The cube


fmmrrd

Recommended Posts

 

Não sou grande entendido nisto e posso estar a dizer um grande disparate, mas referes-te à relvinha na frente do aqua? É a Lilaeopsis Noeva-Zealandiae.

 

A relvinha que referes é a Nova Zaelandae, mas a planta que estou a falar é a que as folhas chegam ao cimo da água. Essa não me parece ser uma Valisnéria Nana, mas sim uma das que crescem bem mais, mas no post referes como tal. Apenas falei nela porque a nana não cresce tanto e ficava melhor ai. Também não consio ter a certeza apenas pelas fotos, mas não me parece que seja.

Tive umas quantas valisnérias, no meu primeiro aquário uma nana que dava 2 voltas ao cimo da água num aquário de 60 litros. A gigantea num aquário com 1,20 cm dava 3 voltas ao cimo de água. Seja como for se crescer muito podes sempre cortar.

Boa continuação e obrigado pelo post.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a que tenho é a gigantea. Eu até estou a gostar assim, mas se um dia achar que está muito comprida corto-lhe as pontas. O crescimento dela é pela raiz...

 

Quanto ao resto acham que está agradável assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas esta mesmo muito bonito o aquario. Eu tambem começei a meses a fazer o meu nano...

Vi que falast algumas vezes que nao querias CO2... Eu tambem nao queria derivado aos grandes custos que o equipamento tem... entao na loja aquaeden falaram de um sistema de CO2 que nao chegou a 20euros, é uma lata e o difusor e uma valvula anti retorno algo muito simples... e ai iria funcionar bem e ajudar essas plantas a dar um saltinho jeitoso.

120c51527d89839886da37a6b77fa501.jpg

Editado por bmbarbosa
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo elogio ao aquário

Também já estive a apreciar o teu nano e gostei muito. Punha-lhe era mais plantinhas

 

O não uso de CO2 (para já) deve-se não só aos custos como à necessidade de manutenção que aumenta exponencialmente.

 

Esse sistema que falaram na aquaeden não conheço, até porque não explorei ainda os sistemas que há disponíveis no mercado. Mas colocaste isso e aconselhas?

 

Tenho a ideia que o sistema de CO2 é muito bom se bem controlado. Esses sistemas mais baratos talvez seja mau no sentido em que podem não ter o mesmo controlo e acabar por destabilizar o aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a ideia que o sistema de CO2 é muito bom se bem controlado. Esses sistemas mais baratos talvez seja mau no sentido em que podem não ter o mesmo controlo e acabar por destabilizar o aqua...

 

Eu tenho esse sistema e posso garantir que não descontrola nada. Até pelo contrário, peca por escasso. Como disse o bmbarbosa dá um pequeno empurrão às plantas. Acho caro porque para conseguires extrair algo de bom dele tem de forçar a injecção de CO2. Usei num aqua de 60 litros e agora tenho num de 20 litros. É fraco e as recargas são caras. É apenas a minha opinião, mas gastei em 8 meses cerca de 70 euros nesse sistema. Há uns meses atrás comprei um sistema profissional em 2ª mão que me custou 60 euros, fiz uma recarga de 2 kg por 25 e ainda tenho CO2 para gastar, e posso injectar mais ou menos conforme necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as plantas para ja quero deixar desenvolver as que tenho e ver o que faço no tapete, depois se meto muitas perco o controle rapidamente xD.

 

o sistema de Co2 que tenho é essa lata que esta do lado esquerdo, é só carregar na lata ate a medida certa de acordo com os litros do aquario. eu tou a usar mas agora estou a cortar nas doses pois pus camaroes...


 

Eu tenho esse sistema e posso garantir que não descontrola nada. Até pelo contrário, peca por escasso. Como disse o bmbarbosa dá um pequeno empurrão às plantas. Acho caro porque para conseguires extrair algo de bom dele tem de forçar a injecção de CO2. Usei num aqua de 60 litros e agora tenho num de 20 litros. É fraco e as recargas são caras. É apenas a minha opinião, mas gastei em 8 meses cerca de 70 euros nesse sistema. Há uns meses atrás comprei um sistema profissional em 2ª mão que me custou 60 euros, fiz uma recarga de 2 kg por 25 e ainda tenho CO2 para gastar, e posso injectar mais ou menos conforme necessário.

 

boas. o conjunto custou cerca de 12euros acho que nao é assim tao caro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120c51527d89839886da37a6b77fa501.jpg

 

 

o sistema de Co2 que tenho é essa lata que esta do lado esquerdo, é só carregar na lata ate a medida certa de acordo com os litros do aquario. eu tou a usar mas agora estou a cortar nas doses pois pus camaroes...


 

boas. o conjunto custou cerca de 12euros acho que nao é assim tao caro...

 

Sim, o sistema de CO2 que eu falo é precisamente esse. Com as plantas que tens nesse aquário não vai ser caro de certeza, pois vais usar a próxima recarga daqui a uns 3 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 39

 

Cheguei ao objetivo a que me tinha proposto quando comecei a montagem: plantar densamente o aquário e colocar peixes de cardume.

Claro que ao longo do processo fui mudando um pouco de ideias e alterando algumas coisas, mas no geral estou bastante satisfeito com o ponto a que cheguei

 

Chegado a este ponto, começam a surgir na minha cabeça algumas questões:

 

1- Terei muita fauna? (16 tetra cardinais; 11 tetra flame; 3 guppies; 2 limpa vidros; 2 corydoras)

 

2- terei muita flora? E será a indicada? (Acrescentei ontem para a parte do fundo uma planta que pode ser uma praga, apesar de eu não ter co2 - hygrophila difformis. As restantes plantas já conhecem).

 

3- terei um bom equilíbrio entre flora e fauna, de forma a que o ecossistema funcione bem?

 

4- Estarei a dar muita comida ou pouca aos peixes? (duas x por dia, em quantidade que desaparece quase de imediato).

 

Aqui vão as fotos da praxe:

 

58febafc888b69cc784a31eec067788d.jpg

 

582131730b39c02559b93b2da729fff0.jpg

 

c168f6085604476c7ff81c5da6a0ff41.jpg

 

Pormenor dos cardinais

 

15c4dd5f25a956c6da6baf165816c2cd.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às questões que colocas retirava os guppies e alterava a posição da anubia. Puseste à frente da crypto Tropica e estão a confundir-se uma com a outra, dado que as folhas são muito parecidas. Não te esqueças que os peixes ainda vão crescer e os guppies assim que comeaçarem a reproduzir vão fazer muita porcaria.

Em termos da alimentação se a comida desaparece logo podes dar mais um pouco, e não te esqueças que os corydoras também precisam de se alimentar.

Que comidas dás? Apenas flocos ou tens mais variedade?

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comida dou apenas flocos. Desde que coloquei os tetra flame, eles devoram imediatamente tudo ainda na superfície da água, acho que nem chega a meio do aquário para os cardinais. Não queria aumentar com medo de estar a introduzir excesso de comida. Talvez se me aconselharem outro tipo de comida, pudesse variar e dar para todos... Sem poluir o aquário.

 

Quanto à anubia, tens razão. Vês algum local onde fosse mais apropriado colocá-la?

 

E os guppies? Gosto muito deles. Não sei o que poderia fazer com eles senão dar a alguém. Tenho de pensar bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor comida para não poluir é sem dúvida granulado. Melhor que os flocos e eles ficam um tempo a brincar com cada granulado dando assim tempo aos mais tímidos de agarrar num também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu geralmente vario. Um dia flocos, outro granulado, outro pastilhas e outro comida congelada.

 

Em termos de granulado dou o Sera Vipagran se não me engano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Variar a alimentação é fundamental para a saúde geral deles. Podes ter pelo menos 3 variedades, que sejam realmente diferentes. Por exemplo os flocos, larva de mosquito vermelho ou artémia salina que existem em cubos congelados nas lojas da especialidade. Quanto às pastilhas de fundo, tens de ter atenção, dado que apenas tens 2 corys, que entretanto vão apanhando a comida que sobra.

Aconselho especialmente a larva de mosquito vermelho que é uma comida que os tetras (e tens flame e cardinais) apreciam imenso.

Quanto à anubia porque não na pedra maior, não muito ao cimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que faço com as pastilhas é parti-las em 3 ou 4 e dividir pelo aqua. Assim não brigam. Porque os Ramirezis assim que vêm aquilo não deixam mais ninguem tocar lol. E tendo 4 bocados eles não conseguem "defender" todas ao mesmo tempo, permitindo assim que os escalares, guppys, neons, corys e ancistrus comam descansados ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez experimente comprar o granulado vipagran e comida congelada. Seria flocos de manhã e granulado à tarde. Ao fim de semana um petisco congelado.

Pastilhas não me parece boa ideia pois só tenho as 2 corys e elas entretêm-se bem a limpar o fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à anubia porque não na pedra maior, não muito ao cimo.

 

Hummm!!! acho que a pedra grande é um ponto de referência importante e não deve ter a anubia a tirar-lhe a atenção...

 

 

parabens, esta muito bonito o aquario

 

Obrigado :) Todos os dias tenho dito à minha mulher que me devia ter deixado montar um aquário maior, hehe!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este jantar os peixes já provaram o granulado.

Como não sabia muito bem que quantidade por, acho que deitei um pouco mais do que a conta.

Ao contrário dos flocos, praticamente todos foram caindo e desta vez sim, vi os cardinais a comer, isto porque os flame apanharam logo uns grãos mas não o conseguiam comer todo de uma vez, então sempre que o soltavam, lá estava outro para comer o resto.

 

Surpresa minha foi ver os flame e os guppies a andar pelo fundo por entre as plantas, para apanhar os grãos que lá ficaram.

 

Fiquei satisfeito, e agora que sei ajustar a quantidade certa, parece-me que já ninguém vai passar fome.

 

Este fim de semana irei procurar comida congelada...

 

Bem, segue uma foto de final do dia

 

8eb8a63af5bbcf35150bc7d84baf8325.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o granulado permite que todos comam. E suja menos a água porque não se desfaz como os flocos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 42

 

Hoje foi dia da tpa semanal de cerca de 25%, e achei que 42 dias depois da montagem estava na hora de lavar o filtro pela primeira vez.

 

Tirei a água do aquário e fui para a banheira com o filtro, a pensar que ele ia estar imundo. Surpresa minha, tinha alguma sujidade sim, mas nada por aí além...

 

Limpei as esponjas com água corrente e as cestas com as cerâmicas e afins, com a água retirada do aquário.

 

Não tenho fotos desse processo, mas tendo em conta o que vi, acho que vou deixar o filtro por limpar uma temporada bem maior...

 

De resto tudo se mantém igual no que respeita a flora e a fauna. Ainda nem retirei a anubia da pedra à direita, por não saber onde a colocar. Corto umas folhas aqui e ali e fico a apreciar os rebentos novos que estão a aparecer por todos os lados. Fertilizantes ainda nada... Na Ecoarum, onde compro a flora, aconselharam-me este:

O que acham?

 

3103e68bc3843780ca283ffc2b901a63.jpg

 

Quanto à alimentação passou a ser flocos de manhã e granulado à tarde. Agora sim, todos comem bem . Comprei também uns cubos congelados de Artemia com Spirulina e Garlic. Será um petisco para dar aos domingos e portanto só amanhã

 

A seguir mais umas fotos da praxe e algumas de pormenor.

 

10c9d1294cc16b2553a029f0caac29f7.jpg

903fa014aed9e59b842bb3d8e499cfb8.jpg

0582829755a0dfd300f25a2deff99008.jpg

0fd8ec3c2ecf9f06d1f9d28495c80569.jpg

 

5feb61d3bf3fbac024b835d42fbf4028.jpg

e30b1b6ce6f73829b5f13c3786abdeef.jpg

4836e2d30436cc2e7b8bf84450d0dced.jpg

f2b61195ed74c7729686f91d4ec0b6dd.jpg

49f6ec44871679a43dc3f45d62123cc7.jpg

 

806d9f2809e2ca6acdd63f316aa18071.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a Tropica é a Rainha das plantas e Dennerle é a princesa. Se a Ecoarium diz força nisso.

 

Tá a correr bem o aqua. Vê se que está saudável.

 

Dou-te 2 meses para quereres um maior.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.