ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
644 topics in this forum
-
- 0 replies
- 520 views
Boas pessoal Tenho aqui uma calha da blau com lâmpada pl 18w e respectivo balastro electrónico. O problema é que o balastro pifou e de momento só tenho aqui balastros ferromagnéticos, posso ligar na boa á lampada pl? Se for na boa como é o esquema de montagem? Grato por a vossa atenção cumps João Miguel
-
- 0 replies
- 573 views
Bom dia, Eu tenho um aquario de 45L brutos com camarões e como não tem tampa a água está sempre a evaporar e de 2 em 2 dias tenho de estar a colocar 1.5 L agua. Para isso estou a pensar em fazer um sistema de reposição automatico com bomba e sensor de nivel mas necessito de saber o relé indicado para a bomba e o transformador que comprar. A bomba é uma boyu sp-700 com as seguintes caracteristicas: VOLT: AC230/115V FREQ: 50/60Hz POWER: 5W HMAX: 0.6m QMAX: 230L/h WEIGHT:0.20kg SIZE: 65x48x62mm Cumprimentos
-
- 13 replies
- 2.5k views
Boas, adquiri recentemente a um amigo, uma luminaria Odyssea T5 4x39W com balastros externos. Um dia, decidi medir o consumo, pois achava q a luz era mais fraca que os 156W q supostamente aquilo deveria debitar, e para meu espanto, tinha razão, infelizmente... Em vez de 78w em cada balastro, o consumo medido era de .... 62W em cada. Reparei também que quando arranca, cada balastro começa a funcionar nos 70/72W, e quando começa a "aquecer" baixa para os 62W. Depois disto, pensei, bem, se calhar é melhor pensar em comprar um balastro decente, mas antes de comprar decidi procurar na net imagens do dito desmontado, e eu, como não percebo nada do assunto até fiquei…
-
- 11 replies
- 740 views
Dêem-me uma ajudinha pff.... Ando à dias a ler sobre o assunto mas quanto mais leio, mais confuso fico. Tenho no meu aquário uma calha tripla com três lâmpadas CH LIGHTING F39t5/SUN-LUX 10000K (comprimento - 845 mm Diâmetro - 165 mm.). Pela pesquisa que fiz julgo tratarem-se de lâmpadas T5 39W 10000K. Dimensões do Aquário: 120X43X60 (60=altura) Flora - A descrita na descrição do meu aquário na respectiva secção. As questôes são: - Consideram estas três lâmpadas suficientes em termos de iluminação? - Acham que devo manter duas e montar uma terceira com outras características para beneficiar as Plantas? - Poderei adicionar mais poder lu…
-
- 1 reply
- 452 views
Boa tarde tenho aqui dois aquas com 450 mm de comprimento sendo que estao divididos ao meio para ser 3 divisoes para machos e 1 para as femeas quero criar um pouco o habitat deles com troncos e folhas optei pelas plantas serem de superfície agora nao sei que iluminaçao devo colocar nao quero nada de muito forte porque a ideia e eles estarem o mais descontraídos possível queria algo de leds Obrigado
-
- 0 replies
- 575 views
Boas acham que para um plantado de 200l 120x40x40 com plantas que necessitam de fraca/media luz 3 leds de 10w 900lm ou seja 90lm por wats chega? Obrigado
-
- 3 replies
- 2.7k views
Boas, Tenho uma dúvida: Existe alguma maneira de simular o nascer e o pôr do sol numa calha LED, ou seja, uma maneira de se fazer um fade in e fade out na luz. Ao que eu tenho pesquisado existem uns DIMMER's que fazem isso mas o ideal era haver um tipo de um temporizador que fize-se isso gradualmente. Desde já obrigado. Cumprimentos
-
- 7 replies
- 880 views
Boas ppl, Venho aqui tentar encontrar ajuda em questão de iluminação porque deste assunto não percebo muito. Então é o seguinte, vou montar um aquário plantado (iwagumi) de 90x50x50 e terá em principio a seguinte flora; - Eleocharis acicularis 'Mini' - Hemianthus callitrichoides 'Cuba' - Blyxa Japónica - Eleocharis sp. ou valisnera nana - Anubias barteri var. nana Estou a pensar comprar a seguinte iluminação Hi Lumen V2 90 plant version que encontrei aqui num dos patrocinadores http://www.ecoarium.pt/hi-lumen-v2-90-plant-version/ gostaria de saber se essa iluminação é suficiente para o aquário em questão? Obrigado e agradeço desde já a vossa ajuda. Cumps. Ma…
-
- 7 replies
- 1.8k views
Como o nome indica, tenho andado entretido a fazer um "candeeiro" para um aquário pequeno utilizando essencialmente material reciclado cá de casa. A ideia é fazer uma cena bastante apelativa do ponto de vista estético e monetário, estilo "ADA" mas para o bolso de qualquer um com umas horas para matar a brincar em casa. O aquário é o seguinte: É um coisa muito pequena, só vai levar uns pedaços de musgo, uma anúbia muito pequena e um casal de sakuras. E a base do projecto, o suporte onde se irá encaixar a lâmpada e as ligações, será o seguinte .png' alt=':biggn:'> : O projecto está em fase final, faltando só uma peça que teve de ser mandada fazer por…
-
- 26 replies
- 5.5k views
Boas, Desta vez venho perguntar o que acham desta calha que tenho para as plantas. Comprei-a há 1 ano e funciona lindamente mas não sei se será o indicado para plantas. Após pesquisa na net descobri as especificações. A minha só tem luz branca. Que acham?
-
- 1 reply
- 1.1k views
Olá, Este Domingo vi mencionar num documentário uma luz HMI para provocar a fotossíntese. O pior é o preço Por exemplo: http://www.amazon.com/Philips-MSR400wHR-K5600-Joker-Light/dp/B001EKANNO Cumps José
-
- 3 replies
- 1.3k views
Boas. Ofereceram-me recentemente um Aqua de 60L da Sera que vem com uma T8 de 15W, ou seja 1395lm pelas minhas contas. Gostava de fazer um plantado low-tech e penso que para um Aqua de 60L preciso de 3600lm (corrijam-me se estiver errado) ou seja neste momento nem metade dos Lumens tenho, andei a ver calhas, T8 mais potentes, leds, etc. Vi uns tópicos de calhas LED DIY aqui no forum muito porreiras mas dão muito trabalho por causa dos transformadores, fios para aqui e fios para ali. No entanto encontrei estas Fitas LED que dão para conectar directamente na tomada, penso que as consigo colar na zona em redor onde tenho a lâmpada. Deixo-vos aqui o link delas e um screens…
-
- 1 reply
- 852 views
Bom dia; Alguém conhece as luzes Flural Aquasky Led e como funcionam? Estive a pesquisar, mas não consigo entender como é a função cilclo de luz. Cumprimentos e Feliz Natal
-
- 0 replies
- 716 views
Boa Noite , Pessoal sabem de dizer onde posso encontrar suportes acrílicos para luminaria led beamswork , sei que a ecoarium tem para para a marca lancia mas sabem o que ah ou da para a beamswork um abraço David
-
- 0 replies
- 565 views
Boas. á tempos comprei uma calha de 40 cm que possui uma lâmpada fluorescente PL 18w - 6500k. tenho notado que as unicas plantas que tenho (egeria densa) não têm crescido muito e tenho tido algas castanhas nas mesmas. esta lâmpada não será indicada ? existe alguma lâmpada pl mais indicada que esta?
-
- 4 replies
- 840 views
Boas, estou a preparar o meu novo aqua de 120x40x40. Como vou fazer uma tampa em madeira para fazer conjunto com o movel gostaria de saber que led´s posso usar para fazer a iluminação. O aqua vai ser plantado pelo que nao pode ser qualquer led. Alguma ideia?Sugestão? Obrigado
-
- 1 reply
- 731 views
Boas pessoal. Comprei um aquario mp aquarien 110×50×40 que vem com duas lampadas t8 30 w. Estava a pensar manter a tampa e comprar duas lampadas t8 de leds e umas 4 fitas de leds. A minha questão é se é necessário fazer alguma alteração na calha ou se é só ligar as t8 de leds e ta feito :D .Aconselham alguma marca ou modelo em especial ?
-
- 1 reply
- 816 views
Bom dia pessoal, Vinha aqui pedir vos uma opinão pois ando a pensar mudar de calha de iluminçao para LEDS, tenho neste momento duas opçoes e gostaria de saber a vossa opiniao e feedback pf O meu aquario e este : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=242898&hl= e as calhas sao: http://casadosdiscus.keyprime.pt/produtos/1067/grobeam-1500-ultima-natural-daylight-c-mountaray-includo ou http://casadosdiscus.pt/produtos/366/beamswork-double-hi-lumen-48-plant-version Opinioes pf, sugestoes se vale a pena ou nao. Obrigado. Cumprimentos, Diogo Rosa.
-
- 9 replies
- 3k views
Olá a todos, Este tópico documentará a construção da minha calha de LEDs, com um controlador para a variação luminosa que simulará o nascer e o pôr-do-sol (e a luz da lua). Este tópico servirá para reunir ideias e conselhos nas melhorias a implementar, bem como inspirar e encorajar quem queira empreender uma aventura semelhante. A calha terá 80cm de comprimento e 15cm de largura, dará para um aquário de 80cm no mínimo e 100cm a 110cm. Comecemos pela caixa: 80cx15cm em alumínio anodizado diagonal costas em pé Agora o dissipador 80cmx9cm, tive de o aumentar com umas aletas para ficar à medida da caixa. Este é o lado plano, onde fiarão os LEDs. A fa…
-
- 17 replies
- 5k views
Boas pessoal. Ando com um novo projecto em mãos e para tal preciso de alguma ajuda. Preciso de iluminação para o novo aquario de 120cm e por isso estava a pensar em ser eu a construi-la. Andei a ver alguns projectos por aqui no forum e vi que existe muita malta entendida no DIY de calhas led. A minha ideia seria tambem ser eu a construir uma. Pretendo uma iluminação para um aquário com escalares e posteriormente discus, e também que pudesse manter plantas com um nivel de exigência médio. Esteva a pensar em mandar vir uns CREE de fora do país, mais o led driver e montar tudo. Alguém que perceba mais do que eu disto, que tipo de led's aconselha, quantos e qual a …
-
- 26 replies
- 5.7k views
Boas! Juntamente com um amigo meu decidimos criar um "daylight simulator" atraves de um arduino igual ao que podem ver no video. Esse video não é meu mas o produto final é o mesmo. A iluminação do meu aquario são 2 fitas LEDS 5630 80cm que deu perfeitamente para o que se pretendia. O resultado é fenomenal! A parte do por do sol é impecável. Depois se quiserem coloco imagens e videos do meu, só preciso de terminar a colocação da segunda fita de leds. Amanhecer: 9h Dia alto:12h às 19h Por do sol: 19h às 22h https://www.youtube.com/watch?v=cl4UNcriwWc Abraços
-
- 33 replies
- 2.9k views
Bom dia Gostava de saber se alguém tem conhecimentos desta calha (Beamswork 48" ELF 1200 6500K LED Aquarium Light Pent Freshwater Plant Discus 160x 0.50W ) Lumen: 7500 LEDs: 160x 0.50 watt Config: 160x 6500K LEDs 2 Modes: All on / 46x only Timer Ready É para montar num aquário 120x50x50 plantado. Encontrei na amazon a um bom preço. E dá para aplicar temporizador. Cumprimentos
-
- 1 reply
- 693 views
Boas! tenho andado a procura de umas calhas para o meu aquário de 200 l plantado No mercado tenho visto algumas calhas Led e T5 1 - Calha Odyssea T5 Quad Lamps com Temporizador 2 - Odyssea Quad T5HO Series 90/100 3 - Hi Lumen V2 90 plant version 4 - Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant Qual me aconselham no caso de querer fazer plantado com carpete e plantas de crescimento rápido Comprimentos Nuno
-
- 8 replies
- 2.2k views
Boas... Precisava de opiniões acerca de uma alteração que queria fazer na minha calha de 1 Aquatlantis. Neste momento tem a calha de origem com 2x30w, mas como o balastro não funciona estava a pensar em fazer 1 upgrade. Quero manter na mesma a estrutura que vem com o aquário para poder fechá-lo. O aquário vêm como referência 100x40x50 mas na realidade (a tampa tem +- 10cm) medindo de dentro do aquário tenho 99x39x39 o que dá 150l aproximadamente. Queria que desse para 1 aquário mais exigente com tapete apesar de agora não estar a pensar pôr, um rácio de +- 0.75w/l acho que já é bom!!! Tenho várias hipóteses (ideias) na "mesa": T5 Usar o perfil de alumínio e …
-
- 5 replies
- 700 views
Bom dia, estive a pesquisar na net e encontrei esta lâmpada: Casquilho: T8 Potencia: 9W Tenção de Trabalho: 85/250VAC Temperatura de cor: 6.000K Angulo de Abertura: 120º Fluxo Luminoso: 900Lm LED: EPISTAR Tipo LED: SMD2835 Quantidades de LED: 48LED Fator de Potencia: ƛ0.85 CRI: >80 Dimensões: Ø26mmx600mm Índice de proteção: IP40 Temos também Lâmpadas T8 led com FP ƛ0.96 e CRI >85, ou podemos criar um sistema com os fatores de necessite Acham que é adequada para o uso em aquariofilia? também tem de 4.000 e 3.000 Kelvins. Eu estava a pensar em colocar uma de 6.000K e outra de 4.000 ou de 3.000k. Obrigado pela ajuda. Ediuardo G.
-
- 3 replies
- 910 views
Boas. Gostaria de saber quantos lumens preciso ter para ter um iluminação adequada para um aquário com 60 litros úteis. Posso colocar os mesmo através de fitas de leds? Desde já o meu muito obrigado. Paulo Oliveira
-
- 0 replies
- 466 views
Boas... Precisava de opiniões acerca de uma alteração que queria fazer na minha calha de 1 Aquatlantis. Neste momento tem a calha de origem com 2x30w, mas como o balastro não funciona estava a pensar em fazer 1 upgrade. Quero manter na mesma a estrutura que vem com o aquário para poder fechá-lo. O aquário vêm como referência 100x40x50 mas na realidade (a tampa tem +- 10cm) medindo de dentro do aquário tenho 99x39x39 o que dá 150l aproximadamente. Queria que desse para 1 aquário mais exigente com tapete apesar de agora não estar a pensar pôr, um rácio de +- 0.75w/l acho que já é bom!!! Tenho várias hipóteses (ideias) na "mesa": T5 Usar o perfil de alumínio e …
-
- 14 replies
- 1.7k views
Boas, tenho um aquario de 25 litros plantado e queria alterar de fluorescente T8 para Led. Pensei em colocar 2 lâmpadas led GU10 da marca luxram de 5 w (4000k) coolwhite. A que tenho a funcionar agora é uma T8 de 10 W. http://www.luxramlighting.com/show/299.html Penso que seja esta mas a que tenciono colocar é de 5w. Que acham? opiniões? E já agora quando falam da temperatura das lâmpadas que deve ser a partir de 6000 k (se não me engano) também para as Led é o mesmo critério?
-
- 11 replies
- 609 views
Boas Montei um cubo de 40, onde irei ter em principio anubias, fetos, ludwigias, e umas sagitarias, e como não estou muito dentro do tema Leds, e penso que puderá ser a melhor solução, precisava de um conselho a nivel de iluminação para este aquario. Cmpts Paulo Ribeiro
-
- 5 replies
- 654 views
Boas, uma questão... Alguém tem ou já teve experiência com uma iluminação destas? http://www.ebay.co.uk/itm/3-Modes-Led-Aquarium-Lamp-24LED-48LED-Flexible-Arm-Fish-Tank-Clip-Light-/371404278153?var=&hash=item56796b8989:m:msoopDPPKTKPpMyYVCeGFlQ Acham que é uma boa aposta para um aquário pequeno de cerca de 16L? Não sei dizer pelas informações pois nem sequer informa dos lumens nem dos kelvins... Daí estar a pedir opinião...
-
- 4 replies
- 526 views
minha pergunta é a seguinte,tenho uma calha duas t5 mas nao sei quantos k nem lumens nem watts,ja deitei a caixa fora a muito tempo,como fico sabendo estas infos? obrigado ,abraços
-
- 6 replies
- 1.9k views
Boa tarde, Depois de encomendar o móvel, vou agora começar a ver o conjunto de materiais que vou necessitar para este aquário. Devagar, devagarinho, ler muito e principalmente não tomar decisões que me possa vir a arrepender. A minha maior dúvida prende-se na iluminação. Até agora vi esta: Não gosto muito dos apoios laterais. Conhecem alguma iluminação que tenha os apoios tipo os da aquasky da ADA? Acho que fica com um aspecto mais agradável esteticamente. Cumprimentos, Paulo Santos
-
- 7 replies
- 1.1k views
Boas, tenho um aquário com uma tampa que já tem a lâmpada integrada pois veio num starter kit. É um aquadream da aquatlantis, com cerca de 60x30x35. De momento ela tem uma T8 438mm flourescente de 15 watts, mas gostava de mudar para led pois esta sobreaquece o aquario e não é muito luminosa. A minha dúvida é, será que consigo integrar uma led na propria tampa do aquario no lugar da anterior? Sabem onde encontrar leds equivalentes à t8 que tenho? Haverá outra alternativa? Ou é de todo impossivel? Não percebo muito de iluminações... Obrigada Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
-
- 0 replies
- 520 views
http://www.americanaquariumproducts.com/Aquarium_Lighting.html Tens dúvidas? Depois de leres este artigo, vais continuar a ter. :-D
-
- 2 replies
- 788 views
Boa noite, Comecei agora um projecto com um aquário com 9L e tinha uma luminária de 8led brancos mas não sei se vai chegar para as plantas. As plantas que tenho são fetos de java. Gostaria de saber se alguém me consegue explicar a relação 1 led =watt desde já obrigado Cumprimentos Daniel
-
Members
No members to show