Iniciação Aos Killis


MotarSolitario

Recommended Posts

  • Replies 369
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito bem, os meninos divertem-se. Sacanas!! Pois fiquem sabendo que o único velho na APK é o Oliveira. Outros, como eu, pertencemos a uma geração priveligiada que se caracteriza por manter o bom aspecto independentemente dos anos. Somos vários assim, notáveis. Ora vejam: Eu, George Clooney, Paulo Alves, Brad Pitt, José Fabião, Tom Cruise e Alberto Reis. Tudo rapazes nos 41,42 aninhos. O mais fraquito ainda acaba por ser o Tom. Vocês nem devem chegar à nossa idade quanto mais com esta qualidade :lol:

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, muita atenção e sobretudo muito respeito pela idade. Velho nunca, sr Vasco. quanto muito digno ancião que mantém intactas todas as caracteristicas que o notabilizaram na sua juventude.

Essas mesmo que está certamente a pensar!

Quanto aos killies, para todos os iniciados estou e estarei sempre ao dispor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó "Graça", não me lixes :)8) Guarda lá essas "características" para o teu marido :?:lol::lol:

 

Agora a sério. Luis, não podes usar aqui o nick dos foruns para (velhos) depravados que frequentas :lol: Isto aqui é sobre peixes. Peixes! Sim, daqueles com espinhas e tudo :D

 

Abraços amigos para todos. Para os distraídos: isto é só reinação :)

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem estou a ver que aqui o pessoa dos killis são bem animados eheheheh

 

continuem com esse espirito

 

pessoal plo que vi aqui nao há velhos pahh

 

abraços pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bons dias,

 

estou a pensar iniciar um nano-comunitátio plantado, com uns 25 litros, incluindo Killies (Aphyosemion australe orange, bons para principiantes). Outra fauna seria

- 2xOtocinclus

- 6x Neons

- uma pequena equipa de Caridina japonica

 

Usaria um pequeno filtro interno, um termostato de 25W, e uma ventoinha de computador para arrefecer no verão(há-as ultra-silenciosas e com absorvedor de vibração)

 

As perguntas são:

 

1. Se eles começarem a pôr ovos, o que fazer com tantos ovos? Eu sei que eles vivem uns 2-3 anos, mas não posso começar a ter dezenas e dezenas de peixes iguais. Uma população mais ou menos constante seria o meu objectivo.

2. É possível deixar os ovos no aquário, para lá eclodirem?

3. É possível deixar os alevins junto com os pais? Até que idade, ou a partir de que idade?

 

Obrigado e cumprimentos, desculpem se houver aqui coisas repetidas noutros tópicos...

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

Eu não tenho experiência em comutários com killies.

Mas tenho vários aquários com killies, e, se não andar da perna, corro o risco de ficar sem ovos porque os progenitores comem-nos!

Com essa mistura, o mais certo é teres que voltar a comprar novos elementos ao fim desses 2 - 3 anos.

Se estás interessado em ter killies o melhor é mantê-los separados de outras espécies para poderes assegurar a sua perpetuação.

Um abraço do Castro, apk137

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Bem, nesse caso, seria possível tirar os ovos quando forem postos e fazê-los eclodir e os elevins crescer noutro aquário, suponho.

 

A pergunta então é: qual o tamanho necessário para fazer crescer uma ninhada até terem tamanho suficiente para voltar a meter no aquário comunitário (só com peixes muito pacíficos e lentos! Otocinclus são os meus favoritos, não incomodam ninguém)?

 

Eu estava a pensar criar uma divisória com um vidro para separar os alevins, queria saber qual o volume que tenho que "retirar" para esse fim. Teria uma parte pequenina do fluxo de retorno do filtro a ir dar a esse compartimento (a água em excesso transbordaria para o comunitário), com isso assegurava filtragem e temperatura, sem precisar de um aquário separado (o que me vai evitar problemas com a família; felizmente tenho um páteo com um bom cantinho onde posso criar comida sem incomodar ninguém!).

 

Obrigado mais uma vez!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

sei que ja se tem escrito muito acerca da iniciação à "killifilia". Mas, gostaria da vossa opiniao do que será melhor relativamente a:

tipo de aquario

layout

"companheiros" de killies

onde comprar

etc

etc

 

provavelmente estou a ser chato a pedir isto, mas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para começar muito bem-vindo a este fórum :wink:

Quanto às tuas questões não chateias nada em perguntar! Ora vamos ver se te seui responder a algumas delas:

Quanto ao aquário-> este não necessita de ser muito grande, na sua maioria os killis costumam ser mantidos em pequenos aquários de 7,5l por casal ou trio, obviamente que também há excepções à regra, como é o caso dos Aplocheilus lineatus, alguns Epiplatys e as Megalebias entre outros.

Quanto ao layout-> fica ao teu gosto, mas normalmente costuma-se usar aquários nus só com o mop ou a turfa para efeitos de reprodução. Mas também há quem use aquas mais plantados ou rochosos de forma a emitar o hbiotopo de origem dos killis.

Quanto a companheiros dos killis-> por norma costumam-se manter os killis em aquas próprios para eles, visto não ser muito aconselhével a sua manutenção em aquas comunitários, mas também há algumas espécies que se podem manter em aquas comunitários sem problemas.

Onde comprar-> eu desaconselho vivamente a os adequirires em lojas pois normalmente vêem mal identificados, e podes ir a ter problemas (como eu tive/tenho)em vir a criar híbridos. Eu aconselho-te a adequirir ou através de pessoal que mantenha killis de uma forma séria, ou seja, devidamente identificados com nome cientifico, população etc.., ou através de entrares em contacto com a APK (Associação Portuguesa de Killiófilia), pois lá além de adequirrires um casal aquando da inscrição, adequires também muita informação útil de experiências pessoais de muitos sócios, bem como podes vir a trocar killis entre o pessoal da associação.

Desculpa lá o testamento mas espero ter-te ajudado :wink:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, sou (quase) estreante na aquariofilila, mas nos killis sou complectamente novo, e são uns peixes que sempre me fascinaram.

 

Eu tive aquarios nos meus 15, 16 anos até aos 20 (+/-) numa altura que a net não estava difundida e o conhecimento era, em grande parte de livros e de conversas com vendedores e lembro-me de ter adquirido um casal de australe que estavam num aqua comunitario na altura vendidos como "peixes anuais" visto viverem nos lagos e rios africanos que apenas tem agua nas alturas de chuvas e depositavam os ovos nas lamas e leitos para eclodirem na proxima epoca de chuvas. Não sei até que ponto isto é verdade ou não, mas o fascinio aumenta por estes belos peixes.

 

Reiniciei-me na aquariofilia há cerca de uns 7 meses e estou a reciclar todo o conhecimento que tinha da altura e tenho lido algumas coisas sobre os killies ... e gostava de me iniciar na killifilia ....

 

 

Tenho um aqua de 50*25*35 para o efeito

com calha de 1*18W e termo de 75W

 

Questões:

 

que tipo de filtragem é necessaria/suficiente para estes peixes?

qual a especie aconselhada para um iniciante?

Onde e como posso adquiri-la? (vi uns numa loja na 6ª que pareciam muito entretidos nas artes do acasalamento, não sei a especie)

Que tipo de companhia posso ter ou devo ter, se é que devo .....

que tipo de decoração/hardscape/flora é aconselhada?

etc, etc, etc ... enfim tudo o que se lembrarem para um bom inicio....

 

já li algures que o ph deve estar entre os 5.5 e os 6.7 e a temp entre os 21º e 24º, é verdade?

 

 

já visitei a pagina da APK mas está em construção, como me posso associar?

 

Peço desculpa pelo texto longo.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questões:

 

que tipo de filtragem é necessaria/suficiente para estes peixes?

qual a especie aconselhada para um iniciante?

Onde e como posso adquiri-la? (vi uns numa loja na 6ª que pareciam muito entretidos nas artes do acasalamento' date=' não sei a especie)

Que tipo de companhia posso ter ou devo ter, se é que devo .....

que tipo de decoração/hardscape/flora é aconselhada?

etc, etc, etc ... enfim tudo o que se lembrarem para um bom inicio....quote']

 

Matt, antes de mais bem vindo ao "vício", porque a killifilia para além de um hobby é um vício.

 

Passemos então a responder às tuas perguntas:

Filtragem: normalmente ou filtros de esponja, ou nenhuma filtragem. São peixes de águas paradas e não gostam de grandes correntes.

Especie aconselhada: há muitas, depende um pouco do gosto de cada um, mas aphyosemion ou fundulopanchax, creio serem uma excelente escolha.

Companhia: 0. só o casal/trio, mais nada.

Decoração: podes por algum feto de java e musgo de java, embora em espécies não anuais como os aphyosemion e os fundulopanchax, se puseres o musgo, o mais certo é eles porem os ovos no musgo e não na mop, o que dá uma trabalheira para andares a "catar" os ovos do musgo, por isso em espécies não anuais, aposta numa ou 2 mops e em mais nada.

 

Quanto a temperaturas ela varia de espécie para espécie, mas a maioria deles tolera uma temperatura de até 28º, sendo a mais recomnedável a que ronde os 25ºC.

Desde já te deixo o convite para visistares o nosso stand na aquadecor na Batalha (8, 9 e 10 de Dezembro), onde além de tirares mais dúvidas e veres alguns peixinhos te poderás fazer sócio.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta relacionada sff: num aquário com Aphyosemion australe com muita riccia a flutuar à superfície, e muito musgo de java agarrado a troncos, se me limitar a deixar os ovos lá, os alevins vão nascer e desenvolver-se à mesma? É absolutamente necessário seguir o procedimento standard que tenho lido, de recolher os ovos etc? Em qualquer dos casos, embora o meu macho (cerca de 4 cm) ande sempre a perseguir as duas fêmeas (menos 0.5 cm), estas não parecem nada interessadas, escondem-se o mais que podem, e até agora não há ovos.

 

Já agora, é possível ter mais de um macho num aquário de 40 l?

 

Obrigado

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Ha muito tempo que ando a ver aqui este topico dos killies...e estou bastante interessado, agora com o natal vem algum dinheirito extra queria montar um aqua para ter um casal de killies, o aquario ja tenho e um com 25 cm de comprimento e leva uns 15L acho eu, mas eu nao preçebo nada de killies e gostava que me dessem algumas dicas, comida, o que devo por no fundo do aquario tipo de areao ou turfa, plantas que eles gostam, e um facil de manter e que faça criaçao com facilidade e ja agora todos os procedimentos para ter sucesso com os killies, e uma loja de jeito em lisboa que tenha desses peixitos, porque ainda nao os vi a venda :twisted:

 

 

:?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno

 

Eu tenho um casal de aphyosemion bualanum Makenene sozinhos num aquario com muito musgo e tenho uma mop que vou verificando de vez em quando.

Os ovos são postos no musgos e os alevins escondem-se por lá alimentando-se dos infusorios originados pelo musgo.

Eles lá se vão desenvolvendo sozinhos.

 

Quanto a ter mais que 1 macho podes ter desde que tenham onde se esconder, o que eu creio que tens...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta relacionada sff: num aquário com Aphyosemion australe com muita riccia a flutuar à superfície, e muito musgo de java agarrado a troncos, se me limitar a deixar os ovos lá, os alevins vão nascer e desenvolver-se à mesma?(...)

 

Nuno, sim é possível deixares os ovos na riccia

que eles eclodem e alimentam-se dos infosórios até

terem tamanho para se alimentarem da comida que

vais dando aos pais. A riccia também lhes oferece

o esconderijo ideal para se abrigarem dos ataques

predadores dos pais.

 

Este (e muitos outros) Chromaphyosemion splendopleure

"Tiko Green" nasceu-me exactamente dessa maneira num

aquário plantado de 100 litros com a superfície coberta de

riccia.

 

Pic_6595_3.jpg

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais