Ajuda , verdeto em menos de uma semana ...


HugoMLMC

Recommended Posts

Boas

 

Estive a montar um novo aqua na semana passada , já se encontrava num estado lastimoso :) , aproveitei e meti humos da ada 2 sacos junto com um pouco de substrato fértil 100% vegetal dos chineses ,

 

Agora reparo que passado uma semana o aqua ficou assim cheio de verdeto na areia .

 

010909.jpg

 

10 dias depois

 

110909.jpg

 

De realçar que entretanto tenho posto co2 de botija uma media de 1bolha por segundo

 

O setup é :

 

100/40/40 +/- 150lts

 

filtro eheim externo 600lt/h

 

calha DIY - 2 lampadas sylvania aquastar 30w T8 1000k e 1 Gro-lux 30w / Total de 90w uma media de 15h dia

 

1- As lâmpadas tem 3 anos não sei se tenho que mudar .

 

2- Será excesso de horas de luz ?

 

3- Será do substrato ?

 

4- Não limpei o filtro externo de modo a manter a colónia de bactérias , será disso ?

 

 

Agradecia alguma ajuda

Editado por HugoMLMC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem testes feitos , o que realça mesmo é :

- Excesso de tempo de fotoperiodo e tempo de vida das lampadas. Tenta reduzir para 8 a 10 h no máximo.

- Tempo de vida das lampadas. Devem ser mudadas de 8 a 8 meses.

 

Aumenta o Co2 e em relação ao substrato não te posso ajudar porque não percebi muito bem o que tens. Mas isso de coisas do chinês geralmente não dão bom resultado. Duvido que seja adqueado para plantas?

 

Fizeste o ciclo do azoto?

Fazes fertilizações?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do azoto não deu para fazer porque durante a limpeza do aqua tive que meter os peixes num tuperware , mas guardei 50lts da agua que tinha no aqua .

 

O substrato meti húmus da ada o rapaz da loja disse que 2 sacos = 1 kilo dava para 150lts o substrato dos chineses li aqui no fórum que o pessoal usa fertilizante 100% vegetal de plantas terrestres .

 

Fertilizações não faço por enquanto .

 

Conclusão na tua opinião achas que devo mudar as lampadas e reduzir as horas de luz .

 

Já agora achas muito 90w para 150lts ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90 w para 150 lt dá a média de 0.6 W/L , o que não é mau. Mas tens mesmo que mudar de lampadas.

Agora tens que ver que espectro que colocas no aquario.

Em relação a esse substrato fertil do chinês, como não conheço, não vou comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90 w para 150 lt dá a média de 0.6 W/L , o que não é mau. Mas tens mesmo que mudar de lampadas.

Agora tens que ver que espectro que colocas no aquario.

Em relação a esse substrato fertil do chinês, como não conheço, não vou comentar.

 

 

Obrigado mais uma vez pela resposta rápida .

 

Agora uma ultima pergunta o que aconselham em termos de iluminação visto que vou ter que comprar 3 lâmpadas ao menos que seja uma boa escolha .

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos teus problemas o PIRANHA já os identificou.

 

Quanto ás Lâmpadas uma de 10.000ºk á frente, uma de 6.500ºk no meio e uma de 5.500ºk atrás (opção mais fácil de encontrar no mercado)

 

ou

 

uma de 10.000ºk á frente, uma de 3.500ºk no meio e uma de 6.500ºk atrás (opção melhor em riqueza de espectro)

 

Eu costumo usar a lâmpadas da ZooMed no que consta a T8. Gosto dos espectros existentes e em especial que os espectros que dizem ser, são mesmo!

 

(lembro-me de uma marca que diz POWER GLO 18.000ºk e que é uma lâmpada amarela.... quando 18.000ºk é um branco frio...)

 

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjei 3 lâmpadas da juwel ( foi as únicas que encontrei ) de 6500k , 10.000k e uma de 2600k mas esta ultima deixa o aqua um pouco amarelo , será normal ?

 

Obrigado a ambos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho...

 

A de 10.000ºk deve ter cor branca, a de 6500ºk amarela e a de 2600ºk deve ser algo "rosado"...

 

Qual a cor (aos teus olhos) das lâmpadas?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho...

 

A de 10.000ºk deve ter cor branca, a de 6500ºk amarela e a de 2600ºk deve ser algo "rosado"...

 

Qual a cor (aos teus olhos) das lâmpadas?

 

Cmpts

 

 

Uma foto diz tudo ;)

 

lampadas.jpg

 

 

Como podes observar a de 2600k é amarela ;) acho que vou trocar por outra de 6500k

 

Achas que fica mal 2 de 6500k e uma de 10.000k ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas lâmpadas são muito estranhas... além de que a temperatura de cor que dizem ter parece-me totalmente falso...

 

10.000ºk tem de ser BRANCO e não amarelo.

 

2,600ºk é algo avermelhado/Rosado.... e não AMARELÃO como essa...

 

6,500ºk é um amarelo esbranquiçado e nunca um branco...

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Essas lâmpadas são muito estranhas... além de que a temperatura de cor que dizem ter parece-me totalmente falso...

 

10.000ºk tem de ser BRANCO e não amarelo.

 

2,600ºk é algo avermelhado/Rosado.... e não AMARELÃO como essa...

 

6,500ºk é um amarelo esbranquiçado e nunca um branco...

 

Cmpts

 

 

Boa noite,

 

certamente estás a fazer confusão.

 

As cores acima na imagem estão correctas.

 

Até aos ~4500ºk é cor amarela, entre 5000ºK e 6000ºK tem cor branca, de 6000ºk a 8000ºk tem tons azulados (mais ºK mais azul), de 8000ºk a 12000ºk tem tons rosados (mais ºK mais rosado).

 

Tenho certeza do que estou a dizer, tenho 6000ºK no carro, 4200ºK e 6800ºK no aquário.

 

Cumps.

Editado por @Phoenix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

malta já agora aproveito.. duas lampadas T8 para um aqua de 1m plantado, que espectros recomendam?

 

antigamente tinha 2 Power-GLO e estava bem, agora da ultima vez meti 2 Aqua-GLO e noto que não dão tanto "rendimento" como as outras..

 

recomenda usar 2 com espectros iguais ou 1 de cada?

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sei que a discussão já é antiga, mas pronto...

 

O facto de alguém afirmar que as cores na fotografia estão correctas ou não, está falso... muito provavelmente, a fotografia foi tirada com um controlo de brancos automático. Só por isso, toda e qualquer cor que possam ver nos vossos monitores, dificilmente corresponderá à verdade. Até porque os nossos olhos fazem um acerto de brancos automaticamente. Ou seja, se vos colocar só uma lâmpada de 6500 K (e não ºK, isso não existe) todos vocês dizem que é branca. Se ao lado dela vos colocar uma de 4000 K, vão dizer que é branca-azulada, etc...

 

A única maneira fidedigna de tirar uma fotografia para sabermos quais as cores das lâmpadas, era utilizar um white-card numa zona da fotografia, e num programa de tratamento de imagem, dizer que o white-card era o branco puro. Mas mesmo assim, torna-se difícil, pois esse mesmo white-card estaria a ser iluminado por diferentes temperaturas de cor.

 

Isto tudo para dizer, que ninguém percepciona as cores perfeitamente. Dizerem com certezas absolutas que uma temperatura é branco ou amarelo não passa pelos vossos olhos, mas por aparelhos mais sofisticados... muito mais do que uma simples máquina digital.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais