Iniciação Aos Killis


MotarSolitario

Recommended Posts

Obrigado aos dois pelas respostas! Eu não quero fazer criação, quero apenas reproduzir o suficiente para manter a população a um nível constante. Assim, vou tentar com o método "natural", com a riccia e o musgo. Se não funcionar, então irei para o método com o mop etc. Em qualquer dos casos, as fêmeas por enquanto ainda não parecem muito dispostas. Eu só lhes dou comida congelada (estou a tentar criar artémia, parece ser muito fácil mas ainda não consegui, acho que a temperatura estava demasiado alta) e uma papa caseira à base de camarão, vaca, peixe, espinafre, cenoura, e spirulina (adaptada do que vi aqui algures e num forum brasileiro), duas vezes por dia. O macho cresceu de uns 2 cm para 4 cm num mês, as fêmeas também cresceram muito. Na loja onde os comprei ainda lá estavam na semana passada irmãozinhos (um trio) com metade do tamanho... vamos ver!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 369
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Matt,

 

Podes sempre aparecer nas reuniões em Monsanto... vê aqui, aparece na próxima reunião...tá quase!! sempre é mais perto e podes inscrever-te lá... o que achas?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39617

 

bjs,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Matt,

 

Podes sempre aparecer nas reuniões em Monsanto... vê aqui, aparece na próxima reunião...tá quase!! sempre é mais perto e podes inscrever-te lá... o que achas?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39617

 

bjs,

Liliana

 

tu estiveste lá na ultima não estiveste???

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zezinho,

 

Eu ? sim estive, adorei e vou na próxima... é como ir à fonte...para aprender mais um bocadinho... a minha fêmea perdeu o macho e até agora não arranjei um candidato...talvez na convenção de Espanha, alguém me possa trazer um "jeitoso".

 

bjs,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Aparece na próxima reunião, em Monsanto

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=39617

 

fazes-te sócio e dão-te um casalinho para começares e sempre com a mais valia de informação, o que achas :wink: ? para além de teres o benefício de outras vantagens, fica a sugestão!! Olha que vale a pena :?

 

bjs,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario plantado com 50 lts.

A fauna que la habita sao tanichys e 3 neons, e muitos camaroes red cherry. Sera que existe alguma espécie de killi que possa juntar?

Se sim onde arranjar?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho Aphyos bulanum nuim aquario com red's e não dou conta que eles aviem os red's.

Além que que há muito musgo e muita Ceratophyllum.

Crio que com os Aphyosemion não vá haver grande stress.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

australe, avisa o Castro e a malta para se prepararem, que levem livros, fotos, e muita água, que vão secar a garganta, com tanta pergunta minha... :twisted::twisted::twisted: Se tudo correr bem e de acordo com os planos, próximo fim de semana lá vou a Gondomar chatear a malta.

 

Acho que aqui à uns tempos, encontrei um site na net e que perdi o endereço , que vendia ovos de killies, recomendam algum site em especial? Costumam usar este sistema?

E por falar em site, o do APK já funcionava...quem é o admin do site? É preciso ajuda?? :?:twisted::twisted:

 

Ando a tentar decidir-me quais escolher, os tipinhos são mais que as mães!!! Ora bem, talvez um não anual, calmo, que possa ficar num comunitário, numa emergência.

Pretendo montar um aqua só para os killies, mas como não gosto de abusar da sorte, posso vir a precisar de os colocar dentro do comunitário. "Ah e tal, não vais precisar...", pois, e eu sem experiência, lá vou arriscar!!! Já tive um problema com um filtro num aqua, não fosse ter outro aqua prontinho, havia de ser bonito.

 

Ainda aqui à uns dias, vi 2 casais de killies anuais numa loja, uns "nalo" qualquer coisa (não fixei o nome, fiquei só a olhar para os bichos), alaranjados com partes brancas e avermelhadas, as fêmeas quase apenas brancas e bem mais pequenas. Lindos peixes.

Até me podia dar bem com eles, tenho uma calha de 150cm boa para incubar os ovos, mas sem ter experiência nos killies, nem tento.

 

Por isso, preciso de opiniões sobre que tipo escolho, mas que preencham estes requisitos:

- não anual

- espécie que tendo ovos a mais, consiga facilmente despachá-los entre os killifilistas, para não ter proles a mais que não tenham para onde ir.

- uma espécie que consiga arranjar junto da malta tuga da APK, sem ter de mandar vir de fora (se fôr mesmo preciso, mando vir)

- que possam ser colocados num comunitário, numa emergência, com peixes de cardume (neons e corydoras), ou no meu aqua grande, com os escalares, durante uns dias ou 1 mês, se fôr preciso (ambos os aquas são tapados).

 

Outra coisa, ovos a mais que não se consiga despachar para membros? O que voçês fazem com eles? Eu cheguei a pensar incubá-los e entregá-los em lojas, quando os alevins chegassem a juvenis.

 

PS - australe, vou precisar do teu número de telemovel, do Castro ou de alguém dessa zona. Mesmo tendo o mapa para o local da reunião, não queria enganar-me no caminho e ir ter ao Gerês ou a Valença... :oops::oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Sérgio.

 

Desde já quero pedir desculpas por não ter respondido ao teu mail, mas é que tive toda a semana passada sem internet e só hoje é que foi restabelecida em pleno a ligação.

Serás muito bem vindo á reunião e espero poder esclarecer as tuas dúvidas.

Vou enviar uma MP com o meu numero de telemóvel.

 

Abraços.

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe, obrigado.

O site da APK é que já podia estar online. Enviei-lhes um mail a perguntar se precisavam de ajuda para arrancar com aquilo, não responderam... 8):?:

 

Nas leituras por aqui - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...4122&highlight= - e pela net, descobri para que serve a Quinta de Formigas que tem à venda na Toys'aurus: killies!!! Se calhar, ainda compro uma. Aqui por casa, nunca vejo formigas. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Sergio.

 

Nunca alimentei os meus killis com formigas, mas sei que faz parte da dieta alimentar de muitas espécies.

Quanto á página da APK, é um transtorno mas acho que a resolução está para muito breve.

 

Abraços

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krushandkill,

 

Estamos a trabalhar no site.

 

O problema foi que o site foi várias vezes atacado por uns Turcos e neste momento estamos a rever o conteudo e mudar de local de alojamento.

 

Acredito que esta semana o mesmo esteja pronto para publicação.

 

Se pretenderes falar com o webmaster basta enviares um email par webmaster@apk.pt ou se tiveres msn adiciona santola@hotmail.com.

 

Um abraço

Luis Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

OK, este projecto ficou um mais-ou-menos-comunitário com

 

3 x Aphyosemion australe orange (1 macho 2 fêmeas)

4 x Corydoras panda

3 x Caridina japonica

caracóis daqueles pequeninos pretos

Chegou a ter neons mas retirei - os killies assustavam-se, não gostavam nada. Pelo contrário, não ligam nenyuma aos Corys.

Não pus Otocinclus porque o aquário não tem algas.

 

Alimentação: comida congelada (sobretudo artémia, mas também papa caseira) duas vezes por dia, pastilhas de fundo ocasionalmente para os Corys

 

Setup:

40 litros reais

Filtro interno eheim aquaball 2210, com saída de água para o exterior, dirigida ao filtro UV

Filtro JBL UV-C 9W

Termostatos: 50W regulado para 24ºC, desliga 5 h de noite, mais 25W regulado para 20ºC como segurança

Iluminação: 40W@6400K, filtrados pela Riccia, cerca de 11 horas por dia, mais sistema de leds de cores diversas para amanhecer/pôr-do-sol e moonlight

areão de praia (tirei as conchas) + areão de rio

CO2 Tetra Optimat

TPAs de 25 a 40% 2 a 3 vezes por semana

pH 6.8

 

Flora:

Riccia fluitans cobrindo pouco mais de metade da superfície

Musgo de Java cobrindo um tronco e uma pedra

Mais 6 ou 7 plantas diversas

 

Os killies começaram a acasalar há cerca de um mês, mas não apareceu nenhum alevim até agora; pensei que talvez fosse devido a os ovos fungarem, de modo que introduzi o filtro UV, ligado 24h/dia, há uma semana atrás.

 

Tenho duas perguntas sff:

 

1. Acham que tenho hipóteses de haver criação? Quanto tempo devo esperar até pensar em mudar de método?

2. Li algures (num livro do Axelrod) que de vez em quando se deve separar o macho por uma semana, se não os ovos começam a sair estéreis. Isto é verdade? Se for, a separação pode ser numa maternidade dentro do mesmo aquário?

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nuno, do pouco que eu conheço de Killies, em princípio terás sucesso em criá-los. Obviamente, seria mais fácil com espécies que não comessem os próprios filhos (por exemplo os Lamp-Eyes e as annulatus), mas se tiveres plantas suficientes para proporcionar esconderijos aos alevins, não deves ter problemas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares uma mop pendurada no aquario e não tiveres plantas á superficie, eles quase de certeza que vão escolher o sitio mais perto da superficie para desovar. Depois é só ires retirando os ovos para outro aquário. Se deixares ecludir no aquário vais ter uma percentagem muito pequena de alevins a chegar a adultos.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais