Duvida sobre iluminação de nano


PedroCordeiro

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou recém chegado a este fórum, tive um aquários de 80l há muitos anos, mas decidi agora embarcar na aventura de um nano plantado...

A minha maior dúvida prende-se com a Iluminação, embora por virtude da fotografia e das muitas pesquisas pelos fóruns esteja razoavelmente esclarecido sobre intensidade, qualidade de luz, espectro de cor, PAR etc., em relação a uma solução prática e concreta gostava muito de ouvir a vossa opinião.

Comprei agora uma lâmpada led, por que vi criticas muito boas, dizendo que tem um PAR muito elevado para a pouca potencia e boa restituição de cor, embora sabendo que esta no limite inferior aconselhado para o meu aquário, arrisquei... Sinceramente á parte do desenho fantástico, não fiquei muito impressionado com a quantidade e qualidade de luz, por que nos primeiros dias estava a improvisar com uma fluorescentes compacta de 30W/ 5500k que uso para fotografia, talvez também seja excessiva, por que tinha já algumas algas a aparecer...

 

Pergunta:

Será um disparate experimentar a Flexi-mini HCRI LED, será melhor complementa-la com mais algum LED, ou optar pela tal compacta de 30W e eventualmente ate melhorar o sistema de CO2? Lá se vai o belo design da Flexi-mini...

Qualquer opinião é bem vinda.

 

 

Configuração do aquário:

 

Medidas: Cubo de 30cm (exterior)

 

Capacidade: 24 litros (menos o volume do substrato)

 

Data de inicio: 5 de setembro 2014.

 

Filtro : EHEIM classic 150

 

Subestrato: Aquarium Soil Powder, Tropica

 

Co2: Plant Growth System 60 (sistema de campânula, encho 100ml por dia)

 

Eluminação: Flexi-mini HCRI LED (9W, 675lm, 6700k)

 

Plantas:

 

Microsorum Pteropus Narrow

 

Bacopa 'Compact'

 

Anubias sp. Petite

 

Hydrocotyle tripartite

 

Ludwigia glandulosa (preocupa me por ser mais exigente de luz)

 

Eleocharis sp. Mini (preocupa me por ser mais exigente de luz)

 

 

Fauna

Neocaridina heteropoda

 

Parametros

PH 7

Gh 30ppm

KH40ppm

No2- 0 ppm

NO3- entre 0 e 20 ppm

 

gallery_51951_4282_121306.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo excelente trabalho, está lindo, espero que abras um tópico na área respectiva, merece.

 

Em relação à luz, é capaz de ser realmente curta, pelo aspecto diria que o ideal seriam 2 dessas luminárias.

 

Eu tenho um projector led de 20W num áqua muito semelhante (link na "assinatura").

 

Tenho mais 2 cubos de 30 mas com 35 de altura, num tenho uma compacta de 23W e no outro uma de 18W, sem dúvida que a de 23 resulta muito melhor.

 

Isso de facto também merecia um sistema de CO2 pressurizado.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais