Dúvida: Iluminação de aquário plantado de 80LT


Bernard Weger

Recommended Posts

Olá pessoal, Bom dia.

Estava aqui olhando umas lampadas para colocar em meu aquário e me surgiu essa oportunidade aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674825471-lmpada-fluorescente-tubular-t5-de-14w-lote-de-10-lmpadas-_JM

Bom, meu aquário é de 60*30*45 = 81L, onde eu iria colocar uma camada fértil e inerte de uns 12cm onde ficaria apenas com os 60*30*33 Aproximadamente 60L.

Agora vem a dúvida, Colocando 5 dessas lâmpadas iriam suprir as necessidades de minhas plantas?

elá é de 14W - 6500k sendo luz do dia, creio eu que seja um bom investimento e barato por sinal :)

5*14=70W

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Penso que não necessitas de colocar 5 lâmpadas dessas, 2 lâmpadas a 8/9 horas por dia chega perfeitamente, agora se queres mesmo muita claridade no teu aquário podes sempre colocar as 5 lâmpadas mas...... 70W a 240 horas por mês vais sentir isso na factura, é só uma opinião minha.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

as lâmpadas que referes chegam para um plantado, mas tens de ter uma boa calha, bons reflectores e os balastros electrónicos para o sistema funcionar.

 

as lâmpadas por si só não chegam.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, não entedi muito bem o que você disse.

 

Eu pretendia fixar as lampadas no meu movel de madeira, o que você diria com calha, refletores e balastros eletronicos?

 

se balastros eletronicos se refere a alguns reatores, fio e ligações, pode ficar bem tranquilo.

 

Agora aos outros itens eu não compreendia muito, o que mais eu preciso para melhorar meu sistema?

Editado por Bernard Weger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Bernard,

 

Existe aqui uma pequena diferença nos nomes dos artigos por seres do Brasil, mas sim, o que o A. Ferreira mencionou é bem o que disses-te, são as seguintes imagens para não teres dúvidas:

 

Balastro

http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/balastro.jpg

Arrancador

http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/arrancador.jpg

Calha

http://i621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/calha.jpg

 

Sendo que o balastro é o transformador, o arrancador como diz o próprio nome, é o que provoca o arranque da lampada, a calha é onde se instala todo este sistema incluíndo as lampadas. Reflectores é o aproveitamento da luz que pode ser feito com espelho, fita-cola prateada, enfim tudo o que reflecte a luz que está por de trás da lampada.

 

Penso que já sabias como isto funcionava mas às vezes dito com outras palavras pode criar confusão :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

obrigado ao Lusky pelos esclarecimentos adicionais, mas é necessário um reparo.

 

as lampadas t5 trabalham com balastros electrónicos e não necessitam de arrancador. As imagens dos balastros + arrancador colocadas pelo Lusky são para lampadas fluorescentes T8.

 

Bernard, precisas de uma coisa deste género: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=141941

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado pela correcção A. Ferreira, e sim realmente estava a basear-me na T8.....peço desculpa por este lapso.

 

Muito bom exemplo que mencionas ;) está a dar-me idéias :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, não entedi o que seria esse Arrancador, pelo que percebi preciso só colocar alguns refletores ao meu projeto que tudo funcionará perfeitamente, quando estiver pronto eu posto umas fotos

 

Edit*

 

Depois de ler e reler, eu vi que as t5 não precisam deste arrancador, agora uma dúvida, eu teria que colocar refletores? já possuo 70w de iluminação, a calha já está sendo preparada, quando ela chegar eu irei começar a montagem ai, irei postando algumas fotos para todos nós

Editado por Bernard Weger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, não entedi o que seria esse Arrancador, pelo que percebi preciso só colocar alguns refletores ao meu projeto que tudo funcionará perfeitamente, quando estiver pronto eu posto umas fotos

 

Edit*

 

Depois de ler e reler, eu vi que as t5 não precisam deste arrancador, agora uma dúvida, eu teria que colocar refletores? já possuo 70w de iluminação, a calha já está sendo preparada, quando ela chegar eu irei começar a montagem ai, irei postando algumas fotos para todos nós

 

Os reflectores ajudam no aproveitamento da luz, sendo que a luz que é projectada para trás se tiveres um reflector redireccionas essa luz para o teu aquário.

 

estava pensando também em colocar apenas 4 lampadas brancas e colocar uma, azul ou rosa, não sei qual seria melhor?

 

Eu escolheria a azul mas isso é um gosto pessoal, antes de comprar podes sempre visitar lojas onde tenham ambas a cores em aquários e podes tirar a tua dúvida na cor preferida.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais