Terrário vertical


Recommended Posts

Boas,

 

Acabadinho de plantar, eis o meu novo terrário.

 

Image1-4.jpg

 

Tem de levar uns retoques de bricolagem, e a tupperware tem de ser pintada ou substituída por algo que não se veja na terra, mas de um modo geral é assim que deve ficar.

Amanhã colocarei fotos dele terminado, bem como os detalhes da montagem, mas entretanto, venham daí as primeiras impressões.

 

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais colocar aí o quê?

 

Uma morelia viridis ?

 

Boas,

 

Vou colocar 2 rãs que já tenho noutro terrário, kassina maculata

 

Gosto de cobras mas para além de serem bastante mais caras, não iam ser muito apreciadas pelo pessoal aqui de casa lol.

 

Depois coloco fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Finalmente está acabado. Alterei ligeiramente a disposição das plantas e fiquei finalmente satisfeito.

 

Aqui fica uma foto do aspecto geral.

 

-red.jpg

 

 

As plantas que usei são:

 

Helxine soleirolii (ou soleirolia soleirolii)

Fittonia verschaffeltii

Ficus pumila

Cryptanthus bromelioides tricolor

Tillandsia sp.

Polystichum tsussimense

 

A cascata acabei por não fazer luis. Meti uma da exoterra no lado direito.

 

Não tive máquina durante a montagem do terrário, mas segui as instrucções de um tópico em Materiais e montagem, fazendo a parede em poliuretano cmo já tinha feito, mas desta vez, ao invés de escurecer com verniz, barrei com silicone adesivo castanho e cobri com humus de côco. Para além de ficar com bom aspecto, tem a particularidade de reter humidade a toda a altura do terrário. Os buracos para os vasos fiz depois de ter a parede pronta, mas aconselho a planear préviamente e enfiar os vasos enquanto o poliuretano está mole.

O fundo é composto por uma camada de 4 cm de argila expandida para drenagem, e 7 cm de humus de côco.

 

A iluminação é composta por 2 lâmpadas fluorescentes domésticas de 20W, e o aquecimento é feito por um cordão de aquecimento de 25W

 

Venham daí os comentários.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O humus comprei no bricomarché, mas é há em qualquer loja que venda material para terrários.

 

Octávio, o problema de não veres a foto deve ser do teu browser, eu consigo ver tanto pelo firefox como pelo IExplorer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O humus comprei no bricomarché, mas é há em qualquer loja que venda material para terrários.

 

Octávio, o problema de não veres a foto deve ser do teu browser, eu consigo ver tanto pelo firefox como pelo IExplorer.

 

Eu também vejo a fotos sem qualquer problema... Aliás, preferia não ter visto para ficar cheio de inveja! ::D:

 

Isso está fantástico. A Fittonia verschaffeltii ficou aí a fazer um contraste espectacular.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostei muito deste teu terrário!! omg só acho que a parte da agua devia ser um pouco maior.

 

Gostava de saber se os vasos são furados, os que colocaste no poliuretano?

Estou a fazer um peça de poliuretano de 45cm x 120cm para fazer um aqua-terrario e não sei como fazer para puder colocar muitas plantas no poliuretano!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas rãs não precisam de muita água, apena o suficiente para se molharem caso a humidade ambiente baixe. No terrário onde estavam era raro vê-las dentro de água.

Os vasos não são furados, mas mesmo que fossem, as plantas não vão desenvolver as raízes na espuma, pois é inerte. Mas como as que lá estão são epífitas ou trepadeiras, não há problema de terem pouca terra.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Aqui fica uma actualização

 

Tive de tirar os fetos que tinham as folhas inferiores a apodrecer. Substitui pela chamadorea elegans que já tinha mantido e pela avenca

 

Image4-5.jpg

 

Image6-3.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.