ALGAS
507 tópicos neste fórum
-
- 0 respostas
- 13.1k visitas
Como o tópico existente sobre algas e imagens para identificação está bastante desactualizado, coloco aquí sites de identificação e soluções sobre problemas de algas http://www.guitarfish.org/algae http://aquariumalgae.blogspot.com/ http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=493 Para efeitos de apresentação e mais fácil visualização dos conteúdos, este tópico está bloqueado. Para questões especificas por favor colocar em novo tópico. Se pretenderem enriquecer este tópico com outros links ou até com artigos, poderão fazê-lo enviando mp para mim ou qualquer outro elemento da moderação.
-
Coloquei aqui para enriquecer os conhecimentos de todos os que acedem a este forum, no entanto este artigo já foi publicado noutro forum num site Brazileiro! Espero que seja util..... 1) Algas filamentosas são quase sempre verdes, às vezes podem ser transparentes. Aqui na Riccia são pequenos cabelinhos, estas algas ainda estão no "começo". 2) A mesma alga, agora formando-se nas bordas da folhagem, no caso uma H. corymbosa. Ainda está pequena. 3) A filamentosa aumentando... 4) ...até chegar ao ponto do absurdo. Nesta situação é melhor podar a planta inteira e checar sua montagem. Em montagem acertadas nunca chegará a isto. 5) …
-
- 0 respostas
- 8.2k visitas
Olá, Se pretendes colocar alguma questão com o que se passa com as tuas plantas, o fórum agradece que o faças segundo esta "ficha": - - - \ \ - - - Esta ficha irá facilitar a tarefa a todos os users para identificação do problema que poderás ter no teu aquário, e mesmo para identificação de casos iguais por parte de outros membros. Agradecemos a compreensão!
-
- 6 respostas
- 8k visitas
Viva pessoal, Começo por cumprimentar todos os foristas, pois já cá ando, há muito tempo em leituras, leituras, leituras e também já efectuei algumas compras nos classificados aqui do fórum, que acho *****. Agora a parte dolorosa, que é a minha enorme ignorância no que toca a termos técnicos Tenho um aquário de 50 litros (60*30*30) que ofereceram às minhas filhas e, entre a flora umas anúbias nana que queria transferir para o novo que estou a montar, um 90 litros (80*30*40) que gostava que viesse a ser, pelo menos o parente pobre das belezas que tenho visto por aqui. Embora tenha vasculhado milhentos post's, a verdade é que cada vez estou mais baralhado …
-
- 1 resposta
- 1.4k visitas
boas reparei que as folhas de varias plantas estao a ganhar uma especie de penugem sem coloraçao, e como nao queria colocar quimicos, gostaria que se possivel, indicassem um metodo melhor pra eliminar tal penugem cumps
-
- 13 respostas
- 1.9k visitas
Bons dias caros colegas de hobby. Nos últimos dias tenho tido em mãos, um problema com algas num aquário plantado. Trata-se de um plantado de 100 x 40 x 56, com filtro externo eheim, CO2 caseiro, com difusor da eheim, que permite as microbolhas e contagem do fluxo. O susbtrato tem laterite no fundo e inerte de granulemetria média na superficie. Mudo 20% da água semanalmente, e ligo o filtro UV 2x semana. A iluminação tem 2 lâmpadas de 45w T5, flora e uma daylight, com semana e meia de uso. Mas neste momento todas as plantas/especies estão a ficar quase totalmente cobertas com uma camada de algas verdes. No entanto não se tratam de algas filamentosa…
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Boas! Desde ha uns tempos que tenho notado um crescimento constante de algas no meu aquario. Parece uma especia de musgo, que se vai acumulando no vidro. Reparei que mesmo raspando com a unha é bastante dificil de sair. Onde poderá estar a causa e o que fazer? ps - reparei que isto aconteceu depois de eu ter ampulárias, nao sei se é uma coincidencia. Seria uma boa solução adquirir ampulárias novamente? Reparo que os red cherrys andam a volta das algas frequentemente. Obrigado, cumps.
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Viva; montei o aqua a cerca de uma semana: Setup: Aqua : 100x40x30 -> 120 lt Brutos Filtro: Filtro Externo Tetratec Ex 600 Anivite Substracto fertil : JBL AQUABASIS PLUS (base) Substracto : akadama Iluminação : calha diy 2x39w - 10k cada 1 aqualine T5 Plant Grow 1 blau aquaristic Tempo de iluminação 8 horas Flora : é a que vêm nas fotos abaixo: Fauna : ainda vazio Injecção de Co2 DIY o problema é que desde o dia de ontem que me apareceram algumas algas filamentosas na "cuba" planta que estou a tentar fazer tapete: na foto não se ve muito bem visto que a maquina não é das melhores.... e o jeito do fotografo tamb…
-
- 27 respostas
- 7.3k visitas
Viva, Tive 2 meses fora, em trabalho e a minha esposa ficou a "tomar conta" do aquário Em 2 meses só se acrescentou a água evaporada e alimentou os peixes. Faço fertilização EI, mas durante este período não se fez porque os parâmetros já deveriam estar todos lá em cima e sem mudança de água, achei melhor não fazer. O resultado foi este: Todas as fotos: https://www.dropbox.com/sc/fxp4q4a1x8902jw/AABFNmuIeDVLjlkV6QiDdwmKa Hoje os parametros são: Fosfatos > 4mg/l (a rebentar a escala) Nitratos = 40 mg/l Drop checker verde amarelado Tenho injeção de CO2 constante com um difusor da VIV. O aqua tem cerca de 280L. Neste momento estou a fazer…
-
- 23 respostas
- 2.3k visitas
Boas pessoal começo a desanimar e a pensar que não vou conseguir manter o aquario em equilíbrio,hoje reparei que tenho 3 tipos de algas.. Meu setup é aquario de 50LT CO2 Caseiro luz ,2 economizadoras 15w(6400k) cada uma T5-aqua-glo(18.000k) 15w e uma T8-18w(6400k) fertilizante liquido Tropica Plant Nutrition + substrato fértil sera tenho reparado que os NO3 sai um bocado alto tem estado sempre entre 15 e 20 teste dos fosfatos não tenho.. deixo aqui as fotos. penso que elas estejam na parte inicial pois ainda não são muitas! que devo fazer? cumps!
-
- 3 respostas
- 1.2k visitas
Bom Dia, Adquiri plantas (provenientes de podas de outro aquário) e algumas trazem BBA. Tenho as plantas em caixas plásticas, á espera de uma solução. Já as mergulhei em H2O2, mas não me parece ter resultado. A ideia é antes de irem para o aquário passarem por uma solução de permanganato de potássio. As que têm manchas de BBA, está fora de questão colocar no aquário, enquanto não desaparecerem. Quanto às outras!? O que acham que devo fazer? Obrigado. Jorge Mota
-
- 20 respostas
- 3.6k visitas
Boas malta. Há muito tempo que por aqui não passo. Também há muito tempo que me havia desleixado com o meu aquário, e o resultado, no sábado passado, foi este: retirei 10 litros e acrescentei 20 litros; limpei (dentro do possível) vidros e aquário, e coloquei um pouco mais de akadama directamente em cima da existente. entretanto, fui comprar plantas no domingo, REFIZ O CO2, e passado 2 dias e meio das novas plantas no aqua, o resultado é este: pelo que penso, as plantas que aqui tenho são: (CONFIRMEM POR FAVOR! OBRIGADO!) Limnophila sessiliflora Ceratopteris Thalictroides Eleocharis vivipara Rotala rotundif…
-
- 7 respostas
- 1.5k visitas
Boas pessoal! A minha água está a ficar esverdeada. Tenho filtro com esponja e carvão, não tenho plantas naturais, e mesmo assim a água está a ficar esverdeada! o que posso fazer pra resolver a situação? obg
-
- 15 respostas
- 26.9k visitas
Boas pessoal! li aqui num dos foruns que para ajudar no combate ás algas poderemos adicionar até 6 ml de água oxigenada por 100L de água do aquário. A pergunta é: É mesmo verdade que a água oxigenada é boa no combate ás algas?? E será prejudicial ás bactérias nitrificantes do filtro, ou não???? Saudações aquarófilas
-
- 4 respostas
- 1.4k visitas
Boa noite pessoal, Depois de combater a alga Stoghorm, acho que de consegui elimina-la...começo a ver à cerca de 2 dias, que a água do aquário está turva. O que posso fazer? Como combater e não permitir que a água fique assim? Tenho iluminição 6h (2 calhas de led, easy led aquatlantis) CO2 - cerca de 2 bolhas por segundo PH - 6,5 Nitratos - 10/15 Fosfatos - 1 Obrigado. Cumprimentos,
-
- 3 respostas
- 5.1k visitas
boas, eu tenho um aquario de 55 litros, dimensões 60x30x30, tenho glossostigma e musgo de java agarrado a um tronco, tenho fertilizante e CO2, o que se passa é que a agua esta a ficar verde e tipo gordurosa, e cheio de bolhas em cima. o que sera que esta mal
-
- 3 respostas
- 1.4k visitas
Tenho um aqua de 260l com iluminação nao sei ao certo mas axo que são 2 T5 o aqua é um SUN SUn. Esta a trabalhar à mais ou menos 1 mes e meio e porque o antigo teve problemas tive de colocar os peixes la um pouco cedo tipo 20 dias apos ter o agua a ciclar. Neste momento tenho la cerca de 40 gupys 4 danias, 4 neos e 1 pleco. Ha uns dias a agua ficou toda verde e apliquei um produto da JBC que funcionou e limpou a agua. Neste momento ja esta igual toda verde, de tal forma que ja nao vejo os termostatos que estao no aqua. Em termos de plantas tenho 2 anubias e uns 6 pés de alternanther reineckii pink " roseafolia" que adubei com umas bolas tb da JBC que enterrei no area…
-
- 2 followers
- 11 respostas
- 1.6k visitas
Boas tarde tenho um aquário plantado A meses que estou com a água verde Já vos muita coisa e não consigo resolver 😕 Alguém me pode dar uma ajuda Aquário 200l Filtro 1500l h Cerâmica/ perlon Ando a fazer TPA todas as semanas Já comprei um filtro novo Já desmontei o aquário todo lavei tudo substrato filtro tudo.... Comprei led nova 3600lm 8000k Já fiz 4 dias as escuras . Teste Fosfato 0.25 Nitrato 0 Nitrito 0 Não sei mais o que fazer Alguém já passou pelo mesmo
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Começaram aparecer estas algas nas folhas de algumas das minhas plantas, como os fetos e a anubia Como é que posso resolver o problema? Cumps,
-
ola amigos ja sei q a muitos topicos com o mesmo problema mas peço a vossa ajuda para estas algas elas estao por todo lado ja comprei S.A.E.para ajudar mas queria descobrir qual e o problema aki vai o stup do aqua 105x40x40 filtro biobox2 2 lampadas de 30w co2 caseiro fertilizo com tropica aquacare de 15 em 15 dias ligadas 9h por dia o aqua nao apanha luz de nenhuma janela ja faço tpas dia sim dia nao de 25 litros fiz alguns testes e estes sao os resultados GH-120 KH-O PH-6.5 NO2-0 NO3-50 estes sao os testes q tenho ajuda para acabar de vez com isto se nao as plantas vao todas a vida abraço
-
Boas! Inicei nova montagem a 23 de Janeiro! deixo o setup para ajudar: Aquário : 120 comp. X 38 larg. X 35 alt. Termostato Elite 300 W Filtro externo: Eheim 2250 Bomba de ar: eheim 100 (não estou a usar, ambora a tenha) Substrato: sera floredepot 4,8 Kg Iluminação: 2x t5 54w + 1 t8 18w Areia de filtro de piscina – 25 Kg Layout: 3 troncos + 3 xistos, folhas de amendoeira Flora: vários pés de M. Matogrosense, E. Tennelus e HZ PH : 6.8 kh: 2 Temp. 26º Surgiram-me estas algas após umas duas semanas, tenho a amõnia e os nitritos a zero após os respectivos picos. introduzi dois danios rerio que estão impecáveis. Como se chamam estas algas e o que deverei …
-
- 2 respostas
- 1k visitas
Boas, Sou ainda principiante nisto e preciso da vossa ajuda. Comecei a montar o meu aqua á cerca de mês, sendo que agora de um momento para o outro, e após a primeira TPA, a agua começou a ficar turva (com a luzes ligadas parece que está "leitosa", mas desligadas já parece mais esverdiada). O aquario tem uma capacidede de cerca de 400L (120*50*70) encontrando-se plantado, com troncos e já com alguns peixes. A iluminação está a cargo de 4 lampadas de 38W "Sylvania Aquastar", estando com um ciclo de 8 horas/dia (entre as 15h e as 23h) Tem cerca de 10Kg de substrato "Aquasoil" da ADDA e 30Kg de areão preto neutro.. A filtragem está a cargo de um filtro XP3 da …
-
- 13 respostas
- 4.1k visitas
Boas Estive a montar um novo aqua na semana passada , já se encontrava num estado lastimoso , aproveitei e meti humos da ada 2 sacos junto com um pouco de substrato fértil 100% vegetal dos chineses , Agora reparo que passado uma semana o aqua ficou assim cheio de verdeto na areia . 10 dias depois De realçar que entretanto tenho posto co2 de botija uma media de 1bolha por segundo O setup é : 100/40/40 +/- 150lts filtro eheim externo 600lt/h calha DIY - 2 lampadas sylvania aquastar 30w T8 1000k e 1 Gro-lux 30w / Total de 90w uma media de 15h dia 1- As lâmpadas tem 3 anos não sei se tenho que mudar . 2- Será excesso de h…
-
- 6 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Já tinha reparado antes na green spot nas folhas das anubias, principalmente nas que estão mais expostas à luz, mas hoje com mais atenção reparei que as green spot aparecem nas folhas e são bem verdinhas, mas nos bordos das folhas de crescimento lento e em algumas filhas da ludwigia aparece algo mais escuro que não sei o que será… Foto: No tronco reparei hoje num caridina japónica a papar e ao lado estão dois tufos verdinhos que não consigo identificar, cada dos lados da anubia na foto, logo a esquerda do camarão. Foto: Tenho cerca de 200 litros, neste momento 4 X 39W T5, 4200k+6500+8500+10000k, faço E.I. e CO2 …
-
- 1 resposta
- 2.4k visitas
como diz no topico, gostaria de ajuda a identificar uma alga (?) que me apareceu num tronco de urze que tenho no aqua. a unica coisa que tenho remotamente parecida com isto é as bolas de musgo conhecidas por Cladophora aegagrophila... a diferença é que isto não foi plantado, está bem aderente, e espalha-se bem lentamente! não me quero livrar dela, só mesmo tirar as duvidas, pois acho que o tronco fica o máximo com ela... se repararem à direita apareceu novo tufo pequeno!
-
- 3 respostas
- 1.7k visitas
Boas! eu queria saber que algas são estas :S já tive a ver varios sites e são parecidas com algumas alguém me pode dizer? Obrigado desde já cumps Paulo Oliveira
-
- 2 respostas
- 1.3k visitas
Tenho o aquário montado desde Dezembro de 2012, e à cerca de 15 dias troquei o substrato para jbl manado antes tinha substrato fértil, agora já não tenho. Como as plantas estavam a ficar com umas pintas e a ficarem com buracos comecei a fertilizar com ferropol semanalmente e ferropol 24 diariamente, os buracos desapareceram mas os pontos negros aumentaram o que poderá ser? Deixo aqui umas fotos
-
- 7 respostas
- 1.6k visitas
Boas Andam a aparecer no meu aquario o que me parece ser umas algas assim para o estranho - Alguém me consegue identificar isto e dizer como eliminar? No aqua - 120l - estao camaroes, , neos, ottos e uns guppies ( a mulher insistiu... ) Obrigado Bruno Palhares
-
- 8 respostas
- 1.5k visitas
Olá Amigos tenho um problema de alvas presta na minha parvula, recentemente (3meses) plantada. Setup. Aqua 60*40*35 = 70 lt riais Substrato. 1 camada de bazalto (para das folume), 1 de adda Amazónia e mais 1 de argila (não sei o nome). Luz. 2* 25w t5 6 horas. Co2 Caseiro ph. 6.8 kh. 40mg/l Gh 60mg/l Relativamente a estes dois teste...não sei o que querem dizer. Nunca (apesar de ler muito), percebi bem isto do Gh e Kh Não tenho mais testes Fauna: 6 neons - pretos Bom...os grens spots no vidro, já sei que foi por apanhar luz directa do sol, agora as algas pretas é que não as consigo me ver livre delas. Alguém me podia dar uma dica. É o meu primeiro…
-
- 3 respostas
- 3.5k visitas
Boa noite, Venho aqui pedir ajuda, pk não sei mais o que fazer para resolver este problema, visto que já tentei varias opções, tais como fazer TPA´s sucessivos, remoção manual com ajuda de álcool aumento de CO2, inclusão de um novo filtro externo para aumentar o caudal de agua,e não consegui remover, volta sempre a crescer. Só me falta começar de novo mas isso não queria muito pk investi bastante neste setup, por isso peço a vossa ajuda. Setup : Aquário: 93x43x43cm +\- 200lt Botija 2kg CO2: 3\bpp Iluminação: 2x10000 2x8500 6h diarias Fertilização :elos fase1, fase2, k40 Fauna: 4 - Escalar 3 - SAE´s Flora: myriophyllum mattogross…
-
- 14 respostas
- 2.7k visitas
Bem antes de mais muito boa noite a todos os aquariofilistas aqui presentes =D Bem é assim... Tenho um aquario em que estão a aparecer algas apenas no fundo...ou seja a areia de silica começa a ficar do genero amarela :S Fiz o teste de nitritos, nitratos, Ph, Amonia e isso tudo tá tudo na perfeição Injectei CO2 mas parece que continua tudo na mesma :S Obrigado desde já a todos
-
- 2 respostas
- 1.2k visitas
boa noite pessoal será que me podiam ajudar ,estou com um problema no meu aquário tenho um aquário plantado, mas desde que meti musgo no qual eu penso que veio com algas e me infestou o aquário todo, são umas algas tipo fios que crescem rapidamente mais de 1 cm por dia tenho que andar diariamente a tentar tirar do aquário aquário de 50 cm com sera fil bioactive 130 na filtragem, co2 caseiro com sera difusor substrato sera floredepot + pedras pequenas calha modificada com 2 lampadas económicas de 20w e27 de 6500k e 1160 lumen com 15h ligado por dia fertelizaçao uso sera florena 15 ml por semana tenho 9 tetras e 2 viuvas 1 cascudo (veio por engano sei que el…
-
- 0 respostas
- 650 visitas
Boas , é o seguinte recentemente começou a aparecer algo castanho nas minhas cabombas imagino que sejam algas , gostaria de saber se é grave ou não, se devo me preocupar e nesse caso o que devo fazer . O setup do aquario é o seguinte : Dimensções: 40/20/20, +/- 15 L Termoestato : 50 W Filtragem: Filtro interno 300L/h Iluminação: 9W CO2: caseiro Substrato: Fertil plant da Prodac Decoração: Areão claro e uma pedra perfurada . Parametros: PH: 7.2 Tenperatura: 25 ºC Flora: Algumas cabombas uma anubia nana, musgo de java e Lilaeopsis brasiliensis . Fauna: 3 Guppys 2 Red Cherry
-
Ajuda Algas 1 2
by pmsmhome- 29 respostas
- 3.2k visitas
Viva, Comecou-me a aparecer agora algumas algas no vidro nãoa s consigo identificar. Podem-me a ajudar a irradicar? Obrigado Pedro Caracteristicas: Dimensões aquário: C99xL37xA61 cm Ph 7.0 Temperatura: 24 a 25 º Dureza : +/- 10 2x39 W T5 com balastro electrónico Filtro Externo 200 L/Hora Co2 RedSea
-
- 2 respostas
- 1k visitas
Boas, Alguém me pode ajudar com este alga? Neste momento é mesmo o único problema que tenho maior no aquario. A alga sai bem escovando, mas cresce sempre dois dias depois. Macros(nitratos talvez um pouco alta 25ppm) e micros nas quantidades esperar, uso EI Aqui deixo a foto Muito obrigado antes de mais, Amilcar
-
Members
No members to show