Agua oxigenada para combater Algas?????


Marquito2004

Recommended Posts

Boas pessoal! li aqui num dos foruns que para ajudar no combate ás algas poderemos adicionar até 6 ml de água oxigenada por 100L de água do aquário. A pergunta é: É mesmo verdade que a água oxigenada é boa no combate ás algas?? E será prejudicial ás bactérias nitrificantes do filtro, ou não????

 

 

 

Saudações aquarófilas :?

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente considero incorrecto esse tipo de procedimento excepto em casos muito particulares. O meu ponto de vista é, e sempre será, que a proliferação de algas denota desiquilíbrios no aquário, pelo que não é de todo correcto ignorar as causas desses equilíbrios, compensando-os com estes métodos pouco ortodoxos.

 

A meu ver procurava a fonte dos problemas (TPA insuficientes? filtro de fraca capacidade? iluminação deficiente? poucas plantas? etc.) e tentava cortar logo o mal pela raíz.

 

Já diz o ditado, mais vale prevenir que remediar. :?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Governa, o desiquilibrio é simples, ou é simples de encontrar a sua fonte, tenho peixes a mais. O meu aqua em questão tem 225 litros o meu grande erro foi ter colocado guppys nele....estás a imaginar, bastaram dois ou tres meses para estar com o aqua super lotado, o meu grande problema é que estou para ir de férias e as lojas neste momento não compram peixes, senão ia-me desfazendo deles ou pelo menos reduzir-lhes o numero vendemdo-os. Ps: já dei bastantes a amigos meus mas não é suficiente. Tenho por isso que arranjar alguma alternativa pelo menos até conseguir resolver o problema do excesso de peixes.

 

Thank Io

 

Saudaçoes aquarófilas.

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hello!

 

eu utilizo esse método, sem problemas.

o método, têm algumas limitações, e as algas que elimina mais facilmente, são as ciano bacterias, para outras algas, tem de se utilizar uma concentração superior.

de qualquer das formas, aconselho a utilizar este procedimento depois de se limpar os vidros do aquário, pois ficam sempre muitas algas em suspensão, o que é extrememente bom para elas :wink: .

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Daniel , as algas que me aparecem mais são aquelas filamentosas que se parecem com cabelos, no entanto nem são muitas, aparecem no bordos das anubias principalmente. Já agora achas que para este tipo de algas esse método é eficaz?

 

Thank Io

 

Saudações

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao axo o modo mais eficaz tbm nao.

 

 

 

 

quer trocar informacoes sobre aquario ? msn faf0_@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Ja agora como deve ser aplicada a agua oxigenada? Deita-se directamente na agua do aquario ou dissolve-se na agua da TPA?

Qual é a melhor altura para deitar a agua oxigenada? de noite ou de dia?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os otos nao comem so as algas verdes?

Pelo formato da boca deles, acho que filamentosas nao eh sua dieta principal. Eu tenho um otimo comedor de algas filamentosas no meu aqua, o algae eater siames. Muitos n gostam mas esta bem aqui. As Pomacea bridgesii sei que tambem comem algas filamentosas. Os caridina japonica, os camaroes takashi amano, tambem sao otimos comedores dessas algas.

Um metodo que conheco e ja testei a eficacia contra filamentosas e petecas eh baixar o pH para 5,0, mas pode ser arriscado dependendo das especies de peixe que voce tem. como voce tem guppies, nao eh uma boa alternativa.

Confesso que nao conhecia o metodo da agua oxigenada, alguem pode passar mais detalhes? Vou procurar estudar sobre esse metodo, se alguem puder passar alguns artigos ou coisas do genero ficarei mt agradecido

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora como deve ser aplicada a agua oxigenada? Deita-se directamente na agua do aquario ou dissolve-se na agua da TPA?

Qual é a melhor altura para deitar a agua oxigenada? de noite ou de dia?

 

 

sujiro que coloques 6ml por cada 100l de água, logo após a luz se apagar

 

Samufish é mesmo em cima delas, sem diluição, cuidado não deites muita, podes matar também a planta.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Ja vou no segundo dia de tratamento. Coloquei a agua oxigenada apos ter desligado a lampada e fechei a janela para nao entrar luz.

Apos o primeiro tratamento reparei que as algas estavam a desfazer-se, mas continuam no aquario, o que acontece a esses restos de algas? tenho que retira-las do aquario ou os peixes encarregam-se de come-las?

 

Neste aquario so tenho 4 camaroes caridina sp. tiger, 1 pomacea bridgesi e 2 guppys.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

Boas,

O tratamento nao faz mal desde que, logo a seguir à aplicação do H2O2 faças uma troca de cerca de 25% da agua por agua nova. Para o problema do excesso de guppies, que também tive o Scalare è uma ótima solução, pois é um regalo para ele os alevins dos guppies, e variam a dieta tb um pouco, e fazem isso desde de pequenos, não fazendo qualquer mal aos outros já maiores.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais