Novo Aquário - Ajuda


Rui Leca

Recommended Posts

Antes de avançar mais no assunto que me levou a abrir este tópico, gostaria de me apresentar, chamo-me Rui Leça e este é o meu primeiro tópico no fórum, descobri este comunidade/fórum depois do "bichinho" começar a picar após vários anos de interregno, desde muito novo que estou familiarizado com aquários, mas isso não significa saber muito sobre aquariofilia, muito pelo contrário, já tive discos, escalares, neons, guppys, espadas, e muitos mais e após descobrir este fórum e andar a ler tópicos atrás de tópicos nesta ultima semana, cheguei à conclusão que afinal não sabia nada.

 

Resumindo e avançando para o que realmente me levou a abrir o tópico.

 

Comprei um aquário que vinha em Kit (1º erro...de muitos), um Aquadream 80 da Aquatlantis com as seguintes características:

 

Dimensões: 80x30x45

Capacidade: 90L

Iluminação: 1x18W - T8

Bomba: 300 L/h

Biobox 2 com matéria filtrante

Termostato: 100W

 

Bem, a primeira coisa que fiz foi passar na loja e comprar cerâmica para substituir o carvão que estava no filtro, neste momento tenho, aquela lã fina branca, esponja, cerâmica, e um tal de aquaclay.

 

Primeira pergunta: Será que posso deixar assim? Ou acham que deveria substituir alguma outra das matérias?

 

Seguindo...Depois de muito ler por aqui e verificando que não tenho grande iluminação, resolvi optar por adquirir vária plantas para aquários low-tech, anubias, valisnerias, fetos de java, musgo christmas...e mais uma ou outra cujo nome agora me escapa, de qualquer forma o essencial é que ele está bastante plantado.

 

Segunda pergunta: Será possível mantendo a mesma tampa e só mudar a lâmpada para uma mais forte?

 

Agora tenho o aquário com bastantes plantas, um tronco grande e uma pedra vulcânica, tenho duas anubias na pedra e uma no tronco, quando puder meto aqui as fotos. Agora ele precisa iniciar o ciclo de azoto, como aconselham a fazer?

 

Terceira pergunta: Colocar só comida ou um peixe para iniciar o ciclo?

 

Já li sobre o ciclo do azoto e sobre isso penso estar informado, mas corrijam se estiver errado, por favor, penso que deverei antes de mais que alguma amónia seja criada no aquário, dai a introdução de um peixe ou da comida, depois das bactérias se formarem começarão a combater esse amónia que irá diminuir e por sua vez subir o nível dos nitritos, outras bactérias se vão formar e aí diminuirá os nitritos aumentando os nitratos. Tanto a amónia, nitritos ou nitratos são tóxicos, mas os nitratos menos que os outros dois...será assim?

 

Quarta pergunta: Quando sei que o ciclo do azoto está concluído? existe algum valor para os nitratos para com os testes sabermos que este está concluído? ou basta a amonia e os nitritos estarem a 0 e haver um valor acima disso nos nitratos?

 

Gostava de criar um aquário calmo, e mesmo não sabendo ainda em que pH se vai fixar o aquário será que me podem dar sugestão para alguns peixes que possam viver em conjunto e sem sobressaltos, gostava de umas corydoras e uns ottos (penso que será assim o nome destes trabalhadores), também gostava de ter uns camarões, será que não há problema em manter um aquário de água doce com camarões? Quantos devo/posso meter?E caracóis ou uma ou duas helenas? Estas alimentação exclusivamente de caracóis ou comem também outras coisas?

 

Tentei criar um aquário em que não seja necessária uma grande manutenção, espero que a grande quantidade de plantas assimile grande parte dos nitratos para evitar muitos TPA's.

 

Quinta pergunta: Em que nível de nitratos poderemos considerar fazer um TPA? Existe algum valor que poderemos ter como referencia?

 

Sexta e ultima pergunta: Tenho a luz 8 horas por dia ligada, das 15:00 às 23:00, acham que devo manter este horário, ou será aconselhável manter um horário mais perto da luz solar? 8 horas chegam para a iluminação que tenho ou deveria por mais tempo?

 

Agora os agradecimentos finais aos membros deste fórum que muito me têm ajudado a aprender sobre aquariofilia, e em especial àqueles que tiverem paciência para ler o meu tópico e me poderem ajudar a esclarecer estas duvidas. O meu muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de avançar mais no assunto que me levou a abrir este tópico, gostaria de me apresentar, chamo-me Rui Leça e este é o meu primeiro tópico no fórum, descobri este comunidade/fórum depois do "bichinho" começar a picar após vários anos de interregno, desde muito novo que estou familiarizado com aquários, mas isso não significa saber muito sobre aquariofilia, muito pelo contrário, já tive discos, escalares, neons, guppys, espadas, e muitos mais e após descobrir este fórum e andar a ler tópicos atrás de tópicos nesta ultima semana, cheguei à conclusão que afinal não sabia nada.

 

Resumindo e avançando para o que realmente me levou a abrir o tópico.

 

Comprei um aquário que vinha em Kit (1º erro...de muitos), um Aquadream 80 da Aquatlantis com as seguintes características:

 

Dimensões: 80x30x45

Capacidade: 90L

Iluminação: 1x18W - T8

Bomba: 300 L/h

Biobox 2 com matéria filtrante

Termostato: 100W

 

Bem, a primeira coisa que fiz foi passar na loja e comprar cerâmica para substituir o carvão que estava no filtro, neste momento tenho, aquela lã fina branca, esponja, cerâmica, e um tal de aquaclay.

 

Primeira pergunta: Será que posso deixar assim? Ou acham que deveria substituir alguma outra das matérias?

 

Seguindo...Depois de muito ler por aqui e verificando que não tenho grande iluminação, resolvi optar por adquirir vária plantas para aquários low-tech, anubias, valisnerias, fetos de java, musgo christmas...e mais uma ou outra cujo nome agora me escapa, de qualquer forma o essencial é que ele está bastante plantado.

 

Segunda pergunta: Será possível mantendo a mesma tampa e só mudar a lâmpada para uma mais forte?

 

Agora tenho o aquário com bastantes plantas, um tronco grande e uma pedra vulcânica, tenho duas anubias na pedra e uma no tronco, quando puder meto aqui as fotos. Agora ele precisa iniciar o ciclo de azoto, como aconselham a fazer?

 

Terceira pergunta: Colocar só comida ou um peixe para iniciar o ciclo?

 

Já li sobre o ciclo do azoto e sobre isso penso estar informado, mas corrijam se estiver errado, por favor, penso que deverei antes de mais que alguma amónia seja criada no aquário, dai a introdução de um peixe ou da comida, depois das bactérias se formarem começarão a combater esse amónia que irá diminuir e por sua vez subir o nível dos nitritos, outras bactérias se vão formar e aí diminuirá os nitritos aumentando os nitratos. Tanto a amónia, nitritos ou nitratos são tóxicos, mas os nitratos menos que os outros dois...será assim?

 

Quarta pergunta: Quando sei que o ciclo do azoto está concluído? existe algum valor para os nitratos para com os testes sabermos que este está concluído? ou basta a amonia e os nitritos estarem a 0 e haver um valor acima disso nos nitratos?

 

Gostava de criar um aquário calmo, e mesmo não sabendo ainda em que pH se vai fixar o aquário será que me podem dar sugestão para alguns peixes que possam viver em conjunto e sem sobressaltos, gostava de umas corydoras e uns ottos (penso que será assim o nome destes trabalhadores), também gostava de ter uns camarões, será que não há problema em manter um aquário de água doce com camarões? Quantos devo/posso meter?E caracóis ou uma ou duas helenas? Estas alimentação exclusivamente de caracóis ou comem também outras coisas?

 

Tentei criar um aquário em que não seja necessária uma grande manutenção, espero que a grande quantidade de plantas assimile grande parte dos nitratos para evitar muitos TPA's.

 

Quinta pergunta: Em que nível de nitratos poderemos considerar fazer um TPA? Existe algum valor que poderemos ter como referencia?

 

Sexta e ultima pergunta: Tenho a luz 8 horas por dia ligada, das 15:00 às 23:00, acham que devo manter este horário, ou será aconselhável manter um horário mais perto da luz solar? 8 horas chegam para a iluminação que tenho ou deveria por mais tempo?

 

Agora os agradecimentos finais aos membros deste fórum que muito me têm ajudado a aprender sobre aquariofilia, e em especial àqueles que tiverem paciência para ler o meu tópico e me poderem ajudar a esclarecer estas duvidas. O meu muito obrigado.

 

Antes demais as boas vindas :)

 

1 - o filtro podes deixar assim. Seria melhor um filtro externo, mas para essas dimensões e com cerâmicas penso que se aguente bem o filtro. A bomba da tua biobox é muito fraca, não faz nem 5 vz a litragem do aquário. Portanto era importante trocares a bomba, para uma de 600l/h, são baratas e são muito fáceis de trocar.

 

2- Tens umas lâmpadas de 20w, para trocar pelas de 18w, mas não vai fazer grande diferença, se perceberes de electricidade seria, mudares tudo para meter lâmpads t5, ou então tentar acrescentar algo a tampa, mas isso depende da tampa.

 

3 - Perdi-me um pouco na tua explicação, mas parece correcta. Deves iniciar o ciclo só com comida, nunca é bom para o peixe usar ele como cobaia para o ciclo.

 

4 - Sinceramente, eu controlo o ciclo, deixando estar o aquário durante 3 semanas sem controlar nada, só fazendo a tpa semanal e metendo um pouco de comida, a partir da 3 semana começo a controlar a amónia quando ela chegar a zero o ciclo está terminado. Apesar de deveres esperar por alguém mais entendido neste ponto.

 

5 - relativamente a fauna ainda é cedo para pensares nisso e podermos dar ajuda sem ph e layout do mesmo.

Mas podes ter sempre um cardume de cerca de 4 corydoras da mesma especie

Os ottos, só quando o aquário tiver maturado, com algas, para eles terem alimento.

teres camarões depende das restantes especies que venhas a ter, mas não existe problemas em ter em água doce, podem vir é a servir de alimento a peixes.

As helenas comem caracois e controlam as pragas dos mesmos. Quando te começarem a surgir caracois, ai sim podes meter as helenas

 

As tpas e manutenções têm de ser periódicas, e regulares. Quanto menos carga orgânica tiveres no aquário mais fácil de controlar os parâmetros. Mas deves fazer as tpas de uma forma regular e semanal, nunca por valores.

 

O tempo de luz no aquário, para já as 8h serão suficientes, depois vais regulando, conforme o desenvolvimento do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de avançar mais no assunto que me levou a abrir este tópico, gostaria de me apresentar, chamo-me Rui Leça e este é o meu primeiro tópico no fórum, descobri este comunidade/fórum depois do "bichinho" começar a picar após vários anos de interregno, desde muito novo que estou familiarizado com aquários, mas isso não significa saber muito sobre aquariofilia, muito pelo contrário, já tive discos, escalares, neons, guppys, espadas, e muitos mais e após descobrir este fórum e andar a ler tópicos atrás de tópicos nesta ultima semana, cheguei à conclusão que afinal não sabia nada.

 

Resumindo e avançando para o que realmente me levou a abrir o tópico.

 

Comprei um aquário que vinha em Kit (1º erro...de muitos), um Aquadream 80 da Aquatlantis com as seguintes características:

 

Dimensões: 80x30x45

Capacidade: 90L

Iluminação: 1x18W - T8

Bomba: 300 L/h

Biobox 2 com matéria filtrante

Termostato: 100W

 

Bem, a primeira coisa que fiz foi passar na loja e comprar cerâmica para substituir o carvão que estava no filtro, neste momento tenho, aquela lã fina branca, esponja, cerâmica, e um tal de aquaclay.

 

Primeira pergunta: Será que posso deixar assim? Ou acham que deveria substituir alguma outra das matérias?

 

Fizeste bem em substituir o carvão activado, guarda-o se nunca o utilizaste pois podes vir a precisar dele para retirar alguma medicação que venhas a fazer no aqua, para já acho que colocaste as matérias filtrantes essenciais para uma filtragem correcta, a filtragem divide-se em 2, mecânica e biológica, a mecânica será feita pelas esponjas e lã de vidro enquanto a biológica será mais concentrada nas cerâmicas que é onde as bactérias nitrificantes se alojam em manior concentração, contudo elas tb se espalham pelo areão, paredes do aqua, plantas.

Mas estás com um problema, o teu filtro faz 300L/h o tei aquário tem (+/-) 100L e deverias ter um filtro que fizesse pelo menos 5x, ou seja 500L/h, terás de pensar em trocar isso

 

Seguindo...Depois de muito ler por aqui e verificando que não tenho grande iluminação, resolvi optar por adquirir vária plantas para aquários low-tech, anubias, valisnerias, fetos de java, musgo christmas...e mais uma ou outra cujo nome agora me escapa, de qualquer forma o essencial é que ele está bastante plantado.

 

Segunda pergunta: Será possível mantendo a mesma tampa e só mudar a lâmpada para uma mais forte?

 

Fizeste bem em verificar a iluminação antes de adquirires as plantas, existem diversos tipos de iluminação, regra geral, o comprimento de uma T8 indica a potencia da mesma, ou seja quando mais comprida, mais potente. Como o teu comprimento é limitado poderás optar por uma lâmpada do género PLL ou PLS, mas nesse caso julgo que terás de mudar casquilhos, pois o encaixe é diferente, balastros não tenho a certeza. A vantagem das PLL´s é que "dobram" a potência no mesmo espaço

Tem atenção à temperatura das lâmpadas (Kelvins) o aconselhado para aquariofilia de água doce varia entre os 6.500 e os 10.000k de modo a que o espectro seja o mais próximo da luz solar e não te altere visualmente as cores.

 

Agora tenho o aquário com bastantes plantas, um tronco grande e uma pedra vulcânica, tenho duas anubias na pedra e uma no tronco, quando puder meto aqui as fotos. Agora ele precisa iniciar o ciclo de azoto, como aconselham a fazer?

 

Terceira pergunta: Colocar só comida ou um peixe para iniciar o ciclo?

 

Para iniciares o ciclo o ideal é não usares nenhum peixes, pois irás stressá-lo com as possíveis quantidades de produtos tóxicos que ele vai produzir, a não ser que tenhas tudo realmente bem controlado com todos os possiveis testes, existe à venda em lojas de aquariofilia vários produtos que te agilizam o processo se ciclagem do aquário, um deles é o Nitrivec da SERA.

 

Já li sobre o ciclo do azoto e sobre isso penso estar informado, mas corrijam se estiver errado, por favor, penso que deverei antes de mais que alguma amónia seja criada no aquário, dai a introdução de um peixe ou da comida, depois das bactérias se formarem começarão a combater esse amónia que irá diminuir e por sua vez subir o nível dos nitritos, outras bactérias se vão formar e aí diminuirá os nitritos aumentando os nitratos. Tanto a amónia, nitritos ou nitratos são tóxicos, mas os nitratos menos que os outros dois...será assim?

 

Quarta pergunta: Quando sei que o ciclo do azoto está concluído? existe algum valor para os nitratos para com os testes sabermos que este está concluído? ou basta a amonia e os nitritos estarem a 0 e haver um valor acima disso nos nitratos?

 

O ciclo está iniciado quando a Amónia e Nitritos estiverem a Zero e os Nitratos qualquer valor superior a 1, Amónia e Nitritos são de facto muito tóxicos e não devem estar a cima de 0.5ppm, com os Nitratos a situação já é outra e os peixes toleram concentrações bem superiores, há aquários com valores de 50ppm e sem qualquer problema para os peixes.

Para saberes se o ciclo começou tens de ter os testes de Amónia, Nitritos e Nitratos

 

Gostava de criar um aquário calmo, e mesmo não sabendo ainda em que pH se vai fixar o aquário será que me podem dar sugestão para alguns peixes que possam viver em conjunto e sem sobressaltos, gostava de umas corydoras e uns ottos (penso que será assim o nome destes trabalhadores), também gostava de ter uns camarões, será que não há problema em manter um aquário de água doce com camarões? Quantos devo/posso meter?E caracóis ou uma ou duas helenas? Estas alimentação exclusivamente de caracóis ou comem também outras coisas?

 

De facto sem saber o pH a que o teu aqua vai estabilizar fica dificil de saber que fauna colocar, as Helenas comem caracóis mas não só

 

Tentei criar um aquário em que não seja necessária uma grande manutenção, espero que a grande quantidade de plantas assimile grande parte dos nitratos para evitar muitos TPA's.

 

Quinta pergunta: Em que nível de nitratos poderemos considerar fazer um TPA? Existe algum valor que poderemos ter como referencia?

 

 

Seja qual for os valores de Nitratos presentes no aqua, não é o valor destes que te indicam se deves ou não fazer uma TPA, existem outros factores que influenciam a necessidade de realizar uma TPA, deves fazer pelo menos 1 TPA semanam ou em caso de não conseguires pelo menos de 2 em 2 semanas, mas mais generosa, a fim de retirar metais pesados e outros compostos que se acumulam no aqua que só através das TPA's se diminui a concentração dos mesmos.

 

Sexta e ultima pergunta: Tenho a luz 8 horas por dia ligada, das 15:00 às 23:00, acham que devo manter este horário, ou será aconselhável manter um horário mais perto da luz solar? 8 horas chegam para a iluminação que tenho ou deveria por mais tempo?

 

8 horas pode ser suficiente, depende um pouco das plantas que introduzires e das necessidades delas, mas 8 h é razoável, conforme elas reagirem podes adaptar esse factor, pois nem todos os aquários são iguais

 

Agora os agradecimentos finais aos membros deste fórum que muito me têm ajudado a aprender sobre aquariofilia, e em especial àqueles que tiverem paciência para ler o meu tópico e me poderem ajudar a esclarecer estas duvidas. O meu muito obrigado.

 

 

Obrigado nós e sê bem vindo

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvarenga, para já vou tratar de trocar a bomba, só tenho um pouco de receio não vá criar muita agitação na água, mas não há como experimentar, em relação à lâmpada vou verificar se existe alguma dessas que disseste, por pouco que seja é sempre um pouco mais.

 

Mas fazes trocas de água mesmo sem o ciclo concluído?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jpospr.

 

O Carvão já esteve dentro de água, tirei passado um dia, penso que mesmo assim estará perdido, mas há alguma possibilidade de ainda estar activo daqui até precisar?

 

Em relação à bomba, vou tentar trocar ainda hoje por uma mais potente.

 

Em termos de iluminação os meus conhecimentos resumem-se a trocar lâmpadas e pouco mais, de qualquer forma se não estou em erro esta tem 9.000.

 

Em relação à conclusão do ciclo fiquei esclarecido...obrigado.

 

Quantos aos TPA's também estou esclarecido...mas, gostava de saber se devo deitar a água da torneira directamente no aquário e depois colocar o produto para eliminar o cloro e metais, ou colocar antes de por no aquário? A temperatura convém estar mais ou menos à temperatura do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, sempre tive a mesma dúvida, quando o fiz, mas sempre fiz trocas semanais durante o ciclo de cerca de 15% da água, conselho dado da primeira vez que comprei aquário. Não te sei dizer se é o melhor ou não. Também sempre meti o aquário a cerca de 30º durante o ciclo, para acelerar o mesmo. A temperatura alta aumenta a criação de bactérias.

 

Relativamente a circulação podes sempre procurar um t para a saída de água ou virar a saida para um vidro. Mas garanto-te que os 300l/h, é insuficiente para esse aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal estive a ver melhor e parece que me enganei em relação à bomba, a bomba é uma Tecatlantis EasyFlux 600 que debita uns 680 L/H, parece boa ou é muito?

 

Parece-me suficiente, o caudal dela diminui sempre por causa das matérias filtrantes, portanto acho que não vais ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos aos TPA's estou esclarecido...mas, gostava de saber se devo deitar a água da torneira directamente no aquário e depois colocar o produto para eliminar o cloro e metais, ou colocar antes de por no aquário? A temperatura convém estar mais ou menos à temperatura do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às cerâmicas, de quanto em quanto tempo devem ser substituídas? Todas de uma vez, ou só uma parte?

 

Já agora em relação às esponjas e lã de vidro devem ser substituídas ou só lavadas? De quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura convém estar semelhante à do aquário, se for possível adicionares a água já devidamente tratada melhor, se não, colocas o acondicionador para dentro do aqua e depois colocas a água que queres colocar.

 

Atenção a uma coisa, se colocares acondicionador na água antes de ir para o aqua, tens de colocar acondicionador em relação à água que vais colocar, se colocares água directamente da torneira já com o acondicionador dentro do aqua, a quantidade de acondicionador deverá ser igual à proporção do volume total do aqua (gastas mais acondicionador)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura convém estar semelhante à do aquário, se for possível adicionares a água já devidamente tratada melhor, se não, colocas o acondicionador para dentro do aqua e depois colocas a água que queres colocar.

 

Atenção a uma coisa, se colocares acondicionador na água antes de ir para o aqua, tens de colocar acondicionador em relação à água que vais colocar, se colocares água directamente da torneira já com o acondicionador dentro do aqua, a quantidade de acondicionador deverá ser igual à proporção do volume total do aqua (gastas mais acondicionador)

 

Boa, cá está mais uma dica importante...obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos aos TPA's estou esclarecido...mas, gostava de saber se devo deitar a água da torneira directamente no aquário e depois colocar o produto para eliminar o cloro e metais, ou colocar antes de por no aquário? A temperatura convém estar mais ou menos à temperatura do aquário?

 

Não deites água da torneira directamente, arranja uns 4 garrafões, metes água nos garrafões durante 48h, já não precisas de anti-cloro, a água vai estar a temperatura ambiente, neste momento já não precisas de aquecer, dado que a temperatura já anda acima dos 20º dentro das casas.

Em relação às cerâmicas, de quanto em quanto tempo devem ser substituídas? Todas de uma vez, ou só uma parte?

 

Já agora em relação às esponjas e lã de vidro devem ser substituídas ou só lavadas? De quanto em quanto tempo?

 

As cerâmicas, cerca de 6 meses, troco parcialmente mas tenho divididas, a cada 3 meses troco uma parte.

A lã de vidro compras um saco, e partes a caixinha da biobox, 15 em 15 dias tens de trocar, mas comprando aos sacos sai muito barata e um saco dá para vários meses. As esponjas lavas em água retirada da tpa. Não sei quando devem ser trocadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deites água da torneira directamente, arranja uns 4 garrafões, metes água nos garrafões durante 48h, já não precisas de anti-cloro, a água vai estar a temperatura ambiente, neste momento já não precisas de aquecer, dado que a temperatura já anda acima dos 20º dentro das casas.

 

 

As cerâmicas, cerca de 6 meses, troco parcialmente mas tenho divididas, a cada 3 meses troco uma parte.

A lã de vidro compras um saco, e partes a caixinha da biobox, 15 em 15 dias tens de trocar, mas comprando aos sacos sai muito barata e um saco dá para vários meses. As esponjas lavas em água retirada da tpa. Não sei quando devem ser trocadas.

 

Obrigado mais uma vez, partindo a caixinha da lã depois como posso fazer para a prender, não convém com arame? Fio de Nylon?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se partires o mínimo possível da caixa, apenas 4 ou 5 bocados de plastico, com ajuda de uma pinça consegues meter e tirar a lã. E não precisas de meter nada a fechar. Se não conseguires e partires mais, linha de pesca resolve bem o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se partires o mínimo possível da caixa, apenas 4 ou 5 bocados de plastico, com ajuda de uma pinça consegues meter e tirar a lã. E não precisas de meter nada a fechar. Se não conseguires e partires mais, linha de pesca resolve bem o problema.

 

Boa ideia...vou experimentar assim como disseste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.