samuelmatheus

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Brazil

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Brasil
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Santos/SP

Quem visitou o meu perfil

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

samuelmatheus's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boa tarde! Já está tudo resolvido, como ninguém tinha comentado nesse tópico, não me preocupei de dar um retorno! Realmente a ciclagem demorou um pouco, principalmente pelo fato de eu ter usado aceleradores biológicos, mas enfim deu certo, nitritos e amônia zerados. Abraço!
  2. Bom dia, Montei meu aquário no dia 22/09, é um aquário plantado, hoje completam-se 13 dias da montagem, o aquário tem 150 litros úteis, utilizei substrato da MBreda Discus Soil. Segundo o fabricante, MBreda, esse substrato é a base de matéria vegetal, que acidifica a água naturalmente, e que possui tendência de amônia, expliquei o problemas a eles e foi sugerido esperar e fazer 2 TPA semanais. A tendência a amônia a que eles se referem, é o teste ficar azul escuro (quase preto), desde o início das montagens e mesmo após as TPA. Estou fazendo testes diariamente, e está desde o começo da mesma maneira, o teste de amônia está azul escuro (quase preto), o PH está em torno de 6,2 e os testes de cloro e nitritos estão negativos, a temperatura está sendo mantida em 28ºC e estou inserindo CO² através de cilindro. O canister está com bastante mídia biológica, utilizei as mídias cerâmicas que vieram com o canister, da marca JBL (entendo que são boas), e adicionei mídias da Sera, coloquei 290g da Siporax Professional de 15mm (“in tese” suficientes para um aquário de 200 litros), e coloquei também 210g da Siporax Bio Active Professional (“in tese” suficientes para 400 litros), na montagem utilizei o BioStart da Sera também. Após uma semana sem nenhuma mudança nos níveis de nitrito, iniciei a aplicação do acelerador de biologia OverNite da Ocean Tech, que “in tese” ciclaria o aquário, foram 4 aplicações em dias intercalados, e nada! Entendo que o substrato é rico em matéria orgânica, o que justifica a grande quantidade de amônia, mas não entendo porque não houve a produção de nitrito, pela quantidade de amônia e de mídia biológica, era para eu ter uma quantidade alta de nitrito no aquário. Não estou desesperado para que a ciclagem seja concluída, mas aparentemente, nada está acontecendo, parece que as bactérias sequer iniciaram a colonização do filtro, uma vez que o nitrito está zerado! Já li e reli vários artigos sobre bactérias nitrificantes, ciclo do azoto, filtragem biológica, mas não encontrei nada que possa justificar a ausência dos nitritos, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Obrigado!
  3. Pessoal, bom dia! Meu nome é Samuel, tenho 36 anos, e enfim vou montar um aquário, já pensei nisso diversas vezes, mas dessa vez estou determinado, o mais difícil já consegui, convencer minha esposa de se desfazer de duas mesinhas da sala, para eu acomodar o aquário... kkkkkkk Meu aquário será plantado, terá 110 cm de comprimento, 40 cm de largura e altura, com volume de cerca de 200 litros. Optei por utilizar canister, da marca Hopar, modelo KF-2218, com vazão de 1200 litros/hora. Para filtragem mecânica vou usar o perlon, para a biológica vou usar midia Cerâmica Sera Siporax Professional e Sera Mini Midia Filtrante Siporax (me falaram que é a melhor do mercado, pelo menos parece ser a mais cara), para a filtragem química estou em dúvida se utilizo o carvão ativado ou lâmpada UV. Pode não haver necessidade, mas vou prever um backup caso o canister dê algum problema, vou comprar um filtro externo Sun Sun HBL-701, com vazão de 600 litros/hora, sei que não é o ideal para o aquário, mas impede que tudo se perca no caso de o canister pifar num sábado à noite. Para a iluminação estou considerando iluminação média, algo entre um low tech e um hight tech, vou considerar 60 Lm/L, e pela capacidade do aquário, serão necessários 12000Lm, que serão supridos com 3 Refletores de LED Slim com 50W e 4750 Lm cada, totalizando 14250Lm. Estou em dúvida se necessito de lâmpadas coloridas (azuis e vermelhas), ou apenas as lâmpadas brancas são suficiente. Quanto ao substrato não tenho nada definido, me indicaram o JBL Manado, indicaram também o Solomon, mas ambos não são baratos, não sei se algum substrato será. Quanto as plantas ainda não decidi nada, assim como os peixes, que só vou pensar depois que o aquário estiver ciclado e com PH definido. Ah, estou no Brasil, então os preços são um pouco mais salgados que na Europa, embora seja um aquário doce... kkkkkkkkkkk Peço desculpas pelo texto longo e por ter escrito alguma besteira, me corrijam se eu estiver fazendo alguma coisa errada, e por favor me deem sugestões, quanto mais melhor... Obrigado!