algas tipo "xénias/sabellas" !!


CarcajoU

Recommended Posts

mas quero!! quero encher o aquario de verde! :D e de outras cores se der! so nao quero é que o verde seja das algas :lol:

 

ja agora ponho aqui os testes que fiz hj:

 

ph 6.7

kh 3

Cu 0

PO4 0.1 mg/l

 

para ja sao os que tenho.. com o teste do olhometro pareçe que as algas ja nao tao a proliferar como dantes, estao a estagnar, assim como as hidras! pareçe que alguma coisa anda a fazer efeito! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal, depois de verificar com mais cuidado, as algas pretas continuam a cresçer mas cresçem muito mais nas limnophilas do que no resto, muito mais mesmo! mas so cresçem nas folhas onde foram feitas podas, nas que n foram podadas n cresçe nada.. :D

 

outra coisa que reparei é que tou com uma camada de gordura na superficie como nunca tive! :lol: eu faço uma TPA e numa questao de horas a camada volta. e tenho a superficie bem mexida!

 

outra coisa, que tb so acontece numa especie de plantas, sao pequenos buracos nas folhas mais baixas (antigas) das higrophilas. Acho que sao caracois, mas qual especie!? tenho paí umas 3 ou 4 especies diferentes! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante umas das tpa´s começei a podar aqui, cortar ali, tirar isto por aquilo.. enfim, acabei por mudar o layout e ate arranjei novas especies de plantas. as algas continuam lá mas cada vez em menos intensidade parece-me.

tb aumentei a equipa de limpeza com mais uns camaroes e outro crossocheilus.

quando tiver apresentavel tiro umas fotos e ponho-as aqui

 

[ ]´s e se alguem me poder responder ás questoes dos ultimos posts em cima ficava agradecido :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui estao as novas fotos, as novas plantas ainda tao um pouco "murchas" e pequenas mas de certeza que irao cresçer.

prefiro este layout ao anterior pq consegui arranjar mais espaço para os discus e acho que vou conseguir criar um aspecto mais de "plantado" do que o anterior.

 

as novas plantas sao :

1 Echinodorus 'Rubin' (Narrow leaves);

alguns pes de Heteranthera zosterifolia;

1 Cryptocoryne wendtii ''brown'' (n tenho a certeza) e umas 7 cryptocorynes que n faço ideia;

e varios pés de samolus.

 

Pic_6030_12.jpg

Pic_6030_13.jpg

Pic_6030_14.jpg

Pic_6030_15.jpg

Pic_6030_16.jpg

Pic_6030_17.jpg

Pic_6030_18.jpg

Pic_6030_19.jpg

 

digam qq coisa :?

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

bem, acho que chegou a altura de fazer um pequeno ajuste á iluminaçao, mas sem gastar mts €€!!

neste momento tenho 4x30 watts t8 arcadia (duas flora e duas sun) e tava a pensar trocar por 4x55 watts PL-L ou PC da phillips (duas de 4000K e duas de 2000K).

 

perguntas:

este tipo de iluminação é aconselhavel para plantas? chega? ja alguem experimentou as da phillips? eu compro por 11 € cada, ta caro?

não será luz a mais para os discus?

 

espero que me possam responder e bom natal! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal consegui arranjar 4 PL-L de 55 watts com 6500 K!

 

voltando ao assunto das algas:

ja quase que nao existem!! sao so poucos vestígios tanto de algas como de hidras :lol:

os testes continuam a dar os mesmos resultados dos anteriores.

ate que enfim que isto voltou ao sitio..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vais aumentar a iluminação de 4x30W para 4x55W?

Acho que vais ter um pequeno boom de algas....

 

Não sei se vais realmente voltar a ter algas, mas eu se fosse a ti, depois de aumentar a potência luminosa passava a fazer TPA's de 3 em 3 dias, só em caso de....

 

Quanto ao teu layout após podas, parece-me um pouco despido, mas tu também o referes, e parece-me também que te falta aí elementos físicos(rochas, troncos) que te façam a transição de planos, ou seja, tens plantas de várias alturas, e não se consegue perceber onde começa nem onde acaba. Acho que deves pôr um fundo no teu aquário para se ter outra noção do teu plano de fundo..... Isto são só pequenas opniões..... :lol:

 

Abraço.

Tiago

 

BOM NATAL

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens toda a razão! ate fiz um post sobre onde arranjar umas pedras, nomeadamente xistos e basaltos, para complementar mais o layout, mas ate agora n tenho tido mta sorte..

poiss.. essa do "BOOOMM" de algas é q n me tinha lembrado :lol: !!

bem visto, é começar com as TPA´s assim que mudar de iluminação!

obgd e assim que faça o "upgrade" tiro umas fotos.

 

[ ]´s e bom natal :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, afinal as luzes ainda me vao sair carotes.. cada conjunto (lampada 55 w + balastro + "caixilho") fica por 37 € .. aiai tou a ver q facilmente vai passar os 150 € pq ainda tenho de fazer uma nova tampa bowdown

de qq maneira, era so para contar as novidades, voltei a mudar de layout e consegui arranjar os "calhaus" q andava á procura! bowdown

ponho fotos ainda hj, so n sei se devo continuar a pôr aqui ou se mudo para o "fotos e videos"

[ ]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui estao as fotos do novo aspecto apenas um dia depois da modificaçao.

a agua ainda ta turva e as plantas um pouco "murchas"..

 

frontal

Pic_6030_20.jpg

esquerda

Pic_6030_21.jpg

meio

Pic_6030_22.jpg

meio

Pic_6030_24.jpg

direita

Pic_6030_23.jpg

promenor do "vale das crypt"

Pic_6030_25.jpg

 

pra ja fica assim, mas tou a pensar comprar mais samolus para fazer o "tapete", tirar as limnophilas aquaticas todas e pôr rotalas wallichii + rotala sp green + ludwigia inclinata cuba nao neste local mas por todo o aquario.. logo se verá! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá, na minha opinião uma boa filtragem é fundamental, ideal é que faça o volume do aqua 3x por hora.

de facto a luz que tens é mais que suficiente para essas plantas. para combateres o excesso de luz e particulas em suspenção gasta mais uns € numas plantas de superficíe além de filtrarem os nutrientes em suspenção , fazem sombra para os discus.

podes dar sempre uma ajuda , retirando algumas algas manualmente .

agora é só esperar que o equilibrio volte a ser reposto o que leva o seu tempo.

 

 

este é o meu novo plantado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ricardobenfica

concordo perfeitamente com o ter uma boa filtragem! e acho que tenho! a materia em suspensao é quase nula neste momento ate pq ja quase que nao tenho hidras! cheers

quanto á luz ja é tarde de mais, tenho 4 pc de 55 watts de 10.000k dentro da gaveta á espera de uma nova tampa para serem montadas! vai ficar qualquer coisa :) !!

assim que tiver apresentavel posto as fotos.

 

quanto ao teu aquario, so falta é mesmo mais verde!

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em tempos li que as hidras desaparecem quando se faz passar pela água uma corrente eléctrica contínua relativamente fraca. Assim com uma pilha de 12 Volts ligada a 2 eléctrodos metálicos, um em cada uma das extremidades, temos uma corrente eléctrica que mata as hidras mas que é inofensiva para os peixes.

Eu nunca experimentei porque nunca descobri qq. hidra num aquário meu...

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

ola outra vez!

uma vez que o aquario caminha pro plantado queria fertilizar o aqua com produtos mais baratos e vi aqui q se usa mt disso. ja fiz pesquisa sobre isto e so precisava de esclarecer umas coisas:

 

- é melhor usar o algoflash liquido ou o de barras? ou os dois?

ou nao tem nada a ver um com o outro?

é que liquidos da algoflash existem uma data deles, portanto devo escolher o que tiver a melhor relaçao NPK e menos CU? claro que isto depende do nº de peixes, e tenho alguns.

 

- ja sei que o de barras se corta em bocados e coloca-se perto das raizes; mas o liquido em que quantidades devo utilizar? e devo diluir?

 

- o hortilon é pos micros, mas tendo mts peixes mais as comidas e etc vale a pena? sei que dos micros o ferro pelo menos devo pôr independentemente dos peixes certo?

 

espero que me possam ajudar como me têm ajudado!

e posto fotos para breve!

 

[]´s e fico é espera!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ja tenho o fertilizante em barras para pôr no areao.

precisava que me esclarecessem em relaçao ao ALGOFLASH liquido!

 

a sério, preciso mesmo de começar a fertilizar com esse pq ja tenho as luzes novas montadas!

 

[]´s!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais