Duvida montagem iluminação de LED aquário de 200L


Cosmic

Recommended Posts

Boa dia,

 

tenho um aquário de 200L da aquatlantis, as lampadas não funcionam e o sistema de iluminação está degradado, não quero arranjar nem meter um novo.

 

Queria montar LEDs, já os comprei (são fita de LED) mas não sei onde montar!

 

o aquário é este:

255978_3_aquatlantis-aquario-ambience-12

E as fitas são estas:

71iadx25NnL._SY355_.jpg

 

Peço ajuda para a montagem destas fitas neste aquário :)

Editado por Cosmic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fitas tem a proteção para ficarem impermeaveis, ou seja uma borracha a volta do LED??? Se sim podes mandar para o lixo...ao fim de 1 ou 2 meses a borracha de proteção fica amarela e não deixa passar a luz como quando novas.

 

Para montares podes, colar a tira a uma regua de aluminio e metes isso preso a tampa do aquario ou na calha velha (se tiver lá dentro do aquario ainda).

 

MIguel

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fitas tem a proteção para ficarem impermeaveis, ou seja uma borracha a volta do LED??? Se sim podes mandar para o lixo...ao fim de 1 ou 2 meses a borracha de proteção fica amarela e não deixa passar a luz como quando novas.

 

Para montares podes, colar a tira a uma regua de aluminio e metes isso preso a tampa do aquario ou na calha velha (se tiver lá dentro do aquario ainda).

 

MIguel

Olá miguel,

 

Não tem borracha, são assim:

a210be74bb81e3e3459d2cdde136a2696bce6179

 

Dizias para colar a fita na barra de alumínio do meio, ou numa das tampas pretas, porque na barra do meio não tem espaço fica mesmo rente ao vidro que o aquário tem a meio.

 

Se colar numa das tampas e puser o adaptador por cima, as tampas ganhas humidade da agua do aquário, os leds dizem que são waterprof mas tenho medo que estrague.

 

Não existe aqui nenhum poste de alguém que já tenha feito uma montagem com fita de LEDs?

Editado por Cosmic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encontrei numa loja dos chineses...umas tiras destas e ainda comprei uma...mas nunca mais vi lá isso a venda. Estas "caixas" são muito boas e podes meter em qualquer sitio.

 

China_Bright_Indoor_aluminum_5050_72pcs_

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se diz waterprof, estão protegidas de pingos, humidade, etc...

 

desde que não as metas debaixo de agua, acho que não deve haver problema.

Obrigado, o material já foi despachado, lá para quarta feira já deve chegar. Acho que vou colar numa das tampas frente ou traseira, acho que vou também colar com cola quente ou silicone para ajudar a colar melhor. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Nunca te esqueças é que tens que aplicar as tiras numa tira de aluminio e nunca directo no plastico da tampa, isso é bastante importante porque essas tiras aquecem um bocadito, e normalmente descolam um bocadito nos cantos.

Outra coisa é que na minha opinião não usava cola quente e sim silicone, pelo menos foi o que me aconselharam a usar numa loja de iluminação que só vende led.

Se fores ao topico DIY tens lá algumas montagens.

A calha velha ainda tá no aquario?

Quais as dimensões da calha?

Se conseguires tirar umas fotos ao interior da tampa é mais facil de ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema. Retirei a tampa calha de origem mandei cortar dois vidros para tampa e meti um. Calha com 5 metros de fita led 5630 IP 20 . sem dúvida a melhor opção.

 

Enviado do meu Vodafone Smart 4 turbo através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Nunca te esqueças é que tens que aplicar as tiras numa tira de aluminio e nunca directo no plastico da tampa, isso é bastante importante porque essas tiras aquecem um bocadito, e normalmente descolam um bocadito nos cantos.

 

Olha vim agora ao forum e já colei, foi mesmo na tampa. Depois se descolar eu colo ou na barra de do meio de aluminio (suporte das tampas) ou com uma calha.

Editado por Cosmic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende o que essas aquecerem, mas se for como as minhas o proprio plastico da tampa vai se degradar rapidamente devido ao calor mesmo do lado de fora

Que aquário tens? E que peixes tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cosmic,

 

Já não vou a tempo, mas para uma eventual dúvida futura, vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609

 

Tem aí a explicação de como funcionam as tiras e quais as especificações mais importantes. Essas calhas que o cyclonix mostrou vêem-se no aki na secção das cablagens elétricas... Há em alumínio e em PVC com fita cola de face dupla.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cosmic,

 

Já não vou a tempo, mas para uma eventual dúvida futura, vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609

 

Tem aí a explicação de como funcionam as tiras e quais as especificações mais importantes. Essas calhas que o cyclonix mostrou vêem-se no aki na secção das cablagens elétricas... Há em alumínio e em PVC com fita cola de face dupla.

 

cumps,

David

Obrigado, já colei uma fita de LED de 1m sem calha com cola quente, agora já está. Depois logo se vê.

 

Cumps Cosmic

Link to comment
Partilhar nas redes sociais