Sempre a aprender - Constatação de despiste das ALGAS


Carlos Oliv. Santos

Recommended Posts

No meu comunitário(120x50x70) as Algas sempre foram um problema. Verdete nos vidros, Bbas no fundo e nas medeiras...ENFIM!!!

 

Neste momento a limnobium laevigatum ocupa 2/3 da superfície da água do aquário.

Constatação:

Na área onde esta planta está, existe menos luz no aquário mas também os vidros estão limpinhos ao contrário do outro terço do aquário onde os vidros estão com as pintinhas verdinhas do custume.

Será por haver menos claridade ou por as limnobium laevigatum estarem a consumir os nutrientes que alimentam as Algas?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

No meu comunitário(120x50x70) as Algas sempre foram um problema. Verdete nos vidros, Bbas no fundo e nas medeiras...ENFIM!!!

 

Neste momento a limnobium laevigatum ocupa 2/3 da superfície da água do aquário.

Constatação:

Na área onde esta planta está, existe menos luz no aquário mas também os vidros estão limpinhos ao contrário do outro terço do aquário onde os vidros estão com as pintinhas verdinhas do custume.

Será por haver menos claridade ou por as limnobium laevigatum estarem a consumir os nutrientes que alimentam as Algas?

 

A primeira, claramente... os nutrientes encontram-se homogeneamente distribuídos na coluna de água. As plantas não os vão absorver, e essa zona ficar sem nutrientes...

Aliás, há já muitos anos que se sabe, que o que causa algas, quase nunca são nutrientes em excesso, mas sim as suas carências... Já alguma vez equacionaste que se calhar tens luz a mais para o teu aquário/CO2/fertilização/plantas?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson e Luís obrigado pela vossa contribuição. Tenho acompanhado as intervenções do Luís Fortunato e fico sempre esclarecido.

Vou diminuir de 8 para 7 horas o período de luz, vamos ver se resulta.

A luminária que eu tenho é uma calha de leds 4 x t5 120cms de 18W cada adquirida na aquaeden.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais