Duvida - Iluminação


mtvrock

Recommended Posts

Antes de mais nada, boa noite, é meu primeiro tópico aqui.

 

Setup:

Aquário 84 litros;

Filtro Maxxi HF 360

Termostato 100w

Aprox 7cm de Substrato

2x Lampadas TL5 Philips 14w

 

Fauna:

1 Coridora

1 Cascudo

9 Mato Grosso

1 Mandi Bagre

1 Acará Bandeira

Se tiver mais algo a especificar, por favor me falem, mas as plantas ainda não comprei.

Não irei utilizar sistema de CO2, apenas CO2 liquido 1x por semana na troca parcial de água

 

O aquário já foi feita a ciclagem e tudo mais, mas a minha duvida seria a iluminação, tenho 2 lampadas:

1 TL5 Essential Philips 14w/865

1 TL5 Essential Philips 14w/830

A duvida que me surge é: lembre li que precisamos de 1w por litro, mas não sei se é verdade, tanto que pretendia trocar por 2x 28w.

 

Segunda duvida: Estou pensando em colocar 5 camarões fantasma, posso?

Terceira duvida: Posso fazer tapete com que tipo de planta? quais plantas me indicam para o resto? 3 mudas de cada planta é o suficiente?

 

Obrigado

Editado por mtvrock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Queres dar luz às plantas, mas não lhes queres dar uma das suas principais fontes de desenvolvimento (CO2) - carbono líquido não é o mesmo que CO2, além de que a dosagem deve de ser dividida durante a semana, regra geral.

Uma observação e uma ordem :) :

 

Obs. Achas que esse filtro é suficiente?

 

Ordem: vai já à loja comprar mais duas corydoras da mesma espécie. Vais ver a diferença!

 

Bom fim-de-semana,

 

José

Esse Mandi bagre não vai crescer muito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Queres dar luz às plantas, mas não lhes queres dar uma das suas principais fontes de desenvolvimento (CO2) - carbono líquido não é o mesmo que CO2, além de que a dosagem deve de ser dividida durante a semana, regra geral.

Uma observação e uma ordem :) :

 

Obs. Achas que esse filtro é suficiente?

 

Ordem: vai já à loja comprar mais duas corydoras da mesma espécie. Vais ver a diferença!

 

Bom fim-de-semana,

 

José

Esse Mandi bagre não vai crescer muito?

Na verdade esqueci de dizer, minha principal ideia seria um aquario plantado low tech, colocando CO2 liquido apenas para dar uma empurradinha mesmo.

Quanto ao filtro, por enquanto tá dando conta sim, acha que não é o suficiente? qual me recomendaria trocar?

Quanto as coridoras, notaria diferença na sujeira?

Ah, quanto ao Mandi, é esse aqui http://www.aquaonline.com.br/fichas-de-especies/peixes-de-agua-doce/80-peixes-de-fundo/2294-pimelodella-avanhandavae

Obrigado.

Editado por mtvrock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, como não tens muitos peixes, acho que por agora chega.

O que quis dizer é que as corydoras nunca devem estar sozinhas. Irás notar uma grande diferença no comportamento ao adicionares mais duas.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá,

 

Bem, como não tens muitos peixes, acho que por agora chega.

O que quis dizer é que as corydoras nunca devem estar sozinhas. Irás notar uma grande diferença no comportamento ao adicionares mais duas.

 

Cumps.

 

José

Aliás, não tenho coridora, eu a confundia com o Mandi, mil desculpas, escrevi errado.

Quanto aos fantasmas, posso colocar uns 5 deles?

E outra, eu tinha uns Neons no aquário (6 na verdade) e aos poucos foram desaparecendo e agora só resta 2, acha que pode ser o Mandi que está os comendo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se o Mandi os comeu...não sei.

Peixe fasntasma é o mesmo que peixe faca?

Segundo li, é agressivo. Não me lembro é se cresce muito.

Tenta saber o nome em inglês ou o nome científico dos peixes sobre os quais pretendes informação.

Se o teu inglês é razoável, aconselho-te o site Seriously Fish.

Caso contrário, coloca o nome do dito aqui no fórum, que alguém ha-de ajudar-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se o Mandi os comeu...não sei.

Peixe fasntasma é o mesmo que peixe faca?

Segundo li, é agressivo. Não me lembro é se cresce muito.

Tenta saber o nome em inglês ou o nome científico dos peixes sobre os quais pretendes informação.

Se o teu inglês é razoável, aconselho-te o site Seriously Fish.

Caso contrário, coloca o nome do dito aqui no fórum, que alguém ha-de ajudar-te.

Seria o camarão fantasma, me expressei errado, desculpa

Posso colocar 5 deles ? vou tentar mandar uma foto do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais nada, boa noite, é meu primeiro tópico aqui.

 

Setup:

Aquário 84 litros;

Filtro Maxxi HF 360

Termostato 100w

Aprox 7cm de Substrato

2x Lampadas TL5 Philips 14w

 

Fauna:

1 Coridora

1 Cascudo

9 Mato Grosso

1 Mandi Bagre

1 Acará Bandeira

Se tiver mais algo a especificar, por favor me falem, mas as plantas ainda não comprei.

Não irei utilizar sistema de CO2, apenas CO2 liquido 1x por semana na troca parcial de água

 

O aquário já foi feita a ciclagem e tudo mais, mas a minha duvida seria a iluminação, tenho 2 lampadas:

1 TL5 Essential Philips 14w/865

1 TL5 Essential Philips 14w/830

A duvida que me surge é: lembre li que precisamos de 1w por litro, mas não sei se é verdade, tanto que pretendia trocar por 2x 28w.

 

Segunda duvida: Estou pensando em colocar 5 camarões fantasma, posso?

Terceira duvida: Posso fazer tapete com que tipo de planta? quais plantas me indicam para o resto? 3 mudas de cada planta é o suficiente?

 

Obrigado

Compra outro escalar bandeira pois eles gostam de andar em grupo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

vou só dar os meus 5 tostões de opinião.

 

1º - o tipo de iluminação só interessa dependendo do tipo de plantas q queres plantar.

2º - Sem CO2, podes ter plantas, poucas, e de baixa manutenção.

3º - Com esses peixes todos, e sem plantas ja enraizadas... das duas uma, ou metes plantas de crescimento, rapido, e grandes ( ou seja com muito pé para enfiar no substrato ) ou as coris, vão-te levantar tudo... nem uma se vai safar... ( falo por exepriencia ).

4º - tens substrato fertil? se nao tiveres, so podes ter plantas de facil menutenção, e mm assim, tens de enfiar pastillhas de fertilizante de x em x tempo junto as raizes das plantas! Além, da obvia fertilização liquida/pó.

 

resumindo, nao vale a pena investir muito em iluminação, se as plantas q tiveres não precisem muito de luz.

 

não te esqueças da equação de crescimento das plantas:

 

co2 + luz + fertilização = plantas a crescer com vigor

 

se falhar 1 deles, vais ter um desequilibrio = algas!

 

Outra coisa, tapete, sem CO2 e sem substrato fertil, esquece...

 

A regra de 1w/L aplica-se a lampadas T8 e T5 ( se nao estou em erro ).

 

E esse valor só deves aplicar, se tiveres CO2 com fartura, e plantas com fartura. Senão, vais ter um desequilibrio... algas com fartura!

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

vou só dar os meus 5 tostões de opinião.

 

1º - o tipo de iluminação só interessa dependendo do tipo de plantas q queres plantar.

2º - Sem CO2, podes ter plantas, poucas, e de baixa manutenção.

3º - Com esses peixes todos, e sem plantas ja enraizadas... das duas uma, ou metes plantas de crescimento, rapido, e grandes ( ou seja com muito pé para enfiar no substrato ) ou as coris, vão-te levantar tudo... nem uma se vai safar... ( falo por exepriencia ).

4º - tens substrato fertil? se nao tiveres, so podes ter plantas de facil menutenção, e mm assim, tens de enfiar pastillhas de fertilizante de x em x tempo junto as raizes das plantas! Além, da obvia fertilização liquida/pó.

 

resumindo, nao vale a pena investir muito em iluminação, se as plantas q tiveres não precisem muito de luz.

 

não te esqueças da equação de crescimento das plantas:

 

co2 + luz + fertilização = plantas a crescer com vigor

 

se falhar 1 deles, vais ter um desequilibrio = algas!

 

Outra coisa, tapete, sem CO2 e sem substrato fertil, esquece...

 

A regra de 1w/L aplica-se a lampadas T8 e T5 ( se nao estou em erro ).

 

E esse valor só deves aplicar, se tiveres CO2 com fartura, e plantas com fartura. Senão, vais ter um desequilibrio... algas com fartura!

Segue foto do aqua no momento:

YaFcAbf.jpg

O nome das plantas eu esqueci, mas tem a anubia atrás que não da pra ver certo e musgo de java que estou tentando colocar nos troncos e pedras. Arranjei as plantas esse final de semana, e o cascudo vou ver se dou pra alguém, pois o danado só tira as plantas do lugar de madrugada.

Estava fazendo Co2 caseiro de garrafa, acha melhor desistir? Estou com um Flourish Excel, como me aconselha usar?

A lampada é T5 .

Já estou providenciando mais dois acarás bandeira.

 

Muito obrigado

Editado por mtvrock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para essas plantas q tens, o CO2 caseiro chega e a iluminação tb.

 

se quisesses fazer tapete, com esse substrato ( suponho q seja JBL manado ou algo do genero ) não vais conseguir fazer, portanto, nao vale a pena investires em iluminação.

 

o Excel podes usar, mas tal como já disseram aqui, nao substitui CO2 "gasoso". mas realmente ajuda qd nao tens nada.

 

portanto, o meu conselho, para o setup q tens, mantem isso com essa iluminação e com o co2 caseiro.

 

Só mais uma coisa, se as lampadas tiverem mais de 6/8 meses de uso, substitui uma, e daqui a 3 semanas ou 4 substitui a outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais