Algas Filamentosas


antonio simoes

Recommended Posts

boas amigos,

 

tenho um 30*30*35 plantado....

montado dia 02-04-2008;

 

filtro de mochila 250 L/H

29w durante 9h e meia (18w + 11w)

Co2 caseiro

ph- 7

PO4- 0 ( tudo testes jbl, nao sei se é importante...)

NO3- 1

 

flora:

 

glossostigma elatinoides

anubia nana

ludwigia glandulosa

hygrophila corymbosa

eusteralis stellata

pogostemon helferi

 

e mais 2 que tenho que identificar( eram de um aqua antigo)

 

fauna:

 

1 betta

2 octos

2 corys

2 clithon corona

 

apareceram-me uma filamentosas á uns dias,

a planta mais afetada e a glossostigma.....

 

como é o meu 1º plantado, preciso que me esclareçam do que esta mal..... :Fade-color

 

o unico fertilizante que uso é tropica plan nutrition 0,5ml por dia

 

desde ja obrigado.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O teu problema está na fertilização! Tens que adubar com um fertilizante de micronutrientes e também tens que adicionar macronutrientes (NPK). Os N e P normalmente não se adicionam pois são produzidos pelos peixes (têm que ser controlados pois podem ficar em excesso) enquanto que o K tem que ser adicionado. O equilíbrio destes nutriente é tb importante. Deves ter uma relação de 2N : P : 10K ou seja, 5mg/l N: 1mg/l P : 10mg/l K por exemplo (é o que eu uso). Procura aqui no forum por "fertilização" e vais encontrar post muito completos sobre o tema. Tens que tb ter atenção ao ferro.

 

tens que comprar testes para controlar estes nutrientes. Medes antes das luzeres acenderem, acertas e no final do dia medes oura vez. Assim ficas com uma ideia do consumo de cada nutriente e assim sabes quanto tens que adicionar diáriamente.

 

Para além disso, o valor de carbonatos, dado pelo Kh também é importante. Compra um teste e com produtos Kh/Ph plus ou minus sobes ou desces esse valor. O ideial é que seja 4 a 5.

 

Não te deixes iludir pelo tamanho do aquário. Apesar de ser pequeno a fertilização deverá ser diária!! Eu tenho um de 20 litros e o cuidado é diário.

 

Assim que controlares a fertilização (se todos os outros parâmetros estiverem aceitáves) vais notar uma redução no crescimento das algas. Não te esqueças que é normal que existam algas, não é normal é que elas se sobreponham às plantas.

 

Se tiveres dúvidas, diz...boa sorte e não desanimes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tivesses alguedo ao fim de 20 dias é que eu me admirava.

 

Isso é NORMAL, acontece a todos.

 

Retira as algas que puderes, á mão, com pinça ou tesoura.

 

 

 

TPA's, fertilização... e isso daqui a mais 20 dias está bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O teu problema está na fertilização! Tens que adubar com um fertilizante de micronutrientes e também tens que adicionar macronutrientes (NPK). Os N e P normalmente não se adicionam pois são produzidos pelos peixes (têm que ser controlados pois podem ficar em excesso) enquanto que o K tem que ser adicionado. O equilíbrio destes nutriente é tb importante. Deves ter uma relação de 2N : P : 10K ou seja, 5mg/l N: 1mg/l P : 10mg/l K por exemplo (é o que eu uso). Procura aqui no forum por "fertilização" e vais encontrar post muito completos sobre o tema. Tens que tb ter atenção ao ferro.

 

tens que comprar testes para controlar estes nutrientes. Medes antes das luzeres acenderem, acertas e no final do dia medes oura vez. Assim ficas com uma ideia do consumo de cada nutriente e assim sabes quanto tens que adicionar diáriamente.

 

Para além disso, o valor de carbonatos, dado pelo Kh também é importante. Compra um teste e com produtos Kh/Ph plus ou minus sobes ou desces esse valor. O ideial é que seja 4 a 5.

 

Não te deixes iludir pelo tamanho do aquário. Apesar de ser pequeno a fertilização deverá ser diária!! Eu tenho um de 20 litros e o cuidado é diário.

 

Assim que controlares a fertilização (se todos os outros parâmetros estiverem aceitáves) vais notar uma redução no crescimento das algas. Não te esqueças que é normal que existam algas, não é normal é que elas se sobreponham às plantas.

 

Se tiveres dúvidas, diz...boa sorte e não desanimes

 

boas e obrigado Wooddy Weaver,

 

estive a ler uns topicos teus, do luis fortunato e vou por mãos á obra...

comprar testes( principalmente KH, pois o ph nao baixa dos 7/ 7.2, e nao me ocorreu que podesse ser do KH cabecadura )

vamos ver como corre... em caso de duvidas, falamos.....

 

obrigado mais uma vez

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais