PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boas para todos. Eu sou novo tanto no forum como na aquariofilia. Como podem imaginar estou cheio de duvidas e perguntas. Jà andei a pesquisar mas mesmo assim ainda nao tenho resposta para tudo. Por isso optei por fazer um topico. Se podessem agradecia umas respostas. Agua de 126 litros (+- 80L de agua) 80*36*46 Iluminação: 2 x 15w Filtro: Eheim aquaball 2210 Visi-Therm 300w Plantas: Acorus gramineus, Sagittaria pusilla e Echinodorus bleheri Areia, subtrato, algumas pedras e dois troncos. Temperatura da agua de momento està a 30 graus devido a tratamento da doença das pintas brancas. com ajuda do remedio ICHTEX. NO3 e NO2 a zero e o PH a 7.2. De peixes ten…
-
- 2 followers
- 8 respostas
- 1.4k visitas
Boa noite, sou nova por aqui e há algumas semanas que ando a pesquisar e a ler aqui pelo fórum a tentar esclarecer todas as dúvidas que têm surgido. Depois de muita insistência por parte do meu namorado decidimos meter nos nesta aventura da aquariofilia. Adquirimos um aquário de 40L, compramos um termostato e um filtro interno de 200L/h. Fomos a uma loja onde adquirimos as plantas, o substrato, algumas pedras e uns troncos para finalmente montar o aquário. Foi uma aventura conseguir colocar tudo lá dentro e fixar as plantas mas para já acho que podia ter sido pior (para 2 iniciantes como nós). Metemos água e ligamos o filtro (20/08/2022) …
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos tive ontem á noite um acidente com o meu lancelot, não me perguntem como foi mas estou apavorado, o gajo saltou do aquario e a minha mãe deu com ele quase a morrer, colocou-o novamente dentro de àgua, passado um segundo as guelras começaram abrir e a sair bolinhas da boca, demourou algum tempo a conseguir nadar, eu dei-lhes de comer mas ele não comeu absolutamente nada, hoje de manhã está no fundo do aquario junto à rocha e tambem não comeu, está muito quieto para o meu gosto, o que faço, acaham que ele vai morrer? O que faço? Cumprimentos Artur
-
alguem me pode dizer os prós e os contras de ter akadama??
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal eu tenho ido a uma loja aqui em Lisboa na zona de Alvalade comprar materiais para o meu aquário e reparei que num dos aquários o rapaz da loja vende discus com deficiência os mais pequenos a 5 euros e os maiores a 15 euros mas os defeitos em alguns é nas barbatanas de resto são iguais aos naturais. O que acham disto? O rapaz explicou-me que vende só para que as pessoas tenham assim para decorar o aquário e não para fazerem criação agora vai da cabeça das pessoas... Abraços e bom ano para todos;)
-
O pH do meu aqua está nos 7.5, mas a água da torneira sai entre os 6.5 e os 7, não tenho pedras calcárias, nem areão calcário (fiz o famoso teste do vinagre, e não reagiu nem no areão nem nas pedras), curioso é que se deixar a água num copo a repousar algumas horas o pH já está mais alto, normalmente quando a água repousa, o pH tem tendencia para baixar, certo? No meu caso, aumenta.... Deixo aqui as caracteristicas do aqua em questão: - 101 Litros - Areão Aquality Black Gravel - Substracto fértil da Tropica - Pedras roladas em granito e outras não calcárias - Aquecedor de 200 Watts - Filtro manhoso interno, mas vai ser substituido por um Eihem Ecco P…
-
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal. Hoje comprei 5 guppys 4 femeas e 1 macho, no entanto, as femas andam muito na parte de cima do aquario como se houvesse pouco oxigenio mas o macho anda no meio como se estivesse tudo bem, e os restantes peixes tambem pareçem todos bem, 1 plecostumos, 4 corydoras, 3 comedores de algas chineses e 6 neons. O meu aquario é plantado e com injecção de Co2 (1/2 bolha/sec). Que podera ser?
-
- 15 respostas
- 1.4k visitas
Antes de avançar mais no assunto que me levou a abrir este tópico, gostaria de me apresentar, chamo-me Rui Leça e este é o meu primeiro tópico no fórum, descobri este comunidade/fórum depois do "bichinho" começar a picar após vários anos de interregno, desde muito novo que estou familiarizado com aquários, mas isso não significa saber muito sobre aquariofilia, muito pelo contrário, já tive discos, escalares, neons, guppys, espadas, e muitos mais e após descobrir este fórum e andar a ler tópicos atrás de tópicos nesta ultima semana, cheguei à conclusão que afinal não sabia nada. Resumindo e avançando para o que realmente me levou a abrir o tópico. Comprei um aquári…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
bem, só uma curiosidade: porque é que os peixes cagam aos fios? o que é aquela membrana que envolve como se fosse uma alheira?
-
- 22 respostas
- 1.4k visitas
Boas, Abro este tópico para tentar partilhar a minha experiência de iniciado e tentar ajudar quem começa por comprar o aquário com peixinhos e descobre que começa a ter problemas. Quando tive o meu primeiro aquário de 30 litros (uau!), comprado no hipermercado, nem havia internet. E todas as semanas tinha peixinhos a morrer. ...e agora? O que faço? O que é que eu fazia? Ia pegar nos livros que tivesse e tentar encontrar respostas, soluções. Falava com os meus amigos e tentava que alguém me desse uma dica. Começava a desanimar e a pensar que me tinha metido em algo que estava fora das minhas capacidades de controlo. Sempre gostei muito de animais, para enc…
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Boa Noite, resolvi abitar meu aquario com plantas atualmente funciona como aqua comunitario com varios peixes diverços, mas to querendo subistitui as plantas artificiais por plantas naturais, sou completamente novato messe assunto, no fundo tenho areao de rio com areia de praia com uma camada de pequenas pedrinhas sobre eles! Gostaria de sabe o que preciso e ql as mudanças necessarias para ter algum sucesso com as plantas! Tambem gostaria de saber se é possivel colocar no aquarios um tronco seco retirado da naturesa Obs Meu aqua: 80x35x50 = 140 litros
-
- 8 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal. E o seguinte.. Hoje de manha quando acordei nao encontrei um guppy que tinha doente no aquario comunitario.. E tambem procurei no aquario o peixe mas nao o vi.. Eu acho que o escalar o comeu ou as mollys nao sei.. Mas a questao é se o guppy tava doente nao vai fazer mal os eles o terem comido? Obrigado
-
- 12 respostas
- 1.4k visitas
Bom dia... Sou praticante desta modalidade à pouco mais de 3 meses... Comecei por um aquario de 15 litros, agora estou com um de 30 e agora já adquiri um de 115 que vou começar a montar para a semana e queria colocar varios camarões.. Para ai 10 seria razoavel num aquario desse porte?? Qual a quantidade de peixes aconselhada (Uma vez que também quero colocar cardumes de Neons e de Bebedos). Sei que não estão grande coisa mas foram os primeiros aquários que montei ainda sem ter conhecimentos anteriormente.. Tenho um stand de motas e eles são montados para estarem cá no stand, daí ter feito um fundo do aquário com o nome do stand "Irmãos Cruz" e com o símbolo e nome…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boas, eu tenho no meu aquário de 1 metro as seguintes espécies de peixes : 15 - néons cardinal 4 casais de guppys 4 - tetra serpae 6 - barbo tigre 2- tetra limão 2 - zebra de véu Gostaria de saber se junta-se um peixe gato daria problemas !! P.S: EU SOU NOVATO ..... aguardo , cumps
-
- 3 followers
- 9 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal, quero retornar s este hobby queria opiniões de pessoal mais informado as medidas do meu aquário são 35x25x25. Estava a pensar em usar dragon Stone e Jungle Wood e no fundo areia fina e negra. Como filtro penso em comprar um "Niagara 190" o aquecedor já tenho e vai manter o aquário a 24°. Em termos de plantas limnobium laevigatium, vesicularia dubyana e limnophila sessiflora. A minha iluminação é de 6w gostava de saber se é suficiente para manter estas plantas e se sim a que distância da superfície da água deve ficar. Mais tarde gostava de adicionar neons ou guppys pois são peixes simples e que já tive, gostava de saber se consigo man…
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Olá pessoal a minha lâmpada do aquario queimou, ..é uma daquelas de 54 cms ..o aquário tem 60 de cumprimento. Eu fui comprar uma lâmpada fluorescente para o aquário mas informaram-me que essas lâmpadas é melhor serem compradas nas lojas da especialidade pois as que haviam nesta loja eram mais fortes..eram aquelas mesmo brancas e que ha quem diga que encegueiram os peixes... Gostaria que me dissesem se é mesmo verdade e se tem de ser uma lâmpada como a que ja vem no aquário ou pode ser estas que se vendem em lojas de acessorios electricos e que sao mais fortes. Um abraço ...
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Desloquei-me hoje à marinha da troncalhada em Aveiro em busca de artémia... mas nem sinais dela. Alguém conhece algum sítio desta zona onde haja? Obrigado
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boas, estou a montar um aqua de ciclideos e quero por areia, a questão é que o srº que me vendeu a areia disse para não colocar a mesma junto ao filtro, pois se o filtro puxar a areia ía ser uma data de chatices e acabava por danificar o filtro!!!! Ora todos os aquas de ciclideos levam areia (a maior parte)... Como fazem? Tem tido problemas com os filtros? Dimençôes do aqua: 120x42x50 Obrigado
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal! Inscrevi-me hoje no Fórum e fiquei fascinado pelas vossas conversas. Eu tenho m aquário de 60 litros há já a alguns anos, mas só agora é comecei a interessar-me por isto(até agora tem sido responsabilidade do meu pai ). No aquário tenho 1 Guppie macho e 2 Fêmeas; 1 Escalar Fêmea com quase 4 anos e dois tesouras(não sei o nome cientifico) dos quais não sei os seus sexos. Tenho também no centro rocha vulcânica e uma planta verdadeira. Tenho um filtro interior, um termostato e luz ligada 12h por dia. Tenho também aquilo das bolinhas . O que acham q falta no aquário? Plantas não?
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Boas a todos, neste momento tenho o aquario montado e estou a entrar no processo de ciclo do azoto, não estou com pressa nenhuma de colocar peixes até porque quero que as plantas enraizem bem para não se soltarem tão facilmente com os habitantes. Já li em varios locais que o ciclo propriamente dito preciso de um empurrãozinho, ele começa por ele mas demora muito mais tempo pq não tenho nada a poluir o aquario e estaria dependente da flora para começar. O empurrãozinho pode ser feito com recurso a amonia (o produto em si), um ou 2 peixes resisitentes que produzam a amonia, com comida de peixe e com produtos cicladores. bem amonia directo no aquario não quero, c…
-
- 9 respostas
- 1.4k visitas
Boas, Sou novo por aqui e gostava de vos apresentar a minha primeira Aventura de 120x50x50, SunSun 1400L, Zetlight 4000/1200 Plant, Eheim 200W Tem 2 meses de vida e até agora não está a correr mal... pelo menos ainda não ocorreram "azares" ou contratempos. e pressa também não tenho de os ter. Por isso mesmo apresento o meu pequeno, Lcd Natural, para aprender, trocar ideias, comentarios etc. Espero que gostem.
-
- 9 respostas
- 1.4k visitas
ola, desta vez estou aterrorizado, o assunto e o seguinte, estava eu a vasculhar no forum quando dei com umas conversas sobre as espessuras dos aquarios, o meu aquario foi comprado a cerca de 10 dias, tem 120x40x50, a espessura do vidro da frente e de 10mm e o detras de 8mm, os laterais tem 8 mm tambem, mas nao tem qualquer travessa, de referir que o aquario vinha em kit, perfeitamente acondicionado e nao tem qualquer fuga, mas reparei que tirando as medidas, ao meio tem uma diferenca de meio cm em comparacao com os extremos, estou seriamente preocupado, pois tenho criancas em casa e tenho medo que aquilo rebente, por favor o que devo fazer, ja perguntei na loja e dissera…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá pessoal, o meu aquário esta a funcioar à 13 dias, quando devo de fazer a 1ª tpa? é que o senhor que me vendeu o áquario falou em só fazer ao fim de um mês a 1ª. Devo fazer antes? De momento tenho 1 pleco, que foi o 1º a meter lá dentro (segundo me aconselharam aqui), depois ao fim de 6 dias meti a colisa e aos 10 dias os tubarões. Agora estou à espera de fazer um Mês para arranjar novos habitantes :D E já agora aconselham algum aspirador de fundo em especial? O que aconselham?
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
ja agora no seguimento do meu pedido de ajuda venho aqui pedir se tiverem fotos de aquarios plantado que me possam enviar para tirar ideias .visto nao ter ideia de como decorar e de queforma o fazer .
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Necessitava que me dessem a vossa opinião sobre a quantidade e diversidade deste aqua! Aquario: Juwel Rekord 80 (80 Litros, 80x30x40 Cm, Filtro 280Litros/Hora); PH 7.0, 27ºC. Fauna: 6 Danio Zebra 8 Neons 3 Limpa-Fundos (Corydoras aeneus) 1 Guppy (macho) 2 Guppy (femea) 1 Betta (macho) 2 Betta (femea) Flora: 3 Egeria Densa 2 Limnophila Sessiliflora Musgo de Java Outros: 4Kg de substrato 12 Kg de areão grosso e uns troncos pequenos para decoração. Agradecia que pudessem dar conselhos sobre esta configuração, uma vez que é o meu primeiro aqua!!! Desde já obrigado a todos
-
- 9 respostas
- 1.4k visitas
Boas, vou esta semana montar o meu aqua de 240l, ja fiz umas compras aqui no forum de plantas e parece que vai ficar bem cheinho, agora a primeira duvida tou a pensar em por humos de minhoca tratado e por cima arreia de rio que tenho ca em casa, não é muito fina mas tenho medo que as raizes apodreção, sera que corro este risco? Cumprimentos Bruno Costa
-
- 11 respostas
- 1.4k visitas
bom dia a todos. antem a noite fui a uma loja de animais e comprei um ramizeri para o meu aquario de 60, era ja perto da 23h00 em 10 min estava em casa, fiz todos os procedimentos com a passagem do peixe para o aquario. hj de manha quando acordei o peixe tava morto, estou bastante chateado com a situação, ate porq o ramizeri nao e propriamente barato, e caro ou barato nao gosto que ver os meus peixes morrerem,. mt menos ao fim de algumas horas. acham que deve levar o morto a loja e reclamar? ... outra duvida: os meus neons estao sempre todos com a cabeça na superficie ``````` é normal ou devo me preocupar com alguma coisa?
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos. Tenho um aquário vertical de +/- 100 l, embutido na parede, entre a sala e a casa de banho. Como é óbvio tem de ter uma forma de impedir a vista para dentro do WC tenho uns painéis de pvc nas laterais e central que permitem a passagem dos peixes entre as duas metades do aquário mas preferia algo com um ar mais natural... Alguma sugestão para painéis tipo backtonature slimline? Ainda não encontrei melhor que esses, são finos e de medida facilmente ajustável. Já agora sugestões de espécies mais apropriadas para um aquário vertical? Esquecer os cardumes e apostar em peixes tipo escalar? Obrigado e uma boa semana Vítor
-
- 2 respostas
- 1.4k visitas
Boa Noite aa todos! Hoje quando cheguei do trabalho estive a fazer os testes a quaalidade da minha água e estes são os resultados: TPA'S de 35% de Semana a Semana Temp - 26ºC PH - 7.3 KH - Entre 5.5 a 6.0 GH - 13 dGH NO2 - 0.3 mg/L Só não efectuei o teste da amonia pois não o possuo ainda. O que reparei hoje quando estava a fazer os testes é que o meu BOTIA está a perder a cor (o preto parece quase cinza e o laranja ficou muito clarinho), a minha pergunta é será que tenho um valor alto de AMONIA no aqua? Tambem perdi um NEON TETRA. Se me poderem ajudar eu agradecia muito. Melhores cumprimentos, Tiago Silva
-
- 11 respostas
- 1.4k visitas
O meu pequeno e lindo aquario Historia: Quanto tinha 10 anos estava com uns amigos quando um me convidou para ir a casa dele buscar uma bola. Fui la entrei no quarto e vi la uma beleza de um aquario de 20L simples mas lindo. Desde ai o meu objectivo era simplesmente ter um aquario. 2 semanas depois os meus pais ofereceram-me um aquario tambem sensivelmente de 20L para me calar xD. Cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi pegar no computador e procurar de como inicar este hobby. Foram 2 dias de suspanse. Montei e fiz ciclo de azoto etc.etc.etc. Até hoje monteio e desmonteio muitas vezes. Felizmente morreram apenas 4 peixes e 2 camaroes e 2 anos ._. . E estou o…
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos. Há cerca de um mês montei um áqua de 20litros, o qual tenho estado numa lutra constante para colocar CO2 para fertilizar. Já consegui fazê-lo, está a funcionar. Quaria iniciar o cilco do azoto, mas gostaria de saber se algum dos peixes que já tenho no meu primeri áqua serve ou não: - Dois neons rosa - Um neon azul - Uma molly - Guppies (eu sei que não são compatíveis com os neons, daí eu os querer tirar) - e finalmente o meu favorito: Ancistrus dourado. Tenho neste momento os dois áquas com Ph's entre os 6,5 e os 7, mas mais para os 6,5. Daqui a quanto tempo posso colocar red cherrys? Um abraço a todos.
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Boas, Gostava de saber se os StaFilomena se podem juntar com: -Guppy -Pleco -Platy -Espada -Neon -Bettas -Escalar Digam-me se alguma(s) desta(s) especie(s) se podem juntar com os meus StaFilomenas Obrigado, cumps!
-
Boas malta recentemente umas reds minhas tiveram filhos e hoje fui limpar o filtro (externo de mochila) retirei as esponjas e apenas passei com agua do aqua para retirar a maior parte das impurezas mas antes de ir deitar a sujidade fora ve umas coisas brancas a mexer serao reds? Gostaria de saber pois noa sei se estou a matar novas geraçoes cumps
-
Boas Arranjei uma areia fina branca para o meu aqua mas após a ter fervido e ter lavado várias vezes ela deita muito "pó" e a água fica turva.. mas algum tempo depois aquilo acenta no fundo e já não se nota. o que aconselham a fazer? Colocá-la assim no aqua? Obrigado
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
Não sei se pus o tópico no sítio certo, se não estiver, peço desde já desculpa à moderação do Forum. Já alguém fez compras neste site? Recomenda-se, nem por isso? Sinceramente não conheço. Eles têm uma politica bastante interessante em que não se pagam portes se a compra exceder os 49€. Conforme o feedback que receber neste tópico, talvez abra uma compra em conjunto Abraços
-
Members
No members to show