btrca

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

btrca's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. CRS SS, CBS spotted head e uns amano para limpeza geral. Umas neritina pulligera (estou super fã) acabam com a fauna. Encomendei agora mais uns de cada variante para começar a reproduzir ao Rúben Garrudo.
  2. Eu uso já há um ano ADA (Step 1 e 2 posteriormente, K e Brighty special) e nunca tive problemas. Também uso CO2 a 1,5 bps num nano de 20L, sem problemas. Deixei crescer a vegetação (cuba e micranthemoides) até estabilizar os consumos de fertilizante e CO2 e quando acrescentei os camarões tudo correu bem.
  3. Vou dar-lhes tempo, por enquanto. Mas custa ver aquelas centenas de ovos a desaparecer todas as semanas quando podiam ser disquinhos! Vou arranjar filtro de esponja e depois vou actualizando.
  4. Cheguei a alimentá-los com pasta de artemia, ovo e spirulina. E sempre se agarraram bem aos pais, nesse aspecto era pacífico. Quanto à sump, já tinha de facto pensado no filtro de esponja enquanto tenho posturas, tenho só receio da qualidade da água após uns dias. E quanto à rede, talvez terá de ser mesmo assim... O que me faz estranhar é que eles já deixaram várias posturas eclodir e alevins crescer até diversas idades e agora simplesmente não atinaram com as desovas!
  5. Boa noite pessoal, preciso de ajuda: Tenho este casal de azul brilhantes com cerca de um ano e meio. As primeiras posturas foram todas embora, deixei-os crescer, lá atinaram e passaram a haver alevins, depois já em natação livre e depois já com 15 dias de vida (em posturas diferentes), que foi o máximo que sobreviveram (imagem). Isto com história de posturas semanalmente ou quinzenalmente, conforme eles nasciam ou não. Agora voltaram a nem sequer deixar nascer, comem sempre antes. Mantenho a mesma alimentação, parâmetros de água e cuidados, nomeadamente azul de metileno quando surge a postura. Dúvidas: 1) Mudanças de água com postura e alevins, sim ou não? Quanto e de que forma? 2) Separar os alevins sim ou não? Quando? 3) Qualquer conselho ou "truque" que vos tenha ajudado a criar os alevins é sempre benvindo! Obrigado! P.S.- Os pais tinham muco, estavam bastante escuros e as crias sempre a debicar. A luz fica sempre acessa noite e dia desde a postura. Estão apenas os dois discus num cubo de 50 com sump traseira, faço as trocas pela sump quando têm postura. Alimentação mantida para os pais, de dia estão com alimentador automático com granulado e flocos para me chegar o menos possível do aquário e à noite dou a congelada que devoram à vez quando têm as posturas e os alevins.
  6. btrca

    Discus sem cola??

    Pois, devo ter confundido de certeza... Mas de facto ele disse "antes das desovas", devo ter baralhado. Vivo dou artémia aos alevins. Em relação às larvas de mosquito, tenho tido o cuidado de confirmar que só compro das estéreis, irradiadas ou esterilizadas de outra forma.
  7. btrca

    Discus sem cola??

    Com certeza que aceito, nunca disse o contrário! Não tenho disponibilidade para ter também alimentação viva, que, como toda a gente defende (e bem!) é a melhor opção. Agora, nunca dei pela falta de muco nos discus e pela alimentação que lhes dou em princípio não tem por onde faltar componentes. O congelado biotopica daily tem a parte toda da carne e dos vegetais que eles tanto gostam, as larvas têm proteínas com todos os benefícios e o granulado específico tem os restantes micronutrientes necessários. Sendo discus de cativeiro e que (tanto quanto me foi dito pelos criadores) não foram alimentados com vivo, a questão comportamental é instintiva suprimível, estes discus não sabem o que é comida viva! Eu sei, mais uma vez, que a comida viva é melhor, mas não tenho possibilidade para tal e há muito sucesso por aí em quem não a faz. Estava apenas a colocar questões mais generalistas e nunca neguei sugestões, pelo que não percebi o teor da resposta. Em todo o caso, muito obrigado pela paciência e ajuda Bernardo
  8. btrca

    Discus sem cola??

    "Muito bem alimentados" é com alimentação pelo menos 4 vezes ao dia, variação desde o granulado, congelado de discus biotopica daily e larva de mosquito. Boa ideia essa do filtro de esponja! Desculpem as perguntas, mas sou mesmo novato nesta coisa da reprodução dos discus, por muito que leia a experiência vale muito e gosto sempre de perguntar. Com outras espécies (escalares, betta, guppy) as coisas sempre correram bem e foram lineares, mas estes bichos têm mais personalidade e mais gostos! Obrigado pela ajuda!
  9. btrca

    Discus sem cola??

    Eles são bem alimentados durante todo o processo e antes. Eu pensei logo em descer o nível da água, mas tenho um problema crucial: Tenho um cubo de 50 (muuuito espaço para andarem perdidas as crianças) com sump traseira, por isso descer só se parar a circulação. Posso ficar com a água parada durante umas horas até pegarem? Outra dúvida que tenho (e nem sempre tem corrido bem) é se devo fazer trocas com aspiração do fundo durante a postura e após o nascimento. Ou os habituo a trocas diárias para não stressarem, ou não faço de todo até os alevins estarem colados? Há mais que espaço para tentativa e erro, são um casal jovem de brilliant blue (cerca de 1 ano de idade) e quando as posturas ou os alevins se vão, têm nova postura de 100-150 ovos em menos de 2 dias. Eles bem tentam! Obrigado malta!
  10. btrca

    Discus sem cola??

    Bem... Apesar de antigo, tenho este mesmo problema 5 anos depois... Alguma sugestão?
  11. Obrigado pela resposta, só vi agora! Já me safei no Leroy, arranjei um redutor em T, tapei um dos braços do T com um tampão (aplicado num bocado de tubo) e a vertente de 16 do T entrou no buraco. Ficou impecável, se alguém quiser imagens para depois experimentar é só pedir.
  12. Peço desculpa, só vi agora a resposta! Tentei e safei-me mesmo foi no Leroy Merlin, com tubagens para mangueiras de rega e redutores em T.
  13. Obrigado pela resposta. Sim, esse já tinha visto e há outros quantos desse tipo de sites, que depois se vai a ver as reviews e é para esquecer. Hoje andei em pesquisa e arranjei um tubo em T no Leroy com redução de 22-16 e selei um dos braços do T. Ficou impecável!
  14. Boa noite malta, Antes de mais, muito obrigado por qualquer ajuda. Tenho um problema: um tubo de 22mm de uma Eheim compact 1000 para entrar a 90º num buraco da parede traseira do aquário com 16mm. Ando à procura de um redutor em cotovelo de 22-16, mas não encontro em lado nenhum! Alguém tem pistas concretas? Um abraço, Bernardo
  15. Boa noite malta, Antes de mais, muito obrigado por qualquer ajuda. Tenho um problema: um tubo de 22mm de uma Eheim compact 1000 para entrar a 90º num buraco da parede traseira do aquário com 16mm. Ando à procura de um redutor em cotovelo de 22-16, mas não encontro em lado nenhum! Alguém tem pistas concretas? Um abraço, Bernardo