Emejet

Membro
  • Posts

    466
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    14
  • Country

    Portugal

Everything posted by Emejet

  1. Acabei por ir comprar também umas dessas escovas e o resultado foi muito bom mesmo! E andava eu a esfregar com escovas normais...não tem mesmo nada a ver agora.
  2. Emejet

    Ered Lómin

    Obrigado! Espero e acho que vais ter mesmo.
  3. A vallisneria toma conta do aquário todo se não tiverem cuidado 😄 As tais folhas quando são novas parecem também mais "transparentes", é normal, a maior parte resiste outras acabam por cair ou soltar facilmente.
  4. Emejet

    30cm³

    Por acaso nunca fiz isso nos Lilys, mas faço nos difusores de CO2. Mas é bem pensado também.
  5. Já usei uma mas não era da Colgate. No meu caso não resultou, está tudo demasiado entranhado.
  6. Emejet

    Ered Lómin

    Novidades neste aquário? Sim! Já andava um bocado chateado com o tapete de Montecarlo cheio de "alguedo" escuro e algumas plantas que apesar de crescerem razoavelmente não ficavam com um aspecto saudável como era suposto. Assim a modos que meti-lhe mais uma calha de iluminação, acho que devido à altura do aquário se calhar não era luz suficiente e meti uma bomba de circulação. Este último penso que foi o que mais resultou dado que notava que tinha zonas em que não havia movimento nenhum. Alterei também o modo como fertilizava, em vez de colocar tudo lá pra dentro quando fazia tpa's, agora fertilizo individualmente, em dias/semana diferentes, com os fertilizantes da Seachem. Quando acabarem estou tentado em experimentar da Masterline ou da 2hr Aquarist, algo do tipo "all in one" . Adicionei mais uma planta ou outra.. por exemplo uma Marsilea Crenata ali mais à frente a ver se pega. Conclusão, tudo agora parece crescer com um aspecto muito mais saudável e bonito mas... mais rápido do que eu queria! A cada tpa, lá vai uma tesourada [emoji1]
  7. Como sabes também tive problemas com o Montecarlo (e ainda não consegui resolver a 100% mas está bem melhor agora). Mas no meu caso o tapete tinha tendência para escurecer, tal como acontece com as pedras. No meu caso adicionei mais uma calha de iluminação para acompanhar a injeção de CO2 e aumentei de 7h para 8h e outra coisa que se calhar pode ajudar, que foi uma bomba de circulação. Podes ter zonas paradas e isso não ajuda nada porque nem o CO2 se espalha bem. Eu uso os fertilizantes da Seachem e passei a fertilizar com bem mais potássio e menos fósforo,nitrogénio e ferro. Duvido que seja grande ajuda mas espero que consigas resolver esse problema sem teres de refazer tudo.
  8. Boas! Só uma questão quanto a isto, como é mesmo essa escova ou onde posso encontrar disso? As minhas pedras já estão é um verde bem escuro mas com as escovas normais não consigo limpar como deve ser. De resto o aquário está muito bom mesmo e os lily's dão logo outro aspecto.
  9. Emejet

    30cm³

    Está com muito bom aspecto até! Parece bem maior do que é na realidade. Para limpar os lilys, eu uso um escovilhão, numa das pontas é mais pequeno, mas tem de ser mesmo com algum cuidado para não partir (sim, já parti um e até dropchecker's já parti...) .
  10. Não sei se terá sido disso.. quantos litros de água leva o aquário? Mas em relação aos fertilizantes da Tropica, está aqui um post interessante que pode ajudar:
  11. Muita tesourada deve haver semanalmente, aposto 😄
  12. É muito difícil controlar isso. Já apanhei um Amano alegremente a passear no hall de entrada, sendo que saltou de um aquário na sala... nem sei como não morreu e ainda se encontra vivinho 😄 Mas já tive camarões e peixes suicidas também.
  13. O Manado é realmente muito leve e, ou muito me engano, isso vai passar por cima da areia em breve. E as Corys vão ajudar nisso 😄 Sobre as pedras depende do teu gosto e da qualidade da água. As Dragon Stone ou as Lava por exemplo são inertes, mas se forem umas Ryuoh Stone já são mais calcárias. É uma questão de pesquisar e ver o que melhor serve.
  14. Viva. Se fizeres uma boa TPA antes das férias o aquário aguenta relativamente bem. O que não aguentam são os peixes sem comida tantos dias. Ou consegues que alguém vá colocar comida nem que seja dia sim/dia não ou então arranjas um alimentador automático. Nunca tive nenhum, mas segundo já li, convém arranjar um antes das férias para te habituares ao funcionamento dele. Aquelas barras de comida que dizem durar uma data de tempo só estragam a qualidade da água e não alimentam nada de jeito.
  15. Viva! Pelas fotos, não me parecem ser ovos de Corydora.
  16. Emejet

    Ered Lómin

    Mais de 6 meses sem updates aqui ->> Check! A bem da verdade também não houve grandes alterações nisto e daí não ter grandes razões para vir aqui fazer update. Algumas plantas foram alteradas, foram adicionadas mais umas pedritas e a fauna teve uma ou outra alteração. De resto, tem sido basicamente só tpa's. Quando a luz ligar a ver se tiro uma foto do estado actual. (Já está).
  17. Emejet

    Ered Lómin

    #deusmelivre !! Isto tem de aguentar ainda uns bons tempos, portanto tem de ir ao sitio 😄
  18. Emejet

    Ered Lómin

    Madeiras não vou meter, no máximo poderia ser mais umas pedras mas já tinha de pensar bem como fazer a alteração. Ontem ainda andei a arrancar um bocado da Valisnéria...aquilo invade o espaço todo 🤨
  19. Emejet

    Infinitum

    Obrigado Vasco, vou tentar!! Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
  20. Emejet

    Ered Lómin

    Com o tempo a ver o que pode alterar aqui.. eheh. Obrigado pelas opiniões malta. Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
  21. Emejet

    Ered Lómin

    Pelo menos no meu caso não pode ser do substrato porque só o estou a usar desde o início desta montagem. Estou mais inclinado para a iluminação. Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
  22. Emejet

    Ered Lómin

    Sim, confere... tenho uma data de pontos mais negros no tapete ( e em algumas folhas da Lobelia também se nota), sem contar com as pedras que já estou farto de limpar. Ainda não consegui perceber se é falta de luz ou tempo de luz a mais, algum problema com fertilizantes...não sei 😕
  23. Emejet

    Infinitum

    Viva. Até agora muito bem, era o que tinha na montagem anterior e as plantas estavam sempre em bom crescimento e saudáveis. Tenho noutro aquário da Tropica, o Aquarium Soil. São bastante parecidos, talvez o Neo seja um pouquinho melhor.
  24. Emejet

    Infinitum

    Obrigado Alvaro! A ver o que isto dá!