• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Sign in to follow this  
HugoHeisenberg

Calha - muitas dúvidas

Recommended Posts

Boa tarde, estou a pensar fazer uma calha com LEDs para o meu aquário (100x40x50). Neste aquário, em termos de flora, só vou ter uma Echinodorus e plantas flutuantes ainda a definir. Vou precisar bastante da vossa ajuda, pois não percebo mesmo nada disto...

 

Estava a pensar utilizar três lâmpadas destas: http://postimg.org/image/3se1trbzd/que vos parece?

 

A ideia é ter cada uma ligada a uma ficha individual, que por sua vez, está ligada a um temporizador. Qual é o objetivo? Ligarem e desligarem uma de cada vez, de forma a simular o nascer e pôr do sol.

 

Na loja (Bricomarche) aconselharam-me estas peças:

http://postimg.org/image/c2brlp1bl/

http://postimg.org/image/3y3ngyewh/

 

Que dizem sobre isto?

 

Tenho mais duas perguntas (por agora): 1. Que ficha utilizo? Só vejo de 10 e 15 (se não estou em erro) amperes à venda... posso utilizar essas? 2. Que cabo devo utilizar?

 

Por agora, acho que é tudo. Obrigado.

 

Cumprimentos, Hugo Abreu

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde,

Já houve evoluções no projeto. Já sei que posso utilizar qualquer ficha, desde que tenha 220 volts e que devo utilizar um cabo com dois condutores.

Tenho agora mais uma dúvida... a lâmpada não tem casquilho, tem duas peças que se assemelham a parafusos para ligar. Caso fosse colocar a lâmpada num candeeiro já montado, teria de utilizar um adaptador para poder montar a lâmpada num casquilho normal. Mas posso, por exemplo, ligar estes parafusos diretamente ao cabo? Ou tenho de ter a lâmpada, adptador, casquilho, cabo e ficha?

Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Epa essa coisa de engenhocas vou a loja e vem pronto mas gosto muito da ideia .

 

Já foste ao YouTube ver alguma coisa ? calhas leds diy?

 

Vai ser com fita ?

 

Cumps

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas, Yuny

 

Eu costumo fazer o mesmo, hahahah mas a verdade é que a carteira não chega para tudo e pronto, tem de se fazer o possível... Mas é bom, poupo alguns euros e ainda aprendo qualquer coisa.

 

Sinceramente, ainda não fui ver nada ao YouTube...

 

Não, vai ser mesmo com lâmpadas. O primeiro link mostra. Era para utilizar três, mas andei a pensar melhor e talvez não o faça... vou fazer apenas uma primeiro e depois, dependendo da luz que emite, vejo de quantos necessito... apistos pedem pouca luz.

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Podes ligar os fios directos, mas é melhor optar por ter segurança e utilizar casquilho apropriado, que se não me falha a memória são os "G10";

suporte-de-lampada-gu10.jpg

Que alem de ser a melhor solução é mais barato que andar a por casquilho em cima de casquilho, e encontras em varias das grandes superfícies comerciais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pelo conselho! Não conhecia esses casquilhos, daí não ter sequer considerado essa opção. Mas vou definitivamente optar por isso. Tal como disseste, para além de mais barato, é mais seguro e isso é algo muito importante, principalmente quando trabalhamos com electricidade. Cuidados redobrados perto de água!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this