PRIMEIROS PASSOS
Para iniciados no mundo da aquariofilia de água doce
12660 tópicos neste fórum
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal, ando um bocado preocupado pois a pouco tempo comprei 6 nariz de bêbado para o meu comunitário e não estou a velos comer como os outros, parece que só comem mesmo aqueles flocos minúsculos e mesmo assim comem e depois deitam fora outra vez . existe alguma comida especial para eles?
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos, Já tive em tempos um aquário de água doce mas nunca me aventurei num plantado. Mudei de casa e só relativamente há pouco tempo resolvi reinstalar o meu antigo aquário de + ou - 40 litros. Depois de me deliciar com algumas fotografias presentes neste fórum e ler em diversas mensagens os procedimentos a realizar dirigi-me a uma loja já com a "lista de compras" feita. Para começar, queria húmus, turfa e um areão adequado para as plantas se desenvolverem com sucesso. Eis qual a minha surpresa quando na loja me disseram que não tinham nada disso pois o húmus e a turfa já não se usavam pois sujava muito a água.... Então aconselharam apenas um fertilizante para…
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
eu queria aprefeiçoar o meu aqua plantado mas gostava que me ajudassem sff e que n sei mas acho que area n e la mt boa escolha para fazer um bom aquario plantado
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Olá Tenho mais um aquário com 35L x 25P x 35A Estava a pensar povoar o dito com eventualmente platies, molies negras e espadas... ou misturar platies com gupies ... Bem, deixo a ajuda para a escolha para os mais entendidos ... o que devo colocar e em que quantidade ? E plantas o que aconselham ? e em que quantidade ? Obrigado
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos O meu aquário: Aquário: Cubic da Blau 45x24x16 cm, 17 litros (14 litros úteis) Luz: Mini cubic 18W da Blau (liga 6/7 horas diárias) Filtro tipo mochila: Bio-Filter WF-2015 da BOYU (150 L/H) Areia / areao de rio, rochas vulcânicas e pedras Flora: 2 Anubias barteri var.nana, musgo de java Fauna: 7 Paracheirodon innesi (néon); Não tenho termóstato (mas vou comprar um), a água mantém-se entre os 23º / 25º, e o PH anda entre 7 e 8 (na torneira sai com PH 7) Então aqui estão as minhas dúvidas: Tenho necessidade de fazer uma limpeza geral ao aquário. Já tentei aspirar o fundo com um aspirador, mas como o aquário é pequeno num instante a …
-
- 1 follower
- 8 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todo, hoje como sempre acordei fui dar comida ao meu aquário, e encontrei ovos, eu não sei do que possa ser, tenho um ancistrus que penso que seja fêmea, mas que já está comigo há 4 meses sem nenhum macho, não sei se elas têm a capacidade de "guardar" os espermatozóides tal como as guppies, a outra hipótese é de uns búzios que tenho no aquário, assim que comprei os meus guppies o senhor da loja ofereceu-me um búzio que passado pouco tempo me deu imensos búzios, só que acho estranho que seja deles pois na primeira vez não vi nenhuns ovos ! Deixo de seguida as fotos:
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos, Há já algum tempo que tenho vindo a pesquisar estas coisas da aquariofilia, porém devo admitir que nunca pensei ser tão complicado! Não me querendo alongar na história... tenho uma "piquena" com 2 anos que tem pavor de animais, pelo que resolvemos tentar iniciar a rapariga no reino animal, de uma forma bastante soft, comprando um aquário! E começámos da maneira mais errada possível, pelo que já percebi, fomos a uma loja, e claro está, só não trouxemos o que não havia... O aquário tem 20L, termostáto Sera regulável de 75W, bomba Sera air 110, a outra bomba do filtro (confesso que nem sei o que é) Hydor Pico 300, tem iluminação própria e dos 12 …
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Sou um iniciado nestas coisas e estou na duvida se posso misturar barbos tigre por exemplo, embora ande à procura de barbos Tito, embora sem sucesso. bom a minha duvida entao é esta, no meu aquario de 60 litros uteis, residem 4 tetras rosados, 2 coridoras albinas e 1 gupi, como estou para adquirir novos residentes precisava de saber se posso misturar, barbos tigres, verdes, ou titos. ou sera perigoso ja que ja li que esta especie morde barbatanas de outros peixes, embora o que tenha lido fale apenas de beta´s, peixe anjo entre outros. estas especies sao compativeis com os descritos? quantos devo comprar? se poderem ajudar. Obrigado. cumprimentos!
-
Olá! Estou a pensar em montar um aquário, (vou mandar fazer numa vidraria), mas ainda tenho algumas dúvidas e gostava de saber se existe algo errado com estas configurações, equipamento, peixes, plantas. Para mim ou tenho um aquário bem feito ou então prefiro não ter. Um bom concelho é sempre bem-vindo. .gif' class='bbc_emoticon' alt=':crazyeyes:' /> Então é o seguinte: Aqua: 100X50X70=350L, com vidro de 10 mm com travamentos Será suficiente 10 mm? Filtro Externo - Serafil 1300 ou Filtro EHEIM 2026 Por qual escolher? Estou bastante indeciso. 2x300W (isto por aqui é frio), Iluminação ainda não pensei bem no assunto, estou aberto a sugestõ…
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Olá, acabei de encontrar isto nos cantos do aquário, podem me ajudar a identificar, deixo aqui a fauna para ajudar. Fauna: 4 olho-de-fogo 4 tetra viúva 4 serpae 2 tetra fantasma 2 botia paquistanês 3 escalares 1 ramirezi 3 corydora 1 ancistrus 1 rineloricaria 1 neritina natalensis 3 kuhli 1 camarões atyopsis moluccensis 1 outro caracol que não sei a espécie,deixo a foto para identificar. foto do caracol desconhecido: aqui é a descoberta: Opiniões são bem vindas. Cumps.
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Bom Gostaria de saber se as larvas de mosquitos criadas em potes de agua parada em casa pode servir como alimento em um aqua comunitario?
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Boas a todos, Comprei recentemente extintor de 2kg, e um conjunto de manómetros de CO2 Alguem sabe onde posso arranjar o resto do material novo para este tipo de manometros? Porque para infelicidade minha dei cabo da rosca da valvula solenoide Papillon que tinha , e a rosca ficou dentro da valvula de ajuste fino e já fiquei agarrado. Isto porquê? Porque tinha grande fuga entre todas aquelas uniões junto da valvula de ajuste fino e o que liga aos manometros, conclusão.. nylor para aqui e para ali e acabei por partir a rosca pequena que tinha... Onde posso encontrar material para reparar este meu problema , ou aconselham a meter sistema NOVO , s…
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boa tarde a todos! Venho pedir-vos um apequena ajuda Estou a construir o meu aquário de água quente e neste momento ainda me encontro na fase de aquisição do material. O aquário tem cerca de 1,00m de comprimento, 0,30cm de largura e 0,45 de altura. Tendo em conta a litragem comprei um filtro externo Hydor Prime 30, o substrato, o areão, algumas pedras de xisto, e ando desesperadamente à procura de um bom tronco. A questão é que os que encontro são bastante caros. Alguém me pode aconselhar onde comprá-los sem gastar um dinheirão? Oportunamente irei colocar fotos! Abraços a todos
-
- 13 respostas
- 1.4k visitas
Boas noites, Estou interessado em iniciar-me neste hobby da aquariofilia e gostava de ter alguma ajuda para não gastar dinheiro em vão (para já em material)... Então, e após ler vários tópicos, estou a pensar adquirir o seguinte material, caso seja apropriado(opiniões precisam-s :D ): Aquário 60x30x30 - O espaço que tenho disponível não me permite maior e acho que para começar é porreiro... Termo-aquecedor EHEIM-Jager 75W - Pelo que li deve ser um pouco acima do necessário para evitar estar muito tempo ligado... Filtro Fluval C2 - Parece-me jeitoso e devido ao espaço que tenho disponível um filtro de mochila acho que seria o apropriado, não ocupando tanto espaço…
-
- 0 respostas
- 1.4k visitas
]Boa noite a todos; O meu nome é Marcelo Sousa. Após 5 anos a manter um aquário de água fria com um peixe dourado que acabou por não resistir, pois pelo que li aqui no forum o método utilizado não foi o melhor (apenas realizava TPA de + de 60% e substituía o elemento filtrante). De momento iniciei a montagem de um aquário de água quente, que tem um pequeno problema que é a sua dimensão de 18 litros. Setup - Aquário de água doce: 1 - Nome do Aquário: Já não tenho a referência 2 - Data da montagem: 24/05/2017 3 - Dimensões do aquário: 39x23x20 (aproximado) 3.1 - Volumes bruto e útil: 18 litros bruto 4 - Equipamentos Instalados …
-
- 7 respostas
- 1.4k visitas
Tenho um aquário a mais lá por casa com as medidas 100 x 30 x 40 e gostaria de lhe fazer uma montagem que saisse barata. O pH da água da torneira é 7,6, e estou indeciso em fazer uma destas seguintes montagens: - aquário de água salobra; - aquário de guppys; - ou de neolamprologus brichardi. Gostaria de receber muitas opiniões para me ajudarem a decidir. Falem-me de tudo o que é necessário. Já tenho termostato, filtro, calha com iluminação. O que é necessário mais? Obrigado
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Bem pessoal eu ando aqui pelo site deve fazer um mês talvez fiz umas questões e tal li uns tópicos mas sou o que se pode considerar um aprendiz de amador... vejo aqui pessoal a começar o primeiro aquário com alta litragem e tal eu cá ainda mal sei o que é um filtro :S mas já a uns 2 ou 3 meses que tenho uns peixitos eu como alguns comecei com um daqueles aquas redondos com um peixe telescópio ao qual me disseram "isso nao vai durar uma semana" bem o que é certo é que o peixe ainda cá anda e como a partir dai fiquei viciado nisto arranjei um aqua um pouco maior rectangular vermelho e tal prai com 5-6litros -_-' e pus mais um ainda nem aquecedor nem filtro tinha... bem o vi…
-
- 10 respostas
- 1.4k visitas
Olá comunidade da aquarofilia.net eu sou o Daniel, este é o meu primeiro tópico mas quero dês de já agradecer aos criadores e a todas as pessoas que contribuem para este magnifico fórum, tenho passado horas a fio a ler neste fórum tanto as perguntas como as respostas sempre com o objectivo de aprender mais sobre este hobby que me cativa há bastantes anos. Até agora apenas possuo um aquário de + - 20L de agua fria com Kinguios. Há uns 3 anos para cá tenho pensado seriamente em obter o meu primeiro aquário de água quente, por falta de experiência e incentivo nunca dei este passo, também com medo de ter a desilusão de ver peixinhos a morrer devido á inex…
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
Boa tarde a todos! Gostaria que me esclarecessem acerca da utilização do substrato JBL Manado, confesso que estou um pouco confusa. Pelo que sei, trata-se de um substrato que não é inerte, certo? Como é que o devo colocar no aquário? Deverei colocar, em 1º lugar, um substrato fértil no fundo, e depois o areão seguido do mando ou é ao contrário? Please ajudem-me, estou completamente confusa. Cumprimentos e grata pela vossa atenção! Andreia Soares
-
Escalares.
by ion- 12 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal como me vou aventurar pela criação de escalares surgiu-me esta dúvida. Os escalares podem comer larvas de mosca? Ou tem mesmo que ser só de mosquito? Espero que me possam ajudar. Desde já agradeço a todos os que poderem ajudar.
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
Bem hoje quando limpava aqua, reparei nuns bichos transparente ou brancos algus com meio cm, que nadam parecem umas cobras de agua, alguem sab o que é e se faz mal ao aqua e aos peixes???como se elimina???
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
bom dia pessoal tenho um aqua com 30L só para alevins de guppys, onde tenho tambem meia duzia de camarões e 2 caracois. o aqua não tem qualquer tipo de substrato. ou plantas, só tem um "novelo" de musgo a questão é que por menos comida que coloque para os alevins, ficam sempre alguns restos no fundo, e como a aqua tem uns 40 alevins é sempre um problema limpar. a minha questão é, será que se colocar la um lda25 para me ajudar a limpar os restos de comida (claro que colocarei tambem alguma comida de fundo). será que tera algum mal para os alevins e para os camarões (green's). que outro animal poderei utilizar para o efeito de limpeza de restos de comida , o aqua…
-
- 12 respostas
- 1.4k visitas
Ola a todos, Este tópico servira para apresentar a minha pessoa e o meu aqua (ainda em projecto ) e ainda para vos pedir ajuda e opiniões . Chamo-me Santos sou de Gaia/Porto, o aqua que irei amostrar mais a frente já o tenho a cerca de 11 anos mas com mudança de casa a 9 e pelo meio 2 filhos não o voltei a montar, pelo que esteve parado este tempo todo. Recentemente um grande amigo montou um e o bichinho voltou (em abono da verdade, tenho um segundo aqua de 15l, mas não e a mesma coisa), pelo que já á uma semana tenho andado pelo fórum a ler e a ver outros aquas. Apresentação feita vamos ao aqua. Penso que será um projecto um pouco diferente, já que …
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
boa tarde, preciso da vossa ajuda por favor, instalei há 2 dias o meu aquario de 240 litros, enchi com agua da torneira, coloquei o anti cloro e as bacterias, tenho o filtro interior de 800lt hora a funcionar desde entao, mas a agua nao deixa de estar turva (meio esbranquiçada) e com bastante sedimentos, a minha pergunta é , será normal? devo esperar mais alguns dias? é normal ter muitos sedimentos acentes nas pedras e plantas? agradeço muito a vossa ajuda obrigado!
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
O meu aqua de 60 cm, está com o PH alto de mais, e eu já não sei o que fazer para o baixar!! O fundo do aqua, é composto por placas de trufa, e areão. Depois tenho algumas plantas. A água que sai da minha torneira, tem o PH 7.0, depois de entrar no aqua fica a mais de 7.5 !!! Já pús mais trufa no filtro, e não tenho resultados !!! Tinha pedras vulcanicas, já as tirei, tinha um cepo de videira, tb já tirei. É possivel ser das materias filtrantes ??' Alguem me pode dar uma ideia do que esteja a subir o ph ???
-
- 5 respostas
- 1.4k visitas
boas Pessoal Gostava que me ajudessem nesta questão, faço TPA´s semanais mas mesmo assim o vidro do aquario começa a ficar com pontinhos verdes que eu acho q são algas, alguma sugestão para tratar desta situação.
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Ola! Recebi há 3 meses pelo meu aniversario um aquário de 60L com todo o material necessário ser montado, e desde então resolvi dedicar-me um bocadinho a este hobby. Com a ajuda de alguns amigos que se dedicam a isto ja há uns anos montei o meu aquário, e até tem corrido bastante bem. Teve cerca de um mês a ciclar, só com agua tronco e plantas ao fim desse primeiro mês levou os primeiros peixes. Neste momento o setup é o seguinte Aquario 60L Termostato a 26ºC Filtro EHEIM 2213 Candeeiro Zen Artist Cosmos 20W ligado durante 10h dia Substrato Manado Areão pedra de rio Tronco Coco Plantas Musgo de java no tronco ELEOCHARIS ACICULARIS (não …
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boas pessoal, Tenho ca em casa um aqua redondo de 6lt, e entao queria saber se ha alguma especie que se aguenta neles, sem o termo e o filtro, claro. Sei que esses aqua nao sao o melhor para eles, mas talvez haja alguma especie que se dê bem... Cumps, Pedro
-
- 9 respostas
- 1.4k visitas
Aquario: 60 lts (60 * 30 * 30) Flora: Samambaia de Agua; Samolus valerandi; Elodea; Cabomba Caroliniana. Fauna: 4 Bettas (1 Macho, 3 Femeas); 2 Cory Albinas; 6 neons; 2 ramirezi; 6 Takashi Amano. Esta é a imagem a semana passada. Desde aí, os peixes estao a morrer e eu nao sei porquê... As mudanças que fiz foram: - Pus CO2 caseiro. - Tirei a tampa (o aquario ficou destapado) e pus uma calha de 30W da Resun. Tinha sal na água para acalmar o ictio, mas ja desde o principio e eles estavam se a dar bem. Eu estava a diminuir a concentraçao com tpa's regulares. Ha coisa de uma semana comecei a notar que havia uma pelicula gordurosa a superficie, inf…
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
gostava k me ajudassem tenho umas guppys ke me parecem estar cheias tem a barriga mt inchada e um pouco negras, e ontem vi um peixinho mt pequeno sera k estao mesmo cheias? para os mais entendidos como elas se apresentao quando estao cheias? atenciosamente comk os meus cumprimentos
-
- 8 respostas
- 1.4k visitas
Olá a todos À coisa de mais ou menos uma semana, montei um plantado para um colega meu. Tentei fazer tudo certinho para não cometer os erros que cometi no meu. O Setup é o seguinte: 100*30*45 (135L Brutos) BIOBOX de origem com cerâmicas, lã de vidro e esponja aquecedor de 200w Substrato da Sera (Floredepot) Areão preto Xisto Várias plantas - Cryptos, Cabombas, Anubias Anãs e mais algumas. CO2 Caseiro O aquário, está neste momento a ciclar. Para ajudar as cerâmicas passaram uma semana pelo meu filtro e levou com 20 litros da minha TPA. De forma a iniciar o ciclo, usei nitrivec no dia da montagem e deitei 2 ou 3 flocos de comida. O aquário f…
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boas! Preciso que me ajudem com o meu novo aqua... Tinha lido em qualquer lado que podia colocar apenas o substracto, mesmo sem areia como 2ª camada... E foi o que fiz. Enchi o aqua com o maior dos cuidados para não mexer muito com o substracto mas não adiantou de nada. A água ficou mesmo muito escura, em tom de cinza e tão densa que nem consigo ver o fundo do aqua. Pensei que com o passar das horas a poeira ia baixar mas até agora nada e já passaram 2 dias. Agora, as minhas questões são... - A poeira vai baixar? Se sim, dentro de quanto tempo? - É melhor ligar ou desligar o filtro? - Fazer TPA's ajuda ou piora? - Será melhor tirar a…
-
boas pessaol! comecei a cerca de 4 horas a injectar co2 no aqua. agora noto que os peixes estao sempre a abrir e fechar a boca. será sobredosagem ou falta de O2?
-
- 6 respostas
- 1.4k visitas
Boa tarde pessoal!!!finalmente tenho o meu aqua!!! :D fiz agora o teste ao ph da agua e deu-me uma cor azul e segundo as instruções do teste indica um valor na casa dos 8,5!!!e muito alto não e??? o que devo fazer??
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Olá pessoal: Já há algum tempo que tenho aquários de água fria, com um ou dois peixes pequenos, mas o que me apaixona verdadeiramente são os aquários de água quente. Quando era miúdo tinha em casa um aquário grandinho, com tubarões, que sempre foram os meus peixes preferidos. O que eu gostaria de saber é o seguinte: 1- Qual o mínimo de litragem (tamanho) que deverá ter um aquário para ser a casa de 2 ou 3 tubarões martelo (tb conhecidos por azuis). (que outras espécies posso juntar?) 2- Alguém tem fotos de aquários com este tipo de fauna? No fundo se alguém tiver um tutorial para a construção de um aquário do tipo que falo agradecia imenso pois estou …
-
Members