António Vitor

.Membro Ausente
  • Content Count

    1,088
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

2 :)

About António Vitor

  • Rank
    Membro Entusiasta
  • Birthday 02/22/1974

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    França
  • Concelho
    non portuguese
  • Localização
    Vizille Grenoble França

Recent Profile Visitors

2,310 profile views
  1. Obrigado Afonso, perdi um coral SPS os outros ficaram meio marados mas ainda vivos, julgo que escaparão. Também sofreram os corais que foram na viagem, como é lógico mas tudo vivo.., levaram com alguns choques entre 3 aquários diferentes em pouco tempo... mas nenhuma perda... Gostei sempre de retribuir à comunidade, dando os meus frags ao pessoal, só vendi uma vez e foi a um lojista, nunca mas nunca vendi frags... prefiro assim, talvez por isso tenha encontrado um amigo que me jã tinha ajudado a encher o aquãrio .... coincidentemente à mesma hora no mesmo local... a unica loja que fui visitar este ano porque não tive tempo para mais. Coincidências... Abraços fortes! António Vitor
  2. Tive problemas com os meus leds, tinha colocado um interruptor do ikea, e arrebentou quando já estava em Portugal. O meu vizinho Francês teve receio de mexer e ficou tudo em modo apagão durante 15 dias. perdi até ver apenas uma acropora loripes. as outras perderam alguma cor, mas sobreviveram... montiporas, sem problemas de maior. E claro todos os moles passaram a temporada sem luz sem qualquer problema... Mesmo com este precalço o aquário já esta mais completo, muitos frags dos meus amigos de Portugal, César Silvério, Joaquim Galinhas e António Afonso, tudo oferecido, um muito obrigado a eles e bem hajam! alguns desses frags, ficaram meio abananados com a viagem de 24 horas, mesmo com ar condicionado, nas vezes que parei para comer ficou quente o carro. (mesmo à sombra), mas julgo que irão sobreviver todos! podem ver no meu blog: http://www.waterinspiration.blogspot.com Ando também a mexer na minha nova nikon d3300, ainda não atinei bem com o setting mais correcto (não percebo muito disto) mas vou lá chegar... a lente é pouco performante, nem devo procurar lentes de macros mas lente com 150 mm mesmo fixas com boa entrada de luz... baixo f-stop. e servem...
  3. Não posso... Acho... Tinha de ser uma importação da Indonésia ou afins... Abraço! António Vitor
  4. Aqui obrigam aos corais a ter numero de CITES... Corais propagados à décadas pelos hobbyistas. Se trazer os corais/frags no carro... E se estes vierem dos tais fragmentos com décadas... Sou para a policia daqui um alto criminoso ecológico ainda me retiram o carro. E uma multa escandalosa... Basta ter o numero do CITES do coral em questão Mas julgo que o numero de CITES está relacionado com a importação ...ou seja todo e qualquer coral tem um Número único. Agora acho que nunca pensaram noa corais propagados à décadas.. Mas também não querem saber porque o lobby ecologista aqui é mais poderoso que os aquariofilistas... Como obter os tais números de CITES em corais antigos???
  5. Atenção Pedro. Barras LEDs não são comparáveis... Diria que são necessários muitos leds desses para fazerem um destes. Não tenho menos luz que com HQI de 150w... A rotala macrandra nunca teve tantas bolhas seguras como agora... A luz HQI também estava velha. Um bocadinho menos que metade do consumo da HQI. É mentira se disserem queleds são n vezes melhores... Quanto muito ganhas 50%-66% no consumo. Ou seja gastas 1/3. Mas esta é a minha opinião.
  6. Continuam OK os corais...depois posto fotos... Mesmo com ciclo, mas também a carga orgânica que tenho é 95% das rochas.
  7. Talvez nada... Tinha sempre a água a níveis de pureza incríveis... Nenhum teste conseguia medir fosfatos ou nitratos. No entanto na altura estava a usar uma calha LEDs sem luz praticamente nos 420 nm. Os corais ressentiram-se e existiu paragem no crescimento... Pensei na altura que seria de pureza e competição das algas (retirando os nutrientes) para mim foi isso e outras variáveis. É complexo para dizer o que foi que correu mal... Pode ter sido acumulação de algum outro metal... De substancias alelopaticas... Dos LEDs... Não sei... Mas se for concorrência, julgo que reduzir um pouco a dimensão do filtro ajudaria. Desisti por isso e porque tinha também receio dos salpicos e a coisa ficava mais perigosa. Por vezes o filtro chegou a encravar e a agua saia desviada ... Alterei algumas vezes o filtro para evitar isto e acho que tinha feito um bom filtro. Mas depois de algum abrandamento no crescimento dos corais...parei...
  8. O problema estava no medidor de potencia... Afinal tenho 65W de potência. Utilizando o mesmo medidor mas directamente. Possivelmente a bomba do filtro altera os resultados... Agora sim dentro do suposto a 500 mA. Com as perdas inerentes à fonte e drivers. Não medi a amperagem e agora não o vou fazer porque já soldei os fios... Mas deve andar perto de 500 mA...só pode.
  9. Correcto tenho para compensar 6 LEDs a 660 nm. Talvez estes LEDs sejam melhores para reef, esteticamente . Mas tem carradas de luz nos pontos fortes da fotossíntese. A verdade é que me surpreendeu a pouquíssima potencia (Os drivers estão certamente a funcionar abaixo dos 500 mA) não é necessariamente mau ( mais eficiência), possivelmente a 300 mA +/- fazendo as contas 0.3 x 3.1v x 36 leds igual a 33 watts. Sem perdas na fonte e drivers... O que novamente é estranho...mas a verdade é que a fonte de 12 euros e drivers nem aquecem. Se for insuficiente tenho de comprar outros drivers mantendo os leds... De preferência como os que utilizei para o meu reef. Onde posso escolher a amperagem.