Crystal Wood


Recommended Posts

Boas,

André temos melhorias/actualizações? ou nem por isso?

Chegaste a mudar a Anubia?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Sim acabei por mudar para a sombra do tronco mas continua outra delas ali exposta à luz sem ter sitio onde a meter... Provavelmente terei de jogar fora :sad2:

18051919_1490698080974495_2107728847_n_z

18049757_1490698394307797_428617927_o_zp

Entretanto ficou ali um "buraco" sem planta alguma...

Tava a pensar em arranjar um Pogostemon helferi, que acham? Ou então preencho com mais Staurogyne.

Andei a dar uns retoques aqui e ali mas no que toca a plantas " é como a m**** , quanto mais se mexe pior fica"  :crazyeyes:

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está melhorzito ;)

Não te preocupes com esse buraquito, acaba por ser preenchido com o tapete, é só dares tempo.

A outra anúbia não jogues fora, tenta colocá-la o mais à sombra possível, depois o tempo te dirá se ela se safa ou não.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim farei , obrigado! 

Já agora alguém me sabe interpretar este Teste de Nitratos ? 

Da-me a impressão que está entre 20 e 50 ... Mas é suposto ser assim? Não era suposto ter uma escala mais exata?

18043007_1488692797841690_1141428868_o_z

18072857_1490696120974691_902312343_n_zp

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, André Figueiras disse:

Alguém me sabe explicar porque que isto acontece? É que já me estou a passar, nunca consigo ficar com as fotos mais que 2/3 dias:tapfoot:

18110627_1496789330365370_125895552_n.pn 

Faz uma conta no Flickr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/04/2017 at 08:14, Gonçalo84 disse:

Faz uma conta no Flickr.

Já tinha pensado nisso Gonçalo, vou tratar disso!

 > Atualização < 

Entretanto (agora com 28 dias) comecei a ter problemas de algas (BBA, Green Spot e Fuzz Algae), bastou passar o fim-de-semana fora e quando voltei parecia um filme de terror,  fiquei super triste/desmotivado principalmente por ver a Monte Carlo super amarelada/castanha ... Mas pronto, é mesmo assim no hobby!

Também estou com problemas/desequilíbrios de nutrientes, já comecei a fertilizar mas as Staurogyne estão com as folhas envelhecidas/queimadas nas pontas, pelo que fui ler na net é principalmente falta de Potássio, mas de facto não sei ... Preciso mesmo da vossa ajuda! ...Em relação as anúbias estão completamente minadas de Green Spot mas não tenho sitio para as colocar à sombra... 

18197489_1497577843619852_1410154126_n_z

18143057_1497577840286519_2026635095_n_z

Entretanto amanhã chega finalmente o Eheim Eccopro 300 e um Fertilizante Seachem Potassium ...

Estou a pressentir isto a descambar. Espero conseguir melhorar a situação!  :cry4:

Agradecia muito ajuda nesta fase, na vossa opinião qual o grande problema?

help

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

Quantas horas de luz tens? e quantos lumens?

Como foi e são as tpa's?

E fertilização?

Explica lá isto tudo direitinho para ver se conseguimos ajudar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Como referiu o Gonçalo, informa-nos o máximo possível.

Relativamente à monte carlo ficar amarelada e até desaparecer quase toda isso pode estar a fazer melting, ou seja, morre para crescer com mais força adaptada ao meio ambiente onde se encontra, isso acontece muito mas principalmente se a compraste in vitro, porque cresceu de forma emersa e terá de se adaptar à forma submersa.

As outras plantas é mais provável que seja uma deficiência na fertilização, no entanto ficamos aguardar que nos digas tudo de quando, como e quantidades que tens administrado desde a montagem.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pessoal! Então é assim:

8 Horas de Luz repartidas - 9h30 as 12h e das 18h30 as 00h  com uma luminária de 16W (com +/- 1700 lúmens)
Inicialmente eram 7h30 de luz que entretanto aumentei para 8h na semana passada. 

As TPAs estou a seguir a aplicação da Tropica - Inicialmente de 3 em 3 dias e agora de à uma semana para cá de 4 em 4 dias. Sempre a mudar cerca de 30% de agua. 

Em relação a Fertilização estou a usar Tropica também, que depois de seguir o Tópico do amigo FAPs decidi que a medida ideal seria 4 ml por dia ( 3 push 1.2 ml = 3.6 ml ) e que inicialmente devia começar com a dose reduzida pelo que estou a usar 2 Push (2.4 ml) por dia de Specialized (1 Push) + Premium (1 Push)

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Actualização

Esta manhã adicionei o Potássio e a Staurogyne reagiu de imediato, ao final da noite parecia outra! Afinal era este o principal problema...
Infelizmente a Monte Carlo continua feia mas espero que esteja apenas a fazer melt.

Entretanto também ja tratei de instalar o filtro externo e não podia estar mais satisfeito. Eheim Eccopro 300 a bombar :thumbup3:  Agora é esperar melhorar... 

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/04/2017 at 0:54 PM, André Figueiras disse:

Obrigado Pessoal! Então é assim:

8 Horas de Luz repartidas - 9h30 as 12h e das 18h30 as 00h  com uma luminária de 16W (com +/- 1700 lúmens)
Inicialmente eram 7h30 de luz que entretanto aumentei para 8h na semana passada. 

As TPAs estou a seguir a aplicação da Tropica - Inicialmente de 3 em 3 dias e agora de à uma semana para cá de 4 em 4 dias. Sempre a mudar cerca de 30% de agua. 

Em relação a Fertilização estou a usar Tropica também, que depois de seguir o Tópico do amigo FAPs decidi que a medida ideal seria 4 ml por dia ( 3 push 1.2 ml = 3.6 ml ) e que inicialmente devia começar com a dose reduzida pelo que estou a usar 2 Push (2.4 ml) por dia de Specialized (1 Push) + Premium (1 Push)

Boas

A iluminação repartida em dois períodos não me parece que seja saudável para as plantas.

Num aquário o ideal é tentar recriar a natureza por vezes a um ritmo mais acelerado com adição de fertilizantes e CO2, mas seria melhor fazer o fotoperiodo seguido...

Podes ajustar em função do horário em que vais desfrutar do aquário em casa.por exemplo das 15h ás 23h

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Pedro Bernardo disse:

Boas

A iluminação repartida em dois períodos não me parece que seja saudável para as plantas.

Num aquário o ideal é tentar recriar a natureza por vezes a um ritmo mais acelerado com adição de fertilizantes e CO2, mas seria melhor fazer o fotoperiodo seguido...

Podes ajustar em função do horário em que vais desfrutar do aquário em casa.por exemplo das 15h ás 23h

Tens razão Pedro, concordo plenamente, só tenho o horário repartido porque de manhã entra tanta luz na sala (mas nunca luz directa) então pensei que mais valia ter a luz acesa e ao mesmo tempo também gosto de levantar e ver o aquário... Manias ... Não pensei que fizesse muito mal pois já ouvi outros membros aqui no forúm (inclusive os experientes) a dizer que tinham horário repartido. Mas sim, entretanto vou ajustar esse horário para ficar seguido, também me parece ser mais natural para as plantas.

Obrigado! Abraço 

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

André, se viste até pode existir algum fundamento e algum benefício, eu não conheço...

Talvez alguem com umas "luzes" sobre isso possa deixar alguma info.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Pedro Bernardo disse:

Boas,

André, se viste até pode existir algum fundamento e algum benefício, eu não conheço...

Talvez alguem com umas "luzes" sobre isso possa deixar alguma info.

Pois, concordo ... Aguardemos :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização do dia:

Entretanto chegou mais uma equipa de limpezas! Pois é, 2 SAE são os primeiros peixes a entrar...
Não tavam nos planos mas precisava de ajuda no combate as algas.

18217744_1501618366549133_539731209_n_zp

No final da semana sai fora o malvado filtro interno ! 

A Staurogyne apesar de ter adicionado o Potássio continua com falta de algo... Talvez seja o ciclo do Azoto que não esteja a 100% e como tal falta de Nitrogénio... não tinha o tal filtro externo. Mas agora que o tenho espero que melhore... 

Ps: As fotos continuam de má qualidade para variar... Alguém me oferece uma camera? :biggn:

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Pedro Bernardo disse:

As plantas tanto absorvem NO3 como o NO2 como NH3/NH4, não creio que seja pelo ciclo...

Estás a fertilizar? ou adicionaste apenas Potássio?

Não sei ao certo...
Estou a fertilizar sim, como disse anteriormente todos os dias 1 Push de Tropica Specialized + 1 Push Tropica Premium 
Talvez ainda não tenha acertado nas quantidades ou então falta algo mais... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez necessites de mais quantidade, não sei dizer pois uso soluções caseiras e ai sim sei o que estou a introduzir.

Há pessoal que usa os fert's da tropica com bons resultados deixa ver se alguém comenta :rolleyes:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal? Estou um pouco triste convosco ... Há tópicos que o pessoal não larga já o meu ninguém diz nada... Será o meu aqua assim tão feio? 

As minhas questões continuam sem resposta:

- Razão pela qual as minhas plantas estão com deficiencia nutritiva? Será fertilização insuficiente? Mal adicionada? Será a Sessiflora a "roubar" a sugar a fertilização toda?

- A iluminação é melhor repartida ou continua ? Decidi meter continua das 16h as 00h , ou seja 8h de luz (1700 Lúmens) 

- Entretanto também estou a bater com a cabeça nas paredes em relação a qual fauna escolher... Se vos perguntar ajudam?

...Mais criticas e Opiniões em relação ao aqua?

Agradecia ajuda malta. Vá lá :cry4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Não desanimes por vezes a malta anda mais distraída ma não é por mal...

Na minha opinião acho a luz fraca.
Outra coisa que não ajuda é teres plantas de crescimento lento com plantas de crescimento muito rápido estas acabam por consumir tudo e as outras sofrem com isso assim sendo terás de aumentar a dose.

Outra coisa a ter em conta é o co2, é o elemento chave disto tudo.
Nas fotos (só consigo ver as últimas 2 ) não vi o difusor e o dropchecker deves por mais baixo pois em cima terás sempre mais co2, dado que ele sobe, mas ficas sem saber como está no geral.

Outra coisa que deves fazer é fazer os testes logo após a fertilização e no dia seguinte fazes antes assim ficas com uma ideia dos consumos do aquario.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à fauna depende muito dos parâmetros da água mas principalmente do teu gosto pessoal.
Podes pôr aí uns cardumes de tetras ou optar por viviparos como guppys.
Tens de fazer uma pesquisa e ver o que te agrada e vai de encontro ao que pretendes.

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Filipe Sampaio disse:

Boas André

Não desanimes por vezes a malta anda mais distraída ma não é por mal...emoji5.png

Na minha opinião acho a luz fraca.
Outra coisa que não ajuda é teres plantas de crescimento lento com plantas de crescimento muito rápido estas acabam por consumir tudo e as outras sofrem com isso assim sendo terás de aumentar a dose.

Outra coisa a ter em conta é o co2, é o elemento chave disto tudo.
Nas fotos (só consigo ver as últimas 2 ) não vi o difusor e o dropchecker deves por mais baixo pois em cima terás sempre mais co2, dado que ele sobe, mas ficas sem saber como está no geral.

Outra coisa que deves fazer é fazer os testes logo após a fertilização e no dia seguinte fazes antes assim ficas com uma ideia dos consumos do aquario.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Boas Filipe! 

Sim eu sei , de facto a luz é fraca ... mas à partida em breve arranjarei outra de igual intensidade para juntar a esta...  
Em relação a fertilização é bem capaz de ser isso. Vou começar a aumentar a dose.

Por acaso bem visto essa questão do Co2 nunca tinha pensado nisso!
Entretanto esqueci-me de referir mas comprei um difusor novo: http://www.aquatic-nature.be/eng_diff80.html 
Embora 3x mais caro do que o Neo Difusor (Partido) que tinha, não sei se estou super confiante quanto à sua eficácia, parece-me mandar bolhas maiores... 

E em relação aos testes não tenho os necessários, apenas tenho NO2 , NO3, PH  e KH/GH (que nem sei como usar)

Em relação à fauna, são estes os que me agradam:

- Paracheiron Simulans (Neon Verde)
- Rasbora Galaxy 
- Pseudomugyl Gertrudae  
- Dermogenys Pusilla (Agulhinha)
- Badis Bengalensis 
- Trichopsis Pumilus
- Epiplatys Annulatus (Killifish)
- Brachygobius Doriae
- Ramirezi 

Sei que são escolhas um pouco diferentes mas é isso mesmo que procuro, algo diferente.
Estou cansado dos peixinhos comuns que se encontra em qualquer lojita ... 

Estava a pensar colocar 1 Cardume de 10 Neon Verdes e 10 Rasboras Galaxy para começar... 
E os restantes tinham que ser muito bem escolhidos , visto que restaria pouca margem para muito mais. 
Que acham?

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adianta de muito estares a aumentar as doses para já.
Acho que devias primeiro acertar a luz e o co2 depois aumentar a fertilização se necessário.
Os testes só te falta o po4 ( fosfatos) esse e os nitratos são os mais importantes para controlar isso.

Os peixes parece ser uma boa escolha são dois cardumes bonitos mas antes de comprar faz uma pesquisa para ver se são compatíveis.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Filipe Sampaio disse:

Não adianta de muito estares a aumentar as doses para já.
Acho que devias primeiro acertar a luz e o co2 depois aumentar a fertilização se necessário.
Os testes só te falta o po4 ( fosfatos) esse e os nitratos são os mais importantes para controlar isso.

Os peixes parece ser uma boa escolha são dois cardumes bonitos mas antes de comprar faz uma pesquisa para ver se são compatíveis.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Certo.. A luz esta como está ja ha algum tempo , o Co2 é que tenho entre 1 a 2 pbs e não sei se tá bom pois o DropCheker na minha opinião parece pouco exato, digo isto porque o mesmo nunca muda de cor , nem com o Co2 desligado nem com ele ligado, ou é mesmo assim? E o liquido reagente dentro do mesmo é suposto mudar de quanto em quanto tempo ? Não percebo muito desta parte e o mesmo não trazia qualquer manual de instrução ou algo do género. 

O teste de Nitratos tenho , falta-me arranjar então esse de Fosfatos.

Os peixes são 2 espécies que adoro e já pesquisei muito sobre eles e já vi vários vídeos de pessoal que os mantém juntos e parece que se complementam sem nunca se misturarem. São ambos lindos mas com atributos e comportamentos próprios. Os neon são menos tímidos mas as Rasboras Galaxy são qualquer coisa, adoro-as. 

Cumps

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.