co2 caseiro sempre ligado?


aquariano

Recommended Posts

Boas! estou a fazer co2 caseiro .. aquela que vem noutro topico que refere a garrafa com a pedra difusora... e gostava de saber se convem estar sempre ligado ou nao. obrigado! abraços!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tem mesmo que ficar sempre ligado , senão corres o risco de a garrafa rebentar quase de certeza .

O que podes fazer é subir ou descer a pedra difusora para dissolver menos ou mais CO2 na água.

A produção de CO2 é contínua por isso não se pode fechar a respectiva garrafa.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a torneirinha arriscas-te a aumentar a pressão e estoirar com alguma vedação mais fraca. É que o problema é a reaçção dentro da garrafa não parar.

 

Eu tenho o meu sempre ligado na mesma posição e não tenho problemas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow, onde é que foram buscar essa ideia da garrafa rebentar? Já experimentei deixar a minha fechada dois ou três dias e não rebentou. Quando a pressão dentro da garrafa é suficientemente alta, o co2 não se liberta sob forma de gás e fica dissolvido como ácido carbonico. Quando abrires acontece o mesmo que acontece quando abanas coca-cola=espuma, mas para além disso mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Wow, onde é que foram buscar essa ideia da garrafa rebentar? Já experimentei deixar a minha fechada dois ou três dias e não rebentou. Quando a pressão dentro da garrafa é suficientemente alta, o co2 não se liberta sob forma de gás e fica dissolvido como ácido carbonico. Quando abrires acontece o mesmo que acontece quando abanas coca-cola=espuma, mas para além disso mais nada.

Hmm... :wink:

Good point, mas o que me apetece dizer nesse caso, é a resposta da praxe: "Há casos e casos..."

Sinceramente, se a mistela for feita numa garrafa de bebidas gaseificadas, acredito que aguente bem, mas nunca ad eternum...

Sem contar, que há vários parâmetros a considerar: temperatura, quantidade de NaHCO3 dissolvida, quantidade de fermento, se o açúcar estava a acabar, se não..., etc...

 

Uma coisa é certa, uma das melhores maneiras de rebentar garrafas, é misturar bicarbonato de sódio com ácido e tapar. Tudo bem, é uma reação muito mais violenta, não queiramos comparar...

Mas acho que essa análise do, "fica dissolvido na água", pode não ser muito correcta. Tal como já disse, se tiveres adicionado o Bicarbonato de Sódio, vais-te ver à rasca para dissolveres o CO2 gasoso, mesmo que aumentes a pressão... :lol:

 

Mas enfim, nunca experimentei, nem faço intenções de experimentar. Já estou a imaginar aquiloa rebentar mesmo quando não estiver em casa e a c@gar tudo e mais alguma coisa... Também se podia fazer uma versão menor e por dentro de uma caixa de plástico com trancas... :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu disse foi deduzido empiricamente da experiencia de agitar uma garrafa de referigerante gaseificado e não "acontecer nada". E quando abres, hà uma explosão. Deve ter a ver com a pressão de vapor do CO2 ou n?

 

Já tava à espera de uma resposta tua neste topico. tas a ficar previsivel lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink:

 

O que eu disse foi deduzido empiricamente da experiencia de agitar uma garrafa de referigerante gaseificado e não "acontecer nada". E quando abres, hà uma explosão. Deve ter a ver com a pressão de vapor do CO2 ou n?

Claro... mas não acontece nada, pelas seguintes razões:

A pressão exercida pelo líquido e pelo gás na garrafa já é a máxima (para o gás e líquido que tenhas lá dentro), logo não vês a passagem de gás dissolvido para bolhinhas propriamente ditas. E por mais que abanes a garrafa, a pressão lá dentro não aumenta...

A menos que aqueças a garrafa ou diminuas o volume...

 

O problema do fermentador, é que como os fungos não precisam de O2, e deitas NaHCO3 na água da mistela. Eles continuam a produzir CO2 para o estado gasoso. E a pressão vai aumentando, porque há uma produção contínua de CO2. Óbvio que chegas a uma altura, que a pressão é suficiente para rebentar com aquilo...

 

No caso da coca-cola, não há uma produção de CO2... tens CO2 em estado gasoso, e a "água" consegue conter muito CO2 dissolvido. Óbvio que quando agitas a garrafa previamente, estás a movimentar o líquido... Como tal, se deixares a garrafa repousar, o líquido fica parado e volta tudo à estaca zero...

Mas se agitares e abrires logo depois, tens o líquido em movimento a proporcionar que o CO2 passe para o estado gasoso e óbvio que a turbulência aí é tanta que apanhas banho...

 

Já tava à espera de uma resposta tua neste topico. tas a ficar previsivel lol.

:wink: Também estavas à espera da resposta? :lol:

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anyway, podes "desligar" a injecção de CO2 durante a noite mesmo sem fechar a garrafa. Ou tirar a pedra difusora do aqua, ou desligas a pedra da garrafa. That simple

 

ivanpantz says:

Laughing Também estavas à espera da resposta? Razz

 

Ya, tava um bocado lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, não aconselho a manterem reactores caseiros de CO2 a injectar com as luzes apagadas. Remova a pedra difusora durante a noite ou utilize um sistema de válvula dupla e abra a de fuga durante a noite para que o CO2 se liberte no ar e não no aquário.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado! vou passar a "desligar" durante a noite. basta-me tirar o tubo que esta agarrado a torneirinhae ele liberta para o ar..

 

outra questao.. no primeiro dia as bolhas saiem com intensidade e passado dois dias ja quase não sai bolha nenhuma ou vão saindo uma a uma.. é normal? quanto tempo dura mais ou menos uma garrafa até se ter que trocar?

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso dura 1 mes!

Garrafa de Fanta 1,5L com 300 a 400gramas de açucar, 1 colher de sopa de fermento de padeiro, 1 colher de cha de bicarbonato de sodio.

Dura e dura... sempre a sair varias bolhas, com pedra difusora de madeira balsa, esta madeira faz com que as bolhas saiam mais finas que as pedras normais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Cada um faz como entende que deve fazer, eu tenho 2 garrafas de 2 litros num aquário de 240 ligadas 24 horas /dia uma em cada canto do aquário, duram cerca de 15 a 20 dias cada uma e renovoas alternadamente porque o aumento ou a diminuição do CO2 tem influência no pH , daí ter optado por duas feitas alternadamente obdecendo ao mesmo principio de que é preferivel ter dois filtros de 500 que só um de 1000 l/h, o que é importante é saber dosear os ingredientes para obter a quantidade de CO2 ideal.

obrigado! vou passar a "desligar" durante a noite. basta-me tirar o tubo que esta agarrado a torneirinhae ele liberta para o ar..  

Se achares que esta solução é prática e se estiveres na disposição de fazer uma garrafa todas as semanas, avança ; se não o melhor é não fazeres CO2

outra questao.. no primeiro dia as bolhas saiem com intensidade e passado dois dias ja quase não sai bolha nenhuma ou vão saindo uma a uma.. é normal? quanto tempo dura mais ou menos uma garrafa até se ter que trocar?

Com o meu método e neste aquário :

Data da montagem – 19/05/05

Comprimento – 120 cm

Largura – 40 cm

Altura – 50 cm

Volume bruto – 240 l

Substrato

Fertilizante

Areão preto 40 kg

Decoração

Xisto

Troncos

Filtragem

2x 1500l/hora filtros externos c/ bio bolas e esponjas

Iluminação

150W – HQI – 8 horas dia

30W – florescente azul – 10 horas dia

Temperatura – 28º c

PH – 6.5

GH – 7º d

KH – 5 º d

NO2 – 0 ou próximo

NO3 – 5

Manutenção

Trocas semanais de 20% c/água da torneira

Injecção de CO2 caseiro

Flora - Hygrophila polysperma , Feto de Java ( Microsorum pteropus ) , Vesicularia dubyana, Anubias barteri "nana", Rotala rotundifolia,

Glossostigma elatinoides , Cabomba caroliniana, Echinodorus sp, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, echinodorus ozelot red , Echinodorus_tenellus , Alternanthera reineckii var. lilacina, Rotala macrandra . Microsorum pteropus Windelov,

Fauna

Invertebrados

Caridina japonica , Neocaridina denticulata sinensis (Red Cherry) , Vários Melanoides sp. Vários Biomphalaria glabrata , vários Physa, 1 Pomacea bridgesi , etc.

 

Peixes

 

15 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de Bêbado) , 5 Otocinclus affinis ,5 Crossocheilus siamensis (S.A.E.), 4 Coridora Albina, 1 Corydoras julii - Coridora Leopardo

30 Paracheirodon innesi (Néons) ,2 Discus Red Melon (White face)(8cm) ,

2 Discus Checker Board (hish) (10 cm), 1 Discus blue diamond 12 cm, 1 Oriental leopardo, 3 Oriental pigeon blood

 

Alguns dos resultados obtidos foram estes:

Clica no atalho abaixo.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32923

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais