ILUMINAÇÃO
Área dedicada a todo o tipo de iluminação. DIY (Faça Você Mesmo) incluído.
646 tópicos neste fórum
-
- 7 respostas
- 875 visitas
Boas Montei o meu aquario de 240 lts a 2 semanas.... o mesmo encontra-se ainda em ciclo Acontece é que as plantas estão a cair folhas (as mais de baixo)..... algumas ficam amarelada e depois caem outras plantas tinham folhas acastanhadas (retirei algumas com a poda, devido a estarem a crescer rebentos novos) Todos os parâmetros estão normais Quando comprei o aquario vinha já com o kit das lâmpadas (são 2 lâmpadas T8)........ e acho que aqui é que reside o problema Mas tenho medo de investir numa coisa melhore e depois o problema manter-se... se tivesse que comprar estaria a pensar numa destas http://fish.aquaristic.net/AquaLight-LED-HI-Lumen-ligh…
-
- 5 respostas
- 2.4k visitas
Bom dia. Tenho um aquário de 120 cm da aquatlantis que trás uma calha com duas lâmpadas, uma de cada lado, de 30w t8 que pretendo substituir por lâmpadas 54w t5, pois pretendo montar um plantado e preciso de ter mais eficiência de iluminação. Eu não sei como fazer mas precisava de ajuda pois não queria substituir a calha para não alterar o aspecto da tampa. Para quem não conhece o modelo eu passo a explicar: A calha tem 120 cm e é ladeada de duas lâmpadas t8 30w, na calha tem dois encaixes para colocar uma tampa de cada lado que tapam o aquário e funcionam para fazer a manutenção do mesmo. Como o aquário tem um rebordo a toda a volta não acho que fique…
-
- 6 respostas
- 833 visitas
Boas pessoal na último tpa ao tirar a calha de iluminação desapegado com os cascalhos estalados e presumir de lhe tocar acabaram por partir sabem onde possa arranjar casquilhos t5
-
- 12 respostas
- 928 visitas
Boas malta, Neste momento tenho um aquário com sensivelmente 200l e tenho apenas 1 lâmpada normal e como tenho duas calhas gostaria de saber se acham que devia manter assim ou adicionar mais uma, e qual ? Aproveito também para saber o que acham de pôr uma lâmpada UV - ajuda muito no combate das bactérias? Vale a pena? Tenho intenção de acrescentar mais plantas e talvez um kit de CO2. Neste momento tenho: Plantado: 3 vallisnerias 1 anubia 3 egeria densa Fauna: 3 molly 11 molly junior 1 platy 8 néons 4 bêbedos 2 escalares júniores 2 cascudos Cumps!
-
- 8 respostas
- 877 visitas
boas! passa-s o seguinte: consegui arranjar uns projectores com lampedas de metal halide, so que sao apenas 70w cada 1 a minha pergunta é se 1 projector chega para 1 aquario de 40cm de altura e talvez meio metro de largura?? obrigado cumps
-
- 0 respostas
- 527 visitas
Boa tarde a todos, Vou montar um aquario plantado do estilo Nature Aquarium com as seguintes medidas 120*50*50 e estou na duvida entre esta calha t5: Odyssea Quad T5HO Series 120/140Nesta apenas teria de mudar as lâmpadas acitinicas. e esta em leds: Hi Lumen V2 120 plant version qual me aconcelham?
-
- 5 respostas
- 1.9k visitas
Boa noite, Fiz esta questão no meu tópico, mas ninguém me respondeu. Já estive a montar o aquário e o filtro pequeno, faltando o grande, além dos habitantes (fauna e flora). Enchi-o, tenho a bomba de ar e o filtro a tempo inteiro, para que a água se movimente, faça uma limpeza de algum resto de produto, que duvido que haja... mas isso é outra história e não quero divergir. Quando achei que tirando o filtro grande estaria tudo pronto, eis que o balastro morre. Analisando a calha, ela tem umas lâmpadas t5 ranhosas, que já devem ter boa idade, e que atendendo ao volume de água terão de ser boazinhas. (o balastro velho tinha 2*39W, o que sei que é mesmo muito ab…
-
Leds azuis
by koyodu- 2 respostas
- 657 visitas
Boa tarde, queria acrescentar ao aquario leds azuis, qual seria a forma mais pratica e economica, ou onde poderia adquirir?
-
- 4 respostas
- 4.1k visitas
Boa noite pessoal, Como sou novo nisto dos LEDs preciso da vossa ajuda, estava a procurar calhas LED quando me deparei com o seguinte: http://lisboacity.olx.pt/calha-de-iluminacao-a-led-para-aquario-c-moonlight-iid-464728265 e achei interessante tendo em conta o preço. Qual é a vossa opinião sobre este produto e sobre o seu uso para aquário? Obrigado
-
Elevar LED
by btrca- 2 respostas
- 702 visitas
Olá malta! Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda: Tenho um LED Easyled 895 mm no meu aquário com 100 cm de frente. Tenho-o em cima de água apenas com aquele suportes metálicos que vêm com a lâmpada, o que lhe dá apenas uns poucos cm acima da água. Tenho visto nalgumas lojas umas peças que elevam as lâmpadas até cerca de um palmo acima da água, que era o que me dava jeito porque estou a ficar com algas que nem gente grande, apesar de todas as técnicas de remoção tentadas (ainda aí vem o CO2). A pergunta é se alguém sabe de alguma forma de elevar o LED com ou sem estes suportes, sabendo que não posso suspender ao tecto. Muito obrigado desde já
-
- 29 respostas
- 4.5k visitas
Boas Comprei este fim de semana, na loja dos chineses, uma "calha" de 90 led`s de 9w, por um preço bastante simpatico e que no meu aqua de camarões de 60 cm é excelente. O problema é que a dita "calha" é uma calha de emergencia, daquelas que estão constantemente ligadas á electricidade e quando esta falha a calha liga-se automaticamente. O que eu queria saber é se há maneira de manter a calha acesa quando está ligada á corrente, pois com ela ligada á corrente não acende, sómente quando a desligo é que acende. Desde já agradeço pelas respostas.
-
- 7 respostas
- 2.6k visitas
Boas Para um aquário 450l 150com. 60alt. 50larr. , para ter 1w por litro deveria ter 450w ?
-
- 8 respostas
- 4.9k visitas
Boas pessoal, já há uns tempos tinha colocado um topico aqui no forum com umas dúvidas sobre uns LEDs e se seria viável ou não usar aquilo etc etc... Desta vez vi a experiência de um membro aqui no fórum, e como estou a desfazer-me da minha bateria para mudar para um cubinho mais pequeno, decidi que era hora de pôr mãos à obra e fazer uma calha LED em vez de ir comprar uma coisa baratita... Por um lado sei que não me vai compensar o trabalho dispendido por ser uma calha pequenina, e poderia comprar uma calha pequena que me fizesse o trabalho, mas como tenho interesse em aprender vou juntar o útil ao agradável e com um pouco menos de dinheiro (em material) vou tentar faze…
-
- 3 respostas
- 2.3k visitas
Boas pessoal, Tenho neste momento uma calha para o meu plantado com 2 t5 mas estou a pensar mudar para Leds para ver se poupo um pouco. Ao analisar todas as alternativas surgiu-me a ideia de fazer uma calha com lampadas gu10 ou gu5.3 de led. Estive a analisar as alternativas e fiz esta tabela: As lampadas da tabela são: Led 1 : http://www.efectoled.com/pt/comprar-lampadas-led-gu10/229-lampara-led-gu10-60-6w-.html Led 2 : http://www.efectoled.com/pt/comprar-lampadas-led/242-lampara-led-gu53-mr16-12v-dc-60-4w-.html Led 3 : http://www.pechinchaspt.com/products/a6w-gu10-led-smd/ Agora para começar tenho algumas dúvidas que talvez alguém me possa aju…
-
- 5 respostas
- 2.4k visitas
pessoal vou lhes mostrar meu projecto de calha para o meu aquario de 60x30x40 nao sei se é luz suficiente para as plantas porque nao sei fazer os calculos se houver alguem que saiba fazer me diga se esta bom ou nao agradecia mas acho que tem uma boa luz aqui vai a armaçao foi feita em inox e com um tubo de aluminio quadro 60cm das descargas dos algerozes cortado ao meio. uma calha : t5 com 84 led 6w 50-60 hz uma calha : t5 com 84 led 6w 50-60 hz uma calha : fluorescente 11w 6400k imagens : aqui esta meu projecto venham espero que gostem e comentem
-
- 4 respostas
- 734 visitas
Boas pessoal, estou a fazer uma calha T5L8 2x35W e a minha questão é a seguinte: Preciso ter em atenção o aquecimento excessivo? Materiais: -Regua pvc, (daquelas que usa-mos em nossas casas pra tapar os fios de electricidade) com largura suficiente pra montar o balastro no interior. -Folha de aluminio (Daquelas usadas para imprimir jornais com nem 1milimetro de expessura) para cobrir toda a regua, estava a pensar usa-la em arco deixando as laterais abertas para poder arejar. -Suporto ainda nao identificado. Agradeco desde já a quem me possa ajudar nessa questao.
-
- 11 respostas
- 870 visitas
Boa noite, pessoal! Que iluminação devo colocar num aquário de 120L? Cumps.
-
- 4 respostas
- 802 visitas
Boa tarde , uma ajuda http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234280#entry1314317 Acham que fazendo uma calha assim de madeira parecida com aquela do link que pus acima dava , o obejctivo é meter duas lampadas normais de 6500k de 11 wats , dava 22 wats , da mais de 1w por litro , quanto ao tamanho da calha eu fazia com as medidas do aquario 40 x 20 largura e alguma altura e pousava na beira do aquario todo ou seja ficava o aquario por cima todo tapado e fazia imensos furos para a humidade circular. Ou entao faço a calha com 40 cm x 10 cm de largura... e pousava apenas nas laterais do aquário. As lampadas ficava uma em cada ponta e assim fi…
-
- 2 respostas
- 575 visitas
No meu aquário de 18 litros , tenho uma lampada de 15w normais ligada a um candeeiro de secretaria , contudo nao está no centro do aquário nem nada . Hoje ao passar pelos chineses reparei que tinham lá imensas lampadas , inclusive tambem de 6400/6500k Eram baratisimas , mas nao traziam calha , era apenas a lampada e tinham la outras que trazia a lampada e a calha só que eram t4 e nao t8 ou t5 , qual a diferenças da t4 para as outras ? O meu aquário tem 40 cm de comprimento , vi lá uma lampada ds 37.5cm , 18w , 6400k, comprava uma suporte de 40 cm e ficava resolvido ,.onde posso encontrar suporte de 40 cm , numa loja de eletricidade ou conhecem algum sitio em esp…
-
- 4 respostas
- 654 visitas
Boas pessoal, Tenho um aquario sun-sun com 150cm e preciso de lhe trocar as lampadas, mas preciso aqui de uma ajudinha vossa! O aquario tem umas lampadas bastante fininhas, acredito que sejam t5 mas nem ai tenho a certeza e medi as lampadas e tem 86cm x 2 e outras 56,7cm x 2. Ora, nao ha em nenhum site lampadas com essas medidas. O que é que eu posso fazer numa situação destas? será que sao mesmo t5? E onde será que posso procurar substitutas? Obrigado
-
- 12 respostas
- 837 visitas
Boas tardes , estou com algumaa dúvidas em relação a iluminação do meu aquário . O aquário leva cerca de 20 litros , tenho guppyes apenas , tenho cerca de 5 pés pequeninos de fetos e também musgo de java, na passada segunda feira acrescentei um tronco tratado , o próximo passo será acrescentar substrato fertil da jbl manado de 5l , a iluminação apenas tenho um candeeiro de secretária com uma lâmpada 15wats (eco lampp - cool Day Light . A minha dúvida é mesmo nesta parte , posso ou não utilizar lâmpada domésticas como aquela que estou a usar ? Ou preciso mesmo de uma calha própria para plantas ? ________ Quando comprar o substrato será em breve , irei plantar …
-
- 1 resposta
- 599 visitas
Boa tarde, Sou recém chegado a este fórum, tive um aquários de 80l há muitos anos, mas decidi agora embarcar na aventura de um nano plantado... A minha maior dúvida prende-se com a Iluminação, embora por virtude da fotografia e das muitas pesquisas pelos fóruns esteja razoavelmente esclarecido sobre intensidade, qualidade de luz, espectro de cor, PAR etc., em relação a uma solução prática e concreta gostava muito de ouvir a vossa opinião. Comprei agora uma lâmpada led, por que vi criticas muito boas, dizendo que tem um PAR muito elevado para a pouca potencia e boa restituição de cor, embora sabendo que esta no limite inferior aconselhado para o meu aquário, arrisqu…
-
- 3 respostas
- 2.3k visitas
Boas pessoal, venho aqui partilhar uma calha que acabei hoje para o meu novo nano. Fiz uns rascunhos antes, mandei vir algum material do ebay, a calha(com os componentes etc) ficou a 18€ e o transformador uns 5 Ficam então as fotos, que o pessoal gosta é de fotos. Após desenhar alguns esboços decidi construir este modelo, e montar a parte eléctrica. Na altura apenas pensei ter duas tiras de leds brancos e uma de azuis, que podia funcionar em simultâneo ou à parte para moonlight. Apos ver que gostava, fiz os planos em tamanho real e mandei para uma loja que trabalha com acrílicos. Não me lembro do preço exacto, mas foi baratinho. Prai 10€. Mandei f…
-
- 0 respostas
- 501 visitas
Pessoal estou com uma dúvida pois estou remontando uma calha pro meu aquario de 200l 1,00x0,40x0,45 Gostaria de saber se esse sistema que fiz de lampadas intercaladas funcionara Sei que o ideal mesmo era com lampadas de 90cm, porem a grana ficou curta e tinha estas lampadas de 60 encostadas, conseguirei uma eficiencia correta? Lembrando que são 7x20w de 60cm intercaladas = 140w
-
- 4 respostas
- 809 visitas
Boa tarde, Tenho um nano com 30 litros e queria aumentar a potencia da luz que tenho atualmente (12W) para conseguir manter plantas com maior exigência. Estive a ver as calhas da referida marca, em particular o modelo Hilumen 30. Alguém tem experiência com este tipo de iluminação? Obrigado-
-
- 29 respostas
- 9.3k visitas
bom dia, Eu recentemente ando a procura de uma iluminação led para o meu aquario de 30l. Estou muito inclinado para a calha Blau nano led light de 11w. Mas ontem surgiu-me esta opção e queria saber o que os entendidos acham. Cá vai os dados. Calha led 1200mm especifica para aquario de 57 leds , 18w de consumo , tempo de vida . 50.000h preço 35€ cada barra Barras em aluminio led especificas para aquario de agua doçe , 4 medidas de 1200mm , 1000mm , 500mm e 320mm á prova de agua , tempo de vida 50.000h Barra de 320mm: consumo 3.9w, 10 x branco e 5 azuis lumens 700 angulo do led 120 tipo de led SMD 5630 encaixe conector DC voltagem 12V dimensoes 32 x 2.8 x 1.…
-
- 7 respostas
- 1.8k visitas
Viva pessoal, Peço ajuda aos técnicos e 'entendidos das electricidades' aqui. Tenho um aquário da Aquatlantis 55, que avariou o transformador (é o transformador, já mudei lâmpadas e testei os cabos). Eu tenho aqui leds por casa, mas o formato da tampa é que não me permite adaptar aquilo facilmente... Pelo que preferia talvez arranjar um novo transformador do que adaptar para leds. Falo deste aquário: O problema é que os meus dotes eléctricos não chegam para entender aquela chapa e conseguir arranjar um com características iguais: E a lâmpada é deste tipo, com casquilho g23: Alguém que me ajude a encontrar uma boa solução Abraço aquariófilo, David
-
- 0 respostas
- 612 visitas
Olá amigos sou um novato, adquiri um kit sirius aquapor para começar a aprender este maravilhoso hobby. Constatei que a lampada não tem qualquer protecção ou seja não é preciso muito para os salpicos ou até mesmo a própria condensação encharque a lampada e tudo o mais. Sinceramente não sei até que ponto é seguro electricidade com água, ou secalhar as coisas estão feitas de maneira a que não existam problemas não faço ideia. Tb mandei um email á aquapor mas como ele permanecem mudos e calados, venho aqui nas esperança de que alguem até tenha um kit igual ou tenha tido, talvez me possam dar algum feed back. Agradeço a vossa ajuda um abraço.
-
- 6 respostas
- 775 visitas
Tenho um aquario cerca de 1 mês,é da marca aquatlantis,a lâmpada flurescente neste momento desliga se depois de 5 min. ligada,penso que seja problema no balastro..mas no outro dia fui em casa de uma amiga e ela tem um igual e parece que já teve montes de problemas com a iluminação,deste aquario. De que forma posso contornar isto,qual o tipo de iluminação mais fiável?posso usar outro material outra luminária?alguém mais teve este problema? Cumprimentos
-
- 13 respostas
- 1.3k visitas
Boas, Queria montar um sistema de iluminação deste género para o meu aquário (http://www.ecoarium.pt/odyssea-quad-t5ho-series-120-140/) Posso adquirir os balastros, casquilhos, reflectores e lâmpadas em separado ou o ideal era comprar a calha por completo?
-
- 2 respostas
- 3k visitas
ADMIN se faz o favor de Mover o meu Tópico Para Sub-Forum Projectos Enganei me a fazer o Post Obrigado Boa tarde aquariofilia è o seguinte tenho um Aquario de agua doce Plantado pelo menos estava até as plantas começarem a ganhar algas castanhas e a morrerem, mas quero voltar a ter o aquario com um bonito plantado e sei que tenho philips master tl5 ho 39w 865 cansadas ora o tamanho do aquario é : 115 Comprimento 40 Altura 35 Largura Quero fazer uma calha de iluminação para o mesmo, ja estive a ler um pouco preciso , Led's, Calha dissipadora, Driver/Fonte alimentação para os Led's etc. Mandei Vir 10 leds "tipo" CREE de 3W cold White que tem as seguintes caracteristi…
-
- 0 respostas
- 582 visitas
Boa tarde, tenho um aquário Jewel Rio 240 e recentemente resolvi trocar a iluminação de origem (2x54w t5) por uma calha com 4x54w t5. Desta forma, a "moldura" que o aquário tem na parte superior, e que inclui uma travessa tipo "francesa" num material que me parece plástico, não dá a aparência estética que eu gostaria. O que eu gostaria de saber é se alguém sabe se é possível e, mais importante, seguro retirar essa moldura, já que a travessa deve lá estar por algum motivo, não é? No caso de não ser possível, sabem se é seguro essa travessa francesa ficar submersa? É que gostaria de encher mais o aquário já que agora a iluminação está mais distante da água. Est…
-
- 14 respostas
- 3.4k visitas
Olá a todos, Como o nome indica vou montar uma calha led de 1.80m por 0.40 de largura e 0.10 de altura. A mesma vai ter: 10 leds brancos de 10w 16000k 2 leds de 10w 6500k 3 leds royalblue 2 programadores digitais 10 ventoinhas de refrigeração para os leds 2 ventoinhas laterais 3.5cm 2 ventoinhas de 8cm 1 ventoinha de 12cm 3 drivers 1 com dimmer 5 on off switch's 1 regulador para as ventoinhas grandes 1 tremoestato para o aquario (ou calha) ainda nao sei Muitos metros de fio e algumas horas de paciência! Já esta em andamento vou postar meia dúzia de fotos assim que possível Ajudas e ideias são bem vindas...
-
- 20 respostas
- 9k visitas
Boas, Ontem fui ao intermarchet e encontrei á venda uma tampa de plastico transparente para calhas, (tipo aquelas da cozinha, mas só com uma lampada), e vai daí, deu nisto: MATERIAL: - Lampada neon para computador, (comprada na Fnac, 4€) - Tampa para calha, (comprada no intermarchet, 3€) - Calha para electricidade, (Já tinha , não me lembro do preço) - Fita cola branca - Transformador, (comprado nos chineses, 4€) P.S.: desculpem a quatidade de fotos, mas acho que uma imagem vale mais que mil palavras. (se os moderadores acharem que fica muito pesado, editem este post e retirem as …
-
- 23 respostas
- 3.7k visitas
Boas Á uns dias desvaziei o meu 120lts para uma limpeza total e umas modificaçóes,entre elas a iluminação,queria por umas plantas neste aquário,mas um saco com pirilampos deve dar mais luz que a T8 18w que ele tem... Como hoje foi dia de folga, fiz uma visita ao "china shop" local e encontrei isto: Pesquisei melhor e com a ajuda de uma empregada portuguesa descobri que tinham em várias cores(branco/azul/vermelho/amarelo e verde) e eram ligadas diretamente a 220v sem precisar de balastro ou transformador Comprei 2 brancas e 1 azul e digam lá de vossa justiça... Tampa inicial 80cmx35cm molas de fixaçáo já incluidas o que usei para as …
-
Members
No members to show