Iluminação led?


HugoHeisenberg

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou no décimo dia de ciclagem de um aquário com as medidas 70lx41ax29p (cerca de 75 litros reais) e esta semana estou a introduzir a flora. Vai ser um biótopo amazónico com um casal de a. trifasciatas, quatro a seis corydoras aeneus e dez a doze neon tetras.


A água está a cerca de 26ºC, o ph estava a 7.5 (teste colorimétrico. sim, demasiado alto) e o gH a 6, o filtro é um Elite Jet-Flo 100, tenho areão no fundo daquele "normal" como na praia. De momento, para iluminação, tenho uma lâmpada da ExoTerra que é para a tartaruga, mas decidi montá-la no aquário por agora. Também ainda não sei que fertilização farei, já postei um tópico sobre isso, na área correta. A flora é: 1 vallisneria spiralis, 1 limnobium laevigatum, 1 echinodorus palaefolius.

Para a semana ou a outra, assim que possív€l, coloco também uma folha de amendoeira da Índia.

Agora, vamos ao que me trouxe aqui. Já vi gente a utilizar daquelas fitas led que existem à venda no BricoMarché, AKI, lojas do género e queria saber se isso serve.

Desde já, obrigado

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Servir pode servir, depende do que pretendes a nível de plantas e terás de ver as características do led's, lumens e espectro.

 

Podes dar um olhinho nos tópicos DIY sobre led's e tens algumas referências do que alguns colegas usam e os resultados, e depois talvez no ebay consigas mais barato e mais especificos do que nas lojas que referiste.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa tarde,

 

Estou no décimo dia de ciclagem de um aquário com as medidas 70lx41ax29p (cerca de 75 litros reais) e esta semana estou a introduzir a flora. Vai ser um biótopo amazónico com um casal de a. trifasciatas, quatro a seis corydoras aeneus e dez a doze neon tetras.

A água está a cerca de 26ºC, o ph estava a 7.5 (teste colorimétrico. sim, demasiado alto) e o gH a 6, o filtro é um Elite Jet-Flo 100, tenho areão no fundo daquele "normal" como na praia. De momento, para iluminação, tenho uma lâmpada da ExoTerra que é para a tartaruga, mas decidi montá-la no aquário por agora. Também ainda não sei que fertilização farei, já postei um tópico sobre isso, na área correta. A flora é: 1 vallisneria spiralis, 1 limnobium laevigatum, 1 echinodorus palaefolius.

 

Para a semana ou a outra, assim que possív€l, coloco também uma folha de amendoeira da Índia.

 

Agora, vamos ao que me trouxe aqui. Já vi gente a utilizar daquelas fitas led que existem à venda no BricoMarché, AKI, lojas do género e queria saber se isso serve.

 

Desde já, obrigado

 

Na minha opiniao acho que a iluminaçao led é um bocado fraca para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu acho que há leds e leds. Com as fitas correntes vais-te limitar muito nas espécies de plantas que podes ter. Mas se quiseres fazer um aquário de menor manutenção com plantas de crescimento lento e pouco exigentes, provavelmente serve.

 

Uma sugestão. Se vais fazer dos Apistogramma tifasciata o centro do aquário, porque não fazeres um biótopo do Pantanal e não do Amazonas. Isso permite-te um "encaixe" muito melhor dos peixes e plantas quer entre si quer nas próprias características da água.

 

Os neon tetras vivem em pH inferiores na região dos 5 quando os trifasciata vivem em águas entre 6 e 7. Essas Corydoras co-existem com os A. trifasciata mas nessa região encontras outros tetras que não os neons. Por exemplo o tetra negro: Hyphessobrycon herbertaxelrodi

 

O Pantanal é provavelmente um dos locais do Mundo com maior variedade de plantas aquáticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas opiniões!

 

Vou seguir esse conselho e optar pelo cardume de tetras negros. Quanto à flora, estou a considerar trocar a limnobium por salvinia auriculata...

 

Otocinclus affinis seriam uma boa opção, para juntar à "caldeirada"?

 

Que iluminação seria aconselhável, tendo em conta também pouca disponibilidade financeira?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso eu sei, Minegames. Refiro-me ao habitat destes... se se adequam ao tipo de aquário que estou a tentar montar.

 

Encontrei umas lâmpadas que são as "T8 Fluorescent Aquarium Lamp AA 10W - W T8"... Serão indicadas para mim?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho pertinente acrescentar que a tampa do aquário é uma DIY em acrílico, feita por mim e com a minha pouca capacidade para trabalhos desses. Uma vez que a tampa está a uns 4cm da linha de água, será prejudicial ter a iluminação por cima do acrílico?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso eu sei, Minegames. Refiro-me ao habitat destes... se se adequam ao tipo de aquário que estou a tentar montar.

 

Encontrei umas lâmpadas que são as "T8 Fluorescent Aquarium Lamp AA 10W - W T8"... Serão indicadas para mim?

Eu usaria Leds. Consomem menos, são mais fortes a depender da sua configuração, tem vida útil muito maior que lampadas, podem ser dimerizáveis, eu só vejo vantagens. Lâmpadas tem que ser trocadas de tempos em tempos.

 

Minha antiga luminária DIY com Leds Cree XML-U2 de 5W cada me deu excelentes resultados, tinha neste Setup 45 Leds, 10 vermelhos, 10 azuis, e 25 brancos. Usaria Leds Strip caso tivesse uma flora apenas de plantas low-light.

 

20121129_221757.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Peço desculpa só responder agora mas nunca mais me lembrei deste tópico, sinceramente. E sim, led strip também me parece que seja a melhor opção. Vai ser disso que vou tratar nesta próxima semana.

Mais uma vez, muito obrigado a todos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais