Crystal Wood


Recommended Posts

Boas

Não devias comprar já peixes, digo eu, as algas ainda não atacaram de verdade e quando esse substrato fértil acabar por perder os nutrientes que ainda tem, vais ficar com isso demasiado esverdeado para conseguir ver os peixes.

É a tua primeira montagem, mas pelos vistos sabes que as anubias gostam de sombra...

Achas mesmo que 16W amedronta alguém?

Olha lá esta foto do Senhor Amano (não é o camarão, é o Takashi)004.jpg

Estás a criar problemas que não vais querer resolver, já te deram muito boas dicas mas decidiste ignorá-las, estás com muita pressa e isso não combina com perfeição.

As plantas necessitam de luz, CO2, macros e micros, as bactérias nitrificantes necessitam de O2 para processarem a matéria orgânica (os caracóis ajudam a disponibiliza-la fragmentando-a). Agita a superfície da água para promover as trocas gasosas e não te rales com a 'perda' de CO2, isso e os resultados dos testes são mitos urbanos, há vários e perigosos e estás a cair em alguns deles.

Dica Top: Volta a ler o post do PAFS de 13/04, agora com mais calma e vais encontrar coisas que te escaparam.

Relaxa, fertiliza por excesso e troca água.

Há aqui no Forum várias receitas de fertilizantes DIY (Daz Iu Yesmo) porque tens muita razão quando dizes: " (este não é um hobby para pobres :shocked028:) "

e esses fertilizantes 'Premium' são a versão deslavada do que podes misturar por uma fracção do preço.

Dica Top nº2: Recicla os frascos utilizando a tua própria mistura, se alguém perguntar podes sempre dizer que funcionam mesmo bem.

Algo muito importante, poda as plantas que crescerem em demasia, isso promove o seu desenvolvimento radicular, oxigenando o substrato.

Além disso podes replantar essas podas melhorando ainda mais a qualidade do teu aqua.

O Sol que te vai entrar pela janela no Verão não te vai criar algas! A falta de nutrientes sim!

Por isso tens dois mesitos para estabilizar esse penico, e então sim, pensa em Ramirezis. Com o Sol a ilumina-los parecem mesmo pintados à mão.

Já os Dermogenys Pusilla requerem alimentação especializada, senão desenvolvem problemas oculares mais graves que os que algumas Arowanas, por outro lado se deixares isso descambar são os únicos que vais conseguir ver aí dentro.

Cria uma conta para as fotos, não é que venha cá muita gente para as ver, é só para eu saber se acerto na previsão dos dois meses.

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

Tens aqui uma bela resposta. Só falta dizer que o drop checker funciona com água 4dkh misturado com um reagente de ph. E sim, a água deve mudar de côr, pois o co2 irá acidificar a água tornando o liquido da mistura verde. Amarelo é demais e azul  é co2 de menos, tu queres é verde.

O resto já foi dito. Ajeita o co2 primeiro, fertiliza com força, e muito essencial tem muita calma. Aqui neste hobby as coisas passam-se devagar.

Deves pensar que a malta tem aquários lindos assim de um dia para o outro. Teve de se penar muito para se aprender. E mesmo assim há sempre alguma coisa que falta. E aí é que está a beleza da coisa :wink:

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo.. A luz esta como está ja ha algum tempo , o Co2 é que tenho entre 1 a 2 pbs e não sei se tá bom pois o DropCheker na minha opinião parece pouco exato, digo isto porque o mesmo nunca muda de cor , nem com o Co2 desligado nem com ele ligado, ou é mesmo assim? E o liquido reagente dentro do mesmo é suposto mudar de quanto em quanto tempo ? Não percebo muito desta parte e o mesmo não trazia qualquer manual de instrução ou algo do género. 

O teste de Nitratos tenho , falta-me arranjar então esse de Fosfatos.

Os peixes são 2 espécies que adoro e já pesquisei muito sobre eles e já vi vários vídeos de pessoal que os mantém juntos e parece que se complementam sem nunca se misturarem. São ambos lindos mas com atributos e comportamentos próprios. Os neon são menos tímidos mas as Rasboras Galaxy são qualquer coisa, adoro-as. 

Cumps

Boas
Se o dropchecker não muda das duas uma ou a solução que tem dentro não é boa ou então não tens co2 suficiente.

Para a solução usa a da jbl sem misturas funciona muito bem.
Depois se quiseres testar coloca o dropchecker perto do difusor e já vês se funciona ou não mas para mim esse co2 é pouco eu estou com 5bps de co2.

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , decidi seguir o vosso conselho e aumentar a fertilização...

Sendo que hoje de manhã adicionei 2 Push de Specialized (em vez de 1) + 1 Push de Premium = Total 3,6 ml 
Resultado:
Cheguei a casa e a agua do aquário estava verde :crazyeyes:

Fiz logo uma TPA de 30 % (Sendo que ainda no Sábado tinha feito) 
Será normal? 
Acho que vou seguir o meu plano de fertilização previsto... Em vez de 2 Push de Specialized vou Fazer 2 Push de Premium + 1 Push de Specialized. 

Ainda estou em fase de testes, ainda não consegui calibrar bem a dose ou talvez estimar quando devo fazer TPA.

E ainda por cima deparei-me com outro problema:

18308775_1503855612992075_494202143_n_zp

Não sei se dá para reparar mas deparei-me com o Difusor metade cheio de agua :shock4: É normal ? Será que veio estragado?... Que devo fazer? 

Ainda por cima não estou a usar válvula anti-retorno mas como a Válvula solenoide tem conta-bolhas incorporado presumo que não deixe entrar agua na garrafa. 

H-E-L-P

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , decidi seguir o vosso conselho e aumentar a fertilização...
Sendo que hoje de manhã adicionei 2 Push de Specialized (em vez de 1) + 1 Push de Premium = Total 3,6 ml 
Resultado:
Cheguei a casa e a agua do aquário estava verde :crazyeyes:
Fiz logo uma TPA de 30 % (Sendo que ainda no Sábado tinha feito) 
Será normal? 
Acho que vou seguir o meu plano de fertilização previsto... Em vez de 2 Push de Specialized vou Fazer 2 Push de Premium + 1 Push de Specialized. 
Ainda estou em fase de testes, ainda não consegui calibrar bem a dose ou talvez estimar quando devo fazer TPA.
E ainda por cima deparei-me com outro problema:
18308775_1503855612992075_494202143_n.jpg?oh=6632d419396c62b16e899c63a4bc2543&oe=590A89E3
Não sei se dá para reparar mas deparei-me com o Difusor metade cheio de agua :shock4: É normal ? Acho que não... Que devo fazer? 
Ainda por cima não estou a usar válvula anti-retorno mas como a Válvula solenoide tem conta-bolhas incorporado presumo que não deixe entrar agua na garrafa. 
H-E-L-P

Como eu te disse não devias aumentar a fertilização antes de acertar a luz e o co2 se não tiveres estes dois elementos corretos não adianta fertilizar pois as plantas não vão consumir nada.

O difusor é normal estar assim não te preocupes mas devias colocar anti retorno se o tubo se solta vai ficar a deitar água para o chão.

Não leves a mal o que te vou dizer mas assim a malta não tem muita vontade de vir aqui tu por norma não fazes o que te dizem.
Ainda ontem te aconselhei a manter a fertilização como está até acertares a luz e o co2 resultado aumentaste a fertilização e deu asneira

Como já foi dito o principal ingrediente deste hoby é a paciência...

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Filipe Sampaio disse:


Como eu te disse não devias aumentar a fertilização antes de acertar a luz e o co2 se não tiveres estes dois elementos corretos não adianta fertilizar pois as plantas não vão consumir nada.

O difusor é normal estar assim não te preocupes mas devias colocar anti retorno se o tubo se solta vai ficar a deitar água para o chão.

Não leves a mal o que te vou dizer mas assim a malta não tem muita vontade de vir aqui tu por norma não fazes o que te dizem.
Ainda ontem te aconselhei a manter a fertilização como está até acertares a luz e o co2 resultado aumentaste a fertilização e deu asneira

Como já foi dito o principal ingrediente deste hoby é a paciência...

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Peço Desculpa se assim foi Filipe,
Mas se aumentei a fertilização foi porque assim o aconselharam aqui ontem, além disso li em outros tópicos que mais vale dosear mais do que menos e que praticamente podes despejar o frasco todo de fertilizante que é melhor do que não fertilizares quase nada e bla bla ...  Mas pronto, cada caso é um caso. 
Ora o problema é que a malta contradiz-se muito... Vem um dizer que é assim e vem outros 5 ou 6 dizer que é assado.

E mais, eu sempre segui o que achei melhor de acordo com a maioria das opiniões e/ou dos mais entendidos.

" já te deram muito boas dicas mas decidiste ignorá-las " 

Nunca ignorei coisa nenhuma, comecei sem filtro externo é certo mas isso nunca foi segredo, se não comprei mais cedo um foi porque não pude. 
De resto fiz sempre tudo da melhor maneira, sendo que não podem julgar se não sabem da missa a metade. 

Já pra não falar de meterem palavras na minha boca que não disse... Nunca disse que ia meter peixes já amanhã, etc.  

É preciso mais paciência para certa malta aqui do que para o aquário  bang

Ainda em relação a fertilizar, não foi mau de todo saber qual a dosagem máxima, ao menos assim aprendi algo. Por tentativa e erro. É mesmo assim.

Cumps 

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves nada a peito...
Tens que ler tudo e filtrar ver o que te parece mais coerente e adequado ao teu caso...Não há dois aquarios iguais o que deu certo no meu pode não dar no teu.
A única coisa comum em todos é a iluminação e o co2 isso deve ser a tua prioridade.

Altera um parâmetro de cada vez e espera uma semana ou duas para ver os resultados depois vês o resto...

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal pega no fertelizar em excesso por exemplo pelo método E.I. e só se fixa no excesso, não lê o contexto da coisa... Pois o que ficou foi o bla bla bla...

Seja de que forma for a triade Luz-Feetilizante-CO2 tem de estar equilibrada e não podes aumentar um sem os outros a acompanhar.

Abranda um pouco e lê as coisas com calma e tira dúvidas se necessitares.

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Filipe Sampaio disse:

Não leves nada a peito...
Tens que ler tudo e filtrar ver o que te parece mais coerente e adequado ao teu caso...Não há dois aquarios iguais o que deu certo no meu pode não dar no teu.
A única coisa comum em todos é a iluminação e o co2 isso deve ser a tua prioridade.

Altera um parâmetro de cada vez e espera uma semana ou duas para ver os resultados depois vês o resto...

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Certo... O próximo passo será iluminação então. 

O que me está a frustrar neste momento é a maldita Staurogyne que parece que nunca fica bem, com pouco ou muita fertilização , com mais ou menos potássio as folhas mais antigas continuam a ficar amarelas. Tá mesmooo dificil... 

Abraço Filipe

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo... O próximo passo será iluminação então. 
O que me está a frustrar neste momento é a maldita Staurogyne que parece que nunca fica bem, com pouco ou muita fertilização , com mais ou menos potássio as folhas mais antigas continuam a ficar amarelas. Tá mesmooo dificil... 
Abraço Filipe

Consegues colocar uma foto?

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro Bernardo disse:

O pessoal pega no fertelizar em excesso por exemplo pelo método E.I. e só se fixa no excesso, não lê o contexto da coisa... Pois o que ficou foi o bla bla bla...

Seja de que forma for a triade Luz-Feetilizante-CO2 tem de estar equilibrada e não podes aumentar um sem os outros a acompanhar.

Abranda um pouco e lê as coisas com calma e tira dúvidas se necessitares.

Abraço

Obrigado Pedro,
Pois é o que tenho tentado fazer só que como ninguém me disse a formula exata de Co2 e Fertilização para os 16W (se é que existe) tenho tentado por tentativa e erro... 

Por enquanto vou manter a fertilização sem excessos, pelo menos até aumentar a iluminação.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/05/2017 at 22:39, Filipe Sampaio disse:


Consegues colocar uma foto?

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Claro , aqui vai :

18254156_1503889022988734_1344064322_n_z

18254543_1503889016322068_528164522_n_zp

PS: Nas fotos parece melhor do que está (a câmara do telemóvel faz as coisas mais bonitas) mas tem as folhas notavelmente queimadas/amareladas.

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se achas que foram os squirts ou spits ou esguichos de meia dúzia de mililitros que te tornaram a água verde, enganas-te.

Se não pudeste comprar um filtro externo, seja lá porque razão foi, enganas-te ao pensar que ele te vai salvar o aqua.

Se me dizes que tinhas a água verde e com "uma TPA de 30 %" ficou maravilhosa, não é a mim que me enganas.

Se não acertares o foto período e o limitares a meia dúzia de horas por dia, se não tiveres um regime sólido de fertilização e TPA, enganas-te ao pensar que vais ter sucesso garantido.

Por isso repito-te, Fertiliza, macros micros e CO2, troca água e deixa isso assentar, ou então não, experimenta, varia parâmetros e testa bastante e depois sim, fertiliza com micros, macros e CO2 e troca água com fartura.

Mas vai postando fotos, não da água verde, só das folhas amarelas e tal.

Abraço

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer dia as marcas de fertilizante em garrafa processão-me...

Epá se tivéssemos garrafas com os compostos separados e que nos permitíssemos saber que X ml correspondem a X ppm ou mg/l ainda ainda... e acho que a Seachem tem, mas e o orçamento?

Muito mais fácil fertilizar com sais mesmo que sejam necessárias afinações... Agora garrafas perfeitas venha lá quem vier não há e por uma razão muito simples.

Um aquário não é igual a outro, quer pelo tipo de plantas, quer pela quantidade, estadio de crescimento, quer por alguns compostos como os Nitratos e Fosfatos que são gerados pelos dejectos da fauna e pela adição de comida e decomposição desta... etc...

Não há formulas mágicas, há que perceber o que se passam no nosso sistema e adequar, eu neste momento tenho pela fauna e comida vários ppm's de Nitratos e Fosfatos a serem gerados / adicionados sem ser via fertilização, para mim é fácil ajustar a solução com sais a contar com eles e assim consigo ter os valores médios que necessito durante a semana, acompanhando com Luz e CO2 no fim da semana para remover os ditos excessos TPA, faço o método E.I.

Mas fazer soluções caseiras comprando os sais férteis e usando as calculadoras próprias,  sai mais baratos em qualquer método :happy:

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, o teu tópico está sem uma única foto visível exceptuando a última e penso ter descoberto o problema, corrige-me se estiver errado: tens colocado fotos alojadas inicialmente no facebook e eles por norma mudam os links regularmente. Dentro do facebook não há problema mas fora dá que deixam de ser visiveis. Nós com a nova versão do forum temos a possibilidade de colocar directamente as fotos quer estejam no telemovel ou no pc com que acedes ao forum tal e qual fazes para colocara s fotos no facebook. 

Quanto ao teu aquário, não desanimes se os resultados não aparecem logo, a coisa fascinante da aquariofilia é que há uma curva de aprendizagem e que no final a natureza ganha sempre ;) 

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citação

Então pessoal? Estou um pouco triste convosco ... Há tópicos que o pessoal não larga já o meu ninguém diz nada... Será oE meu aqua assim tão feio? 
As minhas questões continuam sem resposta:
- Razão pela qual as minhas plantas estão com deficiencia nutritiva? Será fertilização insuficiente? Mal adicionada? Será a Sessiflora a "roubar" a sugar a fertilização toda?
- A iluminação é melhor repartida ou continua ? Decidi meter continua das 16h as 00h , ou seja 8h de luz (1700 Lúmens)

 

Bom dia,

Não era para comentar porque confesso que fiquei meio apreensivo com a tua resposta à minha inicial apreciação do teu aquário.

Mas como jovem que és a irreverência é uma presença normal e eu também já fui assim. Raramente calçamos os sapatos dos outros, para os entendermos melhor.

E é por isso que aqui estou novamente. E se tiveres que levar um bocadinho na cabeça com se diz na gíria não te zangues com a rapaziada. Mais uma vez.. “eu já fui como tu”. ;)

Por isso bora lá adiante com o que interessa. “let´s get down to business…“

Citação

Entretanto amanhã chega finalmente o Eheim Eccopro 300 

Ou seja, o filtro chegou a 27 de Abril e queres que a 02 de Maio o aquário esteja como?

Tens que ter muita calma rapaz e isso não tens tido nenhuma. Até teres o aquário como algo apresentável ainda vais ter que trabalhar bastante.

Por isso, para já felicitações pelo filtro. Grande máquina excelente escolha. Não sei como é que fizeste a transição de filtros mas agora já é irrelevante. Presumo que já esteja instalado.

Filtragem:

Dentro do filtro apenas deverás ter as cerâmicas da Eheim nos cestos inferiores e no superior a lã. Tudo o mais que vem com o filtro como sendo as rodinhas de plástico e carvão etc é para ficarem na caixa na arrecadação.

Dentro do filtro é : cerâmicas e lã e claro está a ultima esponja azul. Nada mais.

Também não verifico como tens essa montagem do filtro e embora possa não parecer é muito importante. Como entram essas mangueiras no aquário e como está ser difundido/diluido o CO2, caudal etc.

O comprimento das mangueiras também é importante para não comprometer o filtro.

Agora com o filtro novo é como fazer um REStart. 

LUZ:

Que é que o meu amigo pensa fazer? Agora que tem um filtro como deve ser e CO2 tem que passar ao seguinte. LUZ!

Essa coisa dos 16W.. Simplesmente retira essa tampa do aquário e coloca uma calha. Como tens 75 cm de aquário não há medidas T5 para isso. Tens que ver uma calha LED com 80 cm para não ficares com sombras nas laterais do aquário.

No Leroy Merlin (Não sei se existe aí por baixo no Algarve) já têm soluções de casa que servem perfeitamente e a bom preço. No limite o que mais tens é calhas LED nas lojas da especialidade.

Só não compres nada da “Chihiros Doctor”. É uma opinião pessoal.

A Luz natural que abordas só faz bem ao aquário. Usa-a em beneficio. É tal como se tivesses uma calha a simular o nascer do dia.. no limite poderás é reduzir o fotoperiodo. Mas essa luz natural é um mimo para as plantas!

(Não é luz directa da rua – sol mas a que entra pela casa adentro)

Fotoperiodo:

Citação

8 Horas de Luz repartidas - 9h30 as 12h e das 18h30 as 00h  com uma luminária de 16W (com +/- 1700 lúmens)
Inicialmente eram 7h30 de luz que entretanto aumentei para 8h na semana passada. 

 

Lá está a DESinformação da Web. Outra asneira. Faz um fotoperiodo de 8 a 9 horas. Com menos luz agora (só esses 1700 Lumens) deves dar mais tempo às plantas para poderem digerir alguma coisa. Com mais luz já deves ou podes reduzir o fotoperiodo e ainda fazendo valer a luz natural da casa. 

Plantas

As tuas plantas desde logo estavam em mau estado. Aquela “Microsorum pteropus“ então nunca entrava num aquário meu.. E há mais mas por ora deixo a nota. Muita atenção ao que compras. Vê bem a qualidade das plantas.

Ai para baixo para o Algarve não conheço nenhuma loja mas tens lojas nacionais que fazem entregas pelo que podes sempre comprar via Web. 

Repara que até caracóis ganhas-te de brinde mal tinhas começado.. isso veio das plantas.

Citação

As plantas parecem ter pegado bem, notei imediatamente crescimento da Staurogyne , da Angustifolia e especialmente da Sessiflora que não para de crescer. Entretanto (agora por volta de 8 dias de vida) já podei e replantei a Staurogyne e a Sessiflora.

8 dias depois do aquário instalado podas-te e replantas-te a “Staurogyne”. Isto foi um erro. Práticamente arrumas-te com ela de vez. Olhando agora para a ultima foto que colocas-te dela o que te posso dizer é para a tirares fora e lixo.

Para recuperar isso, atendendo às condições actuais do aquário e a velocidade de crescimento não vale a pena chateares-te muito com isso. Pega em 6 ou 7  euros e compra um pote novo de ½ grow da Trópica (aqui não há caracóis de certeza absoluta) Sem qualquer dificuldade retiras 6 a 8 pés de “Staurogyne” do pote e planta de novo. A este propósito é bem preferível comprar plantas ½ grow por mais um ou dois euros de diferença que seja para os demais potes mas ao menos é 100% garantia de qualidade.

Se tiveres alguma loja aí am baixo que venda ½ Grow apenas faz o seguinte: Na loja vira o copo da planta e vê a parte debaixo que é transparente. Por ser transparente consegues ver as raízes das plantas. Se estiverem castanhas não compres. Sinal de que a planta já está no copo à mais de 3 semanas. As raízes têm que se ver brancas e ainda dentro de gel fértil que traz.

CO2:

 

Citação

Certo.. A luz esta como está ja ha algum tempo , o Co2 é que tenho entre 1 a 2 pbs e não sei se tá bom pois o DropCheker na minha opinião parece pouco exato, digo isto porque o mesmo nunca muda de cor , nem com o Co2 desligado nem com ele ligado, ou é mesmo assim? E o liquido reagente dentro do mesmo é suposto mudar de quanto em quanto tempo ? Não percebo muito desta parte e o mesmo não trazia qualquer manual de instrução ou algo do género. 

 

Não sei como conseguis-te partir o difusor da NEO que é de plástico… é obra. Algum erro simplista só pode ser. Contudo aqui fica alguns conselhos de manuseamento do Difusor.

Para se sacar do aquário agarras numa faca de cozinha e pressionas entre o vidro e a ventosa e ela salta logo sem qualquer esforço. Não é para agarrar no tubo ou ventosa e puxar.

O tubo que liga ao difusor deves aquecer (morno) para ele entrar sem esforço. Assim que resfria agarra e não sai mais. Para a manutenção do Difusor (limpeza) deves desligar o tubo na zona de ligação do conta bolhas e não na ligação do difusor. Nessa não mexes. E compra outro NEO e arruma com esse difusor actual.. O NEO é do melhor que há. A seguir a ele só mesmo um ADA ou DOAQUA. É um excelente equipamento. 

Calibração /Regulação do Co2:

Isso de ligar uma hora ou duas antes e desligar não sei quantas antes etc, é tudo relativo. Não tem que ser um ou duas até pode ser três ou quatro.

Objecitvo principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com a sua função. Dependendo do reagente que usas pode ser uma cor verde normal, ou verde claro.

E uma hora depois porquê? Porque a maioria dos reagente tem um “delay”. Não é um click e já está a marcar. Mas pelo menos se uma hora depois das luzes lligarem já tiveres o reagente com uma coloração adequada, significa isso que À HORA que as luzes ligaram já tinhas CO2 a nível dentro do aquário.

Portanto para atingires este objectivo é por tentativa e regulação. Compra o reagente da JBL e insere dois ML puros para dentro do drop.

Deves regular a saída do CO2 da garrafa para 1 ou 2 ou 3 BPS no conta bolhas. Escolhe uma cadência que consigas fazer melhor a contagem. Recomendo 1 BPS por ser mais fácil regular pelo menos para mim.

Depois disso o que deves fazer é:

Já com o reagente dentro do aquário e tudo a postos, num dia regulas o reostato/timer para que o CO2 ligue uma hora antes das luzes. Nesse dia e uma hora depois das luzes ligarem vais verificar o Drop. Se estiver com um verde claro é bom sinal.

Duas horas depois verifica se continua com verde claro. Se assim for não mexe mais. Significa que está no ponto. O CO2 que entra está a ser consumido e mantém-se a nível. (será sorte acertar à primeira)

Se não estiver verde claro uma hora depois das luzes ligarem, nesse dia não mexas mais e deixa isso correr assim. Apenas irás alterar a regulação do timer para que o CO2 ligue não uma hora antes mas sim duas horas antes. E repetes isto até acertar. No limite à terceira tentativa isso estará no ponto. A partir daí o meu amigo não mexe mais na válvula de regulação.

Nota: Mas se suceder que o reagente duas horas depois das luzes ligarem estiver amarelo estás em excesso. Terás que reduzir ligeiramente o débito de entrada e no dia seguinte repetir tudo. Isto acontecerá se andares com mais de 1 BPS e é a razão porque te aconselhei um BPS. Se regulares com um BPS este passo não vai acontecer. Mas se andares com 2 ou 3 BPS poderás entrar logo em excesso.

Quanto ao CO2 estamos conversado. E não percas tempo com medições de PH/KH etc. Faz isto e ficas com o CO2 regulado.

Fertilização:

Citação

Bem , decidi seguir o vosso conselho e aumentar a fertilização...

Sendo que hoje de manhã adicionei 2 Push de Specialized (em vez de 1) + 1 Push de Premium = Total 3,6 ml 
Resultado:
Cheguei a casa e a agua do aquário estava verde :crazyeyes:

Tal e qual André… Não querias mais nada pois não? Está-se mesmo a ver que foi assim…

Sabes o que é agua verde e a relação com a fertilização? Agua verde é algas em suspenção.

Há quanto tempo instalaste o filtro? E como o fizes-te? Tal como te perguntei lá em cima.

 

Citação

e um Fertilizante Seachem Potassium ...

 

Encosta lá esse potássio no arquivo. Ou usas os Tropicas ou outro sistema. Inventar para quê? Porque te disseram que deves meter Potássio à fartazana? E lá foste comprar mais um frasquinho.. valia mais teres comprado o NEO difuser que te faz muito mais falta. Outra urgência que tens em mão.

Estimative Index é para esquecer. Fazes bem em dar os Tropica SPEC e PREM e é altamente recomendável.

Citação

Estou a fertilizar sim, como disse anteriormente todos os dias 1 Push de Tropica Specialized + 1 Push Tropica Premium 

 Fraco.. muito fraco..

Citação

Em relação a Fertilização estou a usar Tropica também, que depois de seguir o Tópico do amigo FAPs decidi que a medida ideal seria 4 ml por dia ( 3 push 1.2 ml = 3.6 ml ) e que inicialmente devia começar com a dose reduzida pelo que estou a usar 2 Push (2.4 ml) por dia de Specialized (1 Push) + Premium (1 Push)

 

Não está mal. Podes e deves continuar até teres uma calha de luz adequada. Porque não tens Lumens (A luz que falei lá atrás).. sem luz não há energia, não há fotossíntese, as plantas não absorvem os açucares necessários e o seu crescimento está comprometido. Com essa luz deves manter o aquário em modo fácil. Tal como te disse logo da primeira vez. Mas não,... continuas-te a mexer e a mexer e meter jorras de CO2 lá para dentro.

Para já e com CO2 devidamente calibrado e essa fraca luz adiciona 3 Push de SPEC e 1 de Premium todos dias.

Com CO2 devidamente equilibrado e o filtro a trabalhar como deve ser e com uma calha de luz na ordem dos 50 Lumen / Litro já deves dar 7 Push de SPEC e 2 de PREM.  

Citação

Esta manhã adicionei o Potássio e a Staurogyne reagiu de imediato, ao final da noite parecia outra! Afinal era este o principal problema...

 

Foi tão imediato que até te assustaste…André André... Nenhuma planta reage assim rapaz.

TPA`S:

Duas à semana de 20 a 30 %. Já expliquei em vários tópicos porque não sou apologista de 50% semanal num aquário por estabilizar. Então queremos estabilizar o aquário e vamos andar a alterar a quimica da água com esses niveis de TPA? para mim não faz sentido. 

Algas:

Citação

Entretanto (agora com 28 dias) comecei a ter problemas de algas (BBA, Green Spot e Fuzz Algae),

 

Citação

estão completamente minadas de Green Spot mas não tenho sitio para as colocar à sombra

 

Podar e remover tudo o que estiver mau. No limite deita fora, retira do aquário. Sobretudo o que tiver BBA. Planta com BBA  deita fora. Caso contrário, e pelas probalidades disso alastrar não corras riscos. 

Citação

Andei a dar uns retoques aqui e ali mas no que toca a plantas " é como a m**** , quanto mais se mexe pior fica"

Citação

Entretanto ainda vou adicionar mais uma hydrocotyle e uma Alternanthera reineckii 'Mini' ... 

Citação

Devia tentar muda-las de lugar? 

Os retoques e mexidas é para acabar de vez. Como te disse aqui em cima, faz um estudo do estado das plantas e vê o que se aproveita, poda e replanta e o que é para saltar fora é para saltar fora.

Projecta! 

Testes

Citação

á agora alguém me sabe interpretar este Teste de Nitratos ? 

Da-me a impressão que está entre 20 e 50 ... Mas é suposto ser assim? Não era suposto ter uma escala mais exata?

pelo que fui ler na net é principalmente falta de Potássio

 

Lamentavelmente podes deitar esses testes para o lixo. E vamos simplificar a coisa. Esquece os testes esquece a WEB e a mensa DESinformação! Não vais precisar disso para nada.

Vais usar os teus olhos para seres um aquariofilista a sério. Confia na tua observação e nos conselhos.

Se andas pela WEB vê as datas dos posts e dos artigos.. estamos em 2017 e ainda se fala de fertilização de à 20 e 30 anos atrás.. quando não existiam os substratos que há hoje, a eficiencia energética que há hoje, os filtros que temos hoje, metodologias de cultivo de hoje, etc, etc. 

Penso que consegui abordar tudo mas se me escapou alguma coisa estamos cá. Na prática isto que te digo é um plano geral. 

É a minha e apenas a minha opinião, baseada apenas e exclusivamente sobre os teus comentários e o que vislumbro das poucas fotos para me basear. 

Grande abraço e qualquer coisa dispõe. 

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Se vais apostar na luz agora o que ficas com o kit que compraste? O filtro não presta, a luz é pouca... Portanto vais ficar com um aqua com plásticos pretos, uma tampa inestética e silicone preto. Agora filtro novo que deve ter sido outros 120€. A seguir vais adicionar luz, e depois vais ver que não vai dar e vais comprar uma calha. Ora aqua com medidas estranhas não é fácil encontrar calhas. Mas vais desembolsar uns 60/70 paus pelo menos. O co2 deve ter sido os 100€.

Conclusão: Já gastaste ou vais gastar 120+120+100+60= 400€

Com 400€ compravas um 60x40x40 (com tampas se quiseres) ou parecido (60€), o Eheim (120€), uma calha (60€), um termo (10€), co2 (100€). total: 350€, poupavas 50 paus e ficavas com material "definitivo".

Só estou a dizer isto para malta que se está a iniciar não cair no mesmo erro que tu. Kits de nada valem excepto se o teu objectivo ser comprar um aqua, meter o peixe no primeiro dia, deixar morrer o dito e encostar o aqua no sótão e passado 6 meses tentar vendê-lo no face pelo preço que custou!

Eu por 300 paus fiz este aquário com plantas, pedra, substrato ADA, Chihiros e sem co2 (que foi puxado do outro aqua) mas com o difusor incluido (JBL Proflora Direct) mas podemos adicionar um kit de co2 de 100 paus e ficava a 400. Tudo o que se vê menos fauna.

Este comentário não é para ti André que o teu mal já está feito (aliás sei que já te arrependeste de ter comprado esse kit) mas para quem possa ler isto.

Agora acerca do estado do aqua. Tenho só uma coisa a dizer. Tem lá calma que neste hobby é preciso muita! Isto é tudo muito devagar. Nada acontece de um dia para o outro. Deixa isso refazer o ciclo, acerta o co2, acerta com a fert (vê o que o Paulo diz que ele usa o sistema da Tropica e sabe bem as quantidades de fert a usar), mete a luz a 8h que isso é fraco e pensa na calha.

Força nisso e não desanimes.

E não penses que o pessoal se reuniu no chat do fórum (aquele que NÃO existe (sim Tozé  esta é para ti :bleh:)) e combinou que hoje era o dia de lixar a cabeça ao André :biggn:. Só queremos que isso entre nos eixos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" já te deram muito boas dicas mas decidiste ignorá-las " 

É preciso mais paciência para certa malta aqui do que para o aquário  bang

_________________

Comentando a tua "falta de desportivismo" e visto que o meu comentário foi apagado, além de pelo menos um dos teus comentários, e foi a esse comentário que eu respondi, o que te posso dizer é que palavras retiradas do contexto deixam de fazer qualquer sentido.

Além disso mentiste em relação à tua idade, dado que tinhas dito que eras menor.

Quanto à tua falta de paciência, estás no hobby errado.

Em relação ao meu comentário ter sido apagado, acho que uma falta de respeito tremenda.

Quanto ao aquário desejo-te boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Vão me desculpar mas não estou a perceber nada do que se passa aqui.. 

Malta.. Acho que assim não estamos a ajudar. A menos que me esteja a escapar algo..

Abraços. 


 

Citação

" já te deram muito boas dicas mas decidiste ignorá-las " 

É preciso mais paciência para certa malta aqui do que para o aquário


  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos que entender que já todos passamos por isto.
Ficamos todos entusiasmados com os belos aquarios que vemos na net, decidimos investir no aquario, gastamos uma pipa de massa e mais tarde vemos que fomos enganados o filtro não presta, a iluminação idem então lá vamos nós ter de investir mais dinheiro e as coisas começam a descambar...
Claro que a nossa paciência desaparece vem a desilusão e pensamos logo que a malta afinal não ajuda a resolver os problemas só sabe dizer mal...etc etc

Mais uma vez digo já todos passamos por isto por isso vamos ter paciência com o André e tentar ajudar sem continuar a bater no ceguinho...

André se não quiseres estar a comprar calha agora arranja umas fitas de Led e cola por dentro da tampa. Ficas com o problema da luz resolvido até conseguires comprar uma calha.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Filipe Sampaio disse:

Temos que entender que já todos passamos por isto.
Ficamos todos entusiasmados com os belos aquarios que vemos na net, decidimos investir no aquario, gastamos uma pipa de massa e mais tarde vemos que fomos enganados o filtro não presta, a iluminação idem então lá vamos nós ter de investir mais dinheiro e as coisas começam a descambar...
Claro que a nossa paciência desaparece vem a desilusão e pensamos logo que a malta afinal não ajuda a resolver os problemas só sabe dizer mal...etc etc

Mais uma vez digo já todos passamos por isto por isso vamos ter paciência com o André e tentar ajudar sem continuar a bater no ceguinho...

André se não quiseres estar a comprar calha agora arranja umas fitas de Led e cola por dentro da tampa. Ficas com o problema da luz resolvido até conseguires comprar uma calha.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Boas Filipe, se te estiveres a referir ao meu post, tive o cuidado de referir por 2 vezes que não era propriamente para ele mas para quem pense em fazer de um kit um aquário plantado de topo.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, se te estiveres a referir ao meu post, tive o cuidado de referir por 2 vezes que não era propriamente para ele mas para quem pense em fazer de um kit um aquário plantado de topo.

Não Gonçalo não é o teu.
O teu caso até acho que fizeste bem.
Esses kits deviam ser proibidos de estar à venda.
Se leres o tópico tem vários posts a dar na cabeça ao rapaz, incluindo um meu, mas acho que ele já entendeu não vale a pena estar a insistir no mesmo.
Vamos é construir e não destruir...

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Filipe Sampaio disse:


........
Vamos é construir e não destruir...
 

Filipe,

Tens a minha bênção! :priere:bowdown

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo,

O Filipe Sampaio estava a referir-se ao meu comentário. Obviamente que tendo sido apagados alguns posts anteriores ninguém vai perceber nada da conversa. Enfim. Eu não me esqueço do que digo nem ao que respondo.

Mas como o Filipe disse e muito bem, vamos construir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.