Algas, como as eliminar?


Nuno Barroso

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Efectuei uma montagem de um aqua de 60 L à 1 mês!

 

Desde então tenho efectuado trocas semanais de 20% e por vezes de 5 % de 2 em 2 dias.

 

 

Acontece que nos primeiros dias os valores de FOSFATOS subiram perigosamente a um valor proximo de 10mg/L tendo as algas "explodido"...

 

Neste momento os níveis de fosfato estão controlados( entre 1 /2 MG/L) e os Nitratos a 5mg/L.

 

A minha questão é a seguinte:

- Aquela alga com aspecto acastanhado que se fixa nos vidros, coomo a posso eliminar sem ser através da limpeza dos mesmos?

- Já nas plantas, aquela alga que parece "sujidade" que se fixa nas folhas como a posso eliminar?

 

Por outro lado a iluminação é feita através de PL55W com uma lamapada Blueligth com 7 horas diárias!...

 

Quem estiver disposto a ajudar, fico á espera...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pelo que percebi o teu aqua ja deve tar maturado , mas tambem percebi que tas com valores desiquilibrados,

 

No3 = 5ppm

PO4 = entre 1ppm e 2ppm

--------------------- Estes valores que tens estao errados.

 

Os valores certos para manteres a coluna de agua equilibrada é

 

NO3 = 5ppm

PO4 = 0.5ppm

 

ou

 

NO3 = 10ppm

PO4 = 1ppm

 

e nao te esqueças de tentar manter sempre o potassio nos 20ppm porque se fetilizares so com No3 e Po4 e nao adicionares potassio as plantas nao vao conseguir assimilar os outros nutrientes.

 

Ja agora usas CO2?

Que plantas tens?

Tens fertilizado com micros?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas? No problem! Sacas duma Espingarda e desatas aos tiros... Parabens eliminaste o teu problema XD Tou a brincar.... Pesquisa aqui no forum, na parte dos inamoviveis da parte dos principiantes e na parte das plantas... Tá lá tudo bem explicadinho=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Os valores que tenho como dizes não estão certos mas tb ñ os podemos considerar errados, uma vez que PO4 prox de 1ppm ñ é de todo mau.

 

Mas na verdade, ñ medi os valores de Potássio, pelo que será melhor fazer esse teste para poder tirar conclusões.

 

Não estou a colocar ainda CO2 mas quero começar a injectar no inicio da próxima semana...

 

Quanto a fertilização liquida ñ estou a fazer 1a vez que os valores de PO4 dispararam quando comecei a fazer fertilização liquida(Seachem - Flourish)

 

Por fim as algas que inicialmente apareceram foram as "marrons", a sua existência não se deve a um periodo de iluminação insuficiente ou a demasiada exposição á luz solar?

 

Cmps.

 

 

 

 

Boas,

 

pelo que percebi o teu aqua ja deve tar maturado , mas tambem percebi que tas com valores desiquilibrados,

 

No3 = 5ppm

PO4 = entre 1ppm e 2ppm

--------------------- Estes valores que tens estao errados.

 

Os valores certos para manteres a coluna de agua equilibrada é

 

NO3 = 5ppm

PO4 = 0.5ppm

 

ou

 

NO3 = 10ppm

PO4 = 1ppm

 

e nao te esqueças de tentar manter sempre o potassio nos 20ppm porque se fetilizares so com No3 e Po4 e nao adicionares potassio as plantas nao vao conseguir assimilar os outros nutrientes.

 

Ja agora usas CO2?

Que plantas tens?

Tens fertilizado com micros?

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais