Rui Leca

.Membro Ausente
  • Content Count

    78
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1 :)

About Rui Leca

  • Rank
    Recém Chegado Pro

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Benfica
  1. Rui Leca

    Rui Leca

  2. Boas, Os produtos são específicos para CRS e de boas marcas, achas que o melhor seria reduzir? Eu coloco sempre abaixo dos valores recomendados. Em relação ao TDS como posso medir? Só através do medidor electrónico? Não tinha consciência de que isso pudesse ser prejudicial aos camarões, achas que devia investir? Quais os valores óptimos para camarões CRS? Em relação ao substrato não te sei dizer agora, mas é um especifico para baixar o PH e um dos recomendados para camarões, já o comprei há ano e meio, entretanto varreu-se da cabeça.
  3. Ok, obrigado, de qualquer forma vou passar na Aquahobby para ver se me podem ajudar e coloco essa hipótese.
  4. Achas uma boa solução? Não me importaria desde que me baixe ligeiramente e consiga manter os valores com alguma estabilidade.
  5. Desde já obrigado WarMode, Talvez esteja a valorizar demasiado estas mortes, vai na volta foi de velhice e por coincidência terão sido dois, os meus andam bem e fazem criação com fartura, mas como já me escaldei uma vez não queria voltar a cometer erros, estes CRS são muito delicados, folhas de amendoeira normalmente tenho sempre duas, mas desta vez até coloquei mais duas para ver se baixa um pouco.
  6. Bom Dia a todos. Preciso de ajuda, ontem apareceram-me 2 CRS adultos mortos, achei estranho pois tenho tido bastante cuidado, filtro de mochila limpo todas as semanas, TPA semanais com metade de água Pingo Doce (Ph aproximado de 5,9/6) e outra metade da torneira e em repouso pelo menos 2 semanas (Lisboa -Benfica), temperatura na ordem dos 23/24º, plantas flutuantes para limitar a entrada de luz, pouca comida para não estragar a água e bomba de ar com duas saídas para haver movimento da água. Fiz análises à água e amónia a 0, Nitratos muito perto do zero e o PH de 7. A minha primeira análise terá sido do PH, já não media a algum tempo e está um pouco mais alto do que pensaria, nas TPA utilizo dois produtos da Dernele (acho que é assim que se escreve), umas gotas para ajudar na troca da carapaça e um pó para enriquecer a água e que é especifico para CRS, utilizo também um pó castanho (não me lembro do nome) da Mosura para enriquecer a água também. Acham que o PH de 7 terá sido o causador das mortes ou poderá haver outra razão? Ou mera coincidência? Já tive uma mortandade colectiva e não queria ter outra, os outros camarões andam bem, pelo aquário à procura de comida e bastante activos. Agora a pergunta principal, como posso baixar o PH de forma natural? Coloco folhas de amendoeira da JBL(hoje de manhã coloquei mais duas), assim como pinhas de amieiro. Se me puderem ajudar agradeço.
  7. O comportamento no meu aquário é idêntico, com as luzes apagadas andam pelos vidros quando acendem preferem sítios mais escuros. Em relação aos CRS comerem ou não Ostracodas, alguém tem alguma informação? Eu vejo os camarões de volta deles mas não chego a perceber se os comem.
  8. Não são tipo lesma, desses tinha um noutro aquário, são mesmo bichos muito pequenos que não consigo identificar muito bem pois são mesmo muito pequenos, eu vejo os camarões de volta deles mas não percebo se os chegam a comer ou não.
  9. Se me puderem ajudar novamente agradeço, Reparo que depois de tudo estabilizado este meu aquário tem milhares de bichos muito pequenos e que andam por todo lado quando está escuro, de dia andam mais escondidos, mas como tive um aumento de algas aparentemente estes bichos também parece terem aumentado. Devo me preocupar ou não ligo? Esteticamente também não gosto muito é possível colocar algum peixe para comer esses bichos sem perturbar os camarões? Vocês têm peixes nos aquários de camarões? Como acabo com esta praga? Obrigado mais uma vez pela ajuda
  10. Só para informar que os novos camarões já estão todos no seu novo habitat e aparentemente tudo a gozar de boa saúde, incluindo os 5 que restaram da colónia anterior mais uns 10 pequenitos. Fábio, quando disseste que davas 3 quadrados de mosura para 60 camarões, não estavas a falar numa tira inteira? Eu tenho umas 10 comidas diferente, todos os dias vou variando a dieta, aquela comida que vem as bolinhas como a da Sera devo dar uma por cada camarão ou menos? Eu antes dava umas 6 ou 7 e eles estavam de boa saúde até porque há muito alimento no resto do aquário, pinhas de amieiro, folhas de amendoeira e muito musgo nas plantas, mas acabo por ver que há alguns agarrados à comida e os outros sem nada e apetece sempre colocar um pouco mais. Em relação às anúbias elas são mesmo um problema para o aquário de camarões? Devo tirar? Outra pergunta, tenho helenas que naquele aquário reproduzem-se como loucas, há uns 8 meses por causa da praga de camarões coloquei 2 que por acaso eram um casal, agora são às dezenas, há algum problema ou até ajudam na limpeza do aquário? Resumindo: O problema no meu aquário terá sido a falta de oxigenação, amónia medi e estava a zeros, faço sempre religiosamente uma TPA de 20% todas as semanas com água tratada e reforçada pelo que me parece não ter sido por aí o problema, tenho muitas plantas (de crescimento lento) e desliguei a iluminação por causa do calor, largaram muito Dióxido de Carbono e nada de Oxigénio, intoxicaram os camarões, resolvi o problema com 2 TPA's semanais durante este tempo e uma boa bomba de ar que vou continuar com ela ligada, nesta caso parece-me benéfica para os camarões, há praticamente uma semana que não tenho mortes pelo que parece que está resolvido. Obrigado a todos pela ajuda.
  11. Acabei de retirar o skimmer, andava a contar camarões e dei falta de um, estava dentro do skimmer juntamente com um juvenil.
  12. Pedro, eu apesar de ter um filtro de mochila como tinha Biofilm não havia agitação suficiente, como apaguei as luzes durante dias as plantas que já estão grandes libertaram demasiado Dióxido de Carbono e consumiram oxigénio (como tu disseste e bem), essa é a minha explicação para o que aconteceu, amónia não era porque medi, ou isso ou dei demasiada comida mas quando medi a amónia estava boa. Como tinha feito o mesmo o ano passado não me preocupei muito com as consequências mas as plantas eram menores e os camarões bastante menos, e a minha cabeça não pensou como devia. Agora coloquei a bomba, o skimmer e o filtro de mochila já tenho agitação suficiente e os sobreviventes aparentemente estão bem, os pequenitos que por lá andam parecem bem e até já vi um exoesqueleto. Então convém de vez em quando colocar elementos novos para estabilizar a colónia? Eu não faço apuramento, aliás até o camarão que mais gosto é um que nem é carne nem é peixe, não é branco nem é vermelho, nem tem riscas e já nasceu no meu aquário, simplesmente gosto de os ver e não faço muita questão de apurar, mas se for melhor ir colocando elementos novos de outras ninhadas começo a ponderar essa hipótese, se me puderem responder a esta duvidas agradeço.
  13. Então achas melhor que tire já as anúbias?
  14. Eh eh, espero que sim, pelo menos já tenho 15 reservados para juntar a estes e ver se eles próprios organizam o seu próprio bacanal. Abraços
  15. Tendo em conta essa informação vão já saltar cá para fora este fim-de-semana e coloco uns fetos de java que sempre são menos perigosos. Já agora as toxinas estão no caule e não na folha, certo? Se tiver uma folha mais roída não é problema? Mais uma questão sff, tenho o aquário há ano e meio mais ou menos, acham que devemos manter o aquário ou ele com o tempo vai perdendo "qualidade" devendo pensar em refazer tudo novamente?