ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
646 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 629 visitas
http://www.americanaquariumproducts.com/Aquarium_Lighting.html Tens dúvidas? Depois de leres este artigo, vais continuar a ter. :-D
-
- 2 respostas
- 950 visitas
Boa noite, Comecei agora um projecto com um aquário com 9L e tinha uma luminária de 8led brancos mas não sei se vai chegar para as plantas. As plantas que tenho são fetos de java. Gostaria de saber se alguém me consegue explicar a relação 1 led =watt desde já obrigado Cumprimentos Daniel
-
- 13 respostas
- 3.9k visitas
Boa dia, tenho um aquário de 200L da aquatlantis, as lampadas não funcionam e o sistema de iluminação está degradado, não quero arranjar nem meter um novo. Queria montar LEDs, já os comprei (são fita de LED) mas não sei onde montar! o aquário é este: E as fitas são estas: Peço ajuda para a montagem destas fitas neste aquário
-
- 6 respostas
- 914 visitas
Boa noite a todos Vou iniciar um novo projecto com um cubo de 50x50x50 e é aqui que surge a minha ďúvida. Dadas as medidas pouco ortodoxas, qual a iluminação que me aconselham ? Desde já o meu obrigado pela ajuda, Cumprimentos.
-
- 5 respostas
- 976 visitas
Boas Noites, Tenho um aquario de 60L com algumas plantas, tais como parvula(proto-tapete), Cryptos, Rotala Rot., Sessiflora, Palustris,Feto de Java e algumas Anubias. No entanto, apesar de fertilizar com Macros + Micros e Co2 Caseiro noto que o crescimento das plantas é praticamente nulo actualmente... O aquario veio com uma calha T8 com uma lampada de 14Watts e 10000K (no minimo uns 10 anos). Pelo que tive a ler a ideia de W/L é um mito e Lumens/Litro é a razão a ter em conta... Mas que falem as vozes experientes em plantados. Agora o problema... não faço ideia para onde me virar... Falaram me de uma calha Odyssea Dual pro T5HO Series 60/80 mas será que têm os…
-
- 0 respostas
- 587 visitas
Boas, Estou a iniciar um novo projecto e andava com algumas duvidas em relação a filtragem. Será um aquário de 300l brutos, sílica e plantas traseiras e pouco mais... O orçamento máximo já a bater no ferro xD e de 200€ Enxontreo este filtro que parece ser uma boa opção até pq parece bastante com o fluval fx5 q dizem maravilhas... Mas não encontrei experiências de muita gente e queria saber se quem o tem esta satisfeito... Da para adicionar compartimento com filtragem biológica? Existe material para isso ou tenho de "inventar"? Ou aconselham outro equipamento? Obrigado Cumprimentos Enviado do meu GT-I9506 através de Tapatalk
-
- 4 respostas
- 782 visitas
Boas pessoal! Tenho um aquario com as seguintes medidas 100*30*40, gostava de colocar uma luminaria. O aquario é para ser uma low-tech. Tenho a seguinte flora: Anubia nana, Microsorum Pteropus, e uma que não sei o nome. Futuramente adicionar uma valisneria. De fauna estou a pensar adicionar o seguinte: 2 - Pterophyllum leopoldi 10 - tetras cardinais 10 - rasboras 2 - ramirezi (casal) 2 - apistogramas (casal) 10 - corydoras (Sterbai e albinas) 5 - Caridinas japónicas Que luminária aconselham, T5HO 1x39W 6500K de 1mt ou uma uma T5HO 2x39W??
-
- 8 respostas
- 961 visitas
Olá a todos, Tenho um aquário já de 2002, de 250lt, e o balastro eletrónico deixou de funcionar.. Não estou a conseguir encontrar um sitio que me arranje pois está numa caixa fechada com cola para ficar estanque. Alguém conhece algum sitio onde possa arranjar isto na zona de Lisboa e arredores? Obrigado!
-
- 2 respostas
- 754 visitas
Boas, Tenho um aquário 120x55x50 cm, com 6 discus, 20 cardinais, quatro coridoras, dois L106, duas anubias, e duas "equinodoros brasiliensis?". Aproveitei uma calha de 1 m, que tem uma t8 grolux, e está suspensa a 10 cm do aquário que tem tampas. Os discus não gostam de muita luz, mas as plantas sim, será que justifica meter leds para substituir/completar a iluminação? Sei que há várias calhas 5* mas caras, agradeço sugestões para melhorar sem gastar muitos €. Obrigado, Luís Rodrigues
-
- 7 respostas
- 747 visitas
Na tampa do meu aquário que tem capacidade para 2 lâmpadas t8 tem por cima 2 supostos reflectores de luz em plástico branco brilhante . Vi qie alguns sites vendem em alumínio e também já vi em inox. Já alguém usou ? Notou melhorias ? Não irá reflectir demais e provocar um sobre aquecimento do tudo que está a emanar liz e a recebe.lá de volta , ou seja esses reflectores não deviam ter um buraco negro para a reflexão não incidir na própria lâmpada ?
-
- 1 resposta
- 1.9k visitas
Boas amigos Vou fazer um Upgrade ao meu aquario: Ele vinha com 2 Lampadas T8 e agora tenho uma calha 3*54w T5.... Até aqui tudo bem, mas preciso da vossa ajuda para 1 suporte, eu não queria usar nada que metesse furos na parede e muito menos no tecto ..... o meu aquario é um fluval roma 240. O problema é mesmo a moldura que ele tem é muito larga Já pensei em retirar a moldura, mas não sei se o sistema fica frágil... Será que existe algo no mercado ou me dessem alguma ideia para eu fazer e que ficasse estetivamente bonito, visto que é para colocar na sala tenho esse suporte mas não dá Desde já obrigado
-
- 5 respostas
- 2.3k visitas
Boa tarde, estou a pensar fazer uma calha com LEDs para o meu aquário (100x40x50). Neste aquário, em termos de flora, só vou ter uma Echinodorus e plantas flutuantes ainda a definir. Vou precisar bastante da vossa ajuda, pois não percebo mesmo nada disto... Estava a pensar utilizar três lâmpadas destas: http://postimg.org/image/3se1trbzd/que vos parece? A ideia é ter cada uma ligada a uma ficha individual, que por sua vez, está ligada a um temporizador. Qual é o objetivo? Ligarem e desligarem uma de cada vez, de forma a simular o nascer e pôr do sol. Na loja (Bricomarche) aconselharam-me estas peças: http://postimg.org/image/c2brlp1bl/ http://postimg.org/…
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Preciso de duas pll 55W, e gostaria de saber de lojas em Lisboa. Obrigado
-
- 23 respostas
- 12k visitas
Boas, Após ter feito uma calha para um aquário específico para um membro deste forum, deparei-me com a seguinte dúvida nos cálculos watts por litro, isto é: Características da lâmpada em causa: Economizadora (80%) >> 13w ~ 40w | 400 lumens | 6400k A minha dúvida é, se 13w é equivalente a 40w de uma lampada normal, quais os valores que considero para os cálculos? Na minha lógica seria os 40w visto ser a luz produzida e não os 13w por ser o consumo da mesma. Foto da calha final (2*13w | 800 lumens | 6400k): Gostaria que alguém me ajudasse a resolver este dilema …
-
- 17 respostas
- 4.5k visitas
Para colocar Leds num aquário estes Leds teriam que ser de cores diferentes ou poderiam ser de 6500k ?! Projectores de Leds de 20w ou 30w seriam bons para esse efeito ?!
-
- 0 respostas
- 499 visitas
Boa tarde, será que podem ajudar neste tópico? Coloquei no sub-fórum "Projetos" dia 29 de Agosto e ainda não obtive qualquer resposta... Obrigado, Hugo Abreu
-
- 0 respostas
- 776 visitas
Tendo 2 calhas e sendo para um plantado devo usar sun e flora ou Aqua e flora ? Ou outra lâmpada ? Para um aquário de 80/35/45a se quiser fazer um DYM em led que lúmens tenho de ter e com que temperatura de luz ? 2.800 e 6500k?
-
- 18 respostas
- 2.5k visitas
Boas, Ando há uns anos fartinho de mudar lampadas, balastros e arrancadores, ainda por cima as lampadas T8 de 10w 6500k são caras e difíceis de encontrar, então tinha de fazer qualquer coisa para mudar isto sem alterar a calha. Em primeiro lugar informo o que gastei: 2 lampadas E27 15w 6400k 750lm (equivalente a 75w numa lampada normal) = 2,25€ 2 casquilhos com interruptor = 1,80€ 1 metro fio electrico = 0,50€ ...e 1 hora de trabalho :) Esta é a calha como estava de origem: Comecei por alterar o casquilho para que encaixasse na calha com alguns cortes no plastico e …
-
- 5 respostas
- 4k visitas
oi bom dia. alguem tem ou ja esperimentou alguma destas lampadas: sera day light sera blue sky sera tropic sun sera plant o que me podem dizer sobre elas, as caracteristicas??? obrigado
-
- 9 respostas
- 862 visitas
Boas pessoal, estou agora a começar um aquário de 120*50*50 ja com filtro da SERA 750L/H. Necessito de iluminação para fazer deste aquário um plantado, mas que a iluminação não faça mal aos peixes nem a nada. De iluminação não percebo nada de nada de nada!! Andei aqui pelo olx e encontrei isto: http://olx.pt/anuncio/led-iluminao-aqurio-12w-a-48watt-IDwDqw1.html#f80385c2f3 http://olx.pt/anuncio/calha-led-especifica-para-aquario-1200mm-IDudK7b.html http://olx.pt/anuncio/4-lmpadas-t5-calha-aqurio-80cm-10-000k-IDwIsmm.html#c33b4615a7 Alguma destas coisas serve? Obrigado, necessito mesmo muito de ajuda nesta parte do aquário, muita mesmo! Desculpem esta…
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Boa noite, Venho pedir-vos uma opinião. Vou mudar as lâmpadas do meu Aquário e estou indeciso entre a combinação: Grolux + Aquastar 10000k ou Grolux + 6500K. Só tenho espaço na calha para duas lâmpadas e já decidi que quero uma Grolux para ver como reagem as plantas e para puxar pelos vermelhos, mas estou muito indeciso em relação à outra lâmpada. Tenho essencialmente plantas de manutenção fácil, anubias, criptos, cabombas, valisnerias, etc... Aqui está o setup completo do meu aquário http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=242940#entry1345864 Obrigado Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 9 respostas
- 1k visitas
Olá pessoal, Bom dia. Estava aqui olhando umas lampadas para colocar em meu aquário e me surgiu essa oportunidade aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674825471-lmpada-fluorescente-tubular-t5-de-14w-lote-de-10-lmpadas-_JM Bom, meu aquário é de 60*30*45 = 81L, onde eu iria colocar uma camada fértil e inerte de uns 12cm onde ficaria apenas com os 60*30*33 Aproximadamente 60L. Agora vem a dúvida, Colocando 5 dessas lâmpadas iriam suprir as necessidades de minhas plantas? elá é de 14W - 6500k sendo luz do dia, creio eu que seja um bom investimento e barato por sinal 5*14=70W
-
- 2 respostas
- 2.7k visitas
venho apresentar o meu projecto de uma calha led para um aquario de 60 cm. Material: Placa de plastico que vem a segurar tecidos tiras de aluminio para ajudar a dissipar o calor Um vinil preto do chinês 2 interruptores 3 fitas led de 50 cm branco total 1350 lumens 1 fita led de 50cm azul 450 lumens 1 fita led de 50cm vermelho 450 lumens Começou por ser uma tampa não gostei depois de estar no sitio e coloquei só a parte de tras
-
Iluminação
by AndréF- 2 respostas
- 582 visitas
Boas, Alguém me saberá dizer qual a melhor lâmpada em termos de K para combinar com uma de 6500K? Cumprimentos
-
- 11 respostas
- 1.6k visitas
Boa tarde, Estou no décimo dia de ciclagem de um aquário com as medidas 70lx41ax29p (cerca de 75 litros reais) e esta semana estou a introduzir a flora. Vai ser um biótopo amazónico com um casal de a. trifasciatas, quatro a seis corydoras aeneus e dez a doze neon tetras. A água está a cerca de 26ºC, o ph estava a 7.5 (teste colorimétrico. sim, demasiado alto) e o gH a 6, o filtro é um Elite Jet-Flo 100, tenho areão no fundo daquele "normal" como na praia. De momento, para iluminação, tenho uma lâmpada da ExoTerra que é para a tartaruga, mas decidi montá-la no aquário por agora. Também ainda não sei que fertilização farei, já postei um tópico sobre isso, na área corr…
-
- 4 respostas
- 803 visitas
Boas a todos, Tenho um aqua com 80x30x40 com 3 botias (grandes) 3 escalares (pequenos) eum tetra chines. Estou a pensar arranjar mais uns tetras (não sei bem quais, ainda) para dar um pouco mais de "ritmo" ao aqua. A Agua já é muito "antiga" (cerca de 3 anos com as devidas TPAs) e estável Ph entre 6.6 e 7.2 Tenho um tronco e anubias nanas com alguma idade também. Temp nos 26 graus. Iluminação Aqua -glo 60 cm 20 W. Co2 tenho o da nutrafin mas ainda não está a libertar co2. Vou fazer a mix caseira hoje que a original estava fora do prazo e não quis activar. Não tenho substracto fertil mas fertelizo com liquido da sera uma vez por semana. No sabado acrescente…
-
- 1 resposta
- 687 visitas
Boas malta, Vi no olx estas barras Led e queria saber se alguém comprou e qual a opinião sobre as mesmas (potencia, lumens, resultados, e afins). http://folgosa.olx.pt/calha-led-para-aquario-especifica-1m-iid-446565513 Obrigado desde já.
-
- 3 respostas
- 662 visitas
Alguem me pode dar uma opinião acerca desta calha é que não consigo encontrar os lumens dos leds. http://www.arcadia-aquatic.com/classica-stretch-led/ Obrigado
-
- 20 respostas
- 5.6k visitas
Boas, eu gostava de fazer uma iluminação caseira para o meu aquário de 200l (100cx40lx50a). Deixo aqui o link de um vídeo que vi que explicam como fazer uma de uma forma bastante simples. As minhas dúvidas são... Será que essa iluminação chega? Quanto tempo costumam durar os LED's? E última mas não menos importante... Como poderia eu fixar isso? O gajo aparafusa isso em madeiras, mas eu não tenho essa possibilidade... Agradeço, desde já, a ajuda.
-
- 8 respostas
- 1.3k visitas
Pessoal... Minha primeira calha LEDs para água doce. OK já fiz algumas para o meu reef... Tinha antes 170W consumo medido (com HQI). Agora tenho 33w Os LEDs foram (36) comprados no eBay 12 leda por cada PCB. As linhas unia-as em serie ou seja 9 LEDs por cada driver (com limite de amperagem a 500 mA) Nem limita a tensão a 500 mA tinha de aumentar a tensão no entanto deverá ser suficiente. Tenho LEDs também actinicos a 420 nm existe pearling logo funciona... Model Name: CREE XPE+Epileds CH1: 2x CREE XP-E Blue 470NM, 1x CREE XP-E Royal Blue 450NM 9V 350-1000MA CH2: 2x EPILEDS Red 660nm, 1x EPILEDS UV 420nm, 7-8V 350-600MA CH…
-
- 3 respostas
- 687 visitas
Boas. Eu tenho um aquario de 120 l e uso para iluminação uma calha 3x39w em que contem 1 lampada actinica 1 com uma intensidade mais amarelada e outra com uma intensidade mais branca. A lampada com intensidade mais branca hoje foi á vida entao vou optar por muda las, exeto a actinica que uso apenas para realçar as cores das plantas. Gostava que me aconselhassem em termos de saber qual as melhores lampadas . Posso eventualmente postar o setup do aquario.
-
- 8 respostas
- 729 visitas
Boas Como calcular os watts necessários para um aquário plantado? Obrigada!
-
- 11 respostas
- 957 visitas
Antes de mais nada, boa noite, é meu primeiro tópico aqui. Setup: Aquário 84 litros; Filtro Maxxi HF 360 Termostato 100w Aprox 7cm de Substrato 2x Lampadas TL5 Philips 14w Fauna: 1 Coridora 1 Cascudo 9 Mato Grosso 1 Mandi Bagre 1 Acará Bandeira Se tiver mais algo a especificar, por favor me falem, mas as plantas ainda não comprei. Não irei utilizar sistema de CO2, apenas CO2 liquido 1x por semana na troca parcial de água O aquário já foi feita a ciclagem e tudo mais, mas a minha duvida seria a iluminação, tenho 2 lampadas: 1 TL5 Essential Philips 14w/865 1 TL5 Essential Philips 14w/830 A duvida que me surge é: lembre li que precisamos de 1w por …
-
- 8 respostas
- 803 visitas
Boas, Estou a pensar usar aquelas fitas de leds que se encontra no aki e assim para os meus nano aquas plantados de 50*20*20, será que chega Ou é pouca luz?? Alguém me pode dar umas dicas sobre isso??
-
- 0 respostas
- 1.9k visitas
Boas pessoal Comprei uma calha BeamsWork a calha tem um botao trabalha em 3 posições tem o OFF outro que liga so as luzes azuis e outro que liga azuis e brancas ao mesmo tempo. Gostava de saber se da para fazer um DIY para ligar apenas as azuis e passado meia hora ligava as azuis e brancas? Obrigado
-
Members