PALUDÁRIOS, TERRÁRIOS E AQUA-TERRÁRIOS
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.
Subforums
ANFÍBIOS E RÉPTEIS
- 2.6k posts
- 1 seguidor
Dúvidas relativamente a que anfíbios manter e quais os mais adequados a cada tipo de setup

- Como manter corretamente uma tartaruga de orelhas vermelhas?
- Última resposta por Alvaro Silva,
MATERIAIS E MONTAGEM
- 371 posts
- 1 seguidor
Discussões e dúvidas sobre iluminação, filtração, circulação, parâmetros físico-químicos, trocas de água, montagem e manutenção de sistemas
- Móvel
- Última resposta por Tiago valente,
PEIXES
- 100 posts
Peixes compatíveis, com a estrutura de cada paludário

- Peixe espada gravida?
- Última resposta por Alvaro Silva,
PLANTAS
- 137 posts
Dúvidas acerca de planta a usar em paludários, sejam elas emersas ou imersas. Necessidades básicas de manutenção

- Plantas para terrário
- Última resposta por Vera Santos,
196 tópicos neste fórum
-
- 11 respostas
- 2k visitas
Alguem tem mudskippers? Precisava de umas infos mas os sites que encontrei variam muito as infos sobre eles... dai nao ter uma certeza.
-
- 10 respostas
- 5.1k visitas
desculpemme onde posso eu encontrar formigas com uma rainha(colonia) pois eu vou ter um antworks juntamente com sea monkeys para os anos ja apanhei formigas mas numca com uma rainha
-
Viva pessoal, vou arranjar uma Rã Albina que vou por num aqua com 29x35x27 e tenho alguma perguntas. 1- A rã pode estar sempre debaixo de agua sem ter nada que a ajude a ficar ao cimo de agua? 2- A rã respira fora de agua? 3- O que e que ela come? 4- Qual a temperatura da agua? 5- Qual o ph da agua? 6- Precisa de muita ou pouca luz? 7- Que tipo de decoração me aconselhao? 8- Ela faz barulho? 9- Posso juntar mais alguma especie diferente com ela? 10- Não me lembro de mais nada, se se lembraem de algo importante que me possa estar a esquecer por favor digam. Obrigado
-
- 10 respostas
- 30.6k visitas
vou começar a fazer o meu lago para tartarugas mas tenho uma duvida já ouvi dizer que os gatos matam as tartarugas. isso é verdade?
-
- 0 respostas
- 940 visitas
sei k nao é o sitio indicado mas achei melhor colocar aqui tenho uma lampada reptil glo 5.0 UVB da exo terra que tenho aqui em casa como perdi a caixa dela nao a pude trocar na loja entao tou aqui a postar para quem nessecite ficam com ela por 8 euros foi usada practicamente para ver se funcionava e tambem tenho 2 cabos de 3 metros com casquilho de seramica e ficha pronto a usar com a lampada ja experimentei funcionava bem isto tudo quando comprei custou me a volta de 20a lampada e 15 os 6 metros de cabo dois casquilhos e duas fichas
-
- 10 respostas
- 9k visitas
Bem está é a minha iguana, já tem 5 anos. É uma menina que ainda está muito verdinha para a idade (melhor pois assim fica mais gira). Espero que gostem: aqui dá para ver melhor o tamanho da iguana porque no terrário parece mais pequena A miuda no seu terrario E a sua casa de 2 metros de altura Tentei que alguem me fizesse o terrario mas ou pediam muito dinheiro ou nao queriam fazer um terrario com esta altura por isso eu e o meu namorado fizemos este e acho que ficou porreiro. A iguana nao tem crista pois antes de ir para mim o homem da loja tratou-a muito mal e ela partiu-a e nunca mais voltou a crescer a nao ser os micro picos que se nota nas fo…
-
- 11 respostas
- 6.9k visitas
Não sei onde colocar isto, por isso vai aqui. Penso em ter tartarugas no aquário, elas necessitam de uma plataforma seca ou podem estar totalmente imersas no aquário (102L). Serão um perigo para os peixes? Obrigado!
-
- 4 respostas
- 1.2k visitas
Vou montar um aqua para por um reptil anfibio e descobri estes dois: https://www.azgardens.com/p-849-bichir-sene...-dragonfin.aspx https://www.azgardens.com/p-838-frog-dwarf-african.aspx Tambem me falaram em rã albinas. O que eu queria saber é o que acham de ter estas especies juntas e ja agora se alguem me sabe informar de um sitio com a ficha de info destas especies. Obrigado ps- alguem ja conhecia este site? que acham?
-
- 4 respostas
- 2k visitas
Boas sou novato nos terrarios e gostava de pedir opiniões para futura fauna para este terrario. estava a pensar se dava para eremitas terrestres? desde já obrigado
-
fotos da minha iguana e terrario! depois posto umas da minha cobra tambem http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124507
-
- 1 resposta
- 1.3k visitas
Boas eu gostava de saber que tipo de peixes posso juntar com os tritões? Que tipo de condições preciso de ter no aquaterrário? Se as larvas e minhcoas (alimento do tritão) que meto na agua para o tritão, afecta os peixes? Que tipo de plantas preciso de meter? E mais algumas opiniões e conselhos que me possam dar eu agradeço. Abraço.
-
- 11 respostas
- 4.1k visitas
Boas, Aqui fica mais uma montagem. Aquario: 62x31x33 Iluminação: lâmpada bastante antiga, vai ser substituida Zona aquatica: 40x31x15 - Areão de rio, preto com 0,5/1cm - 1 basalto rolado - Flora: Elodeas e anubia (presa ao basalto) Zona terrestre: 20x31x15 - Humus e turfa - 2 basaltos rolados - Flora: Ficus e planta carnívora (vai ser alterada, a carnívora vai ser substituida por outra planta) Futura fauna: 3 cynops orientalis (tenho o terrário pronto faz exactamente hoje 2 meses, e ainda não os encontrei em lado nenhum... vou ver se encontro na feira AVISAN) As fotos... muito más, mas foi o que se arranjou... Geral: Parte Terre…
-
- 4 respostas
- 3.3k visitas
Ola a todos Como prometido vou aqui colocar as fotos do meu lago. Data de montagem : dezembro 2008 inicialmente. tm mais ou menos uns 3metros por 5metros Esta da esquerda já é das nascidas cá Nesta altura do ano as salamandras fazem tocas, e é muito raro sairem cá para fora Esta foi pescada num riacho aqui perto, nem sempre a pesca dá peixe. Viveu 2 anos num aquario , agora está no paraíso. Actualmente sao 3 Um sapinho ainda junior mais uma das nascidas cá esta é a mãe antes de ter os filhotes Actualmente está assim. 4 meses de agua parada, mas o filtro j…
-
- 8 respostas
- 3.7k visitas
ola a todos! Actualmente estou a construir um lago. É um lago a partir de um tanque de cimento com medidas 6metros por 3metros e 1 metro de profundidade! A altura da agua é de 30cm. Tenho duas zonas com pedras e com musgo e plantas. Como habitantes tenho 4 carpas, 2 cometas, 2 ras, 1 sapo e uma tartaruga. Muito em breve coloco aqui fotos! Agora a minha duvida: apanhei uma salamandra e meti la no lago. Nos primeiros dias vi mtas vezes ora numa toca, ora em cima do musgo, até a cheguei a ver a nadar.! Agora nos ultimos dias nao a tenho visto! Procurei informacao na internet, cheguei a conclusao que é uma salamandra de fogo mas nao consigo perceber se é possivel qu…
-
- 17 respostas
- 2.9k visitas
E assim encontrei uma ra duvido ue seja uma ra verde e fiz um plaudario para ela agora nao tenho e a certeza com o que a devo alimentar. aqui esta uma foto da ra:
-
- 12 respostas
- 4.6k visitas
Boas, Recentemente adquiri um casal de Scaphiophryne marmorata que me fez montar mais um terrário, levando à mudança de casa das bombinas. Montei este aqua-terrário num tanque de 60x40x40, que tinha servido de casa às kassinas e que estava destinado a um biótopo para Sesarma bidens, mas à primeira vista das S. marmorata, mudei de ideias. Está plantado apenas com musgo (comprado na praça na época do natal) e uma espécie de Cryptanthus que ainda não identifiquei pelo mau estado em que as comprei (estavam verdes e secas e só agora começaram a adquirir cor) na zona terrestre, e Taxiphyllum barbieri e eleocharis acicularis na zona aquática. As zonas terrest…
-
- 10 respostas
- 2.2k visitas
Boas eu estou inscrito, num fórum de artropodes (www.artropoda.org) mas os camarões (que são artropodes), não são populares por lá...e eu sendo também amante da aquariofilia decidi criar um tópico dedicado aos crustáceos! tópico dedicado aos crustáceos eu já lá deixei o meu contributo: camarão madeira!....agora é a vossa hora de compartilhar conhecimentos com eles...mostem-lhes alguns dos vosso invertebrados, e escrevam o que necessitam...etc...para tornar aquele fórum + rico em conhecimento claro...eheh Cump espero a vossa colaboração!
-
Boas! Sou nova aqui no forum e não sei bem onde hei-de pôr este tópico. Tenho um tritão (ventre de fogo?) para "adoptar" e o aquário vago que tenho deve ter uns 30l. Não sei se é ao menos suficiente :D Qual o espaço mínimo necessário para o bicho viver? Se alguém tiver tritões por por favor mostre-me uma foto do aqua onde ele está, porque nunca tive nenhum, nem conheço quem tenha (só quem mo quer dar, mas tem o bicho/a num aquário sem pedras nem plantas aí com 10l ou menos, apenas com um calhau no meio para ele poder vir ao cimo e penso que isso não seja nada fixe ) e não sei muito bem como hei-de fazer!
-
- 0 respostas
- 1.7k visitas
Ola estou com um pouco de duvidas neste aquario se devo plantar algumas vallisneria do lado esquerdo o que vcs acham e que devo mudar? http://img6.imageshack.us/img6/8904/imag035pr7.jpg
-
- 14 respostas
- 4.4k visitas
Boa noite! Para variar venho chatear o pessoal mais um bocado ... Hoje passei numa loja de animais aqui em Benfica para ver as lâmpadas Repti Glo e assim que lá cheguei deparei-me com uma enorme variedade do mesmo produto o que me deixou . Como não sabia o que comprar decidi adiar a compra da lâmpada e fazer o mais lógico...perguntar à malta mais batida no assunto qual a melhor opção. Vamos ver se me consigo explicar: Primeiro: existem dois tipos distintos de lâmpadas, as de rosca e as de calha...pergunta: Qual o melhor tipo? Pelo que vi as de rosca sendo mais pequenas são capazes de concentrar mais a luz que as de calha o que acho que seja uma melhor op…
-
- 4 respostas
- 5.1k visitas
Venho mostrar aqui as fotos de montagem e um video do meu mini paludário, que tirou o segundo lugar no Concurso de Pseudo-Paludarios Março 2008. Setup: Tamanho - 18x18x18cm. Lay-out - pedras, fibra de coco, tronco (bonsai falecido), areião e areia. Flora - Eleocharis, Glossostigma, Musgo terrestre, entre outras. Fauna - Caramujos Plabórbes Iluminação - Fluorecente compacta de 5 Wats. Cascata - bomba submersa de 60 L/h. Aqui ele ainda vazio: Aqui com o Lay-out montado: Aqui com as plantas: Alguns closes: Aqui o video, para ver a cascata funcionando: É isso aí!!!
-
- 3 respostas
- 7.5k visitas
Boas! Decidi vir aqui partilhar o paludario (especie de) que fiz para o concurso que a malta fez por brincadeira na secção da Conversa Aquatica. Setup: Caixa Vodafone 18x18x18 5L Brutos Algumas rochas e um tronco. Substrato com argila, humus e areão. O cubo As pedras que servem de "divisão" entre a parte aquatica e a terrestre Inicio da montagem Areia fina O tronco e o musgo ja no sitio Já com a rocha e algumas plantas O aquario acabado de montar (foto que foi a concurso) Fotos de promenor Passadas umas semanas (ultima foto do concurso) Algumas coisas sobre este nano-paludario: *Usei areão por baixo na parte de terr…
-
- 5 respostas
- 3.3k visitas
Boas, Como prometido, vou apresentar nesta zona os meus terrários... Aqui fica o 1º: Terrário: 30x30x45 Exoterra Fundo: Background Exoterra Iluminação: 2 Calhas Exoterra com lâmpada Reptil Glo 5.0 uvb 13w Exoterra e lâmpada night glo "moonlight" 13w Aquecimento: Tapete de aquecimento 26,5cm X 28cm Exoterra Medidores: Higrometro e Termómetro Exoterra Substrato: Altura Total - 10cm 1ª camada - 9cm de Humus "Forest Bed" da T-Rex 2ª camada - 1cm de "Forest Bark" da Exoterra Temperatura: 25/26ºC diurnos - 22/23ºC nocturnos Humidade: Lago: Lago/Bebedouro da T-Rex circular, com 7cm de diametro e 2cm de altura Troncos: 2 tro…
-
- 5 respostas
- 2.3k visitas
Aqui ficam as fotografias das minhas novas tartarugas e do terrario. aqui ficam as fotos de uma geral do terrario a parte de cima tem aquarios. Vieram para casa no dia 28/01/2009 e para ja estao a se ambientar bem, sao é um pouco timidas. ainda sao pequenas tem 6 e 7cm. esta escondeu-se dentro da caixa e ja conseguiu mandar um pouco de palha para fora da caixa sao tao timidas que esta ate se tentou esconder debaixo do substracto e da planta e ate a desenterrou. esta é a tartaruga mais pequena com 6cm aqui a tomar banho aqui a fugir da banheira aqui a maiorzinha a tomar banho mais uma a fugir da banheira …
-
- 4 respostas
- 1.9k visitas
boas aqui estao as minhas bichas: foto geral a maluca a menos aventureira comentem
-
- 14 respostas
- 7.9k visitas
Boas, Acabadinho de plantar, eis o meu novo terrário. Tem de levar uns retoques de bricolagem, e a tupperware tem de ser pintada ou substituída por algo que não se veja na terra, mas de um modo geral é assim que deve ficar. Amanhã colocarei fotos dele terminado, bem como os detalhes da montagem, mas entretanto, venham daí as primeiras impressões. Cumprimentos
-
- 11 respostas
- 3.5k visitas
Boa noite boa gente. Em baixo deixo vos uma pequena compilção de fotos para verem a evolução do habitat das pikenas. As sugestões são bem vindas. O aquario antigo! Ainda o aquario antigo! O novo aquario! O terrario do novo aquario! O aquaterrario como se encontra agora! Esta sim é a ultima edição. (Agora com luz) Obrigado
-
- 18 respostas
- 4.7k visitas
Boas! No natal ofereceram me duas tartarugas que julgo ser do mississipi, e desde então tenho andado a vasculhar tudo para saber o maximo de informações sobre como manter e cuidar destes animais que rapidamente me fascinaram. A dois dias decidi fazer um aquario e gostaria de saber algumas opiões sinceras (o que esta a mais, o que falta...) sobre o aquario. Obrigado
-
- 2 respostas
- 1.7k visitas
Boas, Este casal é a minha mais recente aquisição. Chamam-se Scaphiophryne marmorata e assim que as vi desisti da ideia de montar um terrário para sesarma bidens e comprei-as. Aqui ficam as fotos O terrário onde as mantenho era a antiga casa das bombinas, um tanque de 50x30x30, que foi plantado com bastante musgo que estas rãs adoram, e plantas de pequeno porte, uma vez que esta espécie tem o hábito de se enterrar, não necessitando de muitas plataformas para trepar, desde que o espeço horizontal seja suficiente. Cumprimentos
-
- 1 resposta
- 2.5k visitas
Boas, Tenho um pequenina tartaruga, mas queria lhe comprar uma tartarugueira melhor talvez com cerca de 40x20x20. Alguem tem ideia do melhor sitio (preços) onde pesquisar?
-
- 6 respostas
- 4.1k visitas
ola pessoal, tenho um paludario e queria juntar mais especies ao meu paludario. Queria juntar umas rãs, podiam dar alguns nomes de especies. Tambem queria por uma tartaruga e gostava de saber com que tipo de peixes as tartarugas se dao bem? pOR FAVOR ME DEM UMA AJUDINHA! Cumprimentos
-
- 0 respostas
- 1.1k visitas
olá a todos, criei um vivarium de resina que reproduz terra e pedras, no nivel mais baixo fica uma cascata com lago, será que bettas saltariam do laguinho? obrigado pela colaboração, vou temtar por uma foto para ilustrar, desculpem não consegui, tem fotos em www.multivivarium.com.br. obrigado
-
- 8 respostas
- 2.1k visitas
Hello. I fancy to ask conformable participants www.aquariofilia.net . impart see fit, can I conglomerate all reports and links posted on the forum. Thanks in further ...
-
- 8 respostas
- 3.2k visitas
Boa tarde Ontem de manhã reparei que a minha tartaruga ja tinha acordado da hibernação. Deilhe comida para ver se ela comia e voltava a hibernar, mas ela continua acordada. Hoje tem estado todo o dia em cima de uma pedra grande que tem dentro do aquario com as patas e a cabeça completamente fora da casca, e completamente imovel, também come muito pouco para não dizer nada... Alguém me sabe explicar o que é que se passa?
-
- 7 respostas
- 4.3k visitas
Boas, eu hoje comprei umas 50 minhocas de tenebrios, se calhar são a mesma coisa, para dar de alimento ao meu tritão. Queria saber como posso fazer elas crescerem para depois fazer criação delas. Cumprimentos
-
Members
No members to show