Calha de Iluminação (Ajuda)


SandroA

Recommended Posts

Boas tardes , estou com algumaa dúvidas em relação a iluminação do meu aquário .

 

O aquário leva cerca de 20 litros , tenho guppyes apenas , tenho cerca de 5 pés pequeninos de fetos e também musgo de java, na passada segunda feira acrescentei um tronco tratado , o próximo passo será acrescentar substrato fertil da jbl manado de 5l , a iluminação apenas tenho um candeeiro de secretária com uma lâmpada 15wats (eco lampp - cool Day Light .

 

A minha dúvida é mesmo nesta parte , posso ou não utilizar lâmpada domésticas como aquela que estou a usar ?

Ou preciso mesmo de uma calha própria para plantas ?

________

Quando comprar o substrato será em breve , irei plantar mais uns pés de 3 ou 4 diferentes espécies .

Em principio serão estas especies:

 

-fetos de sumatra

-bacopa monnieri

-hygrophilas polysperma

-heras vermelhas (esta estará em dúvida não consigo informação acerca dela)

 

Obrigado deste já

cumprimentos

SandroA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sim podes utilizar perfeitamente aquelas lâmpadas economizadores pequenas, vê a quantidade de lumens que cada lâmpada tem e tenta garantir no mínimo uns 45/50 lumens por litro, visto que as plantas não serão muito exigentes, e tb que a temperatura de côr das lampadas seja de 6500 k. Já fiz isso e as plantas deram-se bem com este sistema.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas que fala sao aquelas compradas nos chineses ou loja de eletricidade certo ? E posso na mesma utilizar o candeeiro desde que esteja ao centro do aquario ? Já agora o que é os lumens ? Muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podem ser essas, os lumens costumam vir descritos na porte lateral da lampada a dizer quantos tem, à partida uma ou duas lâmpadas deverão ser suficientes. ou então uma lâmpada PLL com cerca de 20 w. Em relação a esses candeeiros podem ser perfeitamente desde que fique a teu gosto é o que importa.

Quanto aos lumens, é uma unidade de medida, ou seja, é o fluxo luminoso que a lâmpada emite, quantos mais lumens mais fluxo luminoso essa lampada tem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dizes que vais acrescentar substrato fértil, 5 litros.

 

ATENÇÃO que esse substrato não pode ficar em contacto com a coluna de água, tem de ser coberto por um substrato inerte. E 5 litros para um áqua de 20 litros é demasiado, 1,5/2 litros é suficiente.

 

Edit (faltou a luz): para essa litragem 1000 a 1200 lumens é bom.

 

Cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq vai libertar os nutrientes para a coluna de agua... O que vai provocar um boom de algas q nunca mais vais controlar. Outra coisa, com essas plantas q tens 20 a 30 lúmens por litro fazem o trabalho. Se fosses meter mais plantas exigentes ai sim precisavas dos 50 lumens por litro. Em relação ao substrato, com um aqua de 20l e se for só pra meter essas plantas, não vale a pena sequer meter substrato fértil... vai deitando fertilizante na agua...

 

Mas pronto isto sou só eu ;)

 

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,

 

o manado serve. esse não liberta nada pra coluna de agua.

 

o que podes fazer, fazes como A. Ferreira disse, metes, 1 ou 1.5L de aquabasic/ ou de outro substrato fertil antes do manado, e depois metes manado, ai sim deve ser prai 5L de manado

 

 

ou então metes o manado e metes umas pastilhas de fertilizantes la pelo meio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais