The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Mais uma vez parabéns. Mantêm o excelente aspecto. Bastantes cores e tipos de folhas muito diferentes e variadas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno

Sei que é sempre possível fazer melhor e todos os dias, ao olhar para ele, estou sempre a pensar onde posso mexer para tornar o aqua ainda mais apaixonante.

 

Não mencionei no post anterior, mas acrescentei uma luminária LED igual à que tinha, mas posicionada de forma a iluminar mais atrás, confirme tínhamos falado na semana passada.

Mantive a outra luminária, mas agora está desligada. Ou seja, neste momento mantenho o mesmo nível de luminosidade, mas tenho agora a possibilidade de duplicar, apenas com um "click".

Fiz isto a pensar no futuro, nomeadamente para quando quiser adicionar CO2.

 

Para já, estou a adorar a forma como está e enquanto assim for, assim se manterá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos.

 

Pouco a pouco as algas estão a aparecer e se calhar é melhor começar a pensar na estratégia para as eliminar, sabendo que isso pode alterar o equilibrio que tenho vindo a conseguir até ao momento.

 

Então, pergunto a vossa opinião sobre o que fazer para que o que mostra a foto seguinte se possa fazer "desaparecer"

 

00ebeceffc400f6bdc70be26c7744340.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Sò um pequeno reparo tens feito testes á agua? Coloca cá esses resultados.

Dizes que tens algas ou seja algo está desiquilibrado.

Depois dizes que sò adicionas macros que os micros são fornecidos pela comida e dejectos dos peixes, tenho a ideia que essa afirmação está completamente errada.

Sinfonagem do fundo sim ou não?

Pela saude da fauna e flora nota-se saude,mas uns testes para despistar de quando em vez não era pior.

Quanto ao aquario em si gosto muito esta com pinta e bonito.

Parabens.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de confessar que testes à água só fiz uma vez quando completou o ciclo.

Uma das razões para isso (e devo estar errado de certeza, mas foi o meu pensamento inicial) é que uma vez que optei desde o inicio por fazer tpa's frequentes, os testes seriam inúteis e apenas necessários assim que me apercebesse de alguma coisa errada, que é o caso agora das algas.

 

Vejo o aquário como um sistema que aos poucos me vai dizendo o que precisa através das reações da flora e da fauna. No geral e sem qualquer tipo de testes, ele tem-se mostrado de boa saúde e bonito. O crescente aparecimento das algas dir-me-ão qual o seu tipo e como atuar (recorrendo à ajuda dos mais experientes - vocês )

 

O fato de só adicionar Macros não quer propriamente dizer que tenho os parâmetros Micro ok. Apenas fui fazendo a fertilização por fases: numa primeira fase, partindo do princípio que apenas obtenho Macros através da fertilização, inseri Macros. Se com o passar do tempo notar falta de nutrientes Micro, serão acrescentados Micros.

 

Neste momento, e gostava da vossa opinião, estou a pensar inteoduzir o Excel que, apesar de não ser um alguicida, tem algumas propriedades de tal.

Irei também tentar fazer alguns testes esta tarde...

 

Sinfonagem ao fundo faço sempre que posso, mas com as limitações que as plantas obrigam...

 

Desde já obrigado pela ajuda de todos. Sei que apenas conseguirei com a vossa ajuda e opiniões sobre o que possa estar a fazer de errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma longa conversa na Ecoarium optei por introduzir um kit de CO2 pressurizado. Sei que estava em negação mas tinha a certeza que mais tarde ou mais cedo o iria fazer. Não pensei é que o fosse fazer neste layout...

 

Bem, agora que a opção está tomada, o CO2 está regulado para 2 gotas por segundo e liguei a barra LED que estava em stand-by à espera deste momento. Portanto, dupliquei a iluminação...

 

Tenho fertilizante Macros para mais 3 semanas e por isso decidi não adicionar já nem Micros nem Excel. Quero ver o comportamento do sistema nas próximas semanas e, posteriormente irei adicionar um fertilizante mais completo.

 

Com esta mudança tenho a expectativa de potenciar o crescimento da flora, bem como as suas cores, e por outro lado controlar o aparecimento de algas que a pouco e pouco estavam a apoderar-se das plantas...

 

Espero que continuem a acompanhar esta minha aventura e que continuem a dar a vossa preciosa ajuda. Da minha parte continuarei a atualizar este tópico tentando transmitir ao máximo os benefícios e os malefícios que vou tendo nesta magnífica experiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 92

 

Como sabem ontem inseri o CO2. Par além disso comprei dois caracóis "enormes" que terão como função limpar o "verdete" das pedras.

 

Bem, o que tenho a dizer é que, quanto ao CO2 ainda é permaturo falar, agora quanto aos caracóis... estou fascinado. Em cada pedra por onde passam fica um rasto de limpeza fantástico. Reparem:

 

Nesta foto a parte de cima está praticamente limpa. O caracol está agora a tratar da lateral

 

0b4006c313681d43ecf69ce56934e69f.jpg

 

E nesta nota-se onde ele andou (lado direito), mas depois decidiu mudar para a parte traseira da pedra

 

ffd94b99c841967d094d3753421245b0.jpg

 

De resto, continuo a gostar muito do que consegui, mas sinto que ainda tenho muuuuito para aprender

 

Seguem as fotos habituais

 

Esta primeira ainda com a luz desligada (liga das 18h - 24h juntamente com o co2 agora)

 

2799cf70a867679bda93fc38e9ac8095.jpg

 

8a4262174673dfaaced4f70fad9eabaa.jpg

 

fb9e3ea3917ffc936a7c4e91fd33a0f1.jpg

 

2e1a4fe640ce8ebca9be16d554a75fd5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, liga o co2 1 ou 1:30 antes das luzes ligarem para quando as plantas "acordarem" já estar co2 dissolvido na água e 1/1:30 antes de desligarem para o co2 dissolvido ser consumido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu estou convicto que o Sr. Luis te aconselhou e bem.

 

Comentas-te com ele que irias duplicar a luz?

 

Quanto a mim essa parte é um grave erro, especialmente nesta fase.

 

Neste 1º mês de inicio de CO2 eu manteria a mesma luz que tinhas, apenas aumentando o tempo de fotoperiodo. Dar mais tempo às plantas de fotosintesse.

 

Duplicar a luz nesta fase é dar condições para que essas algas alastrem desmesuradamente.

 

Tens que dar tempo às plantas para agarrarem o CO2 e elas em primeira instância começarem a ganhar a guerra com as algas, recuperarem de forma calma e sustentada. Depois delas bem tratadas e com vida, então assim aumentar a luz gradualmente.

 

Sou de opinião que isso assim é acelerar muito e alterar de forma drástica todo o ecossistema.

Ou seja, meter as plantas a fazer a mesma viagem mas a menos velocidade. Não tenhas pressa de chegar ao destino.

 

Contudo consulta o Sr. Luis.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui os vossos conselhos e já adquiri um outro temporizador. Desfazei ambos de 1 hora. (Iluminação 18h - 24h; CO2 17h - 23h).

 

PAFS, é pertinente a sua questão e vou falar com o Luis sobre esse tema.

 

Sim, é verdade que duplicar a iluminação e inserir CO2 tem um grande impacto no ecossistema, mas também é verdade que ao fim de 2 dias as algas estão claramente a diminuir. A iluminação que tinha era relativamente baixa e duplicá-la pode ter sido a solução ideal.

 

Será um assunto que irei estudar com atenção. Obrigado pelo conselho

Editado por fmmrrd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde e bom feriado a todos

 

Esta manhã fiz alguns testes e estes foram os resultados:

 

PH = 7

TDS = 133

NO3 = 20

PO4 = 1

 

Concluo que os nitratos estão um pouco altos. Esta tarde irei fazer uma limpeza ao filtro que não costumo fazer com regularidade. Também comprei um escovilhão para limpar as tubagens que nunca foram lavadas.

 

Uma vez que estarei à volta do filtro aproveito para elevar o mesmo do nível do chão para uma prateleira 40cm acima. Irei cortar o excesso de tubo que está com o comprimento de origem e tem imensa folga... Penso que todos esses fatores não estejam a beneficiar a filtragem.

Editado por fmmrrd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem voltarmos à discussão de outro tópico, ao teres adicionado CO2 aceleraste todo o sistema e na minha modesta opinião deixaste de ter um low-tech (mas isso é outro rosário ;) )

Ou seja tudo o resto vai ter de se ajustar a isso, principalmente a fertilização.

Terás da passar a fazer tpas regulares (semanalmente)

Partilho da opinião do PAFS, a luz é para ir com calma. Introduziste CO2, ok, nem mexia na iluminação para já. Com o tempo e veres que as coisas estão a correr bem ires aos pouco subindo a intensidade. Mas sem grande pressa.

 

Não estão nada altos. Se estiverem sempre assim é uma beleza.

Qual a fertilização /esquema que estás a realizar ao certo?

 

Pelas fotos até está com bom aspeto...

 

Abraço e vai dando novidades

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem voltarmos à discussão de outro tópico, ao teres adicionado CO2 aceleraste todo o sistema e na minha modesta opinião deixaste de ter um low-tech (mas isso é outro rosário ;) )

Ou seja tudo o resto vai ter de se ajustar a isso, principalmente a fertilização.

Terás da passar a fazer tpas regulares (semanalmente)

Partilho da opinião do PAFS, a luz é para ir com calma. Introduziste CO2, ok, nem mexia na iluminação para já. Com o tempo e veres que as coisas estão a correr bem ires aos pouco subindo a intensidade. Mas sem grande pressa.

 

Não estão nada altos. Se estiverem sempre assim é uma beleza.

Qual a fertilização /esquema que estás a realizar ao certo?

 

Pelas fotos até está com bom aspeto...

 

Abraço e vai dando novidades

Obrigado pelos comentários Vasco

 

Eu li a discussão no outro tópico e os moderadores estão perfeitamente à vontade para transferir o tópico para a secçao adequada, se assim o entenderem.

 

Em relação às alterações necessárias por ter acelerado o sistema estou ciente disso e pronto para o que aí vem. Se bem que as TPA's já faço 2 por semana mesmo antes do co2, uma a meio da semana de 10/15%, e outra ao fim-de-semana de 40%. Para já serão para manter.

 

Mantenho também a fertilização que fazia de Macros. 10ml de NPK por semana (5ml após cada TPA). Daqui a duas semanas acaba-se a embalagem e, mediante as necessidades que verificar das alterações feitas, irei fertilizar adequadamente.

 

Mantenho para já a fertilização que fazia, mas quanto à iluminação concluí que tinha mesmo de aumentar já para acompanhar o CO2 que meti, pois a iluminação que tinha em Low-Tech era baixa e desadequada para a situação atual. E por outro lado nestes últimos 4 dias tenho visto melhorias significativas, quer no desenvolvimento das plantas, quer no desaparecimento das algas... Ora, estando a correr bem não irei desligar a iluminação que acrescentei pois iria agora passar para metade e o efeito poderia ser pior.

 

Em relação aos Nitratos, não deveriam estar entre 5 e 10?

Também é verdade que a água foi retirada do aquário da parte da manhã e o fotoperíodo inicia às 18h. Penso que isso tem a sua interferência, correto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Mantenho para já a fertilização que fazia, mas quanto à iluminação concluí que tinha mesmo de aumentar já para acompanhar o CO2 que meti, pois a iluminação que tinha em Low-Tech era baixa e desadequada para a situação atual.

 

Isto não é uma relação direta. Até podias nem aumentar a luz. Queres aumentar a luz, aumenta...mas aos poucos e gradualmente. Vais ver que tu e as plantas agradecem. Elas pq não tem algas e tu pq não tens tanto trabalho.20ppm de nitratos em teoria pode estar um pouco alto mas nada demais, não é por aí que vais ter problemas.Continua e vai postando novidades
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos

 

Andei toda a semana a pensar num tapete para o plano frontal e para tirar a Lilaeopsis que não estava bem nem me estava a agradar.

Pesquisei bastante e optei pela planta que me deixou mais confortável a todos os níveis. Então, esta tarde meti mãos ao trabalho e plantei Monte Carlo.

 

Bem, deu um trabalhão... e que trabalhão...

 

Atualização prometida para amanhã.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

É não guardes a pinça pois com corydoras e Camarões ainda vais ver muitos pedaços a boiar...

 

Está 5 estrelas...Parabéns

 

Cumprimentos

Hehe!! Tenho duas corydoras, mas não tenho camarões. As corydoras já as domestiquei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei muito do aquario e da sua evolução, ficou bem melhor sem a vallisneria lá atrás. A monte carlo é uma planta bonita mas da muito trabalho, tendo em conta o layout a eleocharis sp mini teria sido uma melhor opção. De qualquer forma a mc não deixou de ser uma boa escolha.

 

Só acho que tens cometido um grande erro relativamente a fertilização, porquê de só usar Macros? tanto as macros como os micros são importantes. Faz tudo parte de um equilibrio, Luz, co2, nutrientes.

 

Abrazzi

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.