LED vs T5 - indecisão


k-otic

Recommended Posts

Boa noite,

 

Fiz esta questão no meu tópico, mas ninguém me respondeu.

 

 

Já estive a montar o aquário e o filtro pequeno, faltando o grande, além dos habitantes (fauna e flora). Enchi-o, tenho a bomba de ar e o filtro a tempo inteiro, para que a água se movimente, faça uma limpeza de algum resto de produto, que duvido que haja... mas isso é outra história e não quero divergir.

Quando achei que tirando o filtro grande estaria tudo pronto, eis que o balastro morre. Analisando a calha, ela tem umas lâmpadas t5 ranhosas, que já devem ter boa idade, e que atendendo ao volume de água terão de ser boazinhas. (o balastro velho tinha 2*39W, o que sei que é mesmo muito abaixo do recomendado,para a minha estimativa de 250l no aquário). (1.2m x 0.45m x 0.6m, cheio a 0,5m )

Não quero mudar a calha, porque não vou ter plantado que o justifique.

 

 

Agora as questões:

  1. Ponho um balatro mais potente e meto umas T5 boazinhas?
  2. Tiro o balastro e monto umas T5 LED? Sei que é a melhor relação a longo prazo, mas não sei aonde e o quê procurar.

Já li todos os tópicos que podiam ter a ver deste ano, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

 

 

Obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 vs LED não te posso responder pois não sei.

 

Mas não é a pores um balastro mais potente que vais aumentar a potencia das lâmpadas. Vai é acontecer de fundir mais cedo.

Se o comprimento da tua calha o permitir podes é fazer um DIY e meter lâmpadas maiores = mais Watt.

Ai sim, metes um balastro mais potente para acompanhar a potência das lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta.

 

Sim, quando falei em balastros mais potentes confesso que foi pensando numa perspectiva de aumentar o comprimento total das duas lâmpadas.

Contudo, o consumo vai disparar, daí equacionar a alternativa de migrar de vez para uma solução LED. Ninguém tem opinião sobre isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião LEDs é de longe a melhor loção

Tenho um aquário com um metro e 40cm de altura com bastantes plantas e é iluminado por duas fitas de LED de um metro e o consumo total é de 12w tudo DIY ...

Não só me ficou mais barato do que comprar um balastro, também vou poupar muito dinheiro no consumo de energia a longo prazo

Tal como já disse eu nem pensava duas vezes LEDs sem duvida

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a linha de água se encontra nos 55cm, e contando que terás substrato fértil + inerte, as lampadas T5HO devem ser mais que suficientes, pois rondará os tipicos 45-50cm.

 

Soluções de LED existentes que debitem luz em forma de penetração suficiente na água para essa profundidade são variadas, mas são com certeza mais dispendiosas na compra, melhor rendimento e longevidade.

 

No entanto, se quiseres ter um plantado denso, aproveitando a totalidade da litragem util do teu aquário, experimenta flood lights. Bem sei que a priori poderá parecer uma loucura, mas por experiencia propria, tem um resultado deveras surpreendente. Além de que custam entre 12-15€ cada, são LED's de 10w com um optimo angulo de expansão, normalmente utilizados para iluminação exterior. Com alguma habilidade, adaptam-se bem a uma calha DIY ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou inclinado para isso (inclinado para a casa ser toda em LED).

 

Perguntei a questão dos LEDs também no sentido de escolher LEDS para isso. Que fitas usas? É que também não pesco a questão de escolher LED's pelo espectro e tal. Por isso fiquei sem saber por onde começar a procurar.

 

 

Renato.Vieira, respondeste quando ainda respondia ao Magikarp.

 

Estava a ponderar fugir das T5, mesmo que as LED custem mais à priori. Só precisava de saber o indicado, para começar a fazer umas contas do que é que custa, e aonde comprar. Não vou querer um plantado muito denso, provavelmente apenas duas /três espécies e sempre das menos trabalhosas /mais tolerantes. Se procurar 10W flood light no ebay, é disso que falas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais