DoenÇas Mais Comuns Em Discus : Diagnóstico Simplificado E Tratamento


Rui Ferreira de Almeida

Recommended Posts

Boa tarde.

Acabei de me colocar numa situação ingrata pois "ensinar" piano a um pianista :D .

No entanto cá vai.

Tenho alguma experiencia em discus e nesta mensagem do Rui Ferreira Almeida discordo em 2 coisas (ai jesus! :? ):

 

1º Por experiencia e apoiado em informação recolhida em criadores Asiáticos e Americanos, a alimentação viva/congelada proveniente de agua doce (larvas mosquito, Tubifex, Daphnias,etc.) vem infestada de parasitas os quais, sobrevivem no aquario e reproduzem-se.

 

Viva Boa Tarde a todos aminha grande duvida é a seguinte podem os

parasitas sebreviverem ao congelamento? entrando em ibernação :o

Se sim o choque termico do descongelamento não os mataria 8)

 

Ganda abraço Brazuca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

podem os  

parasitas sebreviverem ao congelamento? entrando em ibernação  

Se sim o choque termico do descongelamento não os mataria

 

Por tudo o que tenho lido...infelizmente sobrevivem :wink:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boa tarde,

 

Gostaria de em primeiro o felicitar pelo excelente artigo.

 

Existe uma duvida que tenho e gostaria de a esclarecer.

Quanto ao metodo de aplicação e tratamento utiliza-se a mesma agua a quando da aplicação da segunda dose diaria de metronidazol? E nos seguintes dias, continua-se sem mudar a agua?

 

Se for possivel gostaria que fosse o mais detalhado possivel.

 

Metronidazol - Flagyl ou Metronidazol da Seachem para flagelados intestinais – 250 mg ( 1 comp. de flagyl )/ 40 lt de água duas vezes por dia durante 3 a 6 dias.

 

Sem mais de momento,

 

Francisco Júnior

(Aficionado)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

No meu caso faço sempre uma pequena TPA ANTES de cada aplicação.

No caso do Flagyl estas TPAS são mais necessárias visto que o excipiente do comprimido contem açucar o que vai ser um "fertilizante" natural para a proliferação de bactérias.

 

O metrodinazole/flagyl é MUITO dificil de diluir em àgua.

Normalmente coloco o medicamento dentro de uma mini-garrafa de àgua e chocalho-a abundantemente durante alguns minutos.´

Depois....é só aplicar.

Voilá. :wink:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...

Olá!

 

Minha primeira participação no forum :oops: . Pelo descrito no artigo, meus discos estão com gyrodactylus ou dactylogirus e já utilizei o medicamento Azoo ectoparasites em dois momentos. No primeiro, segui as instruções do produto (adiciona-lo durante 3 dias e fazer uma troca de 30% da água no 4°dia) e obtive uma certa melhora, mas o problema pesistiu. Segui uma dica de outro forum que era a de realizar esse mesmo tratamento repetindo o processo no 5° dia. Meus peixes continuam do mesmo jeito e agora estão estressados, assustados e não estão se alimentando direito (comem quase nada). Retirei os troncos e as pedras do aquário pois um dos discos se feriu fortemente na lateral do corpo.

 

Estou pensando em fazer o tratamento com prazinquantel ou formol, daqui há alguns dias, mas estou com algumas dúvidas. Devo fazer aplicar uma dose única e repetir com uma semana ou preciso aplicar por alguns dias seguidos?

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Noites

 

Achei este artigo bastante interessante para os amantes dos Discus, tenho aprendido algumas das regras dos Discus, neste momeno tenho um aquario de 1.5mt e a minha duvida é se poderei medicar os mesu Discus contra parasitas no aquario sem prejudicar o filtro e as plantas e os cardinais e as coridoras.

 

Obrigado

 

Juan

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas Noites

 

Achei este artigo bastante interessante para os amantes dos Discus, tenho aprendido algumas das regras dos Discus, neste momeno tenho um aquario de 1.5mt e a minha duvida é se poderei medicar os mesu Discus contra parasitas no aquario sem prejudicar o filtro e as plantas e os cardinais e as coridoras.

 

Obrigado

 

Juan

 

Boas,

 

Sim, podes.

O Flagyl não afecta ambos.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.