cris

Membro
  • #Conteúdo

    22
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Informação de Perfil

  • Localização
    Estoril

cris's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. cris

    Escalares Altum

    OK, muito obrigado pela a ajuda.
  2. cris

    Escalares Altum

    onde posso comprar escalares Altum. Alguem tem alguma fotagrafia? Obrigado
  3. Olá a todos. Eu tenho uma luta com a alga 5, alguem me pode ajudar. Disseram-me que era falta de O2. Já redusi o apareçimento com o aumento do fluxu, instalando uma bomba. Será que deveria por ar durante a noite, depois de desligar o CO2? Obrigado.
  4. Eu estou a montar uma aqua plantado, com 75/75 e 65 altura, tenho uma HQI 150 10000K, CO2 com solonoide e estou a pençar num biotipo Amazonico com Discus (4 no maximo). Vou colocar acadame com uma cobertura escura. Para substrato, comprei um composto da Sera (areia,turfa e uns comprimidos misturados que não contem fosforo nem azoto) - devo aplicar este composto? Devo adicionar azoto e fosforo até a colocação dos peixes, ou deixo o substrato esteril e adubo depois? Na adubação de manutenção penço que não tenho duvidas, na adubação para substrato, tenho receio na quantidade de azoto e fosforo. Já agora qual o granulado que se utiliza? Eu conheço um de libertaçaõ controlada que se utiliza em plantas terrestres ( com varias relações de NPK).
  5. Então vai mais uma... Quando se utiliza substrato fertelizado, só se deve fertelizar novamente quando este já estiver todo libertado, serto? Eu conheço um pouco dos adubos para as plantas terrestres, mas esses adubos contêm bastantes nitratos, qual o mais recomendado? Por ultimo, eu penso que os adoubos em pastilhas não provocão tanto o apareçimento de algas, este rascuicinio está correto? Qual a melhor relação de NPK, para o substrato, considerando que vou colocar peixes ao fim de 2 meses?
  6. Obrigado a todos! O meu projector tambem fica +- por 50 € mais 30€ por uma lampada 150w 10000K. Sei que é mais indicada para reef mas como já tinha encomendado, agora fica assim. Eu se comprasse 10 lampadas ( uma caixa) ainda ficavam mais baratas.
  7. Estou a montar um aqua com 75+75 e 65 altura, fica com +- 300 litro de água, como tem uma configuração em quadrado será que 150W HQI é suficiente para um plantado? Sei que os livros mandam 1w por litro, mas normalmente os aquarios com esta capacidade são o dobro do comprimento, dispersando mais a luz. Obrigado!!
  8. Olá a todos! Eu construi um á uns anos, para discus e fiz desta forma: Uma lampada uv (tipo flurescente), Uma ponta de tubo PVC 40mm, com o comprimento de metal a metal, Duas tomadas de carga 40mm por 1/2", Dois racores 1/2" poe 16mm, Douis bucins, Balastro. O material electri, encluindo a lampada encontre-se na Mectel, o restante compra-s en qualquer casa do canalisações. Para quem quizer posso enviar esquema.
  9. cris

    HQI(s)

    Obrigado!! Mais uma duvida... O meu aquario vai ter 75+75 por 65 altura, 150w (HKI) é sufisiente?
  10. Olá! Estou a pensar em colocar o granolado NPK com turfa e a argila. Qual a altura de argila? Posso colocar uma camada de cascalho escuro por cima da argila (por uma questão de estetica)? Só devo colocar o CO2 quando o ph ultrapassar os 6.8? Obrigado!!
  11. cris

    HQI(s)

    Este è uma parte do artigo que falei: 10000K Sim!! Na minha opinião são o que há de melhor quando o assunto é "Aquário Plantado". Meu aquário de 672 litros era bom com duas HQI de 70W, ótimo com uma de 70 e uma de 150W e agora, indescritível com duas de 150W. A luz é menos azul do que as actínicas, por isso ficou tão bom. O crescimento das plantas é um pouco mais rápido do que com as Aqua-glo. A grande vantagem das HQI é que elas ocupam pouco espaço quando comparadas às fluorescentes. Por exemplo, para conseguir 240W vc precisaria de 6 fluorescentes comuns de 40W (haja espaço na tampa). Você pode conseguir 250W com uma só HQI. Outra vantagem é que em aquário muito altos, grande parte da luz se perde antes de atingir as partes mais baixas, então com lâmpadas fluorescentes ficamos limitados a aquários de mais ou menos 50 centímetros de altura. Acima disso, não conseguiremos fazer com que suas plantas mais baixas cresçam satisfatóriamente, isso pode ser conseguido facilmente com lâmpadas HQI. Então podemos concluir 10000K é bom, mas não obrigatório. Os mais bem-plantados aquários estão aí para provar. Um diferencial é o aspecto estético, a cor dos peixes e plantas ficam bem mais intesas e evidentes. Mas o grande contra é o preço, coisa que inviabiliza as HQI para muitas pessoas. Outro problema é o calor excessivo gerado por essas lâmpadas, então é preciso que a tampa do aquário seja bem ventilada e que o refletor seja bem posicionado na tampa para que a iluminação seja bem distribuída.
  12. cris

    HQI(s)

    obrigado Luis Dias! Desculpa a minha insistencia, quer dizer que se usar a 10000 não tem roblema para um plantado? Eu li num artigo Brasileiro que o ideal seria 5600, que é a luz do sol em campo aberto ao meio dia. Utilisando acima ou a baixo destes valores era uma questão de gosto, na tonalidade. Ou será que os 10000 vai projedicar o crescimento das plantas ou um aparecimento superior de algas?
  13. Eu tenho uma garrafa de O2 e queria converter em CO2, alguem sabe se é possivel e onde? Esta garrafa é da Arliquido, mas disseram-me que se levar lá eles ficam com ela, porque eles normalmente alugam e raramente vendem. E como já não tenho nenhum decomento que prova a compra, eles vão conciderar propriedade deles. E se levar á concorrencia eles recusam mecher na garrafa, obrigando afazer um contrato com eles.
  14. cris

    HQI(s)

    Concluo desta forma que 10000K não é indicado? E algem sabe , na pratica, qual a diferença em utilizar uma e outra?
  15. cris

    CO2/Sump

    Há algum inconveniente em colocar o difusor na sump? E u vou montar sump no aquario para não ter nada de equipamento dentro do aquario.