Água Formosa


Tozé Nunes

Recommended Posts

há 13 horas, JoseCarlosMarques disse:

o desafio prevê tantas alterações?

Tudo o que seja para melhorar,  sim! 

Nós temos um ponto de partida que é comum a todos. Depois cada um com o que tem pode usar em benefício do aquário.  Mesmo que quiséssemos ser inflexíveis, como fazíamos para impedir? Colocar um polícia em casa de cada um? Depois há muitas maneiras de "esfolar um gato" desculpem a expressão! Desde que não o façam ostensivamente...

Isto foi algo que foi muito debatido logo na primeira edição e o caminho decidido foi sermos flexíveis olhando para o resultado final (a exposição na Petfestival) como o ponto mais importante! É a pensar nos visitantes, mas também nas melhores fotos para podermos com orgulho ser avaliados pelos mestres internacionais e também dar o melhor resultado possível aos nossos patrocinadores para que ano após ano tenham interesse em continuar a nos apoiar. A competição inter-pares também é importante obviamente e vai de cada um reagir ao que os outros fazem.

 

há 13 horas, Carlos Carvalheira disse:

e os melts acabaram ?

Eu percebi que estavas confuso mas além de errares no nome (que depois corrigiste 😉) também te perdeste na mensagem! Eu não tive melt em nenhuma das plantas! 

 

há 11 horas, Vasco Ferreira disse:

Tozé a poda que fizeste na wallichi é assim mesmo, tens é de criar ainda mais um patamar intermédio. No fundo só se ter a perceção da cabeça da planta (mais fácil dito que feito)

PS- estou a gostar de ver a tua dedicação

Outro baralhado! Não tenho aqui nenhuma wallichi 😆

Estou dedicado a ganhar isto! Não a avaliação pelos masters, mas a melhorar os meus skills! E apagar a imagem de alguém que só sabe criar algas!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, Tozé Nunes said:

Tudo o que seja para melhorar,  sim! 

Nós temos um ponto de partida que é comum a todos. Depois cada um com o que tem pode usar em benefício do aquário.  Mesmo que quiséssemos ser inflexíveis, como fazíamos para impedir? Colocar um polícia em casa de cada um? Depois há muitas maneiras de "esfolar um gato" desculpem a expressão! Desde que não o façam ostensivamente...

Isto foi algo que foi muito debatido logo na primeira edição e o caminho decidido foi sermos flexíveis olhando para o resultado final (a exposição na Petfestival) como o ponto mais importante! É a pensar nos visitantes, mas também nas melhores fotos para podermos com orgulho ser avaliados pelos mestres internacionais e também dar o melhor resultado possível aos nossos patrocinadores para que ano após ano tenham interesse em continuar a nos apoiar. A competição inter-pares também é importante obviamente e vai de cada um reagir ao que os outros fazem.

Fiquei esclarecido. 

O facto de cada participante também criar um post do seu tanque ajuda a controlar (mais ou menos) o que os outros vão fazendo. No fundo acho que quem ganha com isso é o grupo em geral, porque todos evoluem. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desenha uns olhos nas pedras sff...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Moai

 

 

 

 


Volto mais logo para mais dicas destas!
 

Editado por Ricardo Gil
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Na última semana tive pouco tempo disponível para cuidar do aquário e o que acontece nestes casos é que as plantas entram em roda livre! 

Na sexta feira tirei esta foto:

PSX_20231113_113234.jpg

fui para fora no fim de semana e hoje quando cheguei do trabalho estava assim:

PSX_20231113_234149.jpg

 

depois de jantar lá fui dar uso à tesoura e uma tpa generosa

PSX_20231113_234305.jpg

impressionante como isto tem crescido sem que as algas tomem conta!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ficar sem areia. 😁

Que grandes crescimentos. Isso agora necessita de umas podas regulares, mas está no muito bom caminho.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Tozé Nunes said:

impressionante como isto tem crescido sem que as algas tomem conta!

Então... por isso é que não tem algas 😄 .

Está bonito, o aquário, mas já esteve mais. Vais ter que recuperar o espaço que tinha areia. Na minha opinião, claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Tozé Nunes disse:

Na última semana tive pouco tempo disponível para cuidar do aquário e o que acontece nestes casos é que as plantas entram em roda livre! 

Na sexta feira tirei esta foto:

PSX_20231113_113234.jpg

fui para fora no fim de semana e hoje quando cheguei do trabalho estava assim:

PSX_20231113_234149.jpg

 

depois de jantar lá fui dar uso à tesoura e uma tpa generosa

PSX_20231113_234305.jpg

impressionante como isto tem crescido sem que as algas tomem conta!

Acho que a tesoura tem mt para te ajudar, no apontamento que deixo...essa mistura de plantas no tapete, para mim, não está a ser favorável...mas lá está... tb pode ser derivado ao tal "crescimento em roda livre".

Em aquela "parva" ali à frente...eu tirava 🙂

A côr do medidos do CO2, tb não me parece lá mt bem...

...de resto, deixa crescer que depois a tesoura ajuda 🙂

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/11/2023 at 11:50, Pedro Moreira disse:

Em aquela "parva" ali à frente...eu tirava

Concordo. Esta fora de escala. Ou poda essas folhas todas dela e espera rebrotar menores

 

On 13/11/2023 at 23:56, Tozé Nunes disse:

 

PSX_20231113_234305.jpg

Bela evolução

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/11/2023 at 10:16, Vasco Ferreira disse:

Vais ficar sem areia. 😁

On 14/11/2023 at 11:39, JoseCarlosMarques disse:

Vais ter que recuperar o espaço que tinha areia. Na minha opinião, claro!

Sim, a areia quase que desapareceu! É a minha primeira vez que tenho areia e tapetes em cima, nunca pensei que pagassem!

Com o tempo vejo se reponho a areia ou se corto o tapete. 

On 14/11/2023 at 11:50, Pedro Moreira disse:

essa mistura de plantas no tapete, para mim, não está a ser favorável...

Eu gosto! Torna a cena mais natural! Já tive tapetes de montecarlo, elocharis e glosso, mas gosto mesmo é assim! 

On 14/11/2023 at 11:50, Pedro Moreira disse:

aquela "parva" ali à frente...eu tirava

há 8 horas, RodolfoProvenzano disse:

Concordo. Esta fora de escala. Ou poda essas folhas todas dela e espera rebrotar menores

Também concordo! Faz mais sentido estar ali no meio plano e não na frente. Bom era ter ali marsilea 🤔

On 14/11/2023 at 11:50, Pedro Moreira disse:

côr do medidos do CO2, tb não me parece lá mt bem...

Atão? Não aprecias um verde amarelado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/10/2023 at 21:46, ismael_figueira disse:

Ó Xôr Tozé, faxavor de voltar a meter lá a pedrita! Havia ali um contrabalanço equilibrado, agora "parece" que falta alguma coisa e dá a sensação de queda a qualquer momento. 

Boas concordo, acho que faz falta a rocha. 

On 14/11/2023 at 11:50, Pedro Moreira disse:

...essa mistura de plantas no tapete, para mim, não está a ser favorável...mas lá está... tb pode ser derivado ao tal "crescimento em roda livre".

🙂

🙂

 

 

Eu pessoalmente gosto de ver plantas de tapete misturadas, dá um ar mais natural, e na natureza também acontece elas misturar em-se... 

Porque não tentares a marsileia, acho que ficava bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Pedro Moreira disse:

Qual rocha????

 

A que ele voltou a pôr a frente.... 🤣 Não tinha lido o resto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas a crescer na areia é graças aos pózinhos da Birmânia e Marraquexe.

Mais um que está com preguiça de tesoura! Abre lá espaço que isso está a ficar "pesado".

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/11/2023 at 21:30, ismael_figueira disse:

Mais um que está com preguiça de tesoura! Abre lá espaço que isso está a ficar "pesado".

Qual preguiça! Estas últimas duas semanas foram terríveis para mim! O gajo que se lembrou de juntar o black week ao natal merece palmas... na cara!!!

Após uma semana sem conseguir olhar para o aquário,  isto virou selva! 

PSX_20231123_223047.jpg

E como podes ver  a tesoura cantou!

PSX_20231126_232137.jpg

Ai se cantou! A ver se agora as coisas acalmam para que não volte ao mesmo!

Entretanto,  entraram camarões!

Primeiro, um intruso que sabe-se lá como apareceu! Desconfio que tenha vindo agarrado às belíssimas red fluitans que fazem criação no meu 90p.

PSX_20231116_204832.jpg

PSX_20231116_205449.jpg

Para não ficar sozinho lá usei o camaroeiro para resgatar mais 10 neos azuis, raramente os vejo no meio das moitas todas!

E esta semana chegaram os 10 camarões da Shrimpbox para alegrar a coisa! Aqui os crs fazem um contraste brutal com a flora!

PSX_20231126_232325.jpg

há 19 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

É este ano que ganhas isto.

Eu estou a adorar! Mas o nível este ano está fortíssimo!!! O que me deixa muito feliz!

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas o nível este ano está fortíssimo!!!

Está sim senhor. A Aquariofilia em Portugal só ganha com isso.

Em relação ao teu aquário... eu acho que o @ismael_figueira estava a referir-se a uma tesourada ainda mais drástica! Neste momento perdeste toda a areia para as plantas... tens que fazer qualquer coisa em relação a isso!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a rocha à direita está meio perdida... Ao centro, essa mais pequena faz a linha recta, perpendicular ao vidro frontal. 

Concordo com o que disse o Pedro Moreira, ou é um tapete premeditado? 

Falta uma planta de transição entre a rocha do ponto focal e o tapete.... 

Screenshot_20231128_112509_edit_297960042708178.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por aqui as coisas entraram em modo automático.  As plantas crescem, levam tesoura e desenvolvem novamente. Já devia era  ter tirado uma foto para avaliação não vá a coisa descambar...

Vale os camarões para haver motivos de interesse 

PSX_20231202_204038.jpg

PSX_20231209_231332.jpg

PSX_20231202_205130.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depois do natal e antes do final do ano, aqui vai a actualização do tópico. 

Como já tinha dito antes, basicamente isto tem andado tão controlado que um tipo até se esquece dele! E depois, quando dou por ela, já tenho as rotalas à superfície,  pego na tesoura e nova carecada! Mas como estamos a pouco mais de 2 semanas do prazo limite para bater a chapa para avaliação antes de esvaziar e levar para exibição na Petfestival (26 a 28 de Janeiro) decisões importantes têm que ser tomadas. 

E a primeira foi recuperar pelo menos um pouco da areia frontal! 

PSX_20231225_002611.jpg

Talvez deva desbravar mais um pouco ou ir até ao vidro do lado direito? Abrir caminho para criar o ponto de fuga a perder-se para trás da pedra frontal? 

Em relação às moitas, ligeiramente decepcionado pelas rotundifolias nos dois cantos não estarem a ganhar uns tons mais vivos, já nem peço aqueles vermelhos berrantes.

Devo passar para 10h diárias? Diminuir as 2 gotas diárias de 2hr apt1  ou alterar a dose? Aumentar as tpas? 

Não me interpretem mal, elas quando chegam à superfície ficam assim:

PSX_20231210_154917.jpg

Só que eu queria que elas tivessem esta cor quando estão mais debastadas (ver primeira foto acima).

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião acho melhor a areia de um lado ao outro, não me faz muito sentido aquele canto com substrato, devia era estar mais irregular, para não ficar com uma linha recta paralela ao vidro frontal... Não está muito natural. 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto imenso das cores da planta central traseira!

O teu aquário está a fazer uma transição de Aquascaping para Nature Aquarium, concordas?

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/12/2023 at 01:45, Fernando Freire disse:

O teu aquário está a fazer uma transição de Aquascaping para Nature Aquarium, concordas?

Por as plantas estarem a esconder o hardscape? 

Eu acho que o nature aquarium e o aquascaping são nomes diferentes para a mesma coisa! Não há aquascaping sem nature aquarium nem o inverso. 

On 29/12/2023 at 00:22, Vera Santos disse:

Boas, na minha opinião acho melhor a areia de um lado ao outro, não me faz muito sentido aquele canto com substrato, devia era estar mais irregular, para não ficar com uma linha recta paralela ao vidro frontal... Não está muito natural

Obrigado pela dica. Vamos ver se consigo alargar mais a parte da areia. Para o fazer devo arrancar o tapete e preencher com areia ou simplesmente colocar areia por cima das plantas? E se optar pelo caminho para a parte traseira, como faço?

Entretanto fui buscar um cardume de cardinais para compor isto. Não era a minha primeira escolha por ser uma opção já muito batida mas foi a possível de acordo com o stock da loja.

Agora é esperar que no dia da foto mantenham a formação 😄

PSX_20240102_234530.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé, tens tudo para fazer um caminho xpto...eu colocava mm por cima das plantas..

Com jeitinho fica top.

Quanto a resto necessitas de descobrir um pouco mais as rochas... tens aí muita rocha que está completamente tapada. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinto que a coisa está muito coberta de plantas. Não deixas muito espaço à imaginação. Parece um daqueles montes de beira de estrada onde não cortam as plantas desde o ano passado. Dito isso, a tua visão continua lá, por baixo de toda essa massa verde, portanto é uma questão de pensares muito bem no que queres e por mãos à obra. Verdade seja dita... se queres criar uma praia e um caminho, o ideal é mesmo tirar as plantas e colocares a areia por cima do substrato. Caso contrário até podes ficar com uma bela fotografia, mas até levares o aquário para a exposição vai voltar tudo a crescer e vais ficar com uma salgalhada de plantas e areia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.