa

https://www.aldeiasdoxisto.pt/pt/aldeias/tejo-ocreza/agua-formosa/

Quem segue as minhas montagens já se habituou a que as batize com nomes de locais onde passo parte das minhas férias onde está a maior parte da minha família. Desta vez homenagem a uma aldeia de xisto perto das minhas origens familiares que recomendo a visita. 

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis,   um espectáculo de aquário que me acompanha desde a primeira edição do desafio. Nunca me canso de agradecer ao senhor Francisco pelo apoio que a ILA Europa nos dá desde que trocamos mensagens comigo a pedir  que patrocinasse esta maluquice de juntar 12 aquascapers num local! 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.ac9rdo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas um 1/3 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico já ciclado e completei com lã filtrante.  Estou a gostar muito deste filtro,  fácil acesso,  silencioso, plástico com boa qualidade de construção.  O único "senão" é o tamanho do tubos de entrada de água que são a parte que ocupa espaço num aquário, espaço esse que num nano é disputado ao mm entre as plantas, hardscape e solos! 

4.2 - Termostato N/A ainda...

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

Desde a 1° edição que temos usado as luminarias do fabricante Sul Coreano. Começamos com as calhas com 30 cms extensíveis e leds brancos, o ano passado usamos as 450CC III que já tinham leds rgb e brancos e este ano temos a oportunidade de experimentar pela primeira vez uma nova tecnologia que permite adicionar laranjas ao rgb. Se em edições anteriores conseguimos apresentar excelentes plantados,  estou ansioso por aquilo que vamos exibir no último fim de semana na Petfestival 2024!

 

4.4 - Sistema de CO2 Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg 

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquael advanced soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape Strideways Relief Stone, Areia 

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia.

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários para um plantado sem algas (a ver vamos 😁)

https://www.2hraquarist.com/pages/apt-faq

Em complemento adiciono 3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir o aparecimento de algas

https://www.2hraquarist.com/products/aptfix

 

 

7 - Fauna N/A

 

8 - Plantas

Mais uma vez fomos agraciados com a escolha de plantas fornecidas pela Aquaflora. Mais que um patrocínio, há uma ligação umbilical entre o desafio e a produtora de plantas neerlandesa da qual copiámos a ideia para fazermos este projecto (há que o dizer sem receios). Desde a primeira hora que tivemos o apoio incondicional do nosso saudoso Filipe Oliveira não apenas para o fornecimento das plantas mas também com conselhos.  Nunca quis fazer parte do júri por opção pessoal dele mas permitiu-nos sermos avaliados por grandes mestres internacionais que não tinham como dizer não a ele! Esta edição será sempre uma homenagem ao homem e amigo por tudo o que ele representa para o aquascaping e para cada um de nós. Não podia deixar de também agradecer quer à Balbi quer à Esther por continuarem a acreditar e apoiar nesta edição. 

 

 

 

Segue a minha escolha para este ano:

  • Cryptocoryne parva, 2x
  • Hemianthus callitrichoides 3x
  • Elocharis sp minima in vitro 2x
  • Rotala rotundifolia 2x
  • Rotala H'ra
  • Rotala vietnam
  • Heminathus micranthemoides

 

 

Desculpem o testamento, muito ficou por dizer, segue as imagens do início.

Lamentavelmente não tirei nenhuma foto do hardscape!

PSX_20231010_003535.jpg

No final do dia

PSX_20231012_221417.jpg

em casa.

Trocas de água delcano dia sim dia não de 15L para já. 

 

Tem sido complicado manter quer a elocharis quer a heminathus micranthemoides "cuba" enraizadas por falta de substrato onde as plantei (a elocharis quase só em areia o que para mim é uma estreia. 

 

Em relação às plantas de caule, já podei e replantei umas duas vezes e ainda só vamos na primeira semana.  Estou a tentar adensar o máximo possível logo de inicio. Uma das minhas maiores dificuldades tem sido sempre fazer moitas, a ver se é desta que consigo. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Endireita me essa areia na frente pah! 
Quanto mais esperas mais difícil se torna. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pronto, com água formosa até o aquário vai ficar esplendoroso! 

  • Like 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Share on other sites

A primeira imagem parece ter uma casinha ali no canto esquerdo, o que é engraçado, porque a forma como colocaste as rochas leva-me a pensar que é mesmo esse "amontoado de casas" da Aldeia Formosa que estás a tentar replicar. Gostei... é um dos meus preferidos, até agora. Vamos lá ver se tens mãozinhas para isso. Eheh. Grande abraço!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 4 horas, Gonçalo84 disse:

Endireita me essa areia na frente pah! 
Quanto mais esperas mais difícil se torna. 

Já fiz! Tinha cá uma "espátula" própria para alisar que nunca tinha utilizado na vida 🤭 Estou a pensar adicionar mais areia abrindo o espaço entre as rochas e possibilitando mais algo para segurar a cuba e a elocharis! Obrigado pela dica!

 

há 3 horas, ismael_figueira disse:

Pronto, com água formosa até o aquário vai ficar esplendoroso! 

Este ano é para ganhar!!!🤪

há 32 minutos, JoseCarlosMarques disse:

 Vamos lá ver se tens mãozinhas para isso. Eheh. Grande abraço!

Mãozinhas e algo mais! Vou precisar de toda a vossa ajuda! Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Para as plantas ficarem fixas em pouco substrato tens de espetar e arrastar/puxar para o lado!

Tenho plantado a tripartita no meu foreground assim e não falha. Devo ter 1 cm ou 1.5cm no máximo de areia. 
 

Edited by Gonçalo84
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Outro, se o vasco fez o layout menos vasco do desafio, este é o layout menos tozé, onde está pedra enorme quase encostada ao vidro? É que eu só cá vim para ver isso.

O teu layout é um caso estranho para mim, ao vivo pareceu-me que tinhas conseguido um daqueles hardscapes imponentes que formava ja 70% do look final, aqui na foto essa ilusao desapareceu, vais ter que trabalhar bastante as plantas para preencher isso.
O potencial ta lá, é so usar o kit de unhas.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Share on other sites

Como já foi dito Tozé...só depende de ti para ver se és verdadeiro candidato à vitória!!!

O layout está muito bom, ao vivo está...a foto que colocaste é que não lhe faz justiça. 

Se conseguires teres tudo no ponto ao nível das plantas vai ficar 5 estrelas.

Bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Dia 9 e até ver, nem um sinal das maleditas! Ter começado com um filtro ciclado e os tais pozinhos milagrosos do 2HR Start pode estar a funcionar em desfavor delas. 

Isso e a injeção de co2 ...

PSX_20231012_215043.jpg

 

Após os primeiros dias em que diariamente tinha pedaços de cuba a flutuar,  aos poucos a coisa tem diminuído. Estou a tentar que a cuba fique tb entre as rochas a fazer aquele efeito tão peculiar da montecarlo.  

PSX_20231012_214617.jpg

 

Já as rotalas têm sido uma trabalheira! Tesoura dia sim, dia não! 

PSX_20231012_215333.jpg

Quem tem estado muito sossegada é a Hemianthus micranthemoides...

PSX_20231015_212410.jpg

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

No fim de a HM arrancar é melhor meteres óleo na tesoura. 

Link to comment
Share on other sites

Mais uns dias passados e as coisas vão evoluindo. Ontem falhei a tpa e hoje tratei de fazer uma tpa mais musculada, até para permitir alterar algumas coisas. Estava assim:

PSX_20231022_202653.jpg

as rotalas hra deram um pulo até à superfície e as cores apareceram logo! Algo que não está a acontecer ainda com as rotala rotundifolia (nos cantos).

Retirei quase toda a água,  reservando alguma para repor depois e evitar uma alteração muito significativa dos parâmetros da água, tirei as hra pela raiz, peguei naquela pedra que estava na frente (tinha lá ficado para segurar a pedra maior no transporte desde a FIL até casa) e coloquei-a no fundo ao centro para permitir colocar mais um pouco de substrato e subir as hra. E com isso ganhei mais espaço na frente para colocar substrato e tentar que a cuba e /ou a elocharis preencham mais ou plano frontal. Não vai ser fácil por causa da sombra que a pedra grande cria. Mais tarde vou colocar também areia por cima dessa parte e eventualmente naquele "caminho" entre as pedras. 

Depois disto, cortei e aproveitei as partes do topo das hra para replantar no mesmo local e já que estava com a tesoura dei uma poda geral quer nas moitas quer nas plantas de tapete.  Já percebi o problema que vai ser podar o lado direito, além da falta de espaço,   tem que ser com a mão esquerda o que para um destro é mais complicado.

E ficou assim:

PSX_20231022_203311.jpg

Digam o que acham destas mudanças? 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Esta melhor, alias no global esta a ficar muito bom. Agora como raio ja tens as rotalas a ficar vermelhas e eu não? Também quero.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk
 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Share on other sites

Tozé o aquário é para meados de janeiro, não meados de novembro!!!! isso vai com um andamento em menos de duas semanas que é obra. 🙂

A rocha em questão, estava bem colocada, era boa, mas efetivamente era volumosa demais. Mas como ficou, acho que ficou de menos principalmente porque a cuba pouco volume dará. Se a conseguires partir e colocares algo mais pequeno que encaixe bem e faça a transição entre a pedra da frente e a grande  acho que tem tudo a melhorar.

Link to comment
Share on other sites

Acho que já disseram tudo o que havia para dizer, mas vou reforçar com a minha opinião sobre o hardscape. Percebo porque tiraste a pedra da frente, mas agora parece faltar ali qualquer coisa. Acho que perdeste dinamismo, até porque as tais rochas com aquele topo nivelado, como disseram, e as duas da esquerda alinhadas junto ao vidro, não trazem grande naturalidade ao conjunto. A tal pedra da frente, pelo menos distraía-nos um bocadinho. Em relação às plantas não há nada a dizer... acho que estás a fazer um bom trabalho. Continua com a tua visão, e logo veremos o que sai daí 😉 . Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

há 13 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Agora como raio ja tens as rotalas a ficar vermelhas e eu não

Pode ser pela fertilização ou pela intensidade da luz ou pode ser pelos parâmetros da água... Já as rotundifolia estão ainda sem a cor desejada...

Mas tb pode ser por eu ter aqui uma ada power sun 😬🤥

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Se a conseguires partir e colocares algo mais pequeno que encaixe bem e faça a transição entre a pedra da frente e a grande  acho que tem tudo a melhorar.

Tenho aqui muita pedra para isso, não vou mudar o que fiz. Já tenho aqui demasiada pedra! Preciso é que as plantas preencham os vazios!

 

há 31 minutos, Pedro Moreira disse:

essas 2 rochas com o topo ------ (nivelado), matam-me..., ou não entendi o propósito...

Haja alguma coisa com nível aqui 😄

Para já não me chateiam, mais tarde posso sempre disfarçar isso com um pouco de cuba ou montecarlo.

 

Obrigado aos 3 pela vossa participação.

Link to comment
Share on other sites

On 22/10/2023 at 21:08, Tozé Nunes disse:

Mais uns dias passados e as coisas vão evoluindo. Ontem falhei a tpa e hoje tratei de fazer uma tpa mais musculada, até para permitir alterar algumas coisas. Estava assim:

PSX_20231022_202653.jpg

as rotalas hra deram um pulo até à superfície e as cores apareceram logo! Algo que não está a acontecer ainda com as rotala rotundifolia (nos cantos).

Retirei quase toda a água,  reservando alguma para repor depois e evitar uma alteração muito significativa dos parâmetros da água, tirei as hra pela raiz, peguei naquela pedra que estava na frente (tinha lá ficado para segurar a pedra maior no transporte desde a FIL até casa) e coloquei-a no fundo ao centro para permitir colocar mais um pouco de substrato e subir as hra. E com isso ganhei mais espaço na frente para colocar substrato e tentar que a cuba e /ou a elocharis preencham mais ou plano frontal. Não vai ser fácil por causa da sombra que a pedra grande cria. Mais tarde vou colocar também areia por cima dessa parte e eventualmente naquele "caminho" entre as pedras. 

Depois disto, cortei e aproveitei as partes do topo das hra para replantar no mesmo local e já que estava com a tesoura dei uma poda geral quer nas moitas quer nas plantas de tapete.  Já percebi o problema que vai ser podar o lado direito, além da falta de espaço,   tem que ser com a mão esquerda o que para um destro é mais complicado.

E ficou assim:

PSX_20231022_203311.jpg

Digam o que acham destas mudanças? 

Caraças, que evolução. Já com cores lindas. Zero algas.

Muito lindo o local que dá nome ao aquário.

Vamos acompanhar

Link to comment
Share on other sites

Andava a ler sobre como atingir as cores mais vivas nas rotalas e aprendi muita coisa boa que partilho aqui:

https://www.2hraquarist.com/blogs/hot-topics/when-less-is-more

Como não faço ideia qual seja o PAR destas novas calhas (eles falam em 60 umols como mínimo necessário) e estando a fertilizar com fertilizantes sem nitratos, será que o problema será o substrato estar a fornecer os nitratos pelas raízes e isso impedir o aparecimento das cores? Se for esse o caso, só perto do final de Janeiro irei ter aquelas cores fortes!

Por outro lado percebi a argolada que estava a fazer ao identificar a rotala ao centro como sendo a Hra quando na verdade é a Vietnam ( ver a foto no link)!🤦

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

A tal pedra da frente, pelo menos distraía-nos um bocadinho.

Não fazia ideia que a pedra tinha tanta importância! Percebo onde queres chegar e se mais tarde vir necessidade de acrescentar algo assim o farei. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

será o substrato estar a fornecer os nitratos pelas raízes e isso impedir

Viva....Então, nos aquários as plantas, para gastarem menos energia, a absorção é sempre feita pelas folhas. Não se preocupe com o substrato. Esse stress de privação de nitrogênio, junto com stress de iluminação (aumento de tempo no fotoperíodo) agiliza para que puxem, logo cor.

O legal é fertilizar com Nitrogênio e não deixar faltar.....e depois partir pra privação do N, para que a planta se estresse e lance mão dos vermelhos...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ó Xôr Tozé, faxavor de voltar a meter lá a pedrita! Havia ali um contrabalanço equilibrado, agora "parece" que falta alguma coisa e dá a sensação de queda a qualquer momento. 

 

Quanto ao topo quase reto das rochas, como dizes e bem, é fácil de resolver, mas é para já!! 

 

De resto e por incrível que pareça, um aquário com bastante vitalidade e imaculado! 

 

Estamos contigo Tozé!! ✌️🤜🤛

  • Upvote 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Share on other sites

On 24/10/2023 at 08:58, RodolfoProvenzano disse:

O legal é fertilizar com Nitrogênio e não deixar faltar.....e depois partir pra privação do N, para que a planta se estresse e lance mão dos vermelhos...

Neste momento não estou a adicionar N, de acordo com o que vêm na bula do fertilizante. Por isso só pode ser via substrato. Será por aí que as rotundifolia não ganham cor? Só queria perceber isso.  Mais tarde, quando for para tirar a foto aumento de 8h para 10h para puxar pelas cores, é isso? 

Outra coisa que tenho ainda que dominar é o uso da tesoura para criar as moitas. As rotala vistas por cima estão espectaculares,  problema que as fotos são tiradas de lado (das plantas) e ainda consigo  ver os caules delas...

PSX_20231025_234117.jpg

Ajuda aqui era muito bem vinda, não há por aí nenhum tutorial sobre como podar?

há 1 hora, ismael_figueira disse:

faxavor de voltar a meter lá a pedrita! Havia ali um contrabalanço equilibrado, agora "parece" que falta alguma coisa e dá a sensação de queda a qualquer momento. 

Nada de lançar maus-olhados! A pedra está muito bem segura e a sensação de queda para mim é sinal de tensão,  drama, movimento! E no espaço que estava a pedrita vai permitir aparecer mais uma zona de vegetação necessária para envolver mais todo o hardscape. 

 

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Quanto ao topo quase reto das rochas, como dizes e bem, é fácil de resolver, mas é para já!! 

Não aceito ordens de gajos que ficaram fora do top 27 🤪. E por estranho que vos possa parecer,  há montanhas icónicas pelo seu topo ser raso!

e483f283-a102-49ad-b470-8bba5feb46d0-10_GettyImages-532780868.jpegUntitled-design-2020-06-17T164629.814.jpgUntitled-design-2020-06-17T182035.017.jpg

Ontem fiz mais uma tpa e com a retirada da água algo de interessante apareceu:

PSX_20231025_233528.jpg

a foto foi tirada com a grande angular do telemóvel mas já deu para perceber como poderá ser a foto final. Para comparação eis uma foto "normal" de hoje:

PSX_20231026_232651.jpg

a diferença que faz! 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Essa foto de grande angular ajudou para ter uma ideia.

Para mim não são as rochas grandes que me fazem confusão, são aquelas duas gémeas atrás que estão à mesma altura e não em forma triangular. Tens de disfarçar bem isso com a flora ou tentar subir a rocha do meio. O resto para mim está mm muito bom. 

Força nisso!! Este ano é que é!!!!

EDIT: reparei agora que foi uma alteração feita pelo Sr. Tozé. Pessoalmente acho que não melhorou. O inicial para mim estava bem, a flora e a tesoura apenas tinha de fazer o seu papel.

Link to comment
Share on other sites

há 2 horas, Vasco Ferreira disse:

Para mim não são as rochas grandes que me fazem confusão, são aquelas duas gémeas atrás que estão à mesma altura e não em forma triangular.

há 2 horas, Vasco Ferreira disse:

reparei agora que foi uma alteração feita pelo Sr. Tozé. Pessoalmente acho que não melhorou.

A alteração que o Sr. Tozé 🙄 fez não foi nas duas torres gémeas...

Em relação às podas, ninguém disponibiliza um vídeo, um tutorial, um desenho? Isso sim , era uma ajuda preciosa. 

Link to comment
Share on other sites

A alteração que o Sr. Tozé fez não foi nas duas torres gémeas...
Em relação às podas, ninguém disponibiliza um vídeo, um tutorial, um desenho? Isso sim , era uma ajuda preciosa. 
Tozé, isto é o que me parece que esse layout está a pedir, não sei se consegues perceber, mas acho que só assim consegues definição e volume.


Queres moitas densas??! Poda e replanta, poda e replanta!

Ahhh não sei se já disse, poda e REPLANTA!!! 62a0e1d5f16cc6791f868d046c2d379f.jpg

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.