Calha, Movel, Aquario E Escumador, Tudo Diy


Recommended Posts

Depois de 1ano e meio de aquarios de agua doce, decidi partir para algo mais interessante, e foi nessa altura que descobri este fascinante mundo dos salgados .

Atravez de muita investigação, cheguei á conclusão que estava capaz de montar o meu primeiro reef.....

Então surge o primeiro problema, ...... os €€€€, por isso tive que poupar no maximo possivel.....

 

aqui ficam uma serie de diy.s só para incentivar o pessoal a tambem fazer, quando o acharem necessário, o seu proprio material:

 

a informação tecnica:

 

Aquário

121x57x60 -- 414L

 

Sump

79x30x40 -- 95L

 

Escumador diy

com bomba OR3500 com rotor de agulhas

 

Iluminação Aquário

DIY - 6 x 54W

2 atinicas, 2 de 6400K e 2 de 10.000K

 

e agora as fotos:

 

A construção da calha:

 

150.JPG

226.JPG

328.JPG

422.JPG

517.JPG

627.JPG

717.JPG

 

 

A construção do movel:

 

154.JPG

227.JPG

329.JPG

423.JPG

518.JPG

 

A construção do escumador:

 

155.JPG

228.JPG

330.JPG

424.JPG

519.JPG

628.JPG

718.JPG

156.JPG

 

 

e agora as fotos finais do material já instalado, assim como o aquario já colado:

 

229.JPG

332.JPG

425.JPG

520.JPG

629.JPG

719.JPG

814.JPG

911.JPG

 

 

Ponto da situação no que toca a gastos:- No aquário gastei 130€ no vidro e 14 nos 2 tubos de silicone;

- No móvel gastei 0€, pois foi tudo aproveitamentos de umas madeiras que por aqui tinha;

- No escumador gastei cerca de 70€, com a bomba e o rotor de agulhas incluídos;

- Na calha gastei cerca de 90€, cada perfil de alumínio com os caixilhos, a lâmpada, o balastro e os fixadores custam 14€ na maxmat;

- Na sump foi utilizado um aquario que foi me oferecido pelo Artur, que depois irei fazer as divisões necessárias nela;

- Na tubagem gastei cerca de 20€, ou nem isso;

 

 

 

fiquem bem ;):crazyeyes:

Editado por blakjak

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

5 *

 

Nunca fui muito de bricolage, mas com esses vossos exemplos fico cada vez mais entusiasmado para fazer umas coisas.

 

(Enjandrei um sistema para as TPAs que me poupa a alombar :crazyeyes: com jarricans, muito muito simples mas quando estiver completo eficaz ;) espero eu).

 

Já agora uma pergunta de um leigo nestas coisas.

 

A calha de iluminação é em madeira não é?

 

Não existe o risco de aquecer e queimar?

 

 

Parabéns e um muito obrigado por partilhares as fotos do teu excelente trabalho.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grandioso projecto DYI. parabens. só 2 perguntas, esse escumador está com belissimo aspecto mas já testaste? e a sump,nao vi divisoes...vai ter? força com isso e por favor vai pondo fotos,que isso inspira-me e tenta-me a experimentar temperar um dos meus aquas.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos....

 

 

quanto á calha penso nao ter problema pois a temperatura atingida pelas t5 nao é muito, e apesar de ainda nao ter o aquario pronto a funcionar já deixei a calha ligada durante muitas horas, e o resultado foi satisfatorio.....

O que me falta melhorar na calha é colocar um vidro ou acrilico a tapar, e meter uma fan a fazer circulação......

 

quanto ao escumador, só poderei saber se funciona quando tiver o aquario com agua salgada, mas pouco falta.... ele foi construido em pvs ee nao em acrilico por causa da grande diferença de preço, pois ele sem a bomba ficou-me por cerca de 30€ e nao por cento e tal como os das marcas.....

a bomba com rotor em agulhas comprei em 2ºmão, e está a funcionar bem....

o unico ajuste que poderei fazer depois é no venturi, poderá nao estar a funcionar bem, embora foi feito depois de muito ter lido....vamos aguardar para ver os resultados

 

neste momento ando a fazer a coluna seca....que depois postarei aqui fotos.....

 

na sump vou fazer 3 divisões que depois postarei aqui as fotos....

hoje mesmo vou encomendar os vidros para a coluna seca e para a sump....

 

uma coisa que ainda vou por é uns acabamentos em inox 316 a toda a volta do aquario para lhe comferir mais resistencia e uma estetica mais moderna....

 

 

fazer o maximo de coisas diy na iniciação de um aqua salgado é a melhor maneira de poupar muitos€€€€... mas mesmo muitos.....

de resto estou aberto a opiniões e sugestões para melhorar isto ;)bigsmilebigsmile

Editado por blakjak

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...