[Projecto]Móvel com estrutura metálica


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Decidi criar este tópico com o objectivo de receber ajuda e demonstrar todo o progresso da construção do móvel em questão.

 

O que pretendo é ter um móvel que aguente com um aquário de medida 150x50x50. Tenho receio de fazer um móvel de, e só de madeira, deste modo, estava a pensar fazer uma estrutura metálica que fosse coberta em toda a sua volta por madeira. Ou seja, basicamente é um móvel normal mas que no seu interior contém uma estrutura de metal com o objectivo de reforço.

 

Será boa ideia ou devo dispensar a estrutura metálica?

 

Se continuar com a ideia de usar estrutura metálica, estou a pensar fazer esta estrutura com aço de 25x25 ou 30x30. Boa medida?

 

Em relação ao movel em si, estou a pensar usar MDF Hidrofugo. O meu maior problema é que eu queria o móvel lacado, mas penso que vou ter de dispensar isso e pintar numa cor mate, ou mais fácil de aplicar/pintar.

 

Cumps

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Black Dragon

 

Eu tenho um aquário com 1,50x0,60x0,70 sobre um móvel de madeira (MDF Hidrófugo) sem qualquer reforço metálico há já alguns anos e não tive qualquer problema até hoje. Eu utilizei o MDF já revestido com Melamina (há várias cores e acabamentos disponíveis).

 

O meu móvel é fechado nos topos e na parte posterior e tem duas divisórias intermédias (duas portas laterais e um módulo de gavetas central), ou seja, tem quatro apoios transversais ao aquário e nas traseiras do móvel.

 

Quanto à pintura, se tiveres um sitio bem resguardado sem poeiras e correntes de ar o acabamento ficará quase como se fosse lacado em fábrica.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me porreiro o teu móvel, no entanto sentia-me muito mais seguro se tivesse la a estrutura de ferro. Onde poderei encontrar ferro barato? É que o Aço no leroy merlin é muito caro.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu considero perfeitamente dispensável a estrutura metálica, mas, se procurares num serralheiro conhecido ele facilmente te encomenda o tubo quadrado de ferro preto (o aço inox não faz sentido pois o seu custo é enorme e mais difícil de trabalhar) com 25x25mm ou 30x30mm e corta-to e solda logo com as medidas necessárias. Se não conheceres nenhum serralheiro terás de procurar num fornecedor de perfis e tubagens de ferro. O problema poderá ser o transporte pois normalmente têm 4m ou 6m de comprimento. Nas superfícies tipo Leroy Merlin estes produtos são mais caros.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas superfícies tipo Leroy Merlin estes produtos são mais caros.

 

Cumprimentos

 

Mais caros é um elogio! São MUITO mais caros!! :)

 

Tenta contactar o membro António Violante que ele faz estruturas metálicas para aquários. Se fores a pai.pt e procurares por serralheiros aparecem-te umas dezenas. Basta fazeres um desenho com o que pretendes e escolhes uma dezena na tua zona. Resolves a coisa facilmente e de forma barata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais