Brown Fingers in the Jungle


Gonçalo84

Recommended Posts

Mas também me está a aparecer bastantes algas

 

 

Faz atenção Gonçalo.. e colocar peixes não é a solução. É um meio de controlo não muito eficaz.

 

Se elas aparecem tem que haver desiquilíbrio.

 

Mas tambem não tens dado descanso ao aquario. Deixa isso sossegadinho por um mês, não plantes e replantes pois estás sempre a mexer no substrato por muito pouco que seja. Deixa isso estabilizar e depois quando vires que o comboio já está bem encarrilado procedes a uma ou outra alteração/introdução pontualmente. Vale?

 

Grande abração!

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Faz atenção Gonçalo.. e colocar peixes não é a solução. É um meio de controlo não muito eficaz.

 

Se elas aparecem tem que haver desiquilíbrio.

 

Mas tambem não tens dado descanso ao aquario. Deixa isso sossegadinho por um mês, não plantes e replantes pois estás sempre a mexer no substrato por muito pouco que seja. Deixa isso estabilizar e depois quando vires que o comboio já está bem encarrilado procedes a uma ou outra alteração/introdução pontualmente. Vale?

 

Grande abração!

 

Ainda é cedo para dizer e eu sou novato nisto dos plantados, mas parece que está equilibrado. As algas que estão a aparecer é o verdete do costume nas pedras e um ligeiro veludo nos troncos. Nada nas plantas e nos vidros por incrível que pareça. Nada de filamentosas e coisas mais sérias.

 

E sim, este aqua ainda está em desenvolvimento mas só me falta mais uma plantazinha e depois em principio é deixar tudo em paz.

 

A planta que falta ainda não decidi qual era. É para aquele sitio atrás da bengala do filtro. Tenho uma boa área e queria uma que me fizesse transição para a sessiflora lá atrás.

 

Gostava que vocês pros que já experimentaram todas as plantas e mais algumas me dessem feedback sobre a cardamine lyrata. Se tem as folhas são muito grandes etc. Pelo video da tropica não parece, mas a cor é muito parecida com a limnophila sessiflora e queria uma planta que se destacasse dela. Ainda não sei o que pôr...

 

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tufos de BBA... oxalá me engane.

Também eu!

 

Por agora vou meter os lascineiros e depois logo vejo a evolução. Como tem acontecido muita coisa, entrada de co2, fertilização nova, mexida de plantas etc não consigo apontar um culpado, por isso vou ter calma e analizar bem a questão.

 

Paciência é a chave! Já vi que estar sempre a mudar não resolve nada.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está muito bom!

 

Acho que com o desenvolver de tudo vai ficar top!

 

Atenção ao excesso de luz...

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

isso nos troncos não será aquela espuma tipo gelatina esbranquiçada que aparece em montagens novas?

 

as bba's são escuras, cinzentas.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está muito bom!

 

Acho que com o desenvolver de tudo vai ficar top!

 

Atenção ao excesso de luz...

 

Obrigado Tugz, a sessiflora está ali a crescer e não é a próxima, mas a outra a seguir será para ti se ainda quiseres.

 

Acho que não tenho excesso de luz, posso ter 9600 lumens mas isto das fitas de leds não é a mesma coisa do que calhas de compra (nem poderia ser já que custou menos de metade do preço do que as calhas mais baratas) como por exemplo a tua que conseguem que a luz penetre mais na água. Estou a equacionar pôr a outra fita que sobrou ficando mais ou menos com 12000 lumens porque à frente tenho 3 fitas e atrás tenho só duas e nota-se a diferença de luminosidade. Assim ficaria equilibrado.

 

 

boas,

 

isso nos troncos não será aquela espuma tipo gelatina esbranquiçada que aparece em montagens novas?

 

as bba's são escuras, cinzentas.

 

cumps,

 

Sim penso que é isso, não é aquela nhanha que aparece nos troncos novos mas está lá perto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres foto nos dizemos o que é.

 

Olha eu tenho um pe de sessiflora já , tou a ver se cresce, mas se morrer vou aceitar

Quanto a luz mais vale a menos que a mais na minha opinião, e tpas nisso aspiração da porcaria etc para não alastrar, e de resto é ir com calma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Isso está com muito bom aspecto, os meus parabéns.

É bom ver toda essa dedicação.

Agora é calma e continuar a manutenção. Qt à equipa de limpeza, 3 japonicas...só? ;)

Mais umas 7 pelo menos. E convém ser rápido, os escalares qd crescem costumam ser pouco meigos para novas entradas, especialmente camarões.

Abraço e continua

 

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Isso está com muito bom aspecto, os meus parabéns.

É bom ver toda essa dedicação.

Agora é calma e continuar a manutenção. Qt à equipa de limpeza, 3 japonicas...só? ;)

Mais umas 7 pelo menos. E convém ser rápido, os escalares qd crescem costumam ser pouco meigos para novas entradas, especialmente camarões.

Abraço e continua

 

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

 

Boas Vasco, obrigado :thumbup3:

 

Quanto ás japónicas concordo plenamente, mas este mês já tive muitas despesas com o aqua e festas de anos e o catano! Devia até esperar para o próximo mês mas acho que é urgente pôr qualquer coisa para andar ali a roer.

Depois em novembro vou buscar mais, e também convém haver desculpas para se ir à Aquaeden ;)

 

E já agora quanto aos otos? 3 chegam? É preferivel entrar só japónicas?

 

E os escalares nem me fales! Parecem umas vacas, só fazem é pastar a minha linda cuba! Já pensei em tirá-los para outro aqua por enquanto pelo menos até a cuba enraizar.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as japónicas são mais eficazes que os otos. Por outro lado é bem provável que as japónicas também gostem do pasto (leia-se ajudem no arrancar da cuba e de outras plantas mal enraizadas também).

 

cumps

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ottos fazem um lindo cardume de maneira mt propria qd são mts. Gostam de andar agarrados os vidros todos juntos... Para mim tb eram pelo menos 10....

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as japónicas são mais eficazes que os otos. Por outro lado é bem provável que as japónicas também gostem do pasto (leia-se ajudem no arrancar da cuba e de outras plantas mal enraizadas também).

 

cumps

 

Os ottos fazem um lindo cardume de maneira mt propria qd são mts. Gostam de andar agarrados os vidros todos juntos... Para mim tb eram pelo menos 10....

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

 

Vocês levam-me à falência! ;)

 

Se virem nas notícias do almoço que um gajo tentou assaltar um banco e que gritava que precisava de dinheiro para peixinhos já sabem quem é...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, algo que eu n me canso de repetir, existem duas coisas para ter sucesso na Aquariofilia, planeamento e paciência.

Paciência pq os resultados não se atingem num dia e planeamento pq para a coisa dar certo antes de fazer qualquer coisa tens de já ter tudo planeado e teres capacidade de alcançar aquilo que gizaste.

É mau caminho comprar material se não houver capacidade para adquirir plantas e dp senão houver dinheiro para comprar fauna. Mais vale ter paciencia e esperar até poder fazer tudo.

Não é uma critica pessoal, apenas um alerta para todos nós.

 

Abraço

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei Vasco mas este Aqua foi feito meio à pressa visto o que aconteceu no jungle fingers, o caso do móvel estar a ceder.

 

Se gostava de ter planeado tudo como deve ser e comprado tudo ao mesmo tempo? Sim adorava. Mas a vida nem sempre dá para isso.

 

Talvez a próxima montagem eu possa chegar à Aquaeden e dizer: quero 7 daquelas, 5 destas etc...

 

Por isso é que no sábado compro 5 de cada e depois em novembro outros 5.

 

É que eu comecei neste "malvado" vicio numa altura em que estou a fazer de umas obras em casa e comprar móveis e quartos etc. Vocês sabem como são as mulheres ;)

 

Para o ano já vou estar um pouco mais desafogado se correr tudo bem.

 

Resumindo, planeamento não foi o melhor pelos factores que disse mas paciência eu tenho e por isso é que tenho que dividir um pouco mais as coisas.

 

E não levei como crítica, estou aqui para aprender com os mestres que são vocês.

 

Já agora quero agradecer a vossa participação neste tópico e nos outros todos que leio.

Este fórum é o melhor sem duvida e não é fácil um fórum de um hobby "pequeno" como o nosso juntar tanta gente e tão activa.

 

Abraço a todos!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca foi uma critica... apenas um alerta a todos e um lembrete para mim. ;)

 

Qualquer coisa avisa...o pessoal está cá é para ajudar

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entraram 8 otos e 5 caridinas japónicas L. ;)

 

Começaram logo a trabalhar. Acho muito bem porque têm muito que fazer!

 

Foi também dia de Tpa e poda das plantas de fundo. Fotos talvez amanhã. Os escalares vão para um cubo de 40 de castigo porque estão a dar cabo da cuba...

 

Só voltam quando o tapete estiver todo fechadinho.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC_0314.jpg

 

Boas pessoal.

 

Tenho a registar o aparecimento de filamentosas. Já adicionei uma bomba de 320 litros que permite que haja muito mais circulação pelo aqua todo.

 

Dos 8 otos 3 morreram sem razão aparente, pois o resto da fauna está saudável. :/ foram devidamente acondicionados e a prova é que os outros 5 estão todos contentes porque têm muito que comer.

 

Das 5 japónicas não vejo nenhuma... Excepto uma casca. Não sei se é ecdise ou se foi comida mas com o cuidado de tirarem a casca...

Será que os escalares fizeram mariscada? Durante a semana vou pô-los noutro aqua.

 

Meter escalares foi das piores decisões que tomei, tornam a escolha do resto da fauna muito limitada.

 

Mas a toda a flora mostra progresso, execepto a cuba, mas lá está por quase desses peixinhos bonitos mas com problemas de personalidade lol.

 

Mais logo explico detalhadamente a fertilização, a luz e o co2 para ver se me ajudam a combater as filamentosas, mas agora tenho de me ir despachar para ir ver o benfas ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal não se verem os camarões... a casca é sinal que estão a crescer. Espreita durante a noite que devem andar cá fora no pasto. Quanto às algo percebo de as fazer aparecer lol de as fazer desaparecer nem por isso.

  • Votar + 1

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Das 5 japónicas não vejo nenhuma... Excepto uma casca. Não sei se é ecdise ou se foi comida mas com o cuidado de tirarem a casca...

Será que os escalares fizeram mariscada? Durante a semana vou pô-los noutro aqua.

Meter escalares foi das piores decisões que tomei, tornam a escolha do resto da fauna muito limitada.

 

 

Sem duvida alguma, os escalares são bastante agressivos no que toca a marisco.. Falo por experiência própria, as caridinas passam o "dia" todo escondidas e só aparecem depois das luzes apagadas, e acabam por não ser eficazes no combate ás algas, pois durante a noite o metabolismo das mesmas é muito mais lento e limitam-se a comer o essencial..

Quanto a casca, é bastante comum. Como já disse o asol e muito bem é sinal de que estão a crescer.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal não se verem os camarões... a casca é sinal que estão a crescer. Espreita durante a noite que devem andar cá fora no pasto. Quanto às algo percebo de as fazer aparecer lol de as fazer desaparecer nem por isso.

 

 

Boas,

 

 

Sem duvida alguma, os escalares são bastante agressivos no que toca a marisco.. Falo por experiência própria, as caridinas passam o "dia" todo escondidas e só aparecem depois das luzes apagadas, e acabam por não ser eficazes no combate ás algas, pois durante a noite o metabolismo das mesmas é muito mais lento e limitam-se a comer o essencial..

Quanto a casca, é bastante comum. Como já disse o asol e muito bem é sinal de que estão a crescer.

 

Abraço

 

Boas obrigado pela participação Asol e Ismael, mas é normal fazer a ecdise depois de um dia no aqua? Não percebo nada de marisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podem fazer, uma coisa nao impede a outra. Normalmente até fazem após as tpas, logo pode ser algo do genero.

 

Eu adoro escalares mas concordo com o que escreveste! São um problema, fazem a escolha do resto da fauna ficar muito limitada.

 

Na nova montagem nao os vou usar, vou optar por colisas, sao peixes mais pequenos , coloridos na mesma e com interesse para peça principal.

Fica a dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

fazerem a éclise é normal, até dentro dos sacos de transporte, não é normal é terem desaparecido, embora no inicio de mudanças de aquário as multidentata gostarem de fugir dos áquas e passearem pelas salas...

 

detectiva lá o que poderá ter acontecido! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

fazerem a éclise é normal, até dentro dos sacos de transporte, não é normal é terem desaparecido, embora no inicio de mudanças de aquário as multidentata gostarem de fugir dos áquas e passearem pelas salas...

 

detectiva lá o que poderá ter acontecido! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

 

Sim, de facto também há essa hipótese caso o aqua esteja bastante cheio por vezes elas gostam de apanhar ar... umas vez fui dar com uma já completamente seca a uns bons 3m do aquário :( . No entanto se há casca há camarão, como tem escalares eles deviam ir atrás delas e elas enfiaram-se no meio do mato para se protegerem. É ver à noite com uma lanterna, se estiverem vivas aparecem de certeza.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Antonio também já apanhei algumas a passear pela casa! E as distâncias que conseguem percorrer são incríveis! Ainda assim continuo a dizer que possivelmente devem estar escondidas no meio dos troncos.

 

Um abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais