PLANTAS
Fórum destinado a plantas, nutrientes e fertilização
Subforums
FICHAS DE PLANTAS E ALGAS
- 59 posts
- 2 seguidores

- Algas, o que as origina e tratamentos possíveis!!!
- Última resposta por Vera Santos,
FERTILIZAÇÃO
- 7.1k posts
- 3 seguidores

- Ajuda - aqua cerca de um ano sem desenvolvimento
- Última resposta por JoseCarlosMarques,
4511 tópicos neste fórum
-
- 2 respostas
- 1k visitas
qual a forma indicada de prender o musgo de java a troncos, de maneira e ficar com um aspecto natural?? já agora, ao fim de quanto tempo se pode cortar os fios?? se houver por aí umas fotos de como fazer melhor obrigado desde já
-
- 9 respostas
- 2.1k visitas
Li alguns topicos mas todos ou quase todos derecionados para uma ou outra planta.. o que se passa é que não sei o nome da minha e gostava de poda-la pois já atingiu a superficie e começa a entortar. Gostava de saber se como li para outra palnta ai no forum se posso cortar depois de um nó e o que fazer com a parte cortada.. plantar ou deixar a boiar para ganhar raizes? se descubrir a especie eu coloco aqui. abraços e obrigado!
-
- 40 respostas
- 4.8k visitas
tenho algas a crescerem-me nos vidros e nas bordas das folhas que parecem xénias ou sabellas de água salgada! alguem sabe que raio de alga é esta e porque é que apareceu? luz a mais? nutrientes? a alga é toda verde e nao passa dos 5 milimetros quando está esticada, porque se algum peixe ou alguma coisa a perturbar ela encolhe!! tenho setup no topico "areia ou relvado". setup - 120x42x52, 4xt8 de 30w (2xarcadia flora, 2xarcadia sun), filtro externo eheim 2213; fertilizantes uso so ferro e co2 caseiro; espero que alguem saiba do que se trata! [ ]´s
-
- 2 respostas
- 699 visitas
tenho um aqua de 100L, tenho algumas plantas pouco exigentes, mas queria saber o que acham, a iluminação que tenho é fraca mas já fiz algumas coisas como tirar o acrilico que trazia e por prata para reflectir melhor, só que só tenho 30w de luz. estava a pensar em por co2, mas a duvida é que devia primeiro alterar a iluminação não acham? e mais tarde adicionar então co2 para um melhor crescimento das plantas?!! outra questão: é preciso tambem por adubo de vez em quando nas plantas não é? se alguem pudesse dar uma dica, é que de plantas não pesco nada..
-
- 0 respostas
- 588 visitas
Pessoalmente não percebo nada do assunto. Mas achei este link que talvez seja de utilidade para algum utente. Adaptações de plantas submersas à absorção do carbono inorgânico http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-...arttext&tlng=pt
-
- 13 respostas
- 5.2k visitas
Boas! estou a fazer co2 caseiro .. aquela que vem noutro topico que refere a garrafa com a pedra difusora... e gostava de saber se convem estar sempre ligado ou nao. obrigado! abraços!
-
- 1 resposta
- 3.7k visitas
Olá pessoal: Tenho muitas mudas pequenas (+ ou - 5cm) de Microsorum pteropus e gostaria de plantá-las emersas. Preparei um aquário com substrato de húmus mais areia de filtro de piscina. Minha dúvida é a seguinte: posso plantá-las direto como emersas ou preciso cobri-las com água e ir abaixando o nível da água aos poucos. O aquário é tampado e o substrato fica sempre encharcado. Outra dúvida: quando eu for plantá-las no aquário posso imergi-las direto ou elas precisam de um período de adaptação? Obrigado, um abraço!
-
- 2 respostas
- 818 visitas
tou a pensar ter umas anubias , mas como no verao os meus peixes vao de ferias po aquario de uma amiga minha e como nao posso desplantar as plantas as anubias sobrevivem durante um mes sem terem o aquecimento ( pois tb tenho que levar o aquecimento para o aquario da minha amiga ) ?
-
- 3 respostas
- 917 visitas
Preciso de ideias para um aqua de 25*25*25...queria fazer dele um paludário bem plantado. Ideias, Link, Fotos...aceita-se tudo
-
- 5 respostas
- 1.5k visitas
Alguém me sugere algum peixe ou produto (anti-algas) para me resolver o problema das algas filamentosas no meu tapete de Eleocharis "Mínima"? Obrigado!
-
- 3 respostas
- 974 visitas
Boas Aquariofilistas!!! Tenho lido aqui no fórum que uma das soluções para acabar com algumas algas é deixar o aqua 2 dias sem luz nenhuma. o meu problema é o seguinte tenho plantas com uns filamentos verdes e o musgo de java com um pelo preto que me tar a matar o musgo e perdeu aquele brilho que tinha antes todos verdinho. Agora gostava que me tirassem uma dúvida em vez de o por às escuras totalmente, posso desse a pequena luz de neon que tenho na calha do aqua??????? obrigado desde já Gilberto
-
- 2 respostas
- 890 visitas
tenho um aquario com 60 cm , como ja sei que a minha iluminaçao nao e das melhores 15W/60L ja sei k devo de usar as anubias . Tenho visto aqui no forum aquarios muito giros com o fundo todo verdinho sabem que plantas usam ? sera k posso ter essas plantas ? Se tiver so k usar as anubias para o meu aquario quantas plantas posso ou devo por ?
-
- 2 respostas
- 817 visitas
Oi Gente !!! Sou nova no assunto e tenho apenas um Betta. Andei lendo um pouco e vi que os Bettas vivem mais felizes se tiver uma plantinha no aqua e é aqui que começam as minhas dúvidas. Tenho apenas uma betteira que cabe 4,0 l e no momento ela tem uma plantinha artificial ridícula, um cascalho no fundo e só. Não tem filtragem, nem iluminação, no entanto o meu apartamento é bem iluminado com luz natural e faço trocas parciais a cada 3 dias. Posso ter alguma plantinha na beteira? qual seria a mais indicada? já que sou iniciante. Se é possível colocar alguma plantinha que tipo de substrato devo por? Andei pesquizando e vi que Elódeas e Rabo de Raposa são boas plantas par…
-
- 3 respostas
- 1.1k visitas
Ola a todos, tenho um aqua de tanganikas mas estou um pouco farto de ver so rocha e queria por algumas plantas para dar alguma vida ao aquario, mas todas as que tenho posto têm morrido lentamente mas morrem.Gostaria de saber que plantas é que se podem aguentar com estes peixes e PH. O aquario tem 180x50x50 e tem 6x36wats de luz. O que e que posso fazer com isto ??? Um abraço a todos. Marco Cosme
-
- 1 resposta
- 620 visitas
oi arranjaram-me esta planta. podem dizer-me o nome dela??? e outra coisa ela cresceu e eu podei so que a parte que podei ficou assim tem as raizes assim, e nao sei o que devo fazer pois ontem um ramirezi ontem ''meteu-se'' no meio dela e ficou preso nas raizes eu ainda o vi, mas ele ja tava a dar as ultimas e morreu. e tive um rasbora harlequim que ficou meio preso mas vi a tempo e salvou-se e hoje desapareceu-me outro peixe e nao o vejo ja procurei nas raizes mas so da parte de fora, porque no meio da planta as raizes sao aos montes (muito denso) e suspeito que esteja para la enfiado. recomendam alguma coisa???? aguardo ajuda
-
- 1 resposta
- 703 visitas
Já há algum tempo que tenho algumas plantas(nomeadamente Higrophylas) À superficie para por noutro aquario. De um momento para o outro ficaram todas com filamentosas já grandinhas. "Alastraram-se" e já começaram a crescer nas annubias principalmente e também noutras plantas. Como é que eu me livro disto tudo?
-
- 2 respostas
- 1k visitas
Olá a todos. Tenho uma pequena dúvida. O meu comunitário foi invadido por algas filamentosas as quais não me consigo ver livre nem com TPA. Já medi os fosfatos estão em 0.5 mg/l, já parei de fertilizar a algum tempo e mesmo assim nada. Será que para erradicar esta praga de vez tenho de aspirar o fundo do meu aqua? É que sempre pensei que a carga biológica que fica no fundo servisse de comida para as minhas plantas. Já exprimentei o apagão de 2 dias e também sem resultados. As TPA faço as com água engarrafada que têm poucos fosfatos. Aqui vai o Setup do meu Aqua. 100x30x40 60 W (Power-glo ; Daylight) Filtro Aquapor 1000l/h Aquecedor 200w Aquapor Injecção de Co2 cas…
-
- 4 respostas
- 3.6k visitas
Tenho vários fetos de Java espalhados peo aquário. Um deles que está preso a uma casca de coco, está a ficar com umas manchas castanhas, que não são algas. Alguem sabe o que é? Eis a foto: Obrigado
-
- 8 respostas
- 1.6k visitas
Caros colegas, montei o meu aquário à cerca de 3 semanas no entanto até esta data ainda não (palavra corrigida) coloquei qualquer ser vivo no seu interior a não ser as plantas. O aquário está a ser preparado para discos e por isso estou a ter alguma calma na montagem. Acontece que começaram a aparecer no aquário diversas algas que inicialmente se encontravam nas folhas das valisnérias e agora encontram se a querer espandir para o vidro do aquário. Envio algumas fotos para compreenderem melhor do que falo (assim espero) Que medicamento devo utilizar ou que alteração deverei efectuar no aquário para que: 1º acabe com esta mald…
-
- 2 respostas
- 832 visitas
Alguem me pode identificar as plantas que estão nas fotos deste tópico? http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38599 Obrigado
-
- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá. Alguém me pode identificar esta planta? Obrigado a todos. Um abraço,
-
Qual a vossa opinião sobre esta lampadas para aquarios plantados? Qual a cor? Qual a distancia da lampada á água? obrigado
-
- 9 respostas
- 2.1k visitas
Olá a todos, Tenho um aqua plantado de 54 Lt. com poucos meses de vida, e preciso de plantas de crescimento rapido para absorverem os nutrientes que tenho na agua evitando o surgimento de algas. Aconselham-me as cabombas? se não, quais as plantas de crscimento rápido poderei colocar? Tenho lido aqui no fórum que as cbambas não são muito bem vindas nos aqua e ja as caracterizaram por sendo "pragas". Obrigado pela ajuda, Abraço.
-
O que acontece às plantas que carecem de nutrientes depois de se voltar a fertilizar? Por exemplo, faltando o potássio, as folhas vão adquirir coloração amarela, faltando o ferro, vão perder a cor. Se se voltar a enriquecer o meio em nutrientes, os efeitos vao-se notar nas folhas "atacadas" ou só nas folhas novas? Obrigado
-
- 18 respostas
- 4k visitas
Boas. Escrevo este tópico para pedir ajuda a todos os membros e entendidos na coisa.... :D Começei um plantado a 14/11/05 : http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...3527&highlight= Está um pouco desactualizado o tópico mas é porque a minha máquina "pifou" e foi para a "oficina"....mas em breve posto fotos novas. Mas a situação actual é um pouco diferente. Actualmente tenho outras pedras (basaltos) e "arrumei" um pouco a casa. Mas este tópico tem a ver com a situação actual do suposto "plantado" Neste momento tenho a água verde, pela segunda vez, suspeitando eu que tenha sido da recente fertilização. Começei a fertilizar na semana passa…
-
- 2 respostas
- 993 visitas
boas! tenhu aki uma duvida e gostava de saber a vossa opiniao! o kek k sera melhor um sistema de CO2 caseiro ou as CO2 tabs da sera?? obrigado!
-
- 0 respostas
- 518 visitas
Oi... escrevo este topico com o objectivo de me informar sobre que especies/tipos de troncos posso porr em aquarios e que tratamento é preciso fazer antes de o colocar. Obrigado-------------
-
- 2 respostas
- 821 visitas
olá... A minha duvida é como cortar/podar as nossas plantas que já estão crescidas, e voltar a plantar as pontas cortadas, para obtermos o minimo de sufrimento, e voltar a ter plantas crescidas e em boa forma, e poder poupar na compra de plantas novas. É axo eu algo importante, se tivermos plantados, e não pudermos gastar fortunas em plantas novas. orbigado
-
- 1 resposta
- 976 visitas
tenhos umas dessa plantas de crescimento rápido mas não sei como cortá-las onde é que se cora nas pontas? nas pontas começam a rebentar de lado e fica muito feio alguém sabe qual a melhor maneira.?
-
- 1 resposta
- 776 visitas
Ola a todos!!!! Gostaria de saber como posso fazer co2 caseiro? E como se processa todo o fornecimento no aquário, ou seja, como tudo funciona!!! Obrigado a todos!
-
- 7 respostas
- 2.8k visitas
ola eu montei o meu quarto aqua ha pouco menos de 1 mes mas inda so tem plantas porque meti na cabeça que ia fazer um plantado... e tambem porque tou a pensar por um ou dois troncos o que vai acidificar a agua e nao quero causar a nehum peixe choque de ph. o problema e que a minha lampada so tem 15w para mais ou menos cinquenta litros de agua. eu sei que é pouco mas eu tinha esta lampada "perdida" ca para casa e apliquei-a aqui. as plantas que tenho sao: musgo de java laranjeira de agua (quem souber nome cientifico que me informe porque o vendedor so sabia este) dois tipos de accorus uma planta que na sei nome mas tenho suspeita de ser uma echinodorus como queria…
-
riccia
by T.Oliveira- 5 respostas
- 1.3k visitas
Olá! Plantei riccia no meu aquario de modo a criar um tapete frontal. Até aqui tudo bem, tem crescido bem, mas acho que fraca, não esta densa, cresce fininha. Isto é normal? Se eu cortar as pontas ela vai crecer mais forte? Falta alguma coisa?
-
- 18 respostas
- 5.4k visitas
Olá!! Coloquei este post para saber se algum membro me consegue tirar algumas dúvidas relativas a este tema. Primeiro que tudo gostava que me explicassem qual a diferença entre os paludários e os aquaterrários. Segundo o que pesquisei na net são muito parecidos... Ou então sou eu que não percebo nada disto! :D Depois se alguém me pudesse dizer sites onde pudesse ver projectos de paludários/aquaterrários agradecia já que nas minhas pesquisas não encontrei nada que me ajudasse ou desse ideias (devo ter pesquisado mal ). Se quiserem deixar as vossas opiniões e projectos sobre este tema também agradeço. :D Andei a ver o site da tropica e há plantas que pode…
-
- 0 respostas
- 803 visitas
Boas! Comprei um pouco de musgo de java a dois dias, e ja noto algas filamentosas brancas com uns 3mm de comprimento... Ontem era so em uma ou duas zonas, mas ao bocado fui espreitar e tenho praticamente todo o musgo com pintas brancas... Que fazer??? 72horas as escuras??
-
- 11 respostas
- 3.9k visitas
Alguem sabe onde encontrar musgo de java na zona do Porto? (Quem diz Porto, diz Matosinhos, Gaia...) Grazzi! Hugo Ferreira
-
Members
No members to show