ALGAS
507 tópicos neste fórum
-
Já a algum tempo atrás que estou a ser atacado por algas, todas as rochas e os vidros estão cobertos por pintas verdes, eu queria alguma opinião de como me livrar destas coisas, de perferencia métodos naturais (peixes, invertebrados,etc...).
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Alguém me poderá informar o que causa o aparecimento destas algas?? è que começaram a aparecer e agora não me consigo livrar delas
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Boas Confesso não ser ume xpert na matéria e por isso peço a vossa ajuda. Junto anexo algumas fotos de como estão as plantas do meu aquario. As folhas surgem manchadas de um verde muito escuro, e aparece tipo uns pelos a cobri-las. Isto é causado porque??
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Boas, Eu sou um pouco novo no mundo da aquariofilia, mas até agora é o maior problema que me surgiu. Ora vamos lá, tenho varias plantas plantas no aqua, e quase todas elas quando crescem novas folhas estao todas saudaveis, mas as restantes começam a "apodrecer" e a ficar mais escuras. Tenho lanpada para de 20w Boyu Light tube, e mais 2 da philips de 18w cada. Quanto a fertilizantes deito fertilizante liquido e usei humus o outro substrato. Tenho tambem Co2 caseiro. O que eu queria saber é o que está mal? Aqui fica umas fotos para poderem detectar o problema: http://img112.imageshack.us/img112/7673/10122007321xk2.jpg http://img112.imageshack.us/img112/…
-
- 3 respostas
- 1.6k visitas
Boas ppl. Alguem já ouvi falar destes dois produtos para o combate as algas? fosfato de eritromicina Simazina "Algae Destroyer" da Aquarium Pharmaceuticals Fiquem bem
-
- 3 respostas
- 1.6k visitas
boas amigos, tenho um 30*30*35 plantado.... montado dia 02-04-2008; filtro de mochila 250 L/H 29w durante 9h e meia (18w + 11w) Co2 caseiro ph- 7 PO4- 0 ( tudo testes jbl, nao sei se é importante...) NO3- 1 flora: glossostigma elatinoides anubia nana ludwigia glandulosa hygrophila corymbosa eusteralis stellata pogostemon helferi e mais 2 que tenho que identificar( eram de um aqua antigo) fauna: 1 betta 2 octos 2 corys 2 clithon corona apareceram-me uma filamentosas á uns dias, a planta mais afetada e a glossostigma..... como é o meu 1º plantado, preciso que me esclareçam do que esta mal..... o unico fertilizante q…
-
Olá, preciso de ajuda para identificar estas algas e o que fazer para as fazer desaparecer. Setup do aqua: Setup: Tamanho.100x40x50 Iluminação: 3x 39w(T5) ligada das 12 às 20 filtragem: filtro ext. EHEIM ecco 2234 Aquecimento: term. 200w; água mantem-se a 26º pH: entre 7 e 7.5 ainda não consegui acertar com o CO2 caseiro KH: 3 gH: 5 NH4: 0 NH3: 0 NO2: 0 NO3: 10 Fe:inferior a 0.1, fertilizo 1 vez por semana com Aqua-plant plus da Aquatc nature PO4: entre0.5 e 1 não tenho a certeza da côr do teste CU: 0 Fauna: 4 olho-de-fogo 4 tetra viúva 4 serpae 2 tetra fantasma 2 botia paquistanês 3 escalares 1 ramirezi 3 corydora …
-
- 3 respostas
- 2.1k visitas
Olá O adição de turfa no fitro poderá reduzir substancialmente o risco de aparecimento de algas dentro do aquário ou nem por isso? É que o meu aqua já teve todos os ingredientes potenciadores dos surtos de algas (nitratos e fosfatos altíssimos, plantas de crescimento lento e muita luz) e as ditas pouco ou nada se desenvolveram. Como tenho turfa para baixar o pH e já li algures na net que a turfa inibe o crescimento das algas ocorreu-me se isso não será a explicação. Que acham os mais entendidos? Cumprimentos Margarida
-
- 3 respostas
- 5.2k visitas
boas, eu tenho um aquario de 55 litros, dimensões 60x30x30, tenho glossostigma e musgo de java agarrado a um tronco, tenho fertilizante e CO2, o que se passa é que a agua esta a ficar verde e tipo gordurosa, e cheio de bolhas em cima. o que sera que esta mal
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Tenho um aqua de 260l com iluminação nao sei ao certo mas axo que são 2 T5 o aqua é um SUN SUn. Esta a trabalhar à mais ou menos 1 mes e meio e porque o antigo teve problemas tive de colocar os peixes la um pouco cedo tipo 20 dias apos ter o agua a ciclar. Neste momento tenho la cerca de 40 gupys 4 danias, 4 neos e 1 pleco. Ha uns dias a agua ficou toda verde e apliquei um produto da JBC que funcionou e limpou a agua. Neste momento ja esta igual toda verde, de tal forma que ja nao vejo os termostatos que estao no aqua. Em termos de plantas tenho 2 anubias e uns 6 pés de alternanther reineckii pink " roseafolia" que adubei com umas bolas tb da JBC que enterrei no area…
-
- 3 respostas
- 1.8k visitas
Boa tarde, o que se passa é que tenho umas algas esquisitas nas folhas das plantas, e como agora estou a levar o plantado a serio gostava de saber se há alguma coisa a fazer, ou se existe alguma espécie que acabe com as algas mas que não afecte os meus tetra neons e os meus corydoras. Tenho um tronco no aqua, e este tambem esta coberto por esta espécie de alga... Ficam as imagens: Cumps
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
boa noite, possuo um aqua de 120cm da aquapor (magnum) com 2 lampadas: - hagen aquaglo - Sylvania aquastar - 2 filtros serafil 1300 com as respectivas ceramicas; - peixes variados tropicais; - ampularias; - REd sea CO2 Sytem com botija; - plantas variadas; o que tenho a perguntar é como posso eliminar as algas castanhas que estao agarradas ao vidro; ate tenho dificuldade em as retirar com um esfregão... podem ajudar-me??? obrigado
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Boas! eu queria saber que algas são estas :S já tive a ver varios sites e são parecidas com algumas alguém me pode dizer? Obrigado desde já cumps Paulo Oliveira
-
boas pessoal tenho um tronco meu xeio de algas BBA sabem como acabar com elas? fika o link das fotos de um post meu abraço http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry740805
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite a todos, a meio do ano passado montei o meu aquario de novo, coloquei o substracto que podem ver neste link, substracto, a questão é que tenho co2, fertelização com 5ml diarios de potássio, alterei a iluminação de 100w para 194w e as plantas pouco ou nada se desenvolvem, tirando as valisnerias claro, e o meu aquario está completamente verde como podem ver na foto, alguem me pode dar umas dicas sobre o que posso mais fazer ou não fazer, é que estou quase a tomar uma atitude radical e montar o aquario de novo. Aqua rena 100x50x50 / 250 lts iluminação 194w, 4x36PLL + 2x 25 T8 filtro rena filstat xp3 1200lts/hora fotos: abc JJ
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Descrição detalhada do Problema: Tenho o aqua montado a 3 meses e tal, ao principio nao fertilizava com nada e tive algumas filamentosas mas acabaram por desaparecer. Qd comecei a fertilizar, foi so com micros (Florena e Florenette A) e foi a mais ou menos mes e tal. Agora a 3 semanas para ca tenho tido uma invasao de algas estupida mesmo, nem me deixam crascer as plantas, sao principalmente algas castanhas e umas tipo pelo que nem sei o nome. Sera que tem a ver com um upgrade de iluminacao que fiz? (2X20W 7000K compactas da loja dos 300) Sera que estas lampadas sao boas para plantados?? Ou tera mesmo a ver com desiquilibrio de macros, pois nao fertilizo com este…
-
limos
by maurosilva- 3 respostas
- 1.3k visitas
sou novo nesta area e tenho o meu aquario a +/- 3 semanas, e comessaram a aparecer limos nos vidros e na areia. sera normal? se n o k eu posso fazer para desaparecer com os limos.agradecia ajuda.
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Olá Preciso de ajuda para o seguinte problema, pf Tenho um plantado que, há umas 2 semanas, começou a ter uma película verde à superfície da água. É só mesmo à superfície. Aparentemente os peixes não se chateiam mas aquilo é muito inestético! Penso que começou quando resolvi dar aos peixes um pouco de larva vermelha com um pouquinho de spirulina, mas muito pouca. Não sei se será disso... será? Haverá algum remédio caseiro, ou não muito caro, que resolva o problema? Aqui estão as fotos: Vista por baixo da água Vista por cima Um abraço Eduardo
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Boas pessoal, Efectuei uma montagem de um aqua de 60 L à 1 mês! Desde então tenho efectuado trocas semanais de 20% e por vezes de 5 % de 2 em 2 dias. Acontece que nos primeiros dias os valores de FOSFATOS subiram perigosamente a um valor proximo de 10mg/L tendo as algas "explodido"... Neste momento os níveis de fosfato estão controlados( entre 1 /2 MG/L) e os Nitratos a 5mg/L. A minha questão é a seguinte: - Aquela alga com aspecto acastanhado que se fixa nos vidros, coomo a posso eliminar sem ser através da limpeza dos mesmos? - Já nas plantas, aquela alga que parece "sujidade" que se fixa nas folhas como a posso eliminar? Por outro lado a il…
-
- 3 respostas
- 2k visitas
Boa noite, alguém aqui tem conhecimento se as neritinas se alimentam da alga "black beard"? E os otocinclus? Nenhum deles consta das forma de "combate à alga" que encontrei nas pesquisas mas nunca se sabe... Obrigada, Raquel
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Boa noite, tenho bastante cianobactérias no meu aqua, gostaria que alguem me ajudasse sobre a forma de acabar com elas. Há alguma solução? É necessário algum medicamento? Qual? Como o utilizar? Desde já agradeço a quem puder ajudar!
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Viva. Estou a ter no meu aquario uma praga de algas verdes que se colam aos vidros e alastram a uma velocidade louca, removo-os mas em menos de uma semana voltam a aparecer. Eu não consigo identificar esta alga nas demais imagens fornecidas aqui pelo forum, as folhas de algumas plantas ficam como que envoltas em uma gelatina esverdeada com um genero de cabelos igualmente verdes, o solo tb tem este genero de poeira verde. Tenho feuito tpas de 20% de 2 em 2 dias, mantenho fertilização, iluminação de 2x42W + 2x150W(HQI) ligadas durante 8 horas. Tenho filtro UV ligado noite e dia. Neste caso tenho os nitratos um pouco abaixo do normal mas está a ser resolvido. …
-
- 3 respostas
- 1k visitas
Boa tarde, a dúvida pode parecer estúpida, contudo tenho algumas dificuldades em diferenciar green spots de green dust algae...é a mesma coisa? Se não, quais são as diferenças? É que sinceramente, não consigo distinguir... Cumprimentos e obrigado
-
- 3 respostas
- 1.5k visitas
Ola pessoal, tenho um aquaterrário com tritões com iluminação natural, e por mais que limpe tenho sempre algas por lá, portanto comprei este producto : No producto diz: "TÓXICO PARA ORGANISMOS AQUÀTICOS" Por erro meu, esqueci-me de perguntar ao homem, se este producto pode projudicar os meus tritões, por isso pergunto-vos a vocês. Agradecia Resposta, Obrigado Cumprimentos
-
- 3 respostas
- 1.8k visitas
Boas, Preciso de ajuda com as minhas plantas… Tenho cabombas e anubias no meu aquario há cerca de 2 meses (iniciei-me agora com as plantas), tenho um oto, e caracóis que me ajudam a combatar as algas indesejaveis que se alojam nelas… Reparei agora que na ponta das folhas das anubias começa-se a formar uma zona verde escura. Penso que seja algas… passei a mão para ver se com os dedos conseguia limpar, mas aquilo está mesmo agarrado à planta… Será que a folha fica assim? na ultima semana reduzi de 10 horas de iluminação, pra 8... poderá estar relacionado? Obg desde já pela ajuda
-
- 3 respostas
- 924 visitas
Boas, enchi ontem o meu aquario, e hoje vou a ver a minha agua esta a ficar esverdeada. Litros- 80L Periodo de iluminção- 10H 35Wx2 1 Lampada 6500K outra 10000k Fiz o teste dos nitratos mas axo estranho que me deu 0 Ph- entre 7 e 7.5
-
- 3 respostas
- 1k visitas
Boas pessoal ainda ando no combate com as algas elas tem diminuído bastante, mas hoje depois de um TPA de 20% desliguei as luzes um pouco como faço sempre, e ao ligar a minha surpresa tinha alguma plantas e no ariao uns fios brancos não entendo como isto aconteceu nem o que é pois antes do tpa não tinha nada disto, deixo aqui a imagem para me poderem ajudar... se repararem há uns fios brancos agarrados as folhas tenho também nas blyxas e no ariao mas só na zona de meio para a frente do aquario tipo na parte de traz não aparece nada... que pode ser isto? algas? Obrigado cumps!
-
- 3 respostas
- 2k visitas
Boas, Necessito de uma ajudinha... Tenho um aquário com as medidas 100*40*50 no qual tenho um filtro da Ica - Turbo Jet Pro 2210 - com um caudal de 760L/h. O aquário está montado à cerca de dois meses e de há duas semanas para cá formaram-se manchas, que me paracem algas, dentro da tubagens do filtro (fora do aquário). Esta situação é normal? Dentro do aquário não tenho algas... Obrigada pela ajuda que me possam dar. CCarmo
-
- 3 respostas
- 2k visitas
Ultimamente apareceram somente nas folhas de algumas plantas,algas tipo pêlos pretas,o que posso fazer?
-
- 3 respostas
- 918 visitas
O que será pessoal=? É tipo de um pó por quase todo o lado? O que me aconselham fazer=?
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
boas ando com 2 problemas que não sei como resolver e peço a vossa ajuda tenho as plantas de crescimento lento cheias de bba as pedras tambem , as bba nas pedras até chegam a fazer pearling!! as bba nunca foram grande preocupação pois parecem estas controladas o maior problema neste momento é a camada á superficie que se torna verde até manchar o vidro tenho no tubo de aspiração um escumador de superficie filtro com cerca de 5 a 7 vezes a capacidade do aquario com boa circulação ( abaixo da superficie ) cerca de 0.8 wt litro lampadas com apenas 3 meses 6500 + 10000 k co2 presurizado tpa 60% semanal fertilizações apos tpa tropica+ com P e N a meio …
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Olá todos Sou iniciante neste hobby, depois de muita pesquisa neste forum com casos bem semelhante ao meu ainda assim venho pedir a vossa ajuda porque ainda não consegui perceber a causa das algas filamentosas em meu aquário . Agradeço desde já o apoio de todos. Setup : Data de criação 27/04/12 100cm x30cm x45cm Volume 135 Lt Calha HSD-1000 Voltage 220-240/50hz Power 3 x 39 w ( T 5 ) 10000k Co2 aluminum cylinder water plant Fotoperiodo 10h Filtro Space ADV 800 1/h Subistrato JBL Rochas,bonsai DIY Flora VESICULARIA DUBYANA (CHRISTMAS MOSS) Rotala ROTUNDIFOLIA Rotala SP. Green LUDWIGIA arcuata MYRIOPHYLLUM SP. RED H…
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Boas tardes, podem-me dizer como é que posso tratar destas algas? Sou novo no mundo da aquariofilia. obrigado imagens: http://imageshack.us/photo/my-images/801/20130212121406.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/526/20130212121334.jpg/
-
- 3 respostas
- 3.6k visitas
Boa noite, Venho aqui pedir ajuda, pk não sei mais o que fazer para resolver este problema, visto que já tentei varias opções, tais como fazer TPA´s sucessivos, remoção manual com ajuda de álcool aumento de CO2, inclusão de um novo filtro externo para aumentar o caudal de agua,e não consegui remover, volta sempre a crescer. Só me falta começar de novo mas isso não queria muito pk investi bastante neste setup, por isso peço a vossa ajuda. Setup : Aquário: 93x43x43cm +\- 200lt Botija 2kg CO2: 3\bpp Iluminação: 2x10000 2x8500 6h diarias Fertilização :elos fase1, fase2, k40 Fauna: 4 - Escalar 3 - SAE´s Flora: myriophyllum mattogross…
-
- 3 respostas
- 1.3k visitas
Bom Dia, Adquiri plantas (provenientes de podas de outro aquário) e algumas trazem BBA. Tenho as plantas em caixas plásticas, á espera de uma solução. Já as mergulhei em H2O2, mas não me parece ter resultado. A ideia é antes de irem para o aquário passarem por uma solução de permanganato de potássio. As que têm manchas de BBA, está fora de questão colocar no aquário, enquanto não desaparecerem. Quanto às outras!? O que acham que devo fazer? Obrigado. Jorge Mota
-
Members